Jump to content
Sign in to follow this  
Carlos Augusto

Propagandas antigas mostram como viajar de avião era bem mais confortável

Recommended Posts

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

 

17/08/2019 04h00

 

 

Viajar de avião já foi bem mais agradável do que hoje em dia. Os aviões eram mais espaçosos, e as companhias aéreas costumavam oferecer um serviço de bordo bastante farto, até mesmo aos passageiros da classe econômica. Por outro lado, era uma época na qual as passagens aéreas eram bem mais caras, e pouca gente tinha oportunidade de voar. As companhias aéreas investiam em novos aviões que pudessem proporcionar uma nova experiência aos passageiros. Propagandas antigas de jornais e revistas mostram bem esse cenário. O foco da maioria das empresas era exatamente na sofisticação e no conforto.

 

Fotos e ilustrações mostram como as poltronas eram mais largas, e os passageiros tinham bem mais espaço para esticar as pernas e reclinar o assento. Na primeira classe de algumas companhias aéreas, os passageiros contavam até mesmo com salas de reunião, como mostra uma propaganda da United Airlines sobre o jato Douglas DC-8. As fartas refeições eram sempre mostradas como um diferencial das companhias aéreas para atrair a atenção dos futuros passageiros. Uma das propagandas da American Airlines afirmava que a empresa tinha 85 menus diferentes para seus voos. Já a propaganda da Delta ressaltava o serviço da primeira classe, como champanhe e opções de carne, frango ou frutos do mar.

 

 

Veja mais em:

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/08/17/companhias-aereas-propagandas-antigas.htm

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas era mais caro, menos popular e uma mina de rasgar dinheiro (essa última ainda continua).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Super Constellation jato?! :shock:

 

Eram outras épocas as décadas de 50 e 60, não só na aviação, mas na sociedade, relações baseadas na reciprocidade. Passageiros educados, funcionários idem.

 

Hoje têm funcionários que parecem estar prestando um favor para ti, por outro lado uns passageiros que usa o chavão "tô pagando".

 

Voar era caro, bem que poderia manter o padrão de atendimento da época (não digo serviço de bordo, mas o humano) e com os preços de hoje, mesmo voando em tábuas forradas e pagando para comer.

  • Like 4

Share this post


Link to post
Share on other sites

Super Constellation jato?! :shock:

 

Eram outras épocas as décadas de 50 e 60, não só na aviação, mas na sociedade, relações baseadas na reciprocidade. Passageiros educados, funcionários idem.

 

Hoje têm funcionários que parecem estar prestando um favor para ti, por outro lado uns passageiros que usa o chavão "tô pagando".

 

Voar era caro, bem que poderia manter o padrão de atendimento da época (não digo serviço de bordo, mas o humano) e com os preços de hoje, mesmo voando em tábuas forradas e pagando para comer.

Pagando 1200 Bolsos, com 0 treinamento e uma série de pressões e desmandos internos, fica difícil desse pessoal prestar esse atendimento de 1a classe. Fora que antes eram aviões de 50, 70 lugares voando pela metade. Hoje são 189 pax com overbooking.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho interessante essa onda de saudosismo que surgiu, onde parece que tudo que havia no passado era melhor do que temos atualmente.

 

Em termos. Voar naqueles aviões dos anos 50 não era exatamente um exemplo de extremo conforto, como parece. Por exemplo, o Convair 340 não era tão espaçoso como é mostrado na propaganda da Cruzeiro.

 

Mas vamos lá. Como ponto de partida, qualquer avião a pistão era barulhento, vibrava consideravelmente e não era tão refrigerado em solo. Entretenimento em voos que duravam uma eternidade? Bom, não havia, quando muito, um jogo de baralho para um grupo se distrair, jogando conversa fora.

 

Evidentemente, o serviço de bordo era compatível com o tempo que os passageiros ficavam a disposição da maratona cheia de escalas. Porém, invariavelmente, ao enfrentar condições meteorológicas adversas, os aviões estavam muito mais sujeitos ao chacoalho das turbulências, por causa do voo ser geralmente conduzido em níveis de voos mais baixos do que os jatos, além disso, os radares meteorológicos, se instalados, não eram tão precisos nas indicações da melhor trajetória a ser seguida. Portanto, muitas vezes o que era ingerido ficava a bordo mesmo, em outro formato. E quem não era fumante, virava um na marra, querendo ou não.

 

Por motivos óbvios, viajar de avião era algo mais seletivo. Sustentar um voo levando apenas algumas dezenas de passageiros tinha um custo, geralmente alto. Isso era inevitável, ainda mais em rotas internacionais. Não vou entrar no mérito da prestação de serviço dos tempos anteriores ao jetset, porque, definitivamente, alguns parâmetros são incomparáveis (por exemplo, a poltrona podia ser confortável, mas estava longe de ser um flat bed seat, quando muito, era parecida com aqueles assentos da classe executiva dos anos 1980, que reclinavam mais ou menos 45º).

