Jump to content
Sign in to follow this  
jambock

Ala 10 realiza cerimônia de encerramento do PESOP 2019

Recommended Posts

 

Meus prezados

Ala 10 realiza cerimônia de encerramento do Programa de Especialização Operacional

Durante a solenidade foram entregues os Distintivos Operacionais aos 82 formandos das diversas aviações

Tenente Elias e Tenente-coronel Santana | Publicada em 06/12/2019 06:25

A Ala 10, localizada em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), realizou, nesta quinta-feira (05), a cerimônia militar alusiva ao encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP) 2019.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral; do Major-Brigadeiro José Maria Custódio de Mendonça; do Major-Brigadeiro Wilmar Terroso Freitas; do Major-Brigadeiro Antonio Guilherme Telles Ribeiro; do Subchefe de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; do Subchefe de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do COMPREP, Brigadeiro do Ar Adriano Beraldo Andrade; do Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; do Brigadeiro Francisco Rosenélio de Carvalho; do Brigadeiro Cláudio Alves da Silva; do Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida; de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; e do Graduado Master da Guarnição de Natal, Suboficial Bruno Eduardo de Araujo Vitor. 

"Esta cerimônia marca o início da carreira operacional desses novos pilotos da Força Aérea Brasileira. A partir de agora, eles atuarão nos diversos Esquadrões Aéreos, onde terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e elevar suas qualificações profissionais. Assim, parabenizo a todos por mais esta conquista e desejo sucesso nessa nova fase que se inicia", destacou o Comandante da Aeronáutica.

O Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, destacou que, após a sua formação na AFA, os pilotos passam a adquirir mais competências, habilidades e conhecimentos técnicos para desempenhar as atividades de combate. "Mais uma vez a Ala 10 coloca sua vocação de combate, formando novos Oficiais para uma Força Aérea em franco crescimento e desenvolvimento de novos projetos", ressalta.

Durante a cerimônia, ocorreu a entrega dos prêmios aos Instrutores e Estagiários Padrão 2019. O prêmio é um reconhecimento aos militares que se destacaram durante o curso. O Capitão Aviador Francisco Samir Araujo Boto, do Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação, foi um dos agraciados como Instrutor Padrão 2019. "Receber essa honraria é uma emoção muito grande e traz a sensação de dever cumprido", declarou.

Já o Tenente Diego Jonatan Bertolo foi um dos agraciados com o prêmio de Estagiário Padrão 2019. "Para mim, é muito bom ter recebido esse prêmio, principalmente pelo reconhecimento de todo esforço e por poder representar os meus amigos que estiveram comigo em todo o curso de especialização", ressaltou.

Também foram entregues os Distintivos Operacionais aos 82 formandos nas Aviações de Asas Rotativas; Caça; Transporte; e IVR: Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, que prestaram o Juramento do Piloto de Combate. Em seguida, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica.

PESOP

O PESOP tem por objetivo a qualificação operacional do Estagiário para que ele exerça as funções administrativas e operacionais inerentes aos primeiros postos da carreira. O Programa é composto pelo Curso de Tática Aérea, ministrado pelo Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE); pelo Curso de Especialização Operacional; e pelo Estágio Funcional, realizados no âmbito dos Esquadrões Aéreos da Ala 10.

A qualificação obtida com a conclusão do programa é o passo inicial na carreira do Oficial Aviador. Os novos pilotos seguem, agora, para as Unidades Aéreas operacionais do Comando de Preparo, em todo o país.

Fonte: Defesanet via CECOMSAER 7 dez 2019

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...