Jump to content

Avianca deve ligar Porto Alegre a Bogotá a partir de março


Recommended Posts

Avianca deve ligar Porto Alegre a Bogotá a partir de março

Ponte Aérea - disponível em https://ponteaerea.net/2019/12/14/avianca-deve-ligar-porto-alegre-a-bogota-a-partir-de-marco/

A partir de março de 2020 a Avianca deve inaugurar voos ligando Porto Alegre ao seu hub em Bogotá, na Colômbia. As informações foram obtidas pelo Jornal do Comércio, da capital gaúcha, e confirmadas pela Fraport, concessionária do aeroporto porto-alegrense.

Atualmente, Porto Alegre já é o único destino da Avianca no Brasil além do Rio (Galeão) e de São Paulo (Guarulhos), com voos diários para o seu hub em Lima, operados pelos A320. Entretanto, caso o voo para Bogotá se confirme, a tendência é que o voo para a capital peruana seja possivelmente encerrado.

A Avianca, no último ano, vem tomando diversas medidas para voltar à rentabilidade. Uma das principais é a reestruturação de sua malha, esvaziando o hub de Lima e o fortalecimento do seu hub em Bogotá.

A grosso modo, ambos os hubs oferecem conexões para basicamente as mesmas cidades nas Américas. Contudo, ao contrário de Lima, Bogotá conta com voos também para a Europa; além disso, a operação da Avianca é maior em Bogotá, trazendo uma maior economia de escala para a operação da empresa.

Dessa forma, nos últimos meses diversos voos da Avianca a partir de Lima foram cortados. A maioria das cidades que sofreram cancelamentos e que ainda não eram servidas a partir de Bogotá -- notadamente Assunção e Montevidéu -- passaram a ser ligadas à capital colombiana.

Mesmo que o voo para Lima se mantenha em paralelo ao voo para Bogotá, entretanto, a Avianca enfrentará competição, ao menos na alta temporada. O primeiro voo da LATAM Peru entre a capital do país vizinho e a capital gaúcha sai de Lima na noite de hoje (14) com destino a Porto Alegre.

Serão três frequências semanais, a princípio apenas durante o verão. A LATAM já reservou voos para o resto do ano no sistema SIROS, da Anac, entretanto ainda não os colocou à venda em seu sistema.

Caso o voo da Avianca se confirme, será a primeira ligação direta regular entre a capital colombiana e Porto Alegre. Por fim, a Colômbia seria o oitavo país diferente servido sem escalas a partir da capital gaúcha.

 
Link to post
Share on other sites

11 minutes ago, boulosandre said:

E aí será que a Latam operará POA-LIM?

Como dito no texto, ela inaugura hoje! A minha aposta é que ele se torne year-round caso a Avianca deixe a rota -- apesar de que eles já tenham reserva no SIROS para que ele opere no resto de 2020, o que já é um ótimo sinal

Edited by PR-AIU
Link to post
Share on other sites

Vejo como inteligente o desligamento de LIM como hub forte. Acredito que a demanda maior em POA são voos de/para os EUA.

Além disso, a concorrência no Peru é cada vez mais feroz, fora que o produto oferecido pela AV (TA) neste mercado não é nada mto diferente das LCLF. como a Viva ou a Sky.

Sem falar que em BOG a quantidade de voos é muito maior, fora centralizar melhor manut e tudo mais. Realmente tende a dar uma enxugada.

Esperemos que dê certo.

Link to post
Share on other sites
36 minutes ago, Luckert said:

Mas a Latam tem algum voo de seu hub de Lima? 
 Estranho ela ter Scl e Bog e não voar para um Hub onde ela detém cerca de 60% do mercado o interno

De LIM pela Latam tem Cancún, lós Angeles, havana, Cidade do México, Miami, nyc, Orlando, punta cana, entre outros

destinos bastante procurados por brazucas 

Link to post
Share on other sites
3 hours ago, FCRO said:

De LIM pela Latam tem Cancún, lós Angeles, havana, Cidade do México, Miami, nyc, Orlando, punta cana, entre outros

destinos bastante procurados por brazucas 

Mais um motivo para ela ter Lima-Poa ao invés de Bog-Poa

Link to post
Share on other sites

Pelo que dizem em outros fóruns, a Avianca vai pular fora do POA-LIM com a chegada do POA-BOG, e o sazonal POA-LIM da LATAM Peru vai virar year-round.

No final, o saldo será positivo para o público porto-alegrense. 2020 promete muito!

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
27 minutes ago, PR-AIU said:

Pelo que dizem em outros fóruns, a Avianca vai pular fora do POA-LIM com a chegada do POA-BOG, e o sazonal POA-LIM da LATAM Peru vai virar year-round.

No final, o saldo será positivo para o público porto-alegrense. 2020 promete muito!

 

Tb acho positivo, passando a ter voos pra:

 

EZE, MVD, SCL, LIM, BOG, PTY, SID e LIS.

 

Faltou algum?

Link to post
Share on other sites

A lista completa. O número de voos inaugurados nesse biênio é muito impressionante

EPA: Flybondi (inicia em 2020)

EZE: Aerolíneas, Austral

MVD: Azul, Amaszonas (não confirmado, mas prometem pra 2020)

PDP (sazonal): Azul, Gol (inicia na temporada 2019/2020)

SCL: LATAM (iniciou em 2019)

LIM: Avianca (deve ser encerrado), LATAM (iniciou na temporada 2019/2020, deve virar year-round)

BOG: Avianca (deve iniciar em 2020)

PTY: Copa

SID: Cabo Verde Airlines (iniciou em 2019)

LIS: TAP

Link to post
Share on other sites
1 hour ago, PR-AIU said:

Pelo que dizem em outros fóruns, a Avianca vai pular fora do POA-LIM com a chegada do POA-BOG, e o sazonal POA-LIM da LATAM Peru vai virar year-round.

No final, o saldo será positivo para o público porto-alegrense. 2020 promete muito!

Muito bem esclarecido, faz todo sentido, então eu confundi o Poa-Lima com Poa-Bog, rota que recém foi indigitada pela Latam

Link to post
Share on other sites
25 minutes ago, A345_Leadership said:

Falta retornar MIA.


Aí impacta PTY, BOG e LIM.
 

Se tem desse tanto de destino é porque enchem seus voos de pax pros EUA.

Edited by Delmo
  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Minha aposta é que MIA pode voltar em uns cinco anos, a depender da nossa recuperação econômica e principalmente do valor do dólar.

Acho que é mais importante pra POA consolidar esses voos para PTY/LIM/BOG antes de pensarmos em Miami, justamente porque esses voos dependem da demanda pra Miami/Orlando

Edited by PR-AIU
Link to post
Share on other sites

O LIM-POA só caindo,  a LP vai ter que ser agressiva nos preços de conexões pra conseguir competir com a CM.

jan    7.127 pagos (ida+volta)               CM    7.902       = 15.029

fev    7.138                                                         7.093

mar   6.851                                                        7.682

abr    6.608                                                        8.201

mai   7.018                                                        8.904       = 15.922

jun    4.817  efeito pscicológico O6?            8.342        = 13.159

jul     6.968                                                        7.864        = 14.832

ago  6.041                                                        8.606        = 14.647

set   6.727                                                        8.187        = 14.914

out   5.644                                                        8.251       = 13.895

nov  5.160                                                        8.616       =  13.776

 

Novembro foi fraco na maioria das rotas/empresas

LA  SCL-POA  (ida+volta) nos últimos 2 meses deu 69%, devido a crise no Chile.

TP LIS-POA (ida-volta) out  79,4% (32 voos),  em nov 69,5%  (25 voos), aí é a alta do U$, nossa crise.                                                 

Edited by TheJoker
  • Like 1
Link to post
Share on other sites
53 minutes ago, TheJoker said:

O LIM-POA só caindo,  a LP vai ter que ser agressiva nos preços de conexões pra conseguir competir com a CM.

jan    7.127 pagos (ida+volta)               CM    7.902       = 15.029

fev    7.138                                                         7.093

mar   6.851                                                        7.682

abr    6.608                                                        8.201

mai   7.018                                                        8.904       = 15.922

jun    4.817  efeito pscicológico O6?            8.342        = 13.159

jul     6.968                                                        7.864        = 14.832

ago  6.041                                                        8.606        = 14.647

set   6.727                                                        8.187        = 14.914

out   5.644                                                        8.251       = 13.895

nov  5.160                                                        8.616       =  13.776

 

Novembro foi fraco na maioria das rotas/empresas

LA  SCL-POA  (ida+volta) nos últimos 2 meses deu 69%, devido a crise no Chile.

TP LIS-POA (ida-volta) out  79,4% (32 voos),  em nov 69,5%  (25 voos), aí é a alta do U$, nossa crise.                                                 

Muito obrigado pela partilha dos dados. Os passageiros de POA em LIM e PTY em conexão aos EUA seriam algo próximo a 3/4? Imagino que CUN e PUJ são outros grandes destinos, sobretudo de PTY.

Link to post
Share on other sites
34 minutes ago, naia said:

Muito obrigado pela partilha dos dados. Os passageiros de POA em LIM e PTY em conexão aos EUA seriam algo próximo a 3/4? Imagino que CUN e PUJ são outros grandes destinos, sobretudo de PTY.

Não tem informação aberta por conexões. Se a AV mudar pra BOG, vai dar pra saber porque a AeroCivil divulga esses dados.

http://www.aerocivil.gov.co/atencion/estadisticas-de-las-actividades-aeronauticas/bases-de-datos

Em 2018, TA embarcou 41.582 pagos em POA, desses 5.869 tiveram destino Colômbia (maioria Cartagena) 14,1%. A CM só levou 895 pax de POA pra Colômbia.

A JJ levou 3.495 pax de POA pra BOG via GRU.

 

  • Thanks 1
Link to post
Share on other sites
10 hours ago, A345_Leadership said:

MIA-POA com o A321XLR creio ser possível de ser feito.

Teremos que esperar 2023. De fato o mercado parece ideal para esta aeronave, mesma coisa quando CWB tiver pista, BSB, CNF, SSA, REC etc 

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade