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Aerolíneas Argentinas desiste de vender seus jatos Embraer

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Aerolíneas Argentinas desiste de vender seus jatos Embraer

Companhia agora planeja substituir seus atuais E190 por novos E195-E2

 

A Aerolíneas Argentinas desiste de vender seus jatos Embraer. A companhia de bandeira argentina havia planejado se desfazer da sua frota de E-Jet, substituindo os modelos por aeronaves maiores e possivelmente alugadas.

No entanto, o novo presidente da Aerolíneas Argentinas classificou a proposta anterior como “loucura” e afirmou que o objetivo da atual direção é renovar a frota, inclusive com o E195-E2, que na visão do executivo é a melhor opção para o mercado argentino. “O objetivo seria renovar a frota com a nova linha E195-E2, que se adapta ao mercado argentino. Não faz sentido mudar de uma frota própria para uma alugada”, afirmou Pablo Ceriani, presidente da Aerolíneas Argentinas.

A companhia argentina detém atualmente 26 aeronaves E190, que chegaram a frota a partir de 2010, sendo operados pela subsidiária Austral Líneas Aéreas, especialmente em voo domésticos e internacionais de curto alcance.

“Isso é loucura (vender os E190), porque a frota de jatos Embraer é uma parte importante dos ativos da empresa. É um orgulho para a Aerolíneas ser uma das maiores operadoras da Embraer no mundo”, comentou o executivo.

A empresa emprega os atuais E190 em suas principais rotas domésticas, atendendo especialmente a mercados secundários, fundamentais para a malha da companhia aérea. “O Embraer 190 é uma aeronave muito versátil que permite operações que não podem ser feitas por uma aeronave maior”, completou.

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Maiores operadores de Embraer do mundo?

Aerolineas é realmente uma empresa perdida e sem previsão de lucros , não sei se a troca teria sido acertada ou não mas agora comprar mais Embraer pra adicionar oferta num mercado em recessão, para onde alocarão as aeronaves usadas? 
 O Bnds vai financiar isso, afinal o país não tem recursos sobrando 

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Uma das... 

1º Jetblue com 60 anv

2º Aeromexico com 47 anv

3º KLM com 32 anv

4º Tianjin com 31 anv

5º Austral com 26 anv 

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25 minutes ago, MRN said:

Uma das... 

1º Jetblue com 60 anv

2º Aeromexico com 47 anv

3º KLM com 32 anv

4º Tianjin com 31 anv

5º Austral com 26 anv 

E só de E190, será q não é a maior mesmo? Não fiz a conta, curiosidade mesmo.

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5 minutes ago, Kal_Center said:

E só de E190, será q não é a maior mesmo? Não fiz a conta, curiosidade mesmo.

Esses números são só de E190

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1 hour ago, MRN said:

Esses números são só de E190

B6  60

5D AeroMexico Connect  47 + 1 ex-AC a receber

HN Cityhopper  32

GS  Tianjin  31 + 1 stored desde fev18

AU  26

AA  17 +3 Stored desde set19

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Embraer_E-Jet_operators    e  https://www.airfleets.net/home/

 

Edited by TheJoker

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Exatamente, é a 5ª maior operadora de E190

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Se ela está com 26 E190 e pretende adquirir mais E-Jet sem se desfazer dos atuais, vai adquirir quantos novos?! Vai ampliar a frota mas não citou quanto 

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Só eu li que a ideia é substituir os 190 pela versão E2? Em nenhum momento ele cita que irá agregar e sim substituir pela nova versão.

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Traer al país pasajeros del exterior, la meta de Aerolíneas Argentinas

El vicepresidente de la firma, Gustavo Lipovich, destacó la necesidad de recuperar rutas internacionales que han sido dejadas de lado por la gestión anterior. También bregó por reforzar la flota de largo alcance.

AGENCIA TÉLAM
Viernes 10 de enero de 2020
 

El vicepresidente de Aerolíneas Argentinas, Gustavo Lipovich, sostuvo que la compañía "debe convertirse en la aerolínea que traiga pasajeros del exterior a la Argentina, potenciando el sector receptivo y para ello es necesario recuperar rutas internacionales que han sido dejadas de lado por la gestión anterior y reforzar la flota de largo alcance".

En un encuentro con periodistas, Lipovich indicó que "ya está decidido que habremos de reemplazar los aviones Airbus 340 que salen de servicio con Airbus 330, que son los que actualmente tenemos y la idea es reforzar la flota de largo alcance, con el mismo tipo de aeronave".

"La idea que manejamos es la de retomar rutas internacionales, para recuperar el sector receptivo y traer viajeros a la Argentina, que luego podemos distribuir ofreciéndoles destinos a cualquier parte del país. Aún estamos trabajando sobre el tema por lo que es muy pronto para hablar de que rutas particularmente, pero entre las que se fueron dejando de lado están Barcelona, Nueva York, algunas regionales y por supuesto queremos volver a posicionarnos en Europa para que nos elijan para venir a la Argentina", destacó el directivo.

En ese sentido valoró como "muy positiva" la medida de devolver al Aeroparque Jorge Newbery sus operaciones regionales y argumentó que "cuando se tomó esa decisión, la principal perjudicada fue Aerolíneas Argentinas y la medida en sí, no trajo el beneficio que había originado la decisión de trasladar los vuelos regionales a Ezeiza".

"Si comparamos el movimiento de Aeroparque del 2017, aún con la totalidad de los vuelos regionales con el de 2019, sin esos vuelos, el cabotaje se redujo 5% y hubo un 24% menos de vuelos, por lo que el objetivo de llevar esa operación a Ezeiza para descomprimir Aeroparque y favorecer las operaciones de cabotaje, no funcionó y encima causó un perjuicio muy grande a Aerolíneas", destacó Lipovich.

