Jump to content
Sign in to follow this  
FCRO

Vôo doméstico no Irã

Recommended Posts

Estou há tempo querendo escrever este FlightReport, e finalmente estou conseguindo

Referente ao único vôo doméstico que fiz durante uma viagem ao Irã em abril deste ano, todos os meus outros deslocamentos pelo país foram feito de forma terrestre.

O trajetoera da cidade de Shiraz, mais ao sul do país, até Tehran (cobrindo 692km), por ser 2 das principais cidades do país, a rota é servida por várias empresas (a wikipedia fala que 14 empresas aéreas operam a rota). Isso é algo que logo de cara chama a atenção, o país tem várias empresasa aéreas, a maioria com poucos, antigos e bem cuidados aviões

spacer.png

Por conta do embargo econômico ao Irã, não é possível comprar passagem usando cartão de crédito internacional diretamente no site das empresas, então depende de usar sites que fazem a mediação, eu usei o seguinte site: https://apochi.com/online-booking/flight/. Porém eles não mostram todas as empresas que fazem a rota, devem possuir alguns acordos com determinadas empresas.

Para o dia e horário (a noite) que eu precisava fazer o vôo: o site me mostrava apenas 2 opções: um vôo pela Iran Asseman Airlines e outro pela Mahan Air.

O horário pela Mahan Air era um pouco melhor (apesar da diferença ser de menos de 1 hora e o preço praticamente igual), porém o que pesou na escolha do vôo foi o avião a ser usado,  o site acima constava que o vôo pela Iran Asseman seria feito pelo fokker 100, avião que já tive oportunidades de voar  mais de 1 vez muitos anos atrás pela TAM; e o vôo da Mahan seria feito pelo Avro RJ100, tinha feito um único vôo de avro, mas do modelo menor, o RJ85, então por ser um avião inédito associado ao horário melhor, acabei optando por eles;

O trajeto do hostel que estava em Shiraz até o aeroporto foi feito de taxi pago pelo próprio hostel, o pessoal do Irã é EXTREMAMENTE hospitaleiro, arrisco dizer que nunca tinha visto algo similar.

Chegando no aeroporto, tinham várias opções para Tehran saindo praticamente a cada 15 minutos, fiz o check in (manual) e fui para a área e embarque onde comi um hamburguer (mais americano impossível, mas eles gostam muito de pizza, hamburguer, hot dog, etc)

O trajeto até o avião fio feito de ônibus, o vôo estava bem cheio

spacer.png

spacer.png

spacer.png

O que me chamou a atenção logo de cara que entrei no avião que as poltronas eram 3x3, o vôo anterior que tinha feito no avro rj85 pela sul africana airlink, era 2x3, logo o tamnaho das poltronas era maior

thumbnail-20190418-221303.jpg

Tinha jornal disponível para pegar, algo cada vez mais raro nos dias de hoje 

thumbnail-20190418-221342.jpg

O tamamnho do assento era ok , tinha um serviço de bordo bem melhor do que as empresas nacionais,

thumbnail-20190418-221255.jpg

Foi um servido um suco, e um box com um tipo de wrap, chocolate e biscoito 

spacer.png

A empresa tmb tem uma revista de bordo própria cuja capa da edição era Persepolis, cidade do antigo império persa que eu tinha visitado nesse mesmo dia 

thumbnail-20190418-223205.jpg

O vôo foi bem tranquilo , menos de 1 hora, chegamos no aeroporto Tehran Mehrabad , onde são feitos apenas vôos domésticos, chegando lá inúmeros, avros, fokkers, airbus A300,A310, 747,  md80s, até bateu uma nostalgia haha

Espero que tenham gostado

Abraços

• Like 10
  • Thanks 3

Muito bom, obrigado por escrever!

Uma dúvida, ainda existem complicações nos EUA para quem visita/visitou o Irã ou isso é lenda?

• Like 1

Muito legal! Sou doido pra conhecer o Irã, todos os relatos que li até hoje são só elogios, o país é muito bonito e rico culturalmente, além de uma população extremamente simpática e hospitaleira.

• Like 2

11 hours ago, IceAir said:

Uma dúvida, ainda existem complicações nos EUA para quem visita/visitou o Irã ou isso é lenda?

Existem, porém não carimbam o passaporte, dão um papel como visto como outros países.

• Like 2

1 hour ago, Dr. Zoidberg said:

Existem, porém não carimbam o passaporte, dão um papel como visto como outros países.

Interessante, obrigado! Tenho vontade de conhecer o país mas estava com receio de isso criar complicação depois.

Abraços

21 hours ago, Dr. Zoidberg said:

Carimbam sim e colam o visto, quem não dá é Israel e Cuba dos que já passei. Só se mudou recentemente.

On 01/12/2019 at 00:02, IceAir said:

Meu visto iraniano está junto ao visto americano, entrei em Guam em fevereiro, o cara viu, não falou nada. Mas podem sim perguntar.

Show de FR! Eu fiz a rota contrária de THR/Shiraz num MD-82 ex-Aeroméxico da Zagros kkkk! Saudades do Irã!!

27 minutes ago, Kal_Center said:

Carimbam sim e colam o visto, quem não dá é Israel e Cuba dos que já passei. Só se mudou recentemente.

Meu visto iraniano está junto ao visto americano, entrei em Guam em fevereiro, o cara viu, não falou nada. Mas podem sim perguntar.

Show de FR! Eu fiz a rota contrária de THR/Shiraz num MD-82 ex-Aeroméxico da Zagros kkkk! Saudades do Irã!!

Mudou KAL! Na Internet tem o novo procedimento... 

• Like 1

30 minutes ago, Dr. Zoidberg said:

Mudou KAL! Na Internet tem o novo procedimento... 

Tem razão. Ficou bem melhor com o e-visa.

Perdem os colecionadores de vistos mas ganha na não-encheção de saco kkkk. Não costumo viajar aos EUA, não gosto, qdo mto é conexão pra outro lugar, então só reentrei em Guam depois de ter ido ao Irã, mas confesso que na hora fiquei meio "cabreiro", mas lá os caras não estão nem ai pra nada.

Abs!

País surprendente

Vale muito a visita

Eles estão estimulando o turismo com o E-visa e não carimbam nada no passaporte para a pessoal não ter problema em outros lugares posteriomente