Jump to content
Sign in to follow this  
A345_Leadership

LATAM CEO: ‘I don’t believe the government is willing to continue subsidising’ Aerolineas Argentinas

Recommended Posts

https://blueswandaily.com/latam-ceo-i-dont-believe-the-government-is-willing-to-continue-subsidising-aerolineas-argentinas/
November 15, 2019

LATAM Airlines Group CEO Enrique Cueto commented on changes to the Argentina market with the incoming government, stating: “I do not believe there will be a hard shift in the aviation policy” (Aviacion News/Reportur, 04/08-Nov-2019). He added that he believes “that probably some LCCs will leave either way”. Mr Cueto stated that the main point in the aero commercial policy in Argentina will be Aerolineas Argenti

Share this post


Link to post
Share on other sites

Argentina é uma incógnita,a cada governo uma nova novela, afirmar que não há lugar para tantas low cost é até plausível mas que eles abandonarão os bilhionarios  subsídios à AA, eu duvido, ainda mais esse governo que adora uma estatal

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu sou absurdamente contra, do ponto de vista ético, de gritaria ou comentários contra concorrente.

Aerolineas Argentinas SEMPRE foi subsidiada e está lá antes da Latam. 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 hours ago, Luckert said:

Argentina é uma incógnita,a cada governo uma nova novela, afirmar que não há lugar para tantas low cost é até plausível mas que eles abandonarão os bilhionarios  subsídios à AA, eu duvido, ainda mais esse governo que adora uma estatal

Aerolíneas é "patrimônio nacional" para os argentinos, mesmo que muitos nunca tenham voado. E todos os políticos aproveitam disso para usá-la, para o bem ou para o mal.

Uma vez eu vi uma propaganda dela e no final o narrador dizia algo assim "não levamos apenas pessoas, mas unimos o nosso país, pois esta é a missão da Aerolíneas Argentinas".

  • Sad 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estado dono de cia aérea em 2019 é absolutamente irracional. Fim de papo. Argentina é muito corporativista, dio santo.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 hours ago, naia said:

Estado dono de cia aérea em 2019 é absolutamente irracional. Fim de papo. Argentina é muito corporativista, dio santo.

A Itália que o diga

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se não me engano, Emirates e Qatar são estatais. TAP tem 50% de controle estatal. Air France - KLM também têm forte participação do estado. Deve ter outras por aí. Cia aérea deve ser um negocio meio complicado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 hours ago, Minas900 said:

Se não me engano, Emirates e Qatar são estatais. TAP tem 50% de controle estatal. Air France - KLM também têm forte participação do estado. Deve ter outras por aí. Cia aérea deve ser um negocio meio complicado.

Sim, várias são. Cia aérea não é fácil, mas eu sou absolutamente contrário ao estado ter participações em negócios dessa natureza. Pode fomentar a aviação de inúmeras outras maneiras. 

O @Luckert está certo: a Itália que o diga. 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema não é ser estatal, mas como sua gestão é apolítica e sem interferências externas. Bem gerida ela pode dar dividendos ao país, sempre lembro lá nos idos de 2002/2003 os anúncios do governo de Dubai com algum avião ao fundo da EK, superavitária. 

Penso que a questão é mais cultural e de sociedade. Aqui na América do Sul ser privada ou estatal tanto faz, vivem quebradas e dão calotes. Por outro lado países mais desenvolvidos forçam que a estatal seja uma empresa do Estado e ela tem que se financiar (SIA, Finnair, Copa, Emirates...). E outras que vivem de ingerência política (AR, AZ, TG, MH, SA...).

De certa forma, a LATAM gostava da proteção da Casa Rosada para a Aerolíneas. Ao barrar a entrada de novos players, parcialmente a LATAM Argentina era beneficiada. Não era de estranhar que a filial argentina teve lucros alguns anos atrás, enquanto o resto da holding estava no vermelho.

Hoje, mesmo fechando o mercado, haverá as eficientes JetSmart, Flybondi e Norwegian para competir, diferente quando ela era a única alternativa à AR.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade