Jump to content
Sign in to follow this  
SOUSA CPV

LAB - De volta?

Recommended Posts

Companhia aérea que pertenceu à VASP poderá voltar a voar em breve

 

LAB_Airlines_B727-200_CP-1366_at_Jorge_W Foto de Paul Ricther via Wikimedia Commons

O ministro das Obras Públicas da Bolívia, Iván Arias, disse ao periódico Los Tiempos que se reuniu com representantes do Lloyd Aéreo Boliviano (LAB) e disse que não está descartada a possibilidade de apoiar o retorno da clássica empresa aos voos comerciais e que não fecha as portas para uma “concorrência saudável”. Durante a década de 1990, o LAB já pertenceu à Viação Aérea São Paulo (VASP).

“Eu me encontrei com eles. Este é um governo de portas abertas. Estamos conversando com o LAB. Incentivamos tudo o que é para o bem do país, promovendo a concorrência no âmbito da legalidade, restaurando a lei e a confiança do Estado”, disse Arias, ao final da inauguração de um prédio administrativo para a BoA, nas instalações que o LAB reivindica como próprias.

Uma carta publicada pelo administrador geral do LAB, Orlando Nogales, solicitou nos últimos dias, ao atual Governo Transitório, apoio para que essa linha retornasse a voos comerciais. A carta explica que a empresa pode pagar suas dívidas aos administradores do fundo de pensão (AFP) e os impostos nacionais, e por isso eles pediram para se reunir com o governo com intuito de obter a licença de voo novamente.

Uma fonte não oficial do governo também indicou que é possível que a presidente interina, Jeanine Áñez, se encontre nesta segunda-feira com os representantes do LAB.

Em relação aos possíveis problemas econômicos do LAB, Arias indicou que a justiça deve definir essa situação.

Lloyd_Aereo_Boliviano_-_LAB_Boeing_737-3 foto de Kambui via Wikimedia Commons

 

Os 27 terminais

Em contato com essa mídia, Nogales disse que o Lloyd possui 27 aeroportos na Bolívia, o que significa uma herança que excede US$ 1 bilhão. O executivo disse que a dívida com o Servicio de Impuestos Nacionales (SIN) expirou e que o LAB atualmente deve apenas 30 milhões de dólares às AFPs e outros 30 milhões aos ex-trabalhadores.

Arias explicou que, em um acordo de 1951, o Estado reconhece que os 27 terminais aeroportuários pertencem ao LAB e as pistas ao Estado. Ele explicou que o governo anterior não reconheceu a propriedade do LAB, mas que o problema seria mais político, de proteção à BoA, segundo ele.

O LAB diz que sua dívida é de apenas 60 milhões de dólares e que pode pagar com seus terminais aeroportuários

Já foi da VASP

O Lloyd Aéreo Boliviano (abreviado LAB) foi a transportadora de bandeira e principal companhia aérea da Bolívia de 1925 até o fim das operações em 2010. Antes de sua morte, estava sediada em Cochabamba e tinha seus principais hubs em La Paz e Santa Cruz de la Sierra. 

 

 

A partir de 1994, o Lloyd Aéreo Boliviano passou a enfrentar crescentes dificuldades financeiras. Como consequência, o governo boliviano preparou a privatização da companhia aérea e começou a negociar com potenciais compradores. Em 19 de outubro de 1995, a companhia aérea brasileira VASP adquiriu pouco mais de 50% das ações da LAB, garantindo seu controle. Em um esforço para reduzir custos, a VASP fez uma fusão completa das duas companhias aéreas. 

Em 2001, a VASP passava por uma crise e acabou vendendo suas ações na LAB de volta a investidores bolivianos.

 

Fonte: Aeroin

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Teoricamente a LAB não faliu, parece que existe juridicamente e tem feito alguns serviços de manutenção.

Agora, eu acho estranho este ativo de U$$ 1 bi dos aeroportos. Lembra a Panair pós-falência. Canhedo, que tinha um bom trânsito com presidente nos anos 90, ia deixar este ativo tomando sopa quando vendeu a LAB em 2001?

19 minutes ago, SOUSA CPV said:

Em 19 de outubro de 1995, a companhia aérea brasileira VASP adquiriu pouco mais de 50% das ações da LAB, garantindo seu controle. Em um esforço para reduzir custos, a VASP fez uma fusão completa das duas companhias aéreas

Hein?!

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hour ago, A345_Leadership said:

 

Hein?!

Fonte: aeroIN

  • Haha 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade