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Governo do Rio reduz ICMS do querosene de aviação para atrair turistas


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2 hours ago, A340-600 said:

Oi Lipe.

Apenas por curiosidade, quais seriam esses links do Rio com interior do PR? Pergunto pois tenho familiares em MGF/LDB e região, sempre estou a bordo de voos para estas cidade e ouço pouco sotaque fluminense nos aviões. Nunca imaginei uma demanda forte entre as regiões, sempre noto muitos passageiros do centro-oeste indo para MGF/LDB, fruto da migração ainda muito forte. Penso que futuramente um voo dessa região para BSB atenderia melhor à população.


Já a economia de Goiás está bem ligada ao agro/autoindústria/fármaco e em SLZ tem uma presença massiva da Vale que deve garantir uma procura alta pelo Rio. Imaginei que faria mais sentido a GOL voltar a ligar GYN e SLZ ao Galeão.


Abraços.

Opa A340-600, sem problemas.
Os links economicos do Norte do Paraná com o Rio estão relacionados aos Shopping Centers, Financeiro (BNDES e asset management), Bebidas (Coca-Cola), Agricola (empresas como Agtal tem fazendas no estado do Parana), entretenimento (cinemas), mídia (Globo e afins), veiculos (links com os fabricantes em terras fluminenses como Peugeot, Nissan, Land Rover) alem de incorporadoras que atuam na região tambem. Além disso é o principal abastecedor do maior consumidor de feijão preto do país (o estado como um todo é o maior produtor do país) além de muitos itens de alimentação como carne de frango.

Sem duvida o link Agricola do sul com o Centro-Oeste também é muito expressivo. 

O que falta para decolar a ligação na minha visão é a baixa penetração do Rio como destino turistico, no interior do Paraná em geral. Penso que muito mais gente do Rio Grande do Sul visita o Rio do que do Paraná apesar das populações serem parecidas, mas parte disso é que ao contrário do RS onde os gauchos em geral viajam até Porto Alegre e conectam, so Paranaenses tem a sua disposição melhor cobertura aérea via Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Ponta Grossa e Londrina. Nisso, o Paraná bate o Rio, bate RS, bate SC, e talvez seja dos estados Brasileiros com maior número de cidades com mais de 100 mil passageiros do país, talvez somente atrás de São Paulo. Isso sem falar que algumas cidades tem aeroportos em outros estados a menos de 150Km como Joinville (129km de Curitiba). 

 

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Que isso, só sou uma pessoa que estudou muito sobre a história e a economia do Rio, de Porto Real a Itaperuna,  do Brasil de Porto Alegre a Macapá, e também do mundo... que ama aviação e que talvez te

Realmente, pelos microdados da ANAC de mai19, a tarifa média do CAW-SDU foi de R$343/233kms = 1,47 x LF 48,6% = 0.71                                                                               

Eu diria que o GIG hoje é mal gerido. Mas está pagando agora as decisões NÃO tomadas no início da gestão. Só tem um jeito para o GIG se recuperar e é ele identificando e auxiliando uma cia a deco

6 hours ago, LipeGIG said:

Opa A340-600, sem problemas.
Os links economicos do Norte do Paraná com o Rio estão relacionados aos Shopping Centers, Financeiro (BNDES e asset management), Bebidas (Coca-Cola), Agricola (empresas como Agtal tem fazendas no estado do Parana), entretenimento (cinemas), mídia (Globo e afins), veiculos (links com os fabricantes em terras fluminenses como Peugeot, Nissan, Land Rover) alem de incorporadoras que atuam na região tambem. Além disso é o principal abastecedor do maior consumidor de feijão preto do país (o estado como um todo é o maior produtor do país) além de muitos itens de alimentação como carne de frango.

Sem duvida o link Agricola do sul com o Centro-Oeste também é muito expressivo. 

