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Avianca CEO: ‘Bogota to become the most important hub for air connections’ in Latin America

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January 21, 2020

Avianca Holdings CEO Anko van der Werff, via his personal LinkedIn account, announced (17-Jan-2020) Avianca‘s strategic decision to adjust its route network seeks to benefit its passengers and offer them better options to connect with the world. Mr van der Werff stated: “We have advanced a series of efforts that may be that will allow Bogotá to become the most important hub for air connections in the region, taking into account its favourable geographical location, availability of personnel and resources, as well as the confidence that the company has in the air development of the city and the country”. He added that Avianca will continue to use San Salvador Monseñor Óscar Arnulfo Romero International Airport as Avianca‘s regional hub in Central America to efficiently connect with the north and south of the continent. The carrier plans to increase Bogota frequencies to the US and Brazil effective 29-Mar-2020.

https://blueswandaily.com/avianca-ceo-bogota-to-become-the-most-important-hub-for-air-connections-in-latin-america/

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Tira oferta de LIM, conecta BOG e repensa o papel estratégico de um aeroporto entre o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai , Paraguai, Peru, Bolivia, América do Norte, Caribe e Europa... 

Demoraram a enxergar o potencial de BOG que na minha visão já deveria HÁ TEMPOS ter voos conectando mercados mal conectados internacionalmente no Brasil (atualmente menos do que eram ha 3 anos por exemplo) com EUA, Canada, Caribe. E no caso de países como Peru, a Colômbia pode ser um pequeno desvio para a Europa. 

Mas na torpe visão miope de concentrar tudo em só 2 mercados, quebraram a operação Brasileira, quando poderiam ter vendido muito SSA-EUA, REC-EUA, FOR-EUA e outros por US$ 800 a US$ 1200 por um bommm tempo. 

 

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Muito interessante!! Lima ela bate de frente com o hub da Latam. Apesar da altitude, Bogotá é um aeroporto muito superior a Lima, pois o terminal é muito superior e tem duas pistas que operam simultaneamente.

15 hours ago, LipeGIG said:

Tira oferta de LIM, conecta BOG e repensa o papel estratégico de um aeroporto entre o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai , Paraguai, Peru, Bolivia, América do Norte, Caribe e Europa... 

Demoraram a enxergar o potencial de BOG que na minha visão já deveria HÁ TEMPOS ter voos conectando mercados mal conectados internacionalmente no Brasil (atualmente menos do que eram ha 3 anos por exemplo) com EUA, Canada, Caribe. E no caso de países como Peru, a Colômbia pode ser um pequeno desvio para a Europa. 

Mas na torpe visão miope de concentrar tudo em só 2 mercados, quebraram a operação Brasileira, quando poderiam ter vendido muito SSA-EUA, REC-EUA, FOR-EUA e outros por US$ 800 a US$ 1200 por um bommm tempo. 

 

A operação brasileira não pertencia à holding, era uma espécie de "franquia". E quebrou por má gestão, não por decisão estratégica.

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A AV tinha tudo para ser uma companhia pelo menos do mesmo porte da LATAM mas se deixou levar pelas insanidades dos gestores . Eles tem uma localização privilegiada e um terminal de primeira , agora com a JV entre AV + UA + CM deve dar um gás na cia e ser tornar uma Copa 2.0 , mais robusta e com a operação de WB para Europa .

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BOG tinha/ tem um potencial enorme de bater de frente com a Copa pelo "hub das americas" além disso, teria a possibilidade de ligar vaaaarios mercados americanos com a Europa (e vice versa),  o que a copa não tem condição de fazer

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1 minute ago, Boeing_Rules said:

A AV tinha tudo para ser uma companhia pelo menos do mesmo porte da LATAM mas se deixou levar pelas insanidades dos gestores . Eles tem uma localização privilegiada e um terminal de primeira , agora com a JV entre AV + UA + CM deve dar um gás na cia e ser tornar uma Copa 2.0 , mais robusta e com a operação de WB para Europa .

postamos exatamente no mesmo tempo, e  de forma bem similar o conteudo haha

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2 minutes ago, FCRO said:

postamos exatamente no mesmo tempo, e  de forma bem similar o conteudo haha

verdade o post foi quase simultâneo kkkkk

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Começou.

Será que entra no lugar do Lima?

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7 hours ago, Caravelle said:

Muito interessante!! Lima ela bate de frente com o hub da Latam. Apesar da altitude, Bogotá é um aeroporto muito superior a Lima, pois o terminal é muito superior e tem duas pistas que operam simultaneamente.

A operação brasileira não pertencia à holding, era uma espécie de "franquia". E quebrou por má gestão, não por decisão estratégica.

Caro Caravelle, bom ver sua participação no assunto!

Na minha humilde visão a administração da Avianca no inicio foi prudente e sabia crescer aos poucos. Mas de repente, DEU A LOUCA na empresa, passaram a crescer de forma desgovernada e incrementando demais a oferta, no doméstico e ainda foram bater de frente no internacional. 

QUal o foco ? Era fazer um IPO... 

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5 minutes ago, LipeGIG said:

Caro Caravelle, bom ver sua participação no assunto!

Na minha humilde visão a administração da Avianca no inicio foi prudente e sabia crescer aos poucos. Mas de repente, DEU A LOUCA na empresa, passaram a crescer de forma desgovernada e incrementando demais a oferta, no doméstico e ainda foram bater de frente no internacional. 

QUal o foco ? Era fazer um IPO... 

