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jambock

Voos da Gol entre Caxias e Guarulhos serão encerrados neste domingo 17/11

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Voos da Gol entre Caxias e Guarulhos serão encerrados neste domingo

Empresa confirma o cancelamento por "motivos estratégicos"

Os voos da companhia Gol entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, serão encerrados oficialmente neste domingo (17). De acordo com a empresa aérea, em decisão divulgada ainda no mês de outubro, a justificativa para o cancelamento dos itinerários são "motivos estratégicos".

Os voos, que ocorriam às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos, com pousos às 13h45min e decolagens às 14h15min, já estavam sendo cancelados gradativamente. O último itinerário será realizado neste domingo (17).

 O diretor do Aeroporto Hugo Cantergiani, Maurício D'Avila, afirma que os voos da Gol eram os mais movimentados do terminal caxiense e atingiam taxa média de ocupação entre 85% e 90%.  

— Nos confirmaram que o cancelamento se deu por reestruturação da malha viária, apesar de ser o nosso melhor voo. Não tem justificativa uma companhia aérea retirar um voo desses, na minha opinião — lamentou D'Avila.

O diretor informa que não há perspectiva de que o voo seja novamente reativado em Caxias, porém, garante que a administração busca alternativas.

— Não sinalizaram (a Gol) nenhuma intenção de retomar  o voo.  Vamos tentar investir na infraestrutura para atrair novas companhias e itinerários. A Azul informou que deve adquirir novas aeronaves. Também vamos tentar tratar com eles essa possibilidade — informou o diretor.

Com o encerramento, Caxias passa a ter três opções diárias. A Gol mantém dois itinerários para Congonhas com pouso às 10h30min e decolagem às 11h10min;  e com pouso 18h30min e decolagem 19h10min. Já a Azul opera a linha Caxias do Sul-Campinas, com pouso 15h30min e decolagem 16h10min. 

Fonte: GaúchaZH 16 nov 2019

 

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7 hours ago, jambock said:

Meus prezados

Voos da Gol entre Caxias e Guarulhos serão encerrados neste domingo

Empresa confirma o cancelamento por "motivos estratégicos"

Os voos da companhia Gol entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, serão encerrados oficialmente neste domingo (17). De acordo com a empresa aérea, em decisão divulgada ainda no mês de outubro, a justificativa para o cancelamento dos itinerários são "motivos estratégicos".

Os voos, que ocorriam às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos, com pousos às 13h45min e decolagens às 14h15min, já estavam sendo cancelados gradativamente. O último itinerário será realizado neste domingo (17).

 O diretor do Aeroporto Hugo Cantergiani, Maurício D'Avila, afirma que os voos da Gol eram os mais movimentados do terminal caxiense e atingiam taxa média de ocupação entre 85% e 90%.  

— Nos confirmaram que o cancelamento se deu por reestruturação da malha viária, apesar de ser o nosso melhor voo. Não tem justificativa uma companhia aérea retirar um voo desses, na minha opinião — lamentou D'Avila.

O diretor informa que não há perspectiva de que o voo seja novamente reativado em Caxias, porém, garante que a administração busca alternativas.

— Não sinalizaram (a Gol) nenhuma intenção de retomar  o voo.  Vamos tentar investir na infraestrutura para atrair novas companhias e itinerários. A Azul informou que deve adquirir novas aeronaves. Também vamos tentar tratar com eles essa possibilidade — informou o diretor.

Com o encerrameota nto, Caxias passa a ter três opções diárias. A Gol mantém dois itinerários para Congonhas com pouso às 10h30min e decolagem às 11h10min;  e com pouso 18h30min e decolagem 19h10min. Já a Azul opera a linha Caxias do Sul-Campinas, com pouso 15h30min e decolagem 16h10min. 

Fonte: GaúchaZH 16 nov 2019

 

  Estranho a GOL cancelar uma rota com LF de mais de 85% e justificar estratégia.

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1 hour ago, Rogger.gig said:

  Estranho a GOL cancelar uma rota com LF de mais de 85% e justificar estratégia.

Não era isso tudo. Talvez o yield é que não era bom.

 

https://forum.contatoradar.com.br/index.php?/topic/125512-gol-lança-voo-ligando-guarulhos-a-caxias-do-sul-rs/page/2/

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Just now, TheJoker said:

Eu dei uma pesquisa nos dados da ANAC, de julho e agosto/19,de fato o LF da rota esta abaixo de 85%.julho apurei 76% e agosto/19 81%.

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5 hours ago, Rogger.gig said:

  Estranho a GOL cancelar uma rota com LF de mais de 85% e justificar estratégia.

Rogger,  LF pode até ser alto, mas como o Jokker explicou, essa rota pelo visto afetou o resultado da rota CXJ-CGH.

 
No fim a Gol mirou a conectividade para além de São Paulo (Nordeste por exemplo), mas pelo visto o benefício financeiro (a receita) não se transforma em benefício econômico (lucro) em medida que supere tanto o custo do capital da empresa tanto o nível mínimo de rentabilidade pretendido. E em julho que deveria ser o melhor mês de uma rota com capilaridade mais forte, ela apresentou resultado ruim.