O que falta para decolar a ligação na minha visão é a baixa penetração do Rio como destino turistico, no interior do Paraná em geral. Penso que muito mais gente do Rio Grande do Sul visita o Rio do que do Paraná apesar das populações serem parecidas, mas parte disso é que ao contrário do RS onde os gauchos em geral viajam até Porto Alegre e conectam, so Paranaenses tem a sua disposição melhor cobertura aérea via Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Ponta Grossa e Londrina. Nisso, o Paraná bate o Rio, bate RS, bate SC, e talvez seja dos estados Brasileiros com maior número de cidades com mais de 100 mil passageiros do país, talvez somente atrás de São Paulo. Isso sem falar que algumas cidades tem aeroportos em outros estados a menos de 150Km como Joinville (129km de Curitiba). 

 

Realmente, o Paraná tem essa característica geográfica assim, com aeroportos bem distribuidos nas principais regiões do estado, tornando essas cidades citadas por você, autônomas em relação a capital, Curitiba, em termos de transpote aéreo. Ao contrário do que acontece no RS, por exemplo, onde POA concentra a maior parte dos võos de e para todo o estado. Por outro lado, concordo com o Boulos no tocante ao peso dos aeroportos do estado de SP, já que é para lá que estão concentrados a maior parte dos vôos dessas cidades do interior. No entanto, concordo com você que existe sim uma provável demanda para o GIG, principalmente nas duas maiores cidades do interior, Londrina e Maringá, seja em O&D, leisure e principalmente como centro de conexões. Essas cidades, sozinhas, são centros de regiões de influência,  que somadas ,chegam a por volta de 5 milhões de habitantes, com poder aquisitivo elevado, um belo mercado que se bem explorado, principalmente por GOL e AZUL, pode vir a ser bem significativo. Cito principalmente essas duas cias, pois a LATAM até bem pouco tempo só servia LDB, parece que agora vai ter um vôo para MGF, via GRU, graças à redução de ICMS em SP. De qualquer forma, não teria alimentação relevante no GIG, já que reduziu muito os vôos por lá.

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7 hours ago, LipeGIG said:

Opa A340-600, sem problemas.
Os links economicos do Norte do Paraná com o Rio estão relacionados aos Shopping Centers, Financeiro (BNDES e asset management), Bebidas (Coca-Cola), Agricola (empresas como Agtal tem fazendas no estado do Parana), entretenimento (cinemas), mídia (Globo e afins), veiculos (links com os fabricantes em terras fluminenses como Peugeot, Nissan, Land Rover) alem de incorporadoras que atuam na região tambem. 

Sem duvida o link Agricola do sul com o Centro-Oeste também é muito expressivo. 

O que falta para decolar a ligação na minha visão é a baixa penetração do Rio como destino turistico, no interior do Paraná em geral. 

 

Desculpe Lipe, mas ainda assim estes links não são tão relevantes. O BNDES vem financiando cada vez menos, os. Shopping centers que possuem suas sedes principais no Rio, possuem filiais em SP que acabam cobrindo outras partes do Brasil com acesso mais fácil a partir daqui e a sede da Landrover, por exemplo, fica em SP. A região norte do Paraná, além de SP, tem muita sinergia com o Sul, MG e não menos importante com o centro-oeste Brasileiro.

Quando os Paranaenses pensam em praia, SC é o destino preferido deles por razões óbvias. O estado do RJ deveria sim fazer uma divulgação maior, assim como o Nordeste Brasileiro. 

Como eu disse, vamos aguardar a decisão da Gol em onde alocar novos voos... Ela sabe exatamente de onde vêm seus passageiros e assim saberemos com precisão quais destinos são rentáveis e estão faltando na malha do GIG. 

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22 hours ago, boulosandre said:

Frequento o Rio desde criança e profissionalmente desde os 22 anos, indo 6 vezes ao ano, com familiares, amigos e clientes lá e nunca ouvi referências ao norte do Paraná. Esta região é umbilicalmente ligada à SP, inclusive pela imigração Japonesa. A Gol, para se beneficiar deste programa, terá que aumentar suas operações no GIG. Ela, mais do que ninguém, conhece a origem e destino dos seus passageiros e, caso faça sentido, criará voos diretos a Londrina e Maringá. Eu, pessoalmente, duvido. Acredito que ela aumentará ou retomará operações em capitais como FOR, POA, CWB, BEL, CGB, GYN, FLN, além de cidades como NVT ou até começar a operar para JOI. 

Importante ressaltar que SLZ mantém um voo diário ao GIG. 

O norte do PR de fato possui uma grande colônia japonesa. Depois da Grande SP, é a região com mais descendentes no Brasil. Em Londrina, próximo a 10% da população possuem origem japonesa, mas só umas 3.5% são 100% japonesas. Mais da metade já é mestiça. Apesar da mestiçagem forte nas últimas duas gerações, a colônia é muito forte onde ela atua, ela é rica e unida. Agora, no norte do PR os descendentes de espanhóis, italianos, portugueses e sírios-libaneses são mais numerosos. O consulado honorário italiano de Londrina estima 1/3 a 40% da população tenha origem italiana. Os Espanhóis não seriam menos que 1/4, 1/5. Os árabes, segundo disseram num  encontro/jantar da comunidade libanesa, são pelo menos 15% em Londrina. Não sei nas outras cidades. 3/4 dos "pé vermeios" possuem origem em SP, seja pelo seus pais, avós ou bisavós. Esses paulistas eram em sua maioria espanhóis, italianos, japoneses, portugueses e sirios-libaneses. Muitos mineiros (origem no Brasil colonia/império e italianos) também foram abundantes no norte do PR. Cornélio Procópio mesmo foi fundada por mineiros de origem italiana. Muitos paranaenses de origem alemã e eslava também foram numerosos na região, embora em menor escala quando comparados aos mineiros e, sobretudo paulistas. Portanto, a ligação do Norte paranaense é muito mais forte com SP (capital e interior) desde a época da colonização, dos trilhos de trem que vinham do estado vizinho etc. As décadas voltadas ao comércio de café também intensificaram essa ligação com São Paulo. Mesmo com toda estrutura pública sendo ligada a Curitiba, a influência é Paulista na região, basta ver, o número de ônibus e voos para Curitiba vs Campinas/SP desde Londrina e Maringá. 

Talvez rode um voo MGF-GIG, e LDB-GIG na alta temporada, similar ao LDB-FLN.

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16 hours ago, boulosandre said:

Desculpe Lipe, mas ainda assim estes links não são tão relevantes. O BNDES vem financiando cada vez menos, os. Shopping centers que possuem suas sedes principais no Rio, possuem filiais em SP que acabam cobrindo outras partes do Brasil com acesso mais fácil a partir daqui e a sede da Landrover, por exemplo, fica em SP. A região norte do Paraná, além de SP, tem muita sinergia com o Sul, MG e não menos importante com o centro-oeste Brasileiro.

Quando os Paranaenses pensam em praia, SC é o destino preferido deles por razões óbvias. O estado do RJ deveria sim fazer uma divulgação maior, assim como o Nordeste Brasileiro. 

Como eu disse, vamos aguardar a decisão da Gol em onde alocar novos voos... Ela sabe exatamente de onde vêm seus passageiros e assim saberemos com precisão quais destinos são rentáveis e estão faltando na malha do GIG. 

O tamanho da relevância transforma a conversa em IF's (SE's). 

Com todo devido respeito, não vamos entrar numa discussão que desvia o tópico. Respondi ao forista e fiz um disclosure do que enxergo. Não vou entrar em disputa de matriz, filial, quem viaja e quem não viaja. 

Pode não ser o suficiente para voos, como outros ponderaram, mas longe de inexistirem ligações. 

Esse era meu objetivo. Creio que o alcancei.

Grande abraço e boas discussões. 

