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TheJoker

Latam demostra interesse na Rota GRU-DOH

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Por Marcos Martins

18/11/2019

 

O Grupo Latam Airlines anunciou hoje que continua avaliando novas rotas, incluindo uma entre São Paulo e Doha (Catar), sujeita à viabilidade operacional. Essa rota complementaria o código compartilhado bilateral entre Latam Airlines Brasil e Qatar Airways, implementado em outubro de 2019, além de mais opções para o Oriente Médio, Ásia e África.

A empresa também informou que seguirá ampliando a sua operação internacional no Peru com mais frequências de Lima para Miami (Estados Unidos), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai).

A partir de 1º de janeiro de 2020, aumentará sua operação entre Lima e Assunção, saltando de quatro voos semanais para um voo diário, em aeronaves A320. A partir da mesma data, oferecerá um voo diário de Lima para Montevidéu (Uruguai).

Já a partir de 1º de junho de 2020 vai operar três voos diários entre Lima e Miami com aeronaves Boeing 767, adicionando um voo diário (170 mil assentos extras ao ano na rota). Em 14 de novembro de 2019, a Latam Airlines Peru iniciou suas operações de Lima para Brasília (Brasil). Já em dezembro, abrirá as novas rotas Lima-Montego Bay (Jamaica) e Lima-Porto Alegre (Brasil). O início da rota Lima-Concepción (Chile) ocorrerá em 4 de janeiro do próximo ano.

“As novas frequências e voos vão oferecer aos nossos passageiros ainda mais opções de viagens e melhores conexões a partir de Lima, um dos hubs mais importantes do grupo. E como parte do nosso compromisso de oferecer a maior conectividade da América Latina e de sermos a primeira opção para os passageiros da região, seguiremos avaliando oportunidades para expandir a nossa rede de destinos e nossas operações”, afirma o vice-presidente comercial do Grupo Latam, Roberto Alvo.

Com o crescimento, o Grupo Latam começa 2020 operando em Lima 145 voos diariamente com origem ou destino para 57 destinos, incluindo 20 aeroportos no Peru e outros 36 na América do Sul, Caribe, América do Norte e Europa.

 

https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2019/11/latam-aumenta-operacoes-internacionais-em-lima-e-avalia-sp-doha_169286.html

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LATAM diz estar avaliando voo entre São Paulo e Doha

PonteAérea.net - disponível em https://ponteaerea.net/2019/11/18/latam-diz-estar-avaliando-voo-entre-sao-paulo-e-doha/

Em comunicado à imprensa na tarde de hoje (18), a LATAM informou que está avaliando a possibilidade de um voo direto ligando São Paulo (Guarulhos) a Doha, capital do Catar, no Oriente Médio.

Além de ser a capital do país com o quinto maior PIB per capita do mundo, de acordo com dados do FMI, Doha é o hub da Qatar Airways, que possui 10% das ações do grupo LATAM.

Apesar de não fornecer mais informações, a companhia afirma na nota que esse voo “complementaria o código compartilhado bilateral [codeshare] entre LATAM Airlines Brasil e Qatar Airways, implementado em outubro de 2019, e facilitaria mais e melhores opções de viagens no Oriente Médio, Ásia e África”.

Atualmente a Qatar Airways voa diariamente entre Buenos Aires e Doha com uma escala em Guarulhos. Entretanto, devido à crise diplomática envolvendo o Catar e quatro países da região, atualmente o voo precisa fazer uma rota muito maior do que se pudesse sobrevoar a Arábia Saudita, o que implica em custos maiores para a companhia. Segundo a Airways Magazine, o voo ficou uma hora mais longo com a restrição.

Caso a LATAM chegue a operar esse voo, poderá realizar a rota mais curta, já que as sanções, de acordo com a Al Jazeera, se aplicam apenas a aeronaves registradas no Catar. Já que, com o acordo de codeshare, tanto LATAM quanto a Qatar vendem assentos nessa rota, essa poderia ser uma forma da empresa nacional do Catar “driblar” o bloqueio imposto pelos países vizinhos.

Edited by PR-AIU

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1 hour ago, c2500 said:

Voaria no lugar da Qatar?

Provavelmente substituiria algumas frequências apenas pelo apelo de marketing já visando até mesmo a copa do mundo.

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Entendo o apelo em voar GRU-DOH sem desvios.

 

Mas somente se montassem um serviço mega diferenciado nessa rota. Porque não tem comparação o serviço das duas. Sem o bling bling e as suites luxuosas a LA teria que ser muito competitiva em termos de preço para concorrer com a EK - que devera ser extremamente agressiva para jogar areia na sopa da Latam. 

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Eu duvido que a Latam vá substituir a Qatar. Esse voo seria frequência adicional. A Qatar não vai largar os mercados do Brasil/Argentina.

A Qatar tem forte relação com a Am do Sul, patrocina a Copa Libertadores e o Boca Juniors. Não faz sentido fazer esse investimento e sair desse mercado.

A empresa há tempos tem intenção de aumentar oferta ao Brasil. Havia, inclusive, anunciado GIG-SCL em 2017, mas com o blockade os planos foram cancelados.

O voo pra GRU-EZE tem alta ocupação, deve operar com média de 90%. Deixar essa rota só com a Latam seria entregar de bandeja pra Emirates todo o público premium que lota a Business do voo por causa da QSuite.

Um eventual voo da Latam não teria as restrições de espaço aéreo e poderia sobrevoar a Arabia Saudita, tendo uma duração de 1h a menos que o atual voo da Qatar. Esse novo voo poderia pousar por volta de 5-6h da manhã em DOH e conectar com o banco de conexões do início da manhã. Além disso, é provável que esse voo tenha origem em SCL e faça parada em GRU ou GIG e prossiga pra Doha, então seria uma forma da Qatar entrar no mercado do Chile via Latam, além de driblar o blockade.

Lembrando que há algumas semanas houve o encontro de todo o Board da Latam em Doha, então provavelmente foi traçada alguma estratégia nesse sentido. É esperar pra ver o que vai sair.

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3 hours ago, Schonarth said:

Provavelmente substituiria algumas frequências apenas pelo apelo de marketing já visando até mesmo a copa do mundo.

Acho que você acertou na mosca trazendo essa hipótese.

Mas vamos ver que capítulos vão ser escritos com a saída da Latam da OneWorld, atual aliança da Qatar.

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Segundo o Panrotas, o voo complementaria o existente da QR.

Pode ser também uma forma da Qatar manter influência na LATAM depois do acordo com a Delta.

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1 hour ago, LipeGIG said:

Acho que você acertou na mosca trazendo essa hipótese.

Mas vamos ver que capítulos vão ser escritos com a saída da Latam da OneWorld, atual aliança da Qatar.

OneWorld neste caso " doesn't matter " a QR e socia do negocio tem claro " interesse mutuo " ...  

O sentido esta:

No recente movimento feito de aumento do CODESHARE  e provavel de negocios com o Brasil - Oriente Medio / Asia ( China Japao ), COPA etc pode sinalizar aumento de trafego.  capta transito e converge para ambas em ambos os sentidos de AUH para toda Asia Oriente e de GRU/SP para America do Sul. Conectividade facil. Mais facil do que via Europa que a LA deve ter maior dificuldade com a sua saida da OW.

Sem falar em ganho de rota sem desvio, mannutencao pesada que hoje e feita em AUH...

Edited by BLUE - SBKP -

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Será que a estratégia é essa da matéria? Sinceramente eu acho que funciona, se a Qatar arar de voar pra GRU. 

 

Deu pra perceber que não era prioridade da Qatar desenvolver as operações, no Brasil, visto o cancelamento do GIG-SCL.

 

https://www.aeroin.net/latam-anuncia-voo-para-o-catar-mas-sera-que-a-rota-comporta-duas-empresas/

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As ocupações da emirates com o voo diario mais aquele outro que segue para SCL já estavam bem baixas não?

Dúvido que na atual situação tenha espaço para mais um voo para o oriente médio, visto que esses voos já concorrem com o da turkish e com o da ethiopian 

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13 minutes ago, FCRO said:

As ocupações da emirates com o voo diario mais aquele outro que segue para SCL já estavam bem baixas não?

Dúvido que na atual situação tenha espaço para mais um voo para o oriente médio, visto que esses voos já concorrem com o da turkish e com o da ethiopian 

Espaço talvez, mas como a LATAM irá competir com um produto inferior ao da Emirates e da Qatar? 

Ao meu ver essa não é uma rota sensível ao preço, que é o único lugar que a LATAM pode atacar.

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A Latam Chile pode usar os 787 com a nova cabine de Business no SCL-GRU-DOH, saindo de GRU entre 00h e 01h pra pegar o grande banco de voos DOH-Ásia que sai de DOH entre 01:00 a.m. e 02:00 a.m.

 

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 SCL-GRU-DOH 3vps 789

GRU-DOH4vps A359

Seria possível? Também acho muito pertinente começar o voo no Chile, pelo menos algumas frequências. 

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3 hours ago, FCRO said:

As ocupações da emirates com o voo diario mais aquele outro que segue para SCL já estavam bem baixas não?

Dúvido que na atual situação tenha espaço para mais um voo para o oriente médio, visto que esses voos já concorrem com o da turkish e com o da ethiopian 

Há mais de 6 meses que a rota DXB GRU SCL foi descontinuada. Agora a DXB GIG EZE que era diário, reduziu para 4 Vps e 3 vps é DXB GIG SCL. DXB GRU segue diário e com os A388.

