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Geoshina

Grupo IAG compra AirEuropa por 1 bilhão de euros

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Curioso pra saber o quanto isso vai afetar a criação da subsidiária da Air Europa no Brasil.

 

Pelo press release do IAG dá a entender que no médio/longo prazo todas as operações da Air Europa serão absorvidas pela Iberia.

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Que bagunça, DL compra parte da LTM e IAG compra a UX, chumbo trocado em termos de alianças. Enfim duas empresas quebradas que precisam de socorro.

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Iberia anuncia compra da Air Europa por um bilhão de euros

04/11/2019  07:20 | Artur Luiz Andrade
  
 
Wikicommons/StuBaileyPhoto
Willie Walsh, CEO do IAG - International Airlines Group
Willie Walsh, CEO do IAG - International Airlines Group
 

O International Consolidated Airlines Group (IAG), dono da Iberia, Vueling, Level, Aer Lingus e da British Airways, e a Globalia, anunciaram que chegaram a um acordo definitivo para a compra da Air Europa pela Iberia por um bilhão de euros, em dinheiro. Com a aquisição, o IAG quer transformar Madri em um hub que concorra de igual para igual com aeroportos como Amsterdã (KLM), Frankfurt (Lufhansa), Londres Heathrow (BA) e Paris Charles de Gaulle (Air France).

Segundo comunicado, a compra da Air Europa colocaria o IAG como líder em operações entre a Europa e a América Latina, incluindo o Caribe. O investimento já seria compensado no quarto ano de operações do novo negócio, que deve ser completado até o segundo semestre de 2020.

O CEO do IAG, Willie Walsh, disse que “comprar a Air Europa dará mais competitividade em termos de custos à IAG, consolidando Madri como um hub líder na Europa e resultando na liderança do IAG nas rotas para o Atlântico Sul, com isso gerando mais valor a seus acionistas”.

No comunicado, o IAG destaca a aquisição recente e com sucesso da Aer Lngus, em 2015, e o grupo se diz convencido que a Air Europa apresenta um ganho estratégico ao conglomerado.

“Para a Globalia, a incorporação da Air Europa pelo IAG implica no fortalecimento do presente e futuro da companhia, que manterá o caminho seguido pela Air Europa nos últimos anos”, disse o CEO da Globalia, Javier Hidalgo. “Estamos convencidos que a aquisição pelo IAG, que nos últimos anos demonstrou apoio no desenvolvimento a suas empresas e ao hub de Madri, será um sucesso”.

O CEO da Iberia, Luis Gallego, acrescentou que a aquisição é estratégica para o hub de Madri, que estava atrás dos demais hubs da Europa nos últimos anos. A Air Europa é uma das empresas privadas líderes na Espanha, com voos internacionais para 69 destinos, incluindo o Brasil, Argentina, outros países da América Latina, Caribe e América do Norte. No ano passado, a empresa obteve receita de 2,1 bilhões de euros e um lucro de 100 milhões. Transportou 11,8 milhões de passageiros e terminou o ano com 66 aeronaves. No Brasil, além das operações internacionais, planeja voos domésticos em uma operação ainda não revelada.
 
Larissa Faria
default.jpg


MARCA MANTIDA
De início, a marca Air Europa será mantida e a companhia permanecerá como uma unidade dentro da Iberia, comandada pelo CEO Luis Gallego, que comandará também a transição e integração de equipes e sistemas.

Na transição também deverão ser implementados codeshares entre as empresas do grupo, ajustes de horários de voo com vista à melhor conectividade aos passageiros no hub de Madri, alinhamento de políticas comerciais e integração da Air Europa ao programa de fidelidade do IAG.

Se as autoridades não aprovarem a aquisição ou houver qualquer desistência até o fim do processo, o IAG pagará uma multa de 40 milhões de euros à Air Europa.

Fonte:  Panrotas

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Será que a empresa  brasileira sairá do  papel?