Agregó que "tampoco se cumplió con lo de incrementar los vuelos al exterior desde ciudades del interior porque solamente se concretaron en algunos destinos y se resintió en un 18 por ciento la demanda".

Anticipó Lipovich que "a partir del 11 de mayo estaremos nuevamente operando en Aeroparque para vuelos regionales. Creo que el plazo es suficiente para volver a poner en funcionamiento el sistema de operación que debió ser levantado hace poco más de siete meses".

El directivo reconoció que hoy la flota de Embraer se encuentra en una situación complicada porque "durante los últimos cuatro años no se hicieron los mantenimientos que el fabricante recomendaba. Esto no significa que haya estado en riesgo la seguridad operacional del avión, sino que son mantenimientos que deben realizarse y, en este caso, lo que se hacía era patearlos para adelante para no tener que realizar la inversión del mantenimiento".

"Hoy tenemos varios aviones con distintos grados de canibalización (desguace), ya sea temporaria o de más largo plazo, lo que nos lleva a tener que planificar con mucho cuidado los procesos de mantenimiento que hay que realizar, para no resentir la operación general. Pero la decisión es que le vamos a hacer todos los servicios que hagan falta y vamos a ir cubriendo esos huecos con el resto de la flota", apuntó.

 

Finalmente recordó que "si bien en lo operativo encontramos a la compañía bastante bien, en lo económico la situación es muy diferente. Nosotros la dejamos en 2015 con una caja de US$ 200 millones y la encontramos ahora con solamente US$ 9 millones, lo que nos provocó enormes perjuicios para la operación cotidiana".

 

https://www.lavoz.com.ar/negocios/traer-al-pais-pasajeros-del-exterior-meta-de-aerolineas-argentinas

 

GDY, GDZ, CIG, CMA,  estão fora de operação segundo o FR24.

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Inter   (ANAC AR)

ARAU  11M17   3.311 mil pax   11M19   3.018      -293 mi pax

LTM                    3.806                                3.116       -690

G3                       1.022                               1.002       -20

Outras               5.223                               6.086        +863

Total                 13.362                             13.222      -140

Doméstico

ARAU                8.502                               9.204        +702

4M                    2.401                                2.320        -81

OY                        532                                   344        -188

FO                           0                                 1.332

DN                          0                                     959

WJ                         0                                     428

Total            11.489                                14.687       +3.198

 

Quem deveria estar chorando as pitangas seriam as Aerolineas da LTM e a Andes. ARAU deve estar incomodada com o crescimento das LCCs em EPA, por isso a volta pra AEP onde vai poder competir com a proximidade do centro e as conexões doméstico/regional, que é o maior mercado internacional.

Edited by TheJoker

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Como assim , não fizeram as manutenções programadas do fabricante? 
 

Aeronaves canabilizadas ou com altos custos de manutenção por conta da falta de investimento das manutenções?

Como um diretor vai falar isso? Assumir que há falhas na manutenção? 
 

Não há um órgão que fiscaliza na Argentina? Não infernizaram a Latam Argentina porque queria usar B767 chilenos para fazer os voos internacionais? Pra isso tem fiscalização 

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Todas a empresas em dificuldades financeiras fazem isso...

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8 hours ago, TheJoker said:

Todas a empresas em dificuldades financeiras fazem isso...

Pular inspeções previstas e assumir publicamente?

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Ninguém reparou que o discurso é outro, mas a burrice é a mesma?

A questão é a pertinência de trazer novos modelos, e não só apenas os 737. Uma analogia bem simples é você ter um carro 2012, econômico e quitado, e querer trocar por um sedan 1.6 e depois voltar atrás e dizer que vai comprar um Uno 1.0, sendo que você está no negativo há anos.

Fazer dívida para trazer mais economia? Mas ela perde com a desvalorização cambial e o custo de pagar uma aeronave nova.

É mais negócio a empresa racionalizar a frota dos E190 e se houver aumento da capacidade, alugar os 737 da Aerolíneas. Beneficia a irmã, beneficia ela, beneficia o país por reter divisas. 

Soa irônico em um país em que estabeleceu 30% de compras no exterior como forma de arrecadar e conter a saída de dólares.

5 hours ago, Luckert said:

Pular inspeções previstas e assumir publicamente?

Não é bem assim, primeiro temos que tomar cuidado com os discursos destes "executivos". Todos eles indicados politicamente. Quando Macri ganhou foi o mesmo discurso. A culpa é sempre dos outros...

Por mais que a Aerolíneas e Austral sejam parasitas estatais, elas tem um mínimo de padrões de segurança que elas devem seguir para atender os padrões IOSA da IATA e até mesmo de auditorias da Skyteam.

O que pode ter acontecido, o que é comum na aviação mas não desejável, é que a falta de recursos para comprar peças para manutenção da frota, eles preferiram retirar de aeronaves. 

E, se tivesse tão ruim assim, será que os sindicatos iam deixar passar quieto e não usar como uma arma para atacar Macri?

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7 hours ago, Luckert said:

Pular inspeções previstas e assumir publicamente?

Canabalizar aviões, logo estes ficam sem as manutenções previstas, os que estão operacionais estão em dia.

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2 hours ago, TheJoker said:

Canabalizar aviões, logo estes ficam sem as manutenções previstas, os que estão operacionais estão em dia.

Mas então eles não pularam inspeções e sim canabilizaram as que passariam e mantiveram as melhores em operação 

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Impressionado com a sinceridade do dirigente. Foi tão sincero que espantou um passageiro (eu).

 

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