 

 

 

 

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17 hours ago, Paranaense said:

Realmente, o Paraná tem essa característica geográfica assim, com aeroportos bem distribuidos nas principais regiões do estado, tornando essas cidades citadas por você, autônomas em relação a capital, Curitiba, em termos de transpote aéreo. Ao contrário do que acontece no RS, por exemplo, onde POA concentra a maior parte dos võos de e para todo o estado. Por outro lado, concordo com o Boulos no tocante ao peso dos aeroportos do estado de SP, já que é para lá que estão concentrados a maior parte dos vôos dessas cidades do interior. No entanto, concordo com você que existe sim uma provável demanda para o GIG, principalmente nas duas maiores cidades do interior, Londrina e Maringá, seja em O&D, leisure e principalmente como centro de conexões. Essas cidades, sozinhas, são centros de regiões de influência,  que somadas ,chegam a por volta de 5 milhões de habitantes, com poder aquisitivo elevado, um belo mercado que se bem explorado, principalmente por GOL e AZUL, pode vir a ser bem significativo. Cito principalmente essas duas cias, pois a LATAM até bem pouco tempo só servia LDB, parece que agora vai ter um vôo para MGF, via GRU, graças à redução de ICMS em SP. De qualquer forma, não teria alimentação relevante no GIG, já que reduziu muito os vôos por lá.

 

Paranaense, concordo também que a influência de São Paulo sobre o Paraná é incontestável em vários outros campos além dos que você citou. Creio que por tudo isso sempre gravitaram no transporte aéreo na direção dos principais aeroportos de São Paulo. 

 

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Por Janaina Brito em 10/12/2019

 

Às 10h da manhã da última segunda-feira (09), aconteceu o voo inaugural ligando o Rio de Janeiro à Macaé, oficializando mais um novo destino na aviação regional no país. Com essa nova operação, que será diária, tanto a população de Macaé, quanto prestadores de serviços e profissionais que precisam ir e vir da capital do Estado para o norte fluminense têm uma opção segura, rápida e confortável para percorrer o trajeto.

Os voos entre Macaé e o Galeão serão operados pelo ATR 72-600 da Azul, com capacidade para 70 assentos. A bordo da aeronave, os clientes poderão experimentar o serviço da companhia, com snacks e bebidas à vontade e sem custo adicional. As partidas do Rio para Macaé serão diárias, com uma escala em Campos dos Goytacazes no voo da volta. Já a partir desta sexta-feira, 13, os canais de venda da Azul já terão à disposição mais uma opção de voo para a rota Galeão-Macaé-Campos-Galeão, dobrando a oferta de assentos diários nas cidades do norte fluminense.

Com a abertura da 106ª base de operações da Azul, o aeroporto do Galeão terá 13 partidas diárias para seis destinos: Campinas e Belo Horizonte – os dois principais hubs da Azul –, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campos dos Goytacazes e Macaé.

“Estamos muito felizes em retomar nossas operações em Macaé, servindo mais um importante destino no país com intensa atividade econômica. O mais bacana é que já a partir do começo do ano que vem, Macaé e Campos terão dois voos diários, o que nos permitirá oferecer mais assentos e opções de horários ainda mais convenientes aos nossos Clientes. Assim, quem parte de uma dessas cidades poderá ir e voltar no mesmo dia. Isso é um avanço enorme para essas rotas, pois fortalece a conectividade da nossa malha”, afirma Abhi Shah, vice-presidente de Receitas.

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/azul-passa-a-conectar-macae-ao-rio-de-janeiro-veja-horarios/

 

AD já tentou transferir CAW/MEA pro GIG em 2014-5, mas foi só ligeiramente melhor que SDU, e não passava dos 40-50%, aliás é máximo que essas rotas já conseguiram até hoje.

10M19  CAW-SDU  44%  SDU-CAW 42,4%

out19   CAW-GIG  4 voos com 39,2%    GIG-CAW 39,4%

 

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1 hour ago, VictorHugoBrando said:

O yied desses voos de CAW e MEA são altíssimos, a Azul só abandonou a rota na época por causa do phase-out dos ATR42. Na época MEA não tinha PCN adequado para homologar operações do 72. 

Realmente, pelos microdados da ANAC de mai19, a tarifa média do CAW-SDU foi de R$343/233kms = 1,47 x LF 48,6% = 0.71 

                                                                                                                         SDU-GRU            R$324/344          = 0,94  x     70,7% = 0.66

                                                                                                       

Edited by TheJoker
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6 minutes ago, VictorHugoBrando said:

Até agora nenhum anúncio oficial de ninguém, só sabe-se do cancelamento do GIG-SJK e redução da Iberia e Lufthansa em Abril. 

Alguém que saiba ler o SIROS pode dar uma olhada se já existem notificações? 

Vão cancelar os 2 GIG-SJK e trocar por um 1 CNF-SJK, o segundo hub da Azul. Será que volta algum SDU-SJK? 

Sobre a IB, qual redução? Já operam o menor widebody da cia nesta rota. 

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25 minutes ago, VictorHugoBrando said:

Vai voltar a operar 5x por semana, pelo menos é o que está carregado para o S20. 

Tem razão Victor. Simulando no site da IB, depois de abril não há as saídas de terças e sábados. 

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  • 1 month later...
On 11/15/2019 at 10:57 AM, Rogger.gig said:

Lipe, voce acredita que esse programa de incentivos de ICMS possa fazer a LATAM  a retomar algumas rotas canceladas no GIG?

Não sei se a Latam retomará algumas rotas no futuro próximo, mas no momento ela acaba de cortar seus GIG-CGH. De agora em diante, só a Gol voará nesta rota. A Latam continua voando GIG-GRU.

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1 hour ago, boulosandre said:

Não sei se a Latam retomará algumas rotas no futuro próximo, mas no momento ela acaba de cortar seus GIG-CGH. De agora em diante, só a Gol voará nesta rota. A Latam continua voando GIG-GRU.

Caiu bem o movimento no GIG-CGH.

Jan a jul19  60.894 pagos  / 212 dias = 287 max/dia em média    449 voos / 212 dias = 2.1 voos dia    LF 81,7%

ago e set obras do SDU

Nov + dez19  13.551          /  61 dias = 222    -22,6%                          110 voos / 61 dias  = 1.8                          74,9%

E a G3

jan a jul19  121.598          / 212          = 574                                         909          / 212          = 4.3                          75,8%

nov+dez19  35.985         /  61             = 590   +2,8%                            303           /  61          =   5                           68,3%

 

Eu já disse, elas querem se matar igual a 2015, então que lutem...

 

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1 minute ago, TheJoker said:

 

Caiu bem o movimento no GIG-CGH.

Jan a jul19  60.894 pagos  / 212 dias = 287 max/dia em média    449 voos / 212 dias = 2.1 voos dia    LF 81,7%

ago e set obras do SDU

Nov + dez19  13.551          /  61 dias = 222    -22,6%                          110 voos / 61 dias  = 1.8                          74,9%

E a G3

jan a jul19  121.598          / 212          = 574                                         909          / 212          = 4.3                          75,8%

nov+dez19  35.985         /  61             = 590   +2,8%                            303           /  61          =   5                           68,3%

 

Eu já disse, elas querem se matar igual a 2015, então que lutem...

 

Realmente, uma grande queda. Por outro lado, os slots em CGH são valiosos, vale mais a pena para a Latam usar em destinos mais rentáveis e onde ela tem exclusividade. A Latam pode muito bem levar os pax do GIG para GRU, seu hub mais robusto no doméstico e maior hub internacional. Ruim pro GIG, mas se pensar com a cabeça da Latam faz todo o sentido.

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SDU-CGH   AD  nov  29.705 pagos  366 voos  LF 69,7%                81                                                  Volta  30.431    367 voos  71,2%   média 83 pax 

                           dez   26.027             376                  59,5%   média 69 pax cabe no ATR                               31.689    370            73,6%              86           

                  G3    nov   83.825            686                  66,8%               122       era melhor um E2 195              77.258                        61,7%     

                          dez    79.696            708                  62,9%               113                                                             89.413    710            70,5%              126

                 JJ    nov    79.056             665                 82,3%               119                                                             77.363    660             81,4%              117

                         dez     81.097            697                 75,7%                116                                                             92.357    701            86,0%              132

          Total nov19  195.586  / 30 dias = 6.520 pax/dia      nov18   181.382   +7,8%                                  185.052        nov18   177.765   +4,1%

                   dez19   186.820 / 31          = 6.026                     dez18   176.398   +5,9%                                   213.459       dez18    201.239   +6,1%    movimento de férias/reveillon

 

 

RIO(GIG+SDU)-SAO(CGH+GRU)    12M18   3.526.225    12M19   3.342.110   -5,2%

SAO                  -RIO                                          3.470.350                   3.293.698   -5,1%

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1 hour ago, boulosandre said:

Realmente, uma grande queda. Por outro lado, os slots em CGH são valiosos, vale mais a pena para a Latam usar em destinos mais rentáveis e onde ela tem exclusividade. A Latam pode muito bem levar os pax do GIG para GRU, seu hub mais robusto no doméstico e maior hub internacional. Ruim pro GIG, mas se pensar com a cabeça da Latam faz todo o sentido.

GIG-GRU  2018   AD           879           2019   10.191

                              G3   174.274                    220.255   

                              JJ    277.550                   306.989    

                              O6   202.059                     33.785

               Total              654.762                  571.220   -12,8%     -83.542

                          volta   623.973                  553.759   -11,3%     -70.214      -153.756

Se JJ leva pra GRU e a G3 traz , no final o GIG só cai, e só metade trocou de apt.

      SDU-GRU todas   360.856                 400.435                    +39.579

                        volta    350.857                  387.349                   +36.492      +76.071   49,5%

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Embarques domésticos no GIG,  segundo a ANAC:

G3  12M18  2.886.799   12M19   3.165.810   +9,7%   ou +279.011

JJ                 1.096.375                      905.774   -17,4%        -190.601

O6                   940.950                       199.192   -78,8%       -741.758

AD                  264.842                        389.916   +47,2%     +125.074

total           5.188.966                     4.660.692   -10,2%       -528.274   e só não foi pior poque teve obras no SDU

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1 hour ago, VictorHugoBrando said:

A queda do movimento é grande mas é inversamente proporcional às tarifas de voar nonstop a partir do GIG... Tá quase impossível. 

Pergunta difícil... tá caro porque não tem concorrência ou porque não tem pax? ou, tá mais barato em GRU porque a JJ quer  manter o domínio em algumas rotas?

Pesquisa no Google Flights,  março ida 11 e volta 18:

GIG-BSB      JJ  343 a 553                        G3  296 a 504         AD 231 a 727 via CNF ou VCP       G3 é a líder em PAX

GRU-POA          283 a 651                               283                          312                                                 JJ 

GIG-POA            640 via GRU                          658 a 851               902 via VCP      

GRU-POA           316                                         348                          388                                                  JJ

GIG-SSA            841 a 964 via GRU               642 a 934                785 a 883  via VCP

GRU-SSA           408 a 626                              664 a 907               509 a 671                                       JJ

GIG-REC            863 a 1.079 via GRU            1.001                       762 a 933

GRU-REC          701 a 815                               1.090 a 1.263         852 a 1.004                                   JJ 

GIG-FOR           874 e 818 via GRU                939 a 1.070            1.348 via REC ou VCP ou com 2 CNX

GRU-FOR          850 a 1.109                            870 a 1.011            744  a 1.104                                  JJ 

Edited by TheJoker
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Corrigindo

GIG-BSB      JJ  343 a 553                        G3  296 a 504         AD 231 a 727 via CNF ou VCP       G3 é a líder em PAX

GRU-BSB           283 a 651                               283                          312                                                 JJ 

 

Edited by TheJoker
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É uma constatação, voar saindo do SDU tem sido muito mais barato até pra voos com escala. Lembro quando emiti SDU-GRU-JFK em Janeiro/19 e o preço de um GIG-GRU-JFK era 3x maior.

Eu acho sinceramente absurdo dizer que não tem passageiros.

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