Jump to content
Sign in to follow this  
jambock

Como o piloto de MiG-29 iraquiano foi capaz de abater um tornado da RAF

Recommended Posts

Meus prezados

Como o piloto de MiG-29 iraquiano foi capaz de abater um tornado da RAF

spacer.png

Algumas fontes afirmam que um RAF Tornado (ZA467) tripulado pelo líder de esquadrão Gary Lennox e pelo líder de esquadrão naval Adrian Weeks foi abatido em 19 de janeiro por um míssil R-60MK disparado de um MiG-29 iraquiano pilotado por Jameel Sayhood, no entanto esta aeronave é oficialmente registrada como tendo caído em 22 de janeiro em uma missão a Ar Rutbah. Conforme relatado por Yefim Gordon e Dmitriy Komissarov em seu livro “Mikoyan MiG-29 & MiG-35”, segundo fontes iraquianas, em 19 de janeiro de 1991, um MiG-29 da Força Aérea Iraquiana (IrAF), pilotado pelo capitão Jameel Sayhood, abateu uma aeronave de ataque da Royal Air Force / esquadrão Panavia Tornado GR.1A No.11 (ZA467 / 'EK', c / n BS097 / 283/3133) com um R-60 AAM. O Tornado estava fazendo um ataque de bombardeio de baixo nível ao local do radar de defesa aérea de Ar-Rutbah; a tripulação, o piloto Lider de Esquadrão  G.K.S. Lennox e o Líder de Esquadrão naval K. P. Weeks, não ejetaram e foram mortos. Este é o relato em primeira mão do capitão Jameel Sayhood.

” 19 de janeiro de 1991, base aérea de Al-Waleed. Eu estava em alerta com meu capitão Alaa Abdul Jabbar naquele dia, caso o GCI nos ordenasse a interceptação. Fazíamos parte do destacamento da base aérea de Al-Qadisiyah, estacionada na Al-Waleed / H3 AB (nos mudamos para lá no dia anterior, 18 de janeiro). Dois dias antes, na primeira noite da guerra, perdemos dois pilotos corajosos de nosso esquadrão quando dois MiG-29 foram derrubados pelos F-15 da USAF sobre o aeródromo de Talha, e estávamos ansiosos por vingança, apesar da capacidade declinante da Força Aérea para combater as aeronaves da coalizão, pois nossas bases, pistas, radares EW e muitas outras instalações foram destruídas ou danificadas, mas graças aos esforços das equipes de reparo que fizeram tudo o que podiam para nos colocar no ar.

Já em 19 de janeiro, o dia começou para meu esquadrão quando dois MiG-29 se dirigiram para uma interceptação de uma formação americana de AWACS e F-15. Então, eu estava ansioso para ouvir notícias sobre eles. ‘Por volta do meio-dia, o comandante do setor de defesa aérea […] ligou para a unidade em alerta e eu atendi. Ele me disse que os radares do P-19 perto da cidade de Hit haviam detectado uma formação de quatro aeronaves - provavelmente Tornados britânicos, rumando para o norte a partir das fronteiras da Arábia Saudita. “Avaliamos seu destino [como] Al-Waleed / H3 AB ou Saad / H2AB ou Al-Qadisiya AB ou até Tammuz AB. Como experimentamos o que esses aviões fazem nas pistas com suas bombas JP223, você deve estar na aeronave, caso Al-Waleed AB seja o alvo deles. ” ‘Eu estava pronto no avião às 1220 horas, esperando. Eu já tinha verificado os sistemas e mísseis. Eu estava carregando dois mísseis R27R semi-ativos guiados por radar semi-ativos, mísseis de busca de calor R-60MK. […] Eu estava pensando na tarefa que estava por vir e também nos outros dois MiG-29s já no ar para interceptar o AWACS. Finalmente, o pedido chegou às 12.26h. Os Tornados estavam se aproximando de mim, então me deram permissão para decolar imediatamente.

'Mudei a frequência de rádio para o setor de publicidade e o GCI me notificou que “uma aeronave inimiga está à direita e diretamente abaixo de você!” Virei minha cabeça para a direita e notei uma aeronave e, como o sol estava alto no céu notei sua sombra no chão do deserto (era um Tornado da RAF, sem dúvida). […] Estimei a distância [em] 500 metros (1.640 pés), não mais, e aparentemente eles não me notaram… manobrei a aeronave para estar atrás e acima deles, selecionei o míssil R-60MK e apareceu uma simbologia do HUD (ER), o que significa que o alvo foi adquirido e eu atirei. Em um segundo eles viraram a cabeça em minha direção ... parece que eles notaram o clarão do míssil de sua RWR os avisando. Essa foi a primeira e a última vez que eles me viram. Uma enorme explosão abalou o avião e logo foi engolido pelo fogo e caiu no chão do deserto. [...] Eles estavam voando a apenas 70 metros (230 pés).”

No entanto, os observadores ocidentais descartam essa alegação porque o ZA467 foi de fato abatido em 22 de janeiro de 1991 e atribuiu a perda a mísseis terra-ar. Outro RAF Tornado GR.1A foi de fato abatido em 19 de janeiro - uma aeronave nº 27 do Esquadrão (ZA396 / 'GE', c / n BS063 / 194/3095) pilotada pelo Flight Leutenent David Waddington como piloto e pelo Flight Leutenent  Robbie Stewart como navegador, mas este foi um SAM'kill confirmado.

Fonte: Fighter Jets World 12 ago 2019

Trad./adapt. jambock