A345_Leadership Posted November 18, 2019 Share Posted November 18, 2019 Ligação da Latam terá escala mensal no país vizinho, que teme endosso à soberania britânica das ilhas 18.nov.2019 às 2h00 SÃO PAULO Igor Gielow O governo argentino pediu que nenhuma autoridade federal brasileira comentasse ou prestigiasse o lançamento de novo voo ligando São Paulo às ilhas Falklands, conhecidas no país vizinho como Malvinas. O motivo é o temor de uma crise política decorrente do estabelecimento da rota, que terá duas escalas mensais, uma de ida e outra volta, na cidade argentina de Córdoba. Ele será feito pela chileno-brasileira Latam e começa a operar na próxima quarta (20) com um Boeing 767-300ER. O pedido, informal, chegou por meio de canais diplomáticos e foi aceito pelo Itamaraty. A preocupação de Buenos Aires é que a eventual presença de políticos em eventos relacionados à inauguração do serviço passasse a impressão de que o Brasil endossa a soberania do Reino Unido sobre as ilhas. O Brasil reconhece o pleito argentino sobre o arquipélago e chama as ilhas de Malvinas. As Falklands foram objeto de uma guerra entre argentinos e britânicos, em 1982. Em decadência política, a ditadura argentina liderada pelo general Leopoldo Galtieri invadiu o arquipélago. A então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher decidiu enviar uma força naval para retomar o território, o que conseguiu 74 dias depois da invasão. Como resultado, morreram 649 argentinos, 255 britânicos e três ilhéus. A ditadura argentina entrou em colapso a seguir. Pessoas que acompanharam o caso na diplomacia brasileira dizem que não havia nenhuma perspectiva de tal endosso de políticos ao lançamento ou ao voo em si, o que mostra o quão sensível ainda é a questão das Falklands no vizinho, em especial neste momento —o governo de Mauricio Macri foi derrotado nas urnas pelo peronista Alberto Fernández em outubro. Ao responder ao cumprimento britânico pela vitória, o futuro presidente iniciou seu texto dizendo que não renunciaria ao desejo de governar as ilhas. A questão é que a rota, na prática, é uma ligação disfarçada entre a Argentina e as ilhas. Não é algo inédito: a Latam opera desde 1999 um voo semelhante, que sai de Punta Arenas (Chile) e faz a mesma escala dupla mensal na argentina Río Gallegos. À época, houve uma chuva de críticas sobre o que seria um reconhecimento indireto de que as ilhas são britânicas. As Falklands foram incorporadas ao Império Britânico em 1833, e são hoje um território ultramarino de Londres. E o são por opção de 99,8% de seus cerca de 3.400 habitantes, segundo plebiscito realizado sobre o tema em 2013. A reivindicação argentina vem do fato de que, antes de 1833, o país foi um dos que disputou a colonização das ilhas —o primeiro assentamento local foi francês, em 1764. A inauguração da rota paulistana foi duramente criticada, especialmente por políticos peronistas como Rosana Bertone, a governadora da Província da Terra do Fogo. O voo inaugurado em 1999 e o novo foram estabelecidos em governos de oposição ao peronismo —Carlos Menem antes e Macri agora—, mas os governos peronistas dominados pela família Kirchner entre eles nada fizeram para suspendê-los. Desde 2016, já sob Macri, a Argentina e o Reino Unido vinham tomando medidas de confiança mútua sobre as ilhas. No fim de outubro deste ano, Londres devolveu a pequena estátua de Nossa Senhora de Luján, tomada dos soldados invasores argentinos que levaram a imagem da padroeira de seu país para as ilhas em 1982. O papa Francisco, que é argentino e próximo do peronismo, abençoou o objeto no Vaticano. Além da questão histórica, há interesses econômicos. A prospecção de petróleo no entorno das Falklands está travada devido ao fato de a Argentina reivindicar também as águas territoriais da região. Hoje, as ilhas são autossuficientes. Têm um Produto Interno Bruto anual equivalente a R$ 540 milhões, oriundos da pesca, da lã de suas 500 mil ovelhas e do turismo, mas o petróleo é o que chama atenção: as reservas sob o mar estão estimadas em 1 bilhão de barris —hoje o Brasil todo tem 12 vezes isso. O voo da Latam sairá duas vezes por mês de São Paulo, uma delas com escala em Córdoba, rumo ao aeródromo de Mount Pleasant. O lugar abriga os mais avançados caças do Hemisfério Sul, usualmente operando quatro modelos Eurofighter Typhoon. https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/11/argentina-pede-discricao-ao-brasil-sobre-voo-sp-malvinas.shtml 1 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted November 25, 2019 Share Posted November 25, 2019 Report sobre o voo inaugural. https://historiasdomar.blogosfera.uol.com.br/2019/11/25/sem-passageiros-o-quase-secreto-voo-inaugural-do-brasil-para-as-malvinas/ Quote Link to post Share on other sites
gabriel P Posted November 25, 2019 Share Posted November 25, 2019 A mesma tripulação da ida volta no mesmo dia? Como que funciona neste caso? Estava curioso pra saber. Quote Link to post Share on other sites
Luckert Posted November 25, 2019 Share Posted November 25, 2019 Tripulação de revezamento Quote Link to post Share on other sites
Luckert Posted November 25, 2019 Share Posted November 25, 2019 Será que é tão vantajoso um voo desses? Sem nenhum passageiro ,só autoridades e repórteres? Sem poder divulgar o voo ✈️, só com ajuda do governo britânico? Quote Link to post Share on other sites
