LipeGIG Posted November 19, 2019 Share Posted November 19, 2019 2 hours ago, A340-600 said: Oi Lipe. Apenas por curiosidade, quais seriam esses links do Rio com interior do PR? Pergunto pois tenho familiares em MGF/LDB e região, sempre estou a bordo de voos para estas cidade e ouço pouco sotaque fluminense nos aviões. Nunca imaginei uma demanda forte entre as regiões, sempre noto muitos passageiros do centro-oeste indo para MGF/LDB, fruto da migração ainda muito forte. Penso que futuramente um voo dessa região para BSB atenderia melhor à população. Já a economia de Goiás está bem ligada ao agro/autoindústria/fármaco e em SLZ tem uma presença massiva da Vale que deve garantir uma procura alta pelo Rio. Imaginei que faria mais sentido a GOL voltar a ligar GYN e SLZ ao Galeão. Abraços. Opa A340-600, sem problemas. Os links economicos do Norte do Paraná com o Rio estão relacionados aos Shopping Centers, Financeiro (BNDES e asset management), Bebidas (Coca-Cola), Agricola (empresas como Agtal tem fazendas no estado do Parana), entretenimento (cinemas), mídia (Globo e afins), veiculos (links com os fabricantes em terras fluminenses como Peugeot, Nissan, Land Rover) alem de incorporadoras que atuam na região tambem. Além disso é o principal abastecedor do maior consumidor de feijão preto do país (o estado como um todo é o maior produtor do país) além de muitos itens de alimentação como carne de frango. Sem duvida o link Agricola do sul com o Centro-Oeste também é muito expressivo. O que falta para decolar a ligação na minha visão é a baixa penetração do Rio como destino turistico, no interior do Paraná em geral. Penso que muito mais gente do Rio Grande do Sul visita o Rio do que do Paraná apesar das populações serem parecidas, mas parte disso é que ao contrário do RS onde os gauchos em geral viajam até Porto Alegre e conectam, so Paranaenses tem a sua disposição melhor cobertura aérea via Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Ponta Grossa e Londrina. Nisso, o Paraná bate o Rio, bate RS, bate SC, e talvez seja dos estados Brasileiros com maior número de cidades com mais de 100 mil passageiros do país, talvez somente atrás de São Paulo. Isso sem falar que algumas cidades tem aeroportos em outros estados a menos de 150Km como Joinville (129km de Curitiba). 1 Quote Link to post Share on other sites
Paranaense Posted November 19, 2019 Share Posted November 19, 2019 6 hours ago, LipeGIG said: Opa A340-600, sem problemas. Os links economicos do Norte do Paraná com o Rio estão relacionados aos Shopping Centers, Financeiro (BNDES e asset management), Bebidas (Coca-Cola), Agricola (empresas como Agtal tem fazendas no estado do Parana), entretenimento (cinemas), mídia (Globo e afins), veiculos (links com os fabricantes em terras fluminenses como Peugeot, Nissan, Land Rover) alem de incorporadoras que atuam na região tambem. Além disso é o principal abastecedor do maior consumidor de feijão preto do país (o estado como um todo é o maior produtor do país) além de muitos itens de alimentação como carne de frango. Sem duvida o link Agricola do sul com o Centro-Oeste também é muito expressivo. O que falta para decolar a ligação na minha visão é a baixa penetração do Rio como destino turistico, no interior do Paraná em geral. Penso que muito mais gente do Rio Grande do Sul visita o Rio do que do Paraná apesar das populações serem parecidas, mas parte disso é que ao contrário do RS onde os gauchos em geral viajam até Porto Alegre e conectam, so Paranaenses tem a sua disposição melhor cobertura aérea via Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Ponta Grossa e Londrina. Nisso, o Paraná bate o Rio, bate RS, bate SC, e talvez seja dos estados Brasileiros com maior número de cidades com mais de 100 mil passageiros do país, talvez somente atrás de São Paulo. Isso sem falar que algumas cidades tem aeroportos em outros estados a menos de 150Km como Joinville (129km