 

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1 hour ago, boulosandre said:

Há mais de 6 meses que a rota DXB GRU SCL foi descontinuada. Agora a DXB GIG EZE que era diário, reduziu para 4 Vps e 3 vps é DXB GIG SCL. DXB GRU segue diário e com os A388.

 

Então se a Emirates não conseguiu manter 2 diários algumas vezes por semana em GRU, o que dizer de DOH

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1 hour ago, FCRO said:

Então se a Emirates não conseguiu manter 2 diários algumas vezes por semana em GRU, o que dizer de DOH

 

Diminuiu devido às obras na pista de DXB, não pela demanda.

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8 hours ago, Schonarth said:

Ao meu ver essa não é uma rota sensível ao preço, que é o único lugar que a LATAM pode atacar.

DOH não, mas Líbano, China, Tailândia, Japão, etc sim.

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6 hours ago, Delmo said:

 

Diminuiu devido às obras na pista de DXB, não pela demanda.

 

Foi pela demanda sim....

 

Obras em DXB ja acabaram!

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Esse voo não vai ser concorrência com a Qatar. Vai ser uma operação da Qatar camuflada de Latam. Não duvido que haja algum tipo de compromisso de assumir os custos, enquanto a Latam fornece tripulação/avião.

Com o blockade ficou inviável pra QR aumentar voos pro Brasil usando aeronaves próprias, já que os desvios penalizam muito o voo, tanto que o GIG-SCL nunca foi lançado e no release de resultados da empresa esse ano o próprio CEO cita que o blockade impediu uma planejada expansão da empresa na Am do Sul e alguns destinos da Africa.

A Qatar é dona de 10% da Latam, o voo vai ser code-share e muito provavelmente vai decolar em torno de 5-6h depois do atual GRU-DOH para pousar em torno de 5-6am e conectar com o banco de voos da manhã da QR, que decola predominantemente entre 7-10am. O atual voo da Qatar pousa por volta de meia noite em Doha e já conecta com o banco de voos da madrugada, que decola entre 1-3am.

 

Agora, quantas vezes na semana vai ser, se será operado pelo Chile ou pelo Brasil, se vai ser 787 ou A350 e etc tem que esperar, ainda estão fazendo o estudo de viabilidade e parece que o SNA entrou na jogada para propor um ACT flexibilizando algumas coisas para que o voo seja operado pelo Brasil.

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6 hours ago, Leirbag said:

Esse voo não vai ser concorrência com a Qatar. Vai ser uma operação da Qatar camuflada de Latam. Não duvido que haja algum tipo de compromisso de assumir os custos, enquanto a Latam fornece tripulação/avião.

Com o blockade ficou inviável pra QR aumentar voos pro Brasil usando aeronaves próprias, já que os desvios penalizam muito o voo, tanto que o GIG-SCL nunca foi lançado e no release de resultados da empresa esse ano o próprio CEO cita que o blockade impediu uma planejada expansão da empresa na Am do Sul e alguns destinos da Africa.

A Qatar é dona de 10% da Latam, o voo vai ser code-share e muito provavelmente vai decolar em torno de 5-6h depois do atual GRU-DOH para pousar em torno de 5-6am e conectar com o banco de voos da manhã da QR, que decola predominantemente entre 7-10am. O atual voo da Qatar pousa por volta de meia noite em Doha e já conecta com o banco de voos da madrugada, que decola entre 1-3am.

 

Agora, quantas vezes na semana vai ser, se será operado pelo Chile ou pelo Brasil, se vai ser 787 ou A350 e etc tem que esperar, ainda estão fazendo o estudo de viabilidade e parece que o SNA entrou na jogada para propor um ACT flexibilizando algumas coisas para que o voo seja operado pelo Brasil.

 

E com isso mata o provavel voo SCL - GIG - DOH.

Edited by BLUE - SBKP -

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Conflitos de Interesses rolando.

Latam parece relutante em colocar tripulação Brasileira para voar.

 

Tem até o SNA no jogo.

 

Ahh os Chilenos..

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2 hours ago, Mister.Eslátes said:

Conflitos de Interesses rolando.

Latam parece relutante em colocar tripulação Brasileira para voar.

 

Tem até o SNA no jogo.

 

Ahh os Chilenos..

 

A nva lei n ajuda. 

Eles estao recebendo novos B789  talvez ai o interesse. Libera 787 para abertura de novos voos.

Menor densidade do B787 9 *   30J  57Y+ 216Y = 303

 

Vem logo a mente o B787 8 se for bem faz o upgauge

Edited by BLUE - SBKP -

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Se comparar densidade dos X B787 8 247    A350 348

767deve ser carta fora devido a nva lei

Edited by BLUE - SBKP -

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