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Sendo aprovado pelas autoridades regulatorias vai ser um tiro na SkyTeam ... cada vez fica mais claro que hoje em dia um dos melhores caminhos é manter-se independente , fazendo acordar bilaterais !

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A UX já estava procurando investidor há anos, pois ela é uma empresa que tem CASK baixo, mas tem pouca liquidez e dificuldade de pegar o tráfego premium, sina de qualquer segunda empresa aérea espanhola.

Com a compra, a Iberia mata um concorrente em potencial e preserva seu principal mercado. Air France-KLM, candidata natural, perde uma importante parceira nas rotas para o Atlântico Sul e Península Ibérica.

Resta saber o que acontecerão com cidades como SSA, REC, FOR, IGR e COR, bases importantes para a UX, mas nem tanto para IAG. Será que passarão para a Level?

Tem a questão da frota: UX é Boeing 737, 787, E-Jet e A330, enquanto a Iberia é Airbus.

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Se aprovada pelos membros da EU, as marcas espanholas do grupo IAG serão uma salada ainda maior. 

Iberia/Iberia Express/Air Nostrum/Level/Vueling e, agora, Air Europa + Swiftair. 

Fiquei pensando na possibilidade da Air Europa ser um meio termo entre Level e Iberia, com foco no marcado leisure, podendo atuar em mercados turísticos e secundários como Asuncion, Cancun, Cartagena(não opera) Cordoba, Fortaleza, Orlando(não opera) desde MAD, e auxiliando as operações da Level desde BCN para seus destinos como EZE, SCL e cidades do EUA, com um produto melhor com business e grande econômica.  Abaixo, trecho da nota do grupo IAG: 

In addition, the Acquisition is expected to generate significant revenue synergies by 2025, including:

* Adding reciprocal intra-group codeshares across all connecting gateways;
* Adjusting timings to maximise connectivity through the Madrid hub;
* Aligning commercial policies and integrating sales forces in home markets;
* Integrating Air Europa into existing IAG joint businesses; and
* Integrating Air Europa into the Avios currency for loyalty.

Edited by naia

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Vale lembrar que a empresa "brasileira" é um investimento da Globalia e não da Air Europa, então deve continuar na proa.

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Just now, Boeing_Rules said:

Sendo aprovado pelas autoridades regulatorias vai ser um tiro na SkyTeam ... cada vez fica mais claro que hoje em dia um dos melhores caminhos é manter-se independente , fazendo acordar bilaterais !

O próprio CEO da delta falou recentemente que a skyteam falhou

https://viewfromthewing.com/delta-ceo-skyteam-failed-airline-will-create-their-own-international-network-of-carriers/

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11 hours ago, naia said:

Se aprovada pelos membros da EU, as marcas espanholas do grupo IAG serão uma salada ainda maior. 

Iberia/Iberia Express/Air Nostrum/Level/Vueling e, agora, Air Europa + Swiftair. 

Fiquei pensando na possibilidade da Air Europa ser um meio termo entre Level e Iberia, com foco no marcado leisure, podendo atuar em mercados turísticos e secundários como Asuncion, Cancun, Cartagena(não opera) Cordoba, Fortaleza, Orlando(não opera) desde MAD, e auxiliando as operações da Level desde BCN para seus destinos como EZE, SCL e cidades do EUA, com um produto melhor com business e grande econômica.  Abaixo, trecho da nota do grupo IAG: 

Air Nostrum não é da IAG, mas uma franchise que opera sob o nome Iberia Regional. A Swiftair é a mesma coisa. 

Há uma pequena diferença na Iberia Express e Vueling, a primeira é subsidiária da IB e a segunda é da IAG, portanto co-irmã da Iberia.

E esta proposta de manter a Air Europa só vai confundir mais os produtos, enfraquecendo a Iberia.

No momento vão dizer que manterão, mas no futuro falarão que irão "prevalecer a marca Iberia".