E se ela ainda por cima afeta o resultado da rota de Congonhas é sinal que operar voos para dois aeroportos 30Km distantes entre eles não induziu demanda adicional suficiente (pode ser que essa rota tenha um componente O&D muito alto - o que transparece com um julho mais fraco que agosto - então você divide os passageiros, reduz tarifa média e  o que traz de adicional só vem se você oferece uma tarifa para a conexão que não atinge o desejado).

Pode ser que o horário não ajudou. Aliás a grande oportunidade hoje em Caxias é para uma cia que pouse no fim da noite e decole no primeiro horário da manhã. Mas esse horário não seria funcional para GRU. 

 

 

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31 minutes ago, LipeGIG said:

Rogger,  LF pode até ser alto, mas como o Jokker explicou, essa rota pelo visto afetou o resultado da rota CXJ-CGH.

 
No fim a Gol mirou a conectividade para além de São Paulo (Nordeste por exemplo), mas pelo visto o benefício financeiro (a receita) não se transforma em benefício econômico (lucro) em medida que supere tanto o custo do capital da empresa tanto o nível mínimo de rentabilidade pretendido. E em julho que deveria ser o melhor mês de uma rota com capilaridade mais forte, ela apresentou resultado ruim.

E se ela ainda por cima afeta o resultado da rota de Congonhas é sinal que operar voos para dois aeroportos 30Km distantes entre eles não induziu demanda adicional suficiente (pode ser que essa rota tenha um componente O&D muito alto - o que transparece com um julho mais fraco que agosto - então você divide os passageiros, reduz tarifa média e  o que traz de adicional só vem se você oferece uma tarifa para a conexão que não atinge o desejado).

Pode ser que o horário não ajudou. Aliás a grande oportunidade hoje em Caxias é para uma cia que pouse no fim da noite e decole no primeiro horário da manhã. Mas esse horário não seria funcional para GRU. 

 

 

Lipe, o problema de operar em CXJ nesses horários sugeridos é a meteorologia. 

Operando diurno o voo já te um índice de alternado altíssimo, se colocar a noite com saída no amanhecer deve piorar ainda mais.

É praxe as empresas decolagem para CXJ considerando só o sobrevoo e já prosseguir para POA.

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54 minutes ago, IceAir said:

Lipe, o problema de operar em CXJ nesses horários sugeridos é a meteorologia. 

Operando diurno o voo já te um índice de alternado altíssimo, se colocar a noite com saída no amanhecer deve piorar ainda mais.

É praxe as empresas decolagem para CXJ considerando só o sobrevoo e já prosseguir para POA.

Por causa disso, muita gente acaba usando POA para ir a Caxias a região. CGH cobre o tráfego corporativo e quem tem SP como destino final (além de cnxs a partir de CGH) e a AD cobre o resto ligando aquela região do Norte Gaúcho a quase 60 cidades no Brasil, além de Europa (LIS/OPO) e Am do Norte (FLL/MCO). O fato do horário também acabou prejudicando este voo. Que a Gol use este slot e aeronave para um outro destino mais rentável a partir de GRU.

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3 hours ago, LipeGIG said:

Rogger,  LF pode até ser alto, mas como o Jokker explicou, essa rota pelo visto afetou o resultado da rota CXJ-CGH.

 
No fim a Gol mirou a conectividade para além de São Paulo (Nordeste por exemplo), mas pelo visto o benefício financeiro (a receita) não se transforma em benefício econômico (lucro) em medida que supere tanto o custo do capital da empresa tanto o nível mínimo de rentabilidade pretendido. E em julho que deveria ser o melhor mês de uma rota com capilaridade mais forte, ela apresentou resultado ruim.

E se ela ainda por cima afeta o resultado da rota de Congonhas é sinal que operar voos para dois aeroportos 30Km distantes entre eles não induziu demanda adicional suficiente (pode ser que essa rota tenha um componente O&D muito alto - o que transparece com um julho mais fraco que agosto - então você divide os passageiros, reduz tarifa média e  o que traz de adicional só vem se você oferece uma tarifa para a conexão que não atinge o desejado).

Pode ser que o horário não ajudou. Aliás a grande oportunidade hoje em Caxias é para uma cia que pouse no fim da noite e decole no primeiro horário da manhã. Mas esse horário não seria funcional para GRU. 

 

 

  Grato Lipe pelos esclarecimentos .

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8 hours ago, IceAir said:

Lipe, o problema de operar em CXJ nesses horários sugeridos é a meteorologia. 

Operando diurno o voo já te um índice de alternado altíssimo, se colocar a noite com saída no amanhecer deve piorar ainda mais.

É praxe as empresas decolagem para CXJ considerando só o sobrevoo e já prosseguir para POA.

Penso que se você pernoita em CXJ o risco se reduz. 

O problema hoje é que todo voo chega e parte imediatamente.

Se o voo chegar as 20h e tiver que ser alternado, teria tempo suficiente para ajustar a operação uma vez que em tese a tripulação para o próximo voo teria que ser independente da tripulação que chega. 

E voltamos a questão da infra-estrutura. Se CXJ é um aeroporto que precisa de tecnologia para aumentar a confiabilidade da operação, que seja implementado ILS II ou o que mais for necessário. 

 

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