de Curitiba). Realmente, o Paraná tem essa característica geográfica assim, com aeroportos bem distribuidos nas principais regiões do estado, tornando essas cidades citadas por você, autônomas em relação a capital, Curitiba, em termos de transpote aéreo. Ao contrário do que acontece no RS, por exemplo, onde POA concentra a maior parte dos võos de e para todo o estado. Por outro lado, concordo com o Boulos no tocante ao peso dos aeroportos do estado de SP, já que é para lá que estão concentrados a maior parte dos vôos dessas cidades do interior. No entanto, concordo com você que existe sim uma provável demanda para o GIG, principalmente nas duas maiores cidades do interior, Londrina e Maringá, seja em O&D, leisure e principalmente como centro de conexões. Essas cidades, sozinhas, são centros de regiões de influência, que somadas ,chegam a por volta de 5 milhões de habitantes, com poder aquisitivo elevado, um belo mercado que se bem explorado, principalmente por GOL e AZUL, pode vir a ser bem significativo. Cito principalmente essas duas cias, pois a LATAM até bem pouco tempo só servia LDB, parece que agora vai ter um vôo para MGF, via GRU, graças à redução de ICMS em SP. De qualquer forma, não teria alimentação relevante no GIG, já que reduziu muito os vôos por lá. Quote Link to post Share on other sites
boulosandre Posted November 19, 2019 Share Posted November 19, 2019 7 hours ago, LipeGIG said: Opa A340-600, sem problemas. Os links economicos do Norte do Paraná com o Rio estão relacionados aos Shopping Centers, Financeiro (BNDES e asset management), Bebidas (Coca-Cola), Agricola (empresas como Agtal tem fazendas no estado do Parana), entretenimento (cinemas), mídia (Globo e afins), veiculos (links com os fabricantes em terras fluminenses como Peugeot, Nissan, Land Rover) alem de incorporadoras que atuam na região tambem. Sem duvida o link Agricola do sul com o Centro-Oeste também é muito expressivo. O que falta para decolar a ligação na minha visão é a baixa penetração do Rio como destino turistico, no interior do Paraná em geral. Desculpe Lipe, mas ainda assim estes links não são tão relevantes. O BNDES vem financiando cada vez menos, os. Shopping centers que possuem suas sedes principais no Rio, possuem filiais em SP que acabam cobrindo outras partes do Brasil com acesso mais fácil a partir daqui e a sede da Landrover, por exemplo, fica em SP. A região norte do Paraná, além de SP, tem muita sinergia com o Sul, MG e não menos importante com o centro-oeste Brasileiro. Quando os Paranaenses pensam em praia, SC é o destino preferido deles por razões óbvias. O estado do RJ deveria sim fazer uma divulgação maior, assim como o Nordeste Brasileiro. Como eu disse, vamos aguardar a decisão da Gol em onde alocar novos voos... Ela sabe exatamente de onde vêm seus passageiros e assim saberemos com precisão quais destinos são rentáveis e estão faltando na malha do GIG. Quote Link to post Share on other sites
JEduardo Posted November 19, 2019 Share Posted November 19, 2019 E o AVGAS continua pagando 30% de ICMS, é para acabar com a aviação geral no Brasil 1 Quote Link to post Share on other sites
naia Posted November 19, 2019 Share Posted November 19, 2019 22 hours ago, boulosandre said: Frequento o Rio desde criança e profissionalmente desde os 22 anos, indo 6 vezes ao ano, com familiares, amigos e clientes lá e nunca ouvi referências ao norte do Paraná. Esta região é umbilicalmente ligada à SP, inclusive pela imigração Japonesa. A Gol, para se beneficiar deste programa, terá que aumentar suas operações no GIG. Ela, mais do que ninguém, conhece a origem e destino dos seus passageiros e, caso faça sentido, criará voos diretos a Londrina e Maringá. Eu, pessoalmente, duvido. Acredito que ela aumentará ou retomará operações em capitais como FOR, POA, CWB, BEL, CGB, GYN, FLN, além de cidades como NVT ou até começar a operar para JOI. Importante ressaltar que SLZ mantém um voo diário ao GIG. O norte do PR de fato possui uma grande colônia japonesa. Depois da Grande SP, é a região com mais descendentes no Brasil. Em Londrina, próximo a 10% da população possuem origem japonesa, mas só umas 3.5% são 100% japonesas. Mais da metade já é mestiça. Apesar da mestiçagem forte nas últimas duas gerações, a colônia é muito forte onde ela atua, ela é rica e unida. Agora, no norte do PR os descendentes de espanhóis, italianos, portugueses e sírios-libaneses são mais numerosos. O consulado honorário italiano de Londrina estima 1/3 a 40% da população tenha origem italiana. Os Espanhóis não seriam menos que 1/4, 1/5. Os árabes, segundo disseram num encontro/jantar da comunidade libanesa, são pelo menos 15% em Londrina. Não sei nas outras cidades. 3/4 dos "pé vermeios" possuem origem em SP, seja pelo seus pais, avós ou bisavós. Esses paulistas eram em sua maioria espanhóis, italianos, japoneses, portugueses e sirios-libaneses. Muitos mineiros (origem no Brasil colonia/império e italianos) também foram abundantes no norte do PR. Cornélio Procópio mesmo foi fundada por mineiros de origem italiana. Muitos paranaenses de origem alemã e eslava também foram numerosos na região, embora em menor escala quando comparados aos mineiros e, sobretudo paulistas. Portanto, a ligação do Norte paranaense é muito mais forte com SP (capital e interior) desde a época da colonização, dos trilhos de trem que vinham do estado vizinho etc. As décadas voltadas ao comércio de café também intensificaram essa ligação com São Paulo. Mesmo com toda estrutura pública sendo ligada a Curitiba, a influência é Paulista na região, basta ver, o número de ônibus e voos para Curitiba vs Campinas/SP desde Londrina e Maringá. Talvez rode um voo MGF-GIG, e LDB-GIG na alta temporada, similar ao LDB-FLN. Quote Link to post Share on other sites
LipeGIG Posted November 20, 2019 Share Posted November 20, 2019 16 hours ago, boulosandre said: Desculpe Lipe, mas ainda assim estes links não são tão relevantes. O BNDES vem financiando cada vez menos, os. Shopping centers que possuem suas sedes principais no Rio, possuem filiais em SP que acabam cobrindo outras partes do Brasil com acesso mais fácil a partir daqui e a sede da Landrover, por exemplo, fica em SP. A região norte do Paraná, além de SP, tem muita sinergia com o Sul, MG e não menos importante com o centro-oeste Brasileiro. Quando os Paranaenses pensam em praia, SC é o destino preferido deles por razões óbvias. O estado do RJ deveria sim fazer uma divulgação maior, assim como o Nordeste Brasileiro. Como eu disse, vamos aguardar a decisão da Gol em onde alocar novos voos... Ela sabe exatamente de onde vêm seus passageiros e assim saberemos com precisão quais destinos são rentáveis e estão faltando na malha do GIG. O tamanho da relevância transforma a conversa em IF's (SE's). Com todo devido respeito, não vamos entrar numa discussão que desvia o tópico. Respondi ao forista e fiz um disclosure do que enxergo. Não vou entrar em disputa de matriz, filial, quem viaja e quem não viaja. Pode não ser o suficiente para voos, como outros ponderaram, mas longe de inexistirem ligações. Esse era meu objetivo. Creio que o alcancei. Grande abraço e boas discussões. Quote Link to post Share on other sites
LipeGIG Posted November 20, 2019 Share Posted November 20, 2019 17 hours ago, Paranaense said: Realmente, o Paraná tem essa característica geográfica assim, com aeroportos bem distribuidos nas principais regiões do estado, tornando essas cidades citadas por você, autônomas em relação a capital, Curitiba, em termos de transpote aéreo. Ao contrário do que acontece no RS, por exemplo, onde POA concentra a maior parte dos võos de e para todo o estado. Por outro lado, concordo com o Boulos no tocante ao peso dos aeroportos do estado de SP, já que é para lá que estão concentrados a maior parte dos vôos dessas cidades do interior. No entanto, concordo com você que existe sim uma provável demanda para o GIG, principalmente nas duas maiores cidades do interior, Londrina e Maringá, seja em O&D, leisure e principalmente como centro de conexões. Essas cidades, sozinhas, são centros de regiões de influência, que somadas ,chegam a por volta de 5 milhões de habitantes, com poder aquisitivo elevado, um belo mercado que se bem explorado, principalmente por GOL e AZUL, pode vir a ser bem significativo. Cito principalmente essas duas cias, pois a LATAM até bem pouco tempo só servia LDB, parece que agora vai ter um vôo para MGF, via GRU, graças à redução de ICMS em SP. De qualquer forma, não teria alimentação relevante no GIG, já que reduziu muito os vôos por lá. Paranaense, concordo também que a influência de São Paulo sobre o Paraná é incontestável em vários outros campos além dos que você citou. Creio que por tudo isso sempre gravitaram no transporte aéreo na direção dos principais aeroportos de São Paulo. Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted December 10, 2019 Share Posted December 10, 2019 Por Janaina Brito em 10/12/2019 Às 10h da manhã da última segunda-feira (09), aconteceu o voo inaugural ligando o Rio de Janeiro à Macaé, oficializando mais um novo destino na aviação regional no país. Com essa nova operação, que será diária, tanto a população de Macaé, quanto prestadores de serviços e profissionais que precisam ir e vir da capital do Estado para o norte fluminense têm uma opção segura, rápida e confortável para percorrer o trajeto. Os voos entre Macaé e o Galeão serão operados pelo ATR 72-600 da Azul, com capacidade para 70 assentos. A bordo da aeronave, os clientes poderão experimentar o serviço da companhia, com snacks e bebidas à vontade e sem custo adicional. As partidas do Rio para Macaé serão diárias, com uma escala em Campos dos Goytacazes no voo da volta. Já a partir desta sexta-feira, 13, os canais de venda da Azul já terão à disposição mais uma opção de voo para a rota Galeão-Macaé-Campos-Galeão, dobrando a oferta de assentos diários nas cidades do norte fluminense. Com a abertura da 106ª base de operações da Azul, o aeroporto do Galeão terá 13 partidas diárias para seis destinos: Campinas e Belo Horizonte – os dois principais hubs da Azul –, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campos dos Goytacazes e Macaé. “Estamos muito felizes em retomar nossas operações em Macaé, servindo mais um importante destino no país com intensa atividade econômica. O mais bacana é que já a partir do começo do ano que vem, Macaé e Campos terão dois voos diários, o que nos permitirá oferecer mais assentos e opções de horários ainda mais convenientes aos nossos Clientes. Assim, quem parte de uma dessas cidades poderá ir e voltar no mesmo dia. Isso é um avanço enorme para essas rotas, pois fortalece a conectividade da nossa malha”, afirma Abhi Shah, vice-presidente de Receitas. https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-passa-a-conectar-macae-ao-rio-de-janeiro-veja-horarios/ AD já tentou transferir CAW/MEA pro GIG em 2014-5, mas foi só ligeiramente melhor que SDU, e não passava dos 40-50%, aliás é máximo que essas rotas já conseguiram até hoje. 10M19 CAW-SDU 44% SDU-CAW 42,4% out19 CAW-GIG 4 voos com 39,2% GIG-CAW 39,4% 1 Quote Link to post Share on other sites
VictorHugoBrando Posted December 10, 2019 Author Share Posted December 10, 2019 O yied desses voos de CAW e MEA são altíssimos, a Azul só abandonou a rota na época por causa do phase-out dos ATR42. Na época MEA não tinha PCN adequado para homologar operações do 72. Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted December 10, 2019 Share Posted December 10, 2019 (edited) 1 hour ago, VictorHugoBrando said: O yied desses voos de CAW e MEA são altíssimos, a Azul só abandonou a rota na época por causa do phase-out dos ATR42. Na época MEA não tinha PCN adequado para homologar operações do 72. Realmente, pelos microdados da ANAC de mai19, a tarifa média do CAW-SDU foi de R$343/233kms = 1,47 x LF 48,6% = 0.71 SDU-GRU R$324/344 = 0,94 x 70,7% = 0.66 Edited December 10, 2019 by TheJoker 2 Quote Link to post Share on other sites