Kal_Center Posted November 26, 2019 Share Posted November 26, 2019 12 hours ago, Luckert said: Será que é tão vantajoso um voo desses? Sem nenhum passageiro ,só autoridades e repórteres? Sem poder divulgar o voo ✈️, só com ajuda do governo britânico? De certo vão tirar do caixinha do voo de Punta Arenas que vive cheio o ano todo e é operado por A320. A carga paga pra mobilizar um 767 deve cobrir os gastos tbm. Acho que com o tempo, pela logística vindo de LHR ser ótima por GRU, aumente a ocupação. 1 Quote Link to post Share on other sites
A345_Leadership Posted November 26, 2019 Author Share Posted November 26, 2019 Salvo engano esta rota é subsidiada e sempre foi desejo de Falklands de ter esta ligação com o Brasil. Quote Link to post Share on other sites
Leirbag Posted November 26, 2019 Share Posted November 26, 2019 A rota é subsidiada, tanto que foi o Governo das Falklands que abriu um tender com interessados em operar a rota. Se não me engano, houve 3 empresas se candidatando (Latam e GOL entre elas) e a Latam foi a vencedora. Quote Link to post Share on other sites
Luckert Posted November 26, 2019 Share Posted November 26, 2019 2 hours ago, A345_Leadership said: Salvo engano esta rota é subsidiada e sempre foi desejo de Falklands de ter esta ligação com o Brasil. Mas quem teria interesse em subsidiar um voo destes ? Os 3mil e poucos moradores que não podem subsidiar? Brasil não o faz nem aqui, Inglaterra teria algo a ganhar???? Quote Link to post Share on other sites
A345_Leadership Posted November 26, 2019 Author Share Posted November 26, 2019 56 minutes ago, Luckert said: Mas quem teria interesse em subsidiar um voo destes ? Os 3mil e poucos moradores que não podem subsidiar? Brasil não o faz nem aqui, Inglaterra teria algo a ganhar???? Por um motivo só, nada importante: Las Malvinas son argentinas! 1 Quote Link to post Share on other sites
Luckert Posted November 26, 2019 Share Posted November 26, 2019 6 minutes ago, A345_Leadership said: Por um motivo só, nada importante: Las Malvinas son argentinas! Son argentinas, pero no 1 Quote Link to post Share on other sites
Schonarth Posted November 26, 2019 Share Posted November 26, 2019 2 hours ago, Luckert said: Mas quem teria interesse em subsidiar um voo destes ? Os 3mil e poucos moradores que não podem subsidiar? Brasil não o faz nem aqui, Inglaterra teria algo a ganhar???? O prazer de irritar a Argentina é um baita ganho para Inglaterra. 2 Quote Link to post Share on other sites
aguedes Posted January 29, 2020 Share Posted January 29, 2020 Alguém tem informação de como anda a ocpação deste voo ? Quote Link to post Share on other sites
chico Posted January 29, 2020 Share Posted January 29, 2020 (edited) 4 hours ago, aguedes said: Alguém tem informação de como anda a ocpação deste voo ? Pesquisando na planilha da ANAC, tem os números de Novembro e Dezembro (detalhe é que a ANAC coloca Port Stanley - país: Maldivas...): - Novembro: dois voos MPN-GRU, e um GRU-MPN: total de 663 assentos, para apenas 69 passageiros pagos (+4 grátis): LF de 10,4%...carga paga e correio: zero (somente 308 Kg de carga grátis) - Dezembro: três voos MPN-GRU, e dois GRU-MPN: total de 1.105 assentos para 96 passageiros pagos (+2 grátis): LF de 8,7%...de carga paga foram 3.341 Kgs, além de 542 Kgs de carga grátis... Teria de ver os Números de MPN - Cordoba, que eu não consegui achar na planilha... Mas salvo o governo inglês / ilhas Falkland estar subsidiando totalmente o voo, o prejú vem sendo grande, pois nem o volume de carga vem sendo razoável - não chega a 1.000 Kgs por voo...desse jeito poderiam tranquilamente usar A320, mas a LATAM ainda possui A320 "maritimizado" ??? Edited January 29, 2020 by chico Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted January 30, 2020 Share Posted January 30, 2020 JJ nov19 dez19 GRU-COR 129 volta 0 98 volta 147 GRU-PMN 53 16 56 40 GRU-COR 82,4% 7,2% 69,7% 84,6% Caiu pela metade.... 4M JJ GRU-COR nov 1.893 13 voos 83,7% volta 1.810 13 80,0% nov18 3.720 volta 3.584 dez 1.953 13 86,3% 1.807 13 79,9% dez18 3.620 3.864 Quote Link to post Share on other sites
rmborges Posted January 30, 2020 Share Posted January 30, 2020 Talvez o preço das passagens justifique a falta de demanda. Quote Link to post Share on other sites
Kal_Center Posted January 30, 2020 Share Posted January 30, 2020 Esse voo não ia operar só de novembro a março? Foi o que eu tinha entendido. Quote Link to post Share on other sites
Luckert Posted January 30, 2020 Share Posted January 30, 2020 5 hours ago, rmborges said: Talvez o preço das passagens justifique a falta de demanda. Essa rota nunca foi divulgada na imprensa,site da empresa, só apareceu em alguns sites ligados à aviação, muito estranho não divulgarem um destino que sequer é turístico Quote Link to post Share on other sites
PR-AIU Posted January 30, 2020 Share Posted January 30, 2020 O voo é subsidiado pelo governo local Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 1, 2020 Share Posted February 1, 2020 Sobre turismo nas Falklands, e as expectativas do novo voo. https://www.independent.co.uk/travel/news-and-advice/falkland-islands-tourism-flights-raf-latam-war-sao-paulo-a9165736.html Quote Link to post Share on other sites
51Tucano Posted February 1, 2020 Share Posted February 1, 2020 Nonsense Airlines Rotas: Gru-MPN, CCS-DAM-THR Lembram de mais alguma??? Quote Link to post Share on other sites
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