 

Mas considerando um avião a jato de primeira geração, que levava entre 130 a 160 passageiros, queimando uma grande quantidade de querosene dividida entre 4 motores, em rotas que não conseguiam manter voos diários, portanto, dificultando o oferecimento de tarifas compatíveis com o que as companhias têm atualmente disponível para manter um nível de competição sustentável, não possibilitava muito a não ser repassar o custo ao pessoal que quisesse chegar mais rápido ao destino. De qualquer forma, voar na classe econômica do B707, por exemplo, podia oferecer um pitch mais generoso, mas eram 2 fileiras de 3 assentos, separadas por um único corredor, sem espaço para guardar bagagens de mão e poucos banheiros para serem divididos entre todo mundo. Mais uma vez, a distração dividia-se entre dormir e comer.

 

É claro que no passado havia uma série de vantagens que não vemos mais, principalmente na facilidade de embarcar e desembarcar de aeronaves que levavam às vezes, mesmo que lotadas, 3/4 de passageiros a menos que um A380. Os aeroportos, se não podiam ser comparados com um shopping center, eram mais confortáveis e menos tumultuados.

 

São gerações diferentes do transporte aéreo. Mas uma coisa que os anúncios jamais citaram, voar era uma atividade de alto risco, longe do nível de segurança de voo que foi atingido nos dias de hoje. E isso não tem saudosismo que sustente qualquer tipo de comparação.

 

 

 

  • Like 9

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

....voar era uma atividade de alto risco.....

 

 

 

Bacana seu texto, mas não concordo que nos anos 60/70/80 voar era alto risco, menos seguro que hoje sim mas alto risco é exagero.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bacana seu texto, mas não concordo que nos anos 60/70/80 voar era alto risco, menos seguro que hoje sim mas alto risco é exagero.

 

 

Bonotto,

 

Me referi aos anos 40/50 e aos primórdios da aviação a jato, que foi o enfoque dos comerciais apresentados na reportagem, apesar de que os anos 1970 não são exemplos de segurança de voo, vide a quantidade de acidentes e incidentes diversos, ou até mesmo de segurança aeroportuária, que facilitaram os inúmeros casos de sequestros e outros tipos de atentados direcionados à aviação.

 

Os anos 80, apesar de alguns picos, na verdade se destacam por outros motivos, como a deterioração da aviação romântica que muitos tentam enaltecer, mas que tudo de ruim que temos hoje, começou com a implantação das empresas de baixo custo, como a Laker e a People Express, entre outras.

 

Segue um gráfico demonstrativo para exemplificar. Note que nos anos anteriores a década de 1970 o tráfego aéreo era consideravelmente menor e os aviões transportavam bem menos passageiros, se comparados com os tempos atuais, portanto, para atingir aquele índice, mais aviões se acidentavam.

 

Lp9LCBV.png

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comparar a propaganda de antigamente com a realidade de hoje não é muito inteligente. Propaganda por progapanda, as propagandas de hoje fazem os aviões parecerem bem confortáveis.

 

8 das 12 empresas citadas na matéria já não existem mais. Não parece que deu muito certo esse "conforto".

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comparar a propaganda de antigamente com a realidade de hoje não é muito inteligente. Propaganda por progapanda, as propagandas de hoje fazem os aviões parecerem bem confortáveis.

 

8 das 12 empresas citadas na matéria já não existem mais. Não parece que deu muito certo esse "conforto".

As últimas campanhas da Gol,por sinal,foram incríveis, mostrando a mulher escrevendo msg em pleno voo,etc

Share this post


Link to post
Share on other sites

As últimas campanhas da Gol,por sinal,foram incríveis, mostrando a mulher escrevendo msg em pleno voo,etc

 

Pois é, na sexta troquei a tam pela gol para NAT e por 10 "real" você usa whatsapp todo o voo. Assisti o jornal da globo e a globonews. Dá pra passar o tempo legal. Ainda tomei uma coquinha com biscoito... Como eu gosto de tv e sou "morta fome", como dizem na minha terra, vou pegar esse voo mesmo sendo uma hora e meia mais tarde com relação ao tam.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quem Tem esse saudosismo do serviço de antigamente, basta comprar uma boa executiva ou ainda uma first.

Certamente será paparicado e terá tudo de primeira linha :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quem Tem esse saudosismo do serviço de antigamente, basta comprar uma boa executiva ou ainda uma first.

Certamente será paparicado e terá tudo de primeira linha :D

E olha que uma first hoje pode até custar mais barato do que aqueles voos "vintage" !

Na verdade acho que antigamente tinha o tal de glamour de voar, o povo que voava eram os que tinham carteira cheia.

Alguém que fizesse um voo de lockheed constellation do Rio de Janeiro para a Europa era o cara descolado, graças a Deus hoje nós meros mortais podemos voar rsrsrs

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...