Jump to content
Sign in to follow this  
lmp_aviador

Avião de pequeno porte cai na Serra da Cantareira em SP

Recommended Posts

Aeronave teria saído de Jundiaí, no interior paulista, e iria pousar no Campo de Marte, na Zona Norte de SP. Não há informações sobre número de ocupantes.

Por G1 SP — São Paulo

02/12/2019 09h38  Atualizado há 11 minutos

Socorristas tentam chegar em área de mata fechada onde caiu avião em SP — Foto: Reprodução TV Globo

Socorristas tentam chegar em área de mata fechada onde caiu avião em SP — Foto: Reprodução TV Globo

Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta segunda-feira (2) na Serra da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo. Não se sabe a quantidade de pessoas que estavam a bordo da aeronave.

A informação inicial é de que a aeronave saiu de Jundiaí, no interior paulista, e ia pousar no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo.

Oito equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. O local é de mata fechada e de difícil acesso. Por isso, os socorristas tiveram que usar um helicóptero para chegar ao local e descer com o auxílio de cordas.

"Recebemos um chamado da aeronáutica, que percebeu uma falta de sinal de uma aeronave na região da Estrada da Roseira com a (Estrada da) Santa Inês", disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o capitão Marcos Palumbo.

Esta reportagem está em atualização.

Destroços da aeronave que caiu na Serra da Cantareira nesta segunda — Foto: Reprodução TV Globo

Destroços da aeronave que caiu na Serra da Cantareira nesta segunda — Foto: Reprodução TV Globo

Pelo que recebi dos meus colegas do Campo de Marte, parece ser o King Matricula PP-BSS

26 minutes ago, Packo1 said:

Pelo que recebi dos meus colegas do Campo de Marte, parece ser o King Matricula PP-BSS

Caramba, via ele toda semana aqui em SP, vi semana passada inclusive indo pra Jundiaí.

Esperar mais notícias dos passageiros

Segundo registro da ANAC a aeronave pertence a Setimio de Oliveira Sala. Segundo a internet, trata-se de um pecuarista da região de São José do Rio Preto. Também é dono de uma empresa de segurança em São Paulo chamada Alsa Fort.

O que estou estranhando é que plotando essa área no Google Maps, me parece bem deslocado ao norte do que seria uma rota normal de app para Marte, inclusive sobrevoando uma área em que as aeronaves estão em APP para a 09 de GRU. 

A visibilidade estava bem ruim esta manhã naquela área, pelo que pude ver quando estava me deslocando para o trabalho.

1 hour ago, RodrigoRS said:

Segundo registro da ANAC a aeronave pertence a Setimio de Oliveira Sala. Segundo a internet, trata-se de um pecuarista da região de São José do Rio Preto. Também é dono de uma empresa de segurança em São Paulo chamada Alsa Fort.

Sim, era hangarado aqui em SJP.. 

41 minutes ago, RodrigoRS said:

Segundo o Corpo de Bombeiros de SP não foram encontrados sobreviventes.

https://twitter.com/BombeirosPMESP/status/1201528007145541632

Que pena...

meus pêsames aos familiares e que assim como todo acidente, sirva de exemplo para ampliação da segurança de voo 

Que Deus conforte os familiares.

14h45 encerrando dados ref a oco de queda de aeronave, As equipes do 2º GB acabaram de sair da mata, além do resgate do corpo de uma vítima, também localizaram a caixa preta da aeronave. Os bombeiros deixaram o corpo no posto de comando que ficará aos cuidados do IML. #193S

E para variar, saiu em diversos locais que o apresentador Raul Gil estaria a bordo, fato desmentido pelo mesmo em rede social.

48 minutes ago, Longreach said:

Pelo que me parece, ele seguia pelo corredor visual. Como estava o tempo pela região?

Ruim, na tv falam que Marte fechou e ele iria retornar para jundiaí, mas nesse caso era para fazer 180° pela direita e retornar pelo corredor, ele fez curva a esquerda e foi para cima  da serra da cantareira, o avião era novo e super equipado, ainda não dá para entender o procedimento, estranho...

• Like 4

12 minutes ago, JEduardo said:

Ruim, na tv falam que Marte fechou e ele iria retornar para jundiaí, mas nesse caso era para fazer 180° pela direita e retornar pelo corredor, ele fez curva a esquerda e foi para cima  da serra da cantareira, o avião era novo e super equipado, ainda não dá para entender o procedimento, estranho...

Obrigado, Edu, pela informação. 

É uma pena, mas não necessariamente relacionado com esse triste episódio, eu até hoje não consigo compreender como certos aviões que apresentam uma complexidade de operação razoável, para dizer o mínimo, não são tripulados por dois pilotos qualificados. Não entro no mérito da habilidade de pilotagem de cada pessoa, mas há situações que um bom CRM é um ingrediente essencial para voar com plena segurança de A para B.

Apenas uma opinião pessoal.

De acordo com o áudio do ATC o King decolou de Jundiai para Marte, no entanto a controladora comunicou a ele o fechamento de Marte. Daí ele solicitou alternar Jundiai ela autorizou e foi o último contato. 

Edited by LucasMelo

13 hours ago, JEduardo said:

Eu também não entendi. É fácil julgar aqui do conforto do ar condicionado, mas um briefing rápido antes de decolar, sobre as condições do destino e sobre os procedimentos em caso de alternado, teriam poupado essa vida. De Jundiaí a Marte num King são pouquíssimos minutos e provavelmente ele estava acostumado a operar em SBMT.
 Quando plotei o ponto da colisão, achei bizarríssimo ele estar alí.

51 minutes ago, Rafaelguimaraes said:

Quando plotei o ponto da colisão, achei bizarríssimo ele estar alí.

Onde ele se acidentou?

22 minutes ago, Longreach said:

Onde ele se acidentou?

Para fins de referência, próximo à localização do waypoint UTBUR. 

• Like 2

9 minutes ago, B737-8HX said:

E onde tem elevações de até 3980´. 

Vamos ver o que as investigações dirão.

Curva pra esquerda ao invés de curva pra direita me lembra o caso do PT-LSD :-(

6 hours ago, B737-8HX said:

Falou grego ... hahaha. 

Tem as coordenada para eu plotar no Waze :lol: ?

Abs.

Edited by Longreach

3 minutes ago, Longreach said:

Falou grego ... hahaha. 

Abs.

Esse Waypoint se não me engano, é o início do procedimentos IFR para pouso na pista 09R (acho que na 09L também) de Guarulhos, fica sobre a serra da Cantareira, mas não muito longe do Campo de Marte.

• Like 1

1 hour ago, Longreach said:

Falou grego ... hahaha. 

Abs.

UTBUR -         23 23 05 S / 046 40 27 W

Se você pegar a WAC lá de SP e localizar o escrito NDB [PERUS], esse ponto fica exatamente entre o S e o ]

NDB
      [PERUS´]

Exatamente como tá aí em cima desenhado. O pontinho do lado superior direito do S é o ponto onde ele caiu e onde é a posição UTBUR.

• Like 1