Rogger.gig Posted December 11, 2019 Share Posted December 11, 2019 Vamos esperar se a AD vai incrementar mais algumas rotas no GIG e passar a contar com os benefícios da redução do ICMS do QAV,regime que vigorou esse mês de dezembro/19. Quote Link to post Share on other sites
VictorHugoBrando Posted December 17, 2019 Author Share Posted December 17, 2019 Até agora nenhum anúncio oficial de ninguém, só sabe-se do cancelamento do GIG-SJK e redução da Iberia e Lufthansa em Abril. Alguém que saiba ler o SIROS pode dar uma olhada se já existem notificações? Quote Link to post Share on other sites
boulosandre Posted December 17, 2019 Share Posted December 17, 2019 6 minutes ago, VictorHugoBrando said: Até agora nenhum anúncio oficial de ninguém, só sabe-se do cancelamento do GIG-SJK e redução da Iberia e Lufthansa em Abril. Alguém que saiba ler o SIROS pode dar uma olhada se já existem notificações? Vão cancelar os 2 GIG-SJK e trocar por um 1 CNF-SJK, o segundo hub da Azul. Será que volta algum SDU-SJK? Sobre a IB, qual redução? Já operam o menor widebody da cia nesta rota. Quote Link to post Share on other sites
VictorHugoBrando Posted December 17, 2019 Author Share Posted December 17, 2019 Vai voltar a operar 5x por semana, pelo menos é o que está carregado para o S20. Quote Link to post Share on other sites
boulosandre Posted December 17, 2019 Share Posted December 17, 2019 25 minutes ago, VictorHugoBrando said: Vai voltar a operar 5x por semana, pelo menos é o que está carregado para o S20. Tem razão Victor. Simulando no site da IB, depois de abril não há as saídas de terças e sábados. Quote Link to post Share on other sites
boulosandre Posted January 20, 2020 Share Posted January 20, 2020 On 11/15/2019 at 10:57 AM, Rogger.gig said: Lipe, voce acredita que esse programa de incentivos de ICMS possa fazer a LATAM a retomar algumas rotas canceladas no GIG? Não sei se a Latam retomará algumas rotas no futuro próximo, mas no momento ela acaba de cortar seus GIG-CGH. De agora em diante, só a Gol voará nesta rota. A Latam continua voando GIG-GRU. Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted January 20, 2020 Share Posted January 20, 2020 1 hour ago, boulosandre said: Não sei se a Latam retomará algumas rotas no futuro próximo, mas no momento ela acaba de cortar seus GIG-CGH. De agora em diante, só a Gol voará nesta rota. A Latam continua voando GIG-GRU. Caiu bem o movimento no GIG-CGH. Jan a jul19 60.894 pagos / 212 dias = 287 max/dia em média 449 voos / 212 dias = 2.1 voos dia LF 81,7% ago e set obras do SDU Nov + dez19 13.551 / 61 dias = 222 -22,6% 110 voos / 61 dias = 1.8 74,9% E a G3 jan a jul19 121.598 / 212 = 574 909 / 212 = 4.3 75,8% nov+dez19 35.985 / 61 = 590 +2,8% 303 / 61 = 5 68,3% Eu já disse, elas querem se matar igual a 2015, então que lutem... 1 Quote Link to post Share on other sites
boulosandre Posted January 20, 2020 Share Posted January 20, 2020 1 minute ago, TheJoker said: Caiu bem o movimento no GIG-CGH. Jan a jul19 60.894 pagos / 212 dias = 287 max/dia em média 449 voos / 212 dias = 2.1 voos dia LF 81,7% ago e set obras do SDU Nov + dez19 13.551 / 61 dias = 222 -22,6% 110 voos / 61 dias = 1.8 74,9% E a G3 jan a jul19 121.598 / 212 = 574 909 / 212 = 4.3 75,8% nov+dez19 35.985 / 61 = 590 +2,8% 303 / 61 = 5 68,3% Eu já disse, elas querem se matar igual a 2015, então que lutem... Realmente, uma grande queda. Por outro lado, os slots em CGH são valiosos, vale mais a pena para a Latam usar em destinos mais rentáveis e onde ela tem exclusividade. A Latam pode muito bem levar os pax do GIG para GRU, seu hub mais robusto no doméstico e maior hub internacional. Ruim pro GIG, mas se pensar com a cabeça da Latam faz todo o sentido. Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted January 20, 2020 Share Posted January 20, 2020 SDU-CGH AD nov 29.705 pagos 366 voos LF 69,7% 81 Volta 30.431 367 voos 71,2% média 83 pax dez 26.027 376 59,5% média 69 pax cabe no ATR 31.689 370 73,6% 86 G3 nov 83.825 686 66,8% 122 era melhor um E2 195 77.258 61,7% dez 79.696 708 62,9% 113 89.413 710 70,5% 126 JJ nov 79.056 665 82,3% 119 77.363 660 81,4% 117 dez 81.097 697 75,7% 116 92.357 701 86,0% 132 Total nov19 195.586 / 30 dias = 6.520 pax/dia nov18 181.382 +7,8% 185.052 nov18 177.765 +4,1% dez19 186.820 / 31 = 6.026 dez18 176.398 +5,9% 213.459 dez18 201.239 +6,1% movimento de férias/reveillon RIO(GIG+SDU)-SAO(CGH+GRU) 12M18 3.526.225 12M19 3.342.110 -5,2% SAO -RIO 3.470.350 3.293.698 -5,1% Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted January 21, 2020 Share Posted January 21, 2020 1 hour ago, boulosandre said: Realmente, uma grande queda. Por outro lado, os slots em CGH são valiosos, vale mais a pena para a Latam usar em destinos mais rentáveis e onde ela tem exclusividade. A Latam pode muito bem levar os pax do GIG para GRU, seu hub mais robusto no doméstico e maior hub internacional. Ruim pro GIG, mas se pensar com a cabeça da Latam faz todo o sentido. GIG-GRU 2018 AD 879 2019 10.191 G3 174.274 220.255 JJ 277.550 306.989 O6 202.059 33.785 Total 654.762 571.220 -12,8% -83.542 volta 623.973 553.759 -11,3% -70.214 -153.756 Se JJ leva pra GRU e a G3 traz , no final o GIG só cai, e só metade trocou de apt. SDU-GRU todas 360.856 400.435 +39.579 volta 350.857 387.349 +36.492 +76.071 49,5% Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted January 21, 2020 Share Posted January 21, 2020 Embarques domésticos no GIG, segundo a ANAC: G3 12M18 2.886.799 12M19 3.165.810 +9,7% ou +279.011 JJ 1.096.375 905.774 -17,4% -190.601 O6 940.950 199.192 -78,8% -741.758 AD 264.842 389.916 +47,2% +125.074 total 5.188.966 4.660.692 -10,2% -528.274 e só não foi pior poque teve obras no SDU Quote Link to post Share on other sites
VictorHugoBrando Posted January 21, 2020 Author Share Posted January 21, 2020 A queda do movimento é grande mas é inversamente proporcional às tarifas de voar nonstop a partir do GIG... Tá quase impossível. Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted January 21, 2020 Share Posted January 21, 2020 (edited) 1 hour ago, VictorHugoBrando said: A queda do movimento é grande mas é inversamente proporcional às tarifas de voar nonstop a partir do GIG... Tá quase impossível. Pergunta difícil... tá caro porque não tem concorrência ou porque não tem pax? ou, tá mais barato em GRU porque a JJ quer manter o domínio em algumas rotas? Pesquisa no Google Flights, março ida 11 e volta 18: GIG-BSB JJ 343 a 553 G3 296 a 504 AD 231 a 727 via CNF ou VCP G3 é a líder em PAX GRU-POA 283 a 651 283 312 JJ GIG-POA 640 via GRU 658 a 851 902 via VCP GRU-POA 316 348 388 JJ GIG-SSA 841 a 964 via GRU 642 a 934 785 a 883 via VCP GRU-SSA 408 a 626 664 a 907 509 a 671 JJ GIG-REC 863 a 1.079 via GRU 1.001 762 a 933 GRU-REC 701 a 815 1.090 a 1.263 852 a 1.004 JJ GIG-FOR 874 e 818 via GRU 939 a 1.070 1.348 via REC ou VCP ou com 2 CNX GRU-FOR 850 a 1.109 870 a 1.011 744 a 1.104 JJ Edited January 21, 2020 by TheJoker Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted January 21, 2020 Share Posted January 21, 2020 (edited) Corrigindo GIG-BSB JJ 343 a 553 G3 296 a 504 AD 231 a 727 via CNF ou VCP G3 é a líder em PAX GRU-BSB 283 a 651 283 312 JJ Edited January 21, 2020 by TheJoker 1 Quote Link to post Share on other sites
VictorHugoBrando Posted January 21, 2020 Author Share Posted January 21, 2020 É uma constatação, voar saindo do SDU tem sido muito mais barato até pra voos com escala. Lembro quando emiti SDU-GRU-JFK em Janeiro/19 e o preço de um GIG-GRU-JFK era 3x maior. Eu acho sinceramente absurdo dizer que não tem passageiros. 1 Quote Link to post Share on other sites
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