Jump to content
Sign in to follow this  
jambock

Aviões civis derrubados por mísseis e caças desde 1973

Recommended Posts

Meus prezados

Aviões civis derrubados por mísseis e caças desde 1973

spacer.png

Simulação do Boeing 727 do voo 114 da Libyan Arab Airlines interceptado por dois McDonnell Douglas F-4s da Força Aérea Israelense. Observar que, na época, os líbios usavam a mesma bandeira do Egito … a bandeira verde apareceu mais tarde

Paris, 10 de janeiro 2020 (AFP) – O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta quinta-feira (9) que o Boeing 737 que caiu na véspera perto de Teerã foi derrubado por um míssil, provavelmente por engano.

Relação dos aviões civis atingidos por mísseis e caças nas últimas quatro décadas.

·       298 mortos, Ucrânia – 17 de julho de 2014: o voo MH17 da Malaysia Airlines que seguia de Amsterdã para Kuala Lumpur é derrubado sobre o leste da Ucrânia, controlado por rebeldes.
As 298 pessoas a bordo do Boeing 777 morreram, incluindo 193 holandeses.
As autoridades de Kiev e os rebeldes separatistas pró-Rússia se acusaram mutuamente de disparar o míssil que derrubou o aparelho.

·       11 mortos, Somália – 23 de março de 2007: um cargueiro Ilyushin II-76 da companhia aérea bielorrussa é derrubado por um míssil logo após decolar de Mogadíscio.
As onze pessoas a bordo – engenheiros e técnicos bielorrussos que estavam na Somália para reparar outro avião atingido por míssil – morreram no ataque.

·       78 mortos, Mar Negro – 4 de outubro de 2001: 78 pessoas, a maioria israelenses, morreram quando um avião Tupolev-154, que seguia de Tel Aviv para Novosibirsk, explodiu sobre o Mar Negro.
A aeronave caiu a menos de 300 km da costa da Crimeia. Uma semana depois, Kiev admitiu um disparo acidental de míssil.

·       290 mortos, Golfo Pérsico – 3 de julho de 1988: um Airbus A300 da Iran Air, que voava de Bandar Abbas, no Irã, para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi derrubado nas águas territoriais do Irã no Golfo Pérsico por mísseis disparados de um cruzador americano que patrulhava o Estreito de Ormuz.
As 290 pessoas a bordo morreram e os Estados Unidos pagaram ao Irã 101,8 milhões de dólares em indenização.

·       269 mortos, Sakhalin – 1º de setembro de 1983: Um Boeing 747 sul-coreano da Korean Air foi derrubado por caças soviéticos sobre a ilha de Sakhalin, após sair da rota. As 269 pessoas a bordo morreram. Funcionários soviéticos reconheceram, cinco dias mais tarde, a derrubada do aparelho.

·       108 mortos, deserto do Sinai – 21 de fevereiro de 1973: Um Boeing 727 da Libyan Arab Airline que voava de Trípoli para o Cairo foi derrubado por caças israelenses sobre o deserto do Sinai. Apenas quatro das 112 pessoas a bordo sobreviveram.
A Força Aérea Israelense agiu após o Boeing sobrevoar instalações militares no Sinai e se negar a atender as ordens de pousar.

Fonte: AFP via blog Poder Aéreo 10 jan 2020

 

Edited by jambock
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...