Jump to content
Sign in to follow this  
RafaelBoaventura

PT-LTJ - 14/11/2019 - Aeródromo de Maraú - BA

Recommended Posts

8 minutes ago, Pliskin said:

O seguro sempre está envolvido, se o avião estava voando taca ou operando fora do envelope, o seguro não paga, mas geralmente essa parte o patrão q ñ é do ramo ñ fica sabendo

58 minutes ago, JEduardo said:

Alguns Citation são single esse não era, os single sempre tem o final 1(C501,C551),era taca porque eu sei que era taca, perguntem para qualquer um que estava no voo,quem cuidava disso era o próprio piloto, tem até site

Qual o site ?

com certeza não tiveram a oportunidade de tirar se realmente existe 

58 minutes ago, Bonotto said:

Com todo respeito JEduardo, mas acho que também não conhece o mundo dos realmente bilionários. ( não sei se este é caso do proprietário ok )

Eu sou um reles ser humano normal financeiramente (daqueles que tem que se preocupar com boletos kkk) mas conheci alguns bilionários ( não sei se o dono do avião era rico ou bilionario ); mas os que conheci

eram: cmte. Omar Fontana e o pai dele Atílio Fontana, ambos de frequentar casa. Conheci o Antonio Ermírio de Moraes, conheço até o hoje os donos da Prolan, que são os líderes de mercado industrial em plásticos no Brasil e são grandes no mundo.

Todos tinham vários aviões e tenho certeza que nenhum deles faria um TACA, é como 10 centavos no bolso. 

Este cidadão que é ( era ) dono do LTJ não conheço, mas se for um "bilionário" mesmo, acho difícil ter esta participação. Não estou defendendo ninguém, mas são realidades tão absurdas que não casariam no caso.

Número 6 na lista da Forbes deste ano, fortuna estimada em 3,4 bilhões de dólares 

1 hour ago, Bonotto said:

Acho que não abriu o link, segue lá:

4.1.1 Operação Single Pilot – operação na qual a tripulação mínima é constituída por apenas um piloto;

E da certificação:

The Cessna Citation II (Model 550) series of Citation jets are light corporate jets built by Cessna. Stretched from the Citation I, it was announced in September 1976, first flew on January 31, 1977 was certified in March 1978. The II/SP is a single pilot version, the improved S/II first flew on February 14, 1984 and the Citation Bravo upgraded with new avionics and P&WC PW530A turbofans on April 25, 1995, while the United States used it as the T-47. Production ceased in 2006 after 1184 were delivered.

A aeronave acidentada era Um Citation II dual pilot, habilitação de tipo C550.

Existe uma variante do Citation II que é SP (single pilot) que tem código de tipo C551, mas não era o do caso.

O item 4.4.1 não tem relevância alguma. Trata-se apenas de uma das definições dos termos utilizados na norma.  

• Like 1

Só para deixar claro, eu não estou afirmando que não era TACA, só estou achando prematuro afirmar que era TACA, pois não há, a meu ver, indícios de que seja, enquanto, por outro lado, há diversos indícios de que não parecia ser.

TACA é algo muito sério, então acusar alguém de TACA (e correr o risco de errar) é igualmente sério também. Noto uma moda atual de se acusar de TACA todo acidente que ocorre na aviação geral envolvendo algum passageiro que não era o dono da aeronave, mas prefiro adotar posição conservadora de só falar diante de evidências, até porque neste país ainda vigora a presunção de inocência, e não o contrário.

• Like 5

Se era taca ou ñ é o menos relevante nesse caso, o mais importante é se poderia operar naquela pista com aquele peso , naquela  temperatura e single pilot, o resto são detalhes q podem ter contribuido p a khda

• Like 1

2 hours ago, JEduardo said:

O seguro sempre está envolvido, se o avião estava voando taca ou operando fora do envelope, o seguro não paga, mas geralmente essa parte o patrão q ñ é do ramo ñ fica sabendo

não ta não e todo mundo sabe.

Se seguradoras se importassem com o minimo, cobrariam com mesmo afinco dos donos de aeronaves executivas o uso correto do avião ou a anulação da apólice (e consequente perda de aeronavegabilidade) que eles não se arriscariam.

Patrão que já fez TACA deveria pagar 4x o valor do seguro.

Piloto que já operou taca aumenta o custo do seguro.

já imaginou PF tendo de pagar DARF por evasão de divisa de TACA, já que os impostos devidos não foram recolhidos? 

Só quando dói no bolso de forma recorrente que eles (proprietários e contratantes) fazem de forma correta.

2 hours ago, Bonotto said:

Então, houveram sobreviventes. Eles poderão dizer se estavam pagando ou não.

Não é só dizer se pagaram ou não.

40 minutes ago, JEduardo said:

Se era taca ou ñ é o menos relevante nesse caso, o mais importante é se poderia operar naquela pista com aquele peso , naquela  temperatura e single pilot, o resto são detalhes q podem ter contribuido p a khda

É Super relevante na verdade né.

Falta de programa de treinamento, registro de treinamento, histórico de treinamento, estrutura organizacional, pressão para chegar no destino...

tem tanto perigo latente que operação clandestina expõe continuamente o operador e o ocupante que não tem como tirar isso dos outros fatores quando acidente ocorre.

Seguradora ñ fiscaliza ninguem, quem fiscaliza é a anac, , a seguradora faz um detalhamento enorme da apolice ( vc já viu uma ?) e daí p frente ela quer mais é q vc faça taca ou outras besteiras p ñ pagar a apolice

Taca ou ñ, ñ é um fator principal de um acidente é um agravante, o ponto principal é porque o piloto errou o pouso e arrancou o trem antes da cabeceira da pista

Ele já foi autuado por preenchimento inadequado de diário de bordo. 254 irregularidades... É tão difícil preencher um DB? E a multa foi salgada...

https://www.anac.gov.br/acesso-a-informacao/junta-recursal/decisoes-monocraticas/2019/marco/00066-055331-2015-15/@@display-file/dlb_arquivo/SEI_00066.055331_2015_15.pdf

Meus prezados

senti falta de algumas coisas do CR nesse tempo que ele esteve OFF, mas esse tópico mostra que talvez fosse melhor se não tivesse voltado. 

• Like 5

Por que? Poderia explicar? O que o tópico tá incomodando? Compartilha conosco

• Like 1

15 minutes ago, MRN said:

Por que? Poderia explicar? O que o tópico tá incomodando? Compartilha conosco

não preciso te explicar nada, deixei meu comentário apenas para que reflitam, cada um entende como quiser. 

21 minutes ago, aramarcos said:

não preciso te explicar nada, deixei meu comentário apenas para que reflitam, cada um entende como quiser. 

Frequento o fórum há 10 anos, e sempre teve polêmica. Mas, nem por isso deixo de participar, pois, como entusiasta, aprendi muita coisa sobre aviação por aqui.

As polêmicas que temos sempre foram fanboys de fabricante A x B x E ; fanboys de CNPJ; e como toda a internet briga de esquerda x Direita.

O negócio é participar, sem desrespeitar o ponto de vista alheio, e tentar ser claro nas respostas, para evitar margem de dupla interpretação (tá difícil isso hoje). Já escrevi muitas respostas por aqui, que apaguei antes de clicar em Submit Reply, pois não ia me acrescentar em nada me meter em polêmica de internet.

• Like 6
  • Thanks 4

1 hour ago, Eduardo Mello said:

...e tentar ser claro nas respostas, para evitar margem de dupla interpretação (tá difícil isso hoje)...

Pois é isso... Não entendi nada do comentário do aramarcos... E quando eu pergunto se poderia explicar, aramarcos, não é só pra mim, é para o grupo, até que se fosse SOMENTE pra mim, nem eu queria a tua explicação. Eu tenho a plena consciência de que você não tem que me explicar nada, até porque nem te conheço...

https://www.instagram.com/p/B4u0IPlpxuo/?igshid=1kyxujcnnj9kt

Vcs vão entender o pq do avião ter quebrado....

46 minutes ago, Jow das Galaxias said:

É o piloto do acidente? Não sou piloto, mas fiquei encucado com esse aviso de terreno na curta final e o povo dando risada. Esse procedimento é padrão para o Citation?

8 hours ago, aramarcos said:

senti falta de algumas coisas do CR nesse tempo que ele esteve OFF, mas esse tópico mostra que talvez fosse melhor se não tivesse voltado. 

Se quiser posso te descadastrar agora. Só pedir via MP.

• Like 3
  • Haha 9
  • Confused 1

18 hours ago, Jow das Galaxias said:

15 hours ago, Bonotto said:

Parece que o cara gostava de pousar na marca dos 1000....milimetros,

Por isso que lá na segunda página do post eu disse que faz sentido a teoria de que ele tenha feito a aproximação final abaixo da rampa, mirando nas faixas da cabeceira, talvez por estar mais pesado do que deveria. Mas temos que aguardar sair algum relatório para não tomar qualquer conclusão leviana.

Sobre a polêmica ou não do tópico, acredito que o contato radar é o único fórum onde se consegue um debate aberto sobre um acidente sem que as polêmicas escalem para agressões. E debater o que pode ter causado um acidente é importantíssimo sim, principalmente para quem é piloto, é um tipo de conhecimento que pode salvar vidas no futuro.

Edited by diasfly
  • Like 8

On 11/20/2019 at 12:13 AM, JEduardo said:

Seguradora ñ fiscaliza ninguem, quem fiscaliza é a anac, , a seguradora faz um detalhamento enorme da apolice ( vc já viu uma ?) e daí p frente ela quer mais é q vc faça taca ou outras besteiras p ñ pagar a apolice

Taca ou ñ, ñ é um fator principal de um acidente é um agravante, o ponto principal é porque o piloto errou o pouso e arrancou o trem antes da cabeceira da pista

Seguradora fiscaliza e monitora muito bem quando é do interesse dela.

Mas como existe a cultura de um passando a perna, com direito a seguradora poder tirar o corpo da jogada... Vamos defender o sistema viciado que só favorece corrupção de cima-a-baixo

On 11/20/2019 at 9:34 AM, MRN said:

Ele já foi autuado por preenchimento inadequado de diário de bordo. 254 irregularidades... É tão difícil preencher um DB? E a multa foi salgada...

quando você faz coisa errada não quer deixar registro.

Hoje faleceu a quarta vítima. Um rapaz de 26 anos. Os demais passageiros foram transferidos para São Paulo e o piloto teve alta.

21 minutes ago, teiacontabil said:

Hoje faleceu a quarta vítima. Um rapaz de 26 anos. Os demais passageiros foram transferidos para São Paulo e o piloto teve alta.

Infelizmente mais uma vítima desse acidente.

Ao menos o piloto poderá colaborar na investigação e prevenção de novas ocorrências.

Trata-se do outro piloto, Fernando Oliveira Vieira da Silva.

Faleceu a quarta vítima. O copiloto. Tinha 26 anos. Deus console a família!