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Eu não consigo imaginar que uma compra dessas possa ser aprovada, uma única empresa ser dona de todas as empresas num país???? A Espanha ou UE irão aprovar isso?

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Eu acho que vai ser aprovada sim.

A EasyJet, Ryanair e Norwegian possuem operações significativas na Espanha e serão os principais concorrentes do grupo IAG nos voos dentro do mercado europeu e norte-africano.

Talvez as autoridades Europeias façam algum tipo de exigência em relação ao número de frequências no Atlântico Sul, mas nada muito significativo.

Espanha-Am do Sul agora vai ficar nas mãos de IAG/Latam/Avianca.

Acredito que a médio prazo a marca Air Europa desapareça e seja totalmente incorporada pela Iberia/Vueling/Level.

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On 11/4/2019 at 6:17 AM, Leirbag said:

Curioso pra saber o quanto isso vai afetar a criação da subsidiária da Air Europa no Brasil.

Não há criação de subsidiária AEA no Brasil, há uma empresa do grupo Globalia em desenvolvimento. 

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Na WTM de 2018 o grupo IAG já havia falado em estudos pra aumentar o publico leisure na América do Sul (usando a LVL) e foram usados como exemplos exatamente as cidades em que a UX voava, com o adendo de CNF (que dizem por aí estar no radar da UX a um tempo pra bater de frente com a TP e seus valores surreais). Ou seja, talvez nada mude, talvez a empresa deixe de ser AirEuropa e se torne LVL e continua atendendo a esses destinos... mas creio que no doméstico, a médio prazo, a UX deixe de operar deixando o caminho pras demais... Na real eu continuo sem entender essa tacada... seria o mesmo que a G3 fez com a Ervilha, uma jogada pra tira-la do mercado?

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O valor é surreal para uma empresa endividada e margens pífias, foi o mesmo valor que pagaram pela Air Lingus, alguém sabe o tamanho da UX e da Air Lingus? 

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9 hours ago, Luckert said:

O valor é surreal para uma empresa endividada e margens pífias, foi o mesmo valor que pagaram pela Air Lingus, alguém sabe o tamanho da UX e da Air Lingus? 

Não seria surreal não Luckert, a Air Europa tem um balanço interessante. As sinergias tem capacidade de criar valor significativo especialmente em Madrid. 

E creio que o grande foco da IAG é ter um investimento que seja majoritário no continente para fazer frente a LH e AF, tirando um player que tem "incomodado".

O agregado IB/UX também vai funcionar para manter uma posição relevante na America Latina pois uma eventual movimentação da Delta poderia levar o braço IB a ter um concorrente formidável e super estabelecido nas duas pontas (Europa e América Latina).

Vejo o movimento da IAG por tudo isso como sendo bastante defensivo. 

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On 11/4/2019 at 3:10 PM, PT-KTR said:

Vale lembrar que a empresa "brasileira" é um investimento da Globalia e não da Air Europa, então deve continuar na proa.

O país oferece condições pífias para um novo entrante. Não há slots nos principais aeroportos e os custos trabalhistas e fiscais ainda altos. Por enquanto creio que não passe de um desejo do governo, muito longe de virar realidade...

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On 11/6/2019 at 1:14 AM, LipeGIG said:

Não seria surreal não Luckert, a Air Europa tem um balanço interessante. As sinergias tem capacidade de criar valor significativo especialmente em Madrid. 

E creio que o grande foco da IAG é ter um investimento que seja majoritário no continente para fazer frente a LH e AF, tirando um player que tem "incomodado".

O agregado IB/UX também vai funcionar para manter uma posição relevante na America Latina pois uma eventual movimentação da Delta poderia levar o braço IB a ter um concorrente formidável e super estabelecido nas duas pontas (Europa e América Latina).

Vejo o movimento da IAG por tudo isso como sendo bastante defensivo. 

Não parece coerente para mim, mas concordo com tuas observações 

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