Fora a loucura de comprar A330/350 e B787 simultaneamente,fora os 100 A320/21 numa só catada

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1 minute ago, Luckert said:

Fora a loucura de comprar A330/350 e B787 simultaneamente,fora os 100 A320/21 numa só catada

Exato, não tinha isso tudo de oportunidade. No fim a oferta exagerada jogava as tarifas no chão. Entrar em Foz, em BH e outros mercados com 3, 4 voos diários em par de cidades já congestionado pela competição. 

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On 21/01/2020 at 23:22, LipeGIG said:

Tira oferta de LIM, conecta BOG e repensa o papel estratégico de um aeroporto entre o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai , Paraguai, Peru, Bolivia, América do Norte, Caribe e Europa... 

Demoraram a enxergar o potencial de BOG que na minha visão já deveria HÁ TEMPOS ter voos conectando mercados mal conectados internacionalmente no Brasil (atualmente menos do que eram ha 3 anos por exemplo) com EUA, Canada, Caribe. E no caso de países como Peru, a Colômbia pode ser um pequeno desvio para a Europa. 

Mas na torpe visão miope de concentrar tudo em só 2 mercados, quebraram a operação Brasileira, quando poderiam ter vendido muito SSA-EUA, REC-EUA, FOR-EUA e outros por US$ 800 a US$ 1200 por um bommm tempo. 

 

O "bem bolado" deles, tão certos... pelo lado deles, e o Gérmam e o Zé foram 2 topeiras.

A319 e A320 são flexíveis, aguentam tiro de 6:30, com 132 e 156 pax, os A330, 787(eu devolveria) fica num "feijão com arroz" para MAD, BCN...Londres e Paris, e ninguém da América "Latrina" indo para a China, Aeroméxico acho, nem voa mais pra lá.

Os 21, para mercados como MIA, NY, GRU-LIM, BOG-MEX...ta na hora de pensarem num GRU-San Andres charter, de 19, quando a economia voltar.

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Pois é, A319/A320/A321 bem operados são mina de ouro. A partir de BOG ela pode desenvolver, se tiver por exemplo um Brasil bem coberto, PBI, TPA, IAD, CLT.. e pouco a pouco cobrir secundários nos EUA vendendo a capilaridade via Bogotá.

Pode começar com 2 ou 3 bancos e pouco a pouco expandir...

Com o A321XLR então...
Vão precisar dos wides só pra Europa mesmo e talvez para destinos mais premium como JFK.

 

 

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29 minutes ago, LipeGIG said:

Pois é, A319/A320/A321 bem operados são mina de ouro. A partir de BOG ela pode desenvolver, se tiver por exemplo um Brasil bem coberto, PBI, TPA, IAD, CLT.. e pouco a pouco cobrir secundários nos EUA vendendo a capilaridade via Bogotá.

Pode começar com 2 ou 3 bancos e pouco a pouco expandir...

Com o A321XLR então...
Vão precisar dos wides só pra Europa mesmo e talvez para destinos mais premium como JFK.

 

 

Não sabia que eles optaram pelos A321XLR

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1 hour ago, LipeGIG said:

Pois é, A319/A320/A321 bem operados são mina de ouro. A partir de BOG ela pode desenvolver, se tiver por exemplo um Brasil bem coberto, PBI, TPA, IAD, CLT.. e pouco a pouco cobrir secundários nos EUA vendendo a capilaridade via Bogotá.

Pode começar com 2 ou 3 bancos e pouco a pouco expandir...

Com o A321XLR então...
Vão precisar dos wides só pra Europa mesmo e talvez para destinos mais premium como JFK.

 

 

Acho que os wide-bodies encaixariam também em GRU e MIA, a demanda é muito alta.

O 787-8 é operado de CLO, MDE e BOG para MAD e da última para vários destinos europeus. É uma espécie de "estranho no ninho". Eu focaria nos A330-200 e -300.

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41 minutes ago, Caravelle said:

Acho que os wide-bodies encaixariam também em GRU e MIA, a demanda é muito alta.

O 787-8 é operado de CLO, MDE e BOG para MAD e da última para vários destinos europeus. É uma espécie de "estranho no ninho". Eu focaria nos A330-200 e -300.

Em GRU, para aumentar para 3 freq diarias, trocaram tudo por 320, à medida que forem captando mais pax pro seu hub em BOG, devem voltar a usar o 332 em algumas destas frequências. Voei duas vezes GRU-BOG em 2019 no 788, a Business sempre lotada. 

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8 hours ago, boulosandre said:

Em GRU, para aumentar para 3 freq diarias, trocaram tudo por 320, à medida que forem captando mais pax pro seu hub em BOG, devem voltar a usar o 332 em algumas destas frequências. Voei duas vezes GRU-BOG em 2019 no 788, a Business sempre lotada. 

Atualmente são duas frequências da Avianca, uma de 330 e outra de 320, e uma da Latam com 767. A Avianca tem mais um 320 do GIG.

Edited by Caravelle

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1 hour ago, Caravelle said:

Atualmente são duas frequências da Avianca, uma de 330 e outra de 320, e uma da Latam com 767. A Avianca tem mais um 320 do GIG.

Sim, é sabido. Vao passar a operar 3 freq diarias em GRU, todas de 320.

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Alguém tem ideia de equipamento que deverá ser usado pela AV na rota Bogotá-Porto Alegre? 

Quanto tempo aproximado de voo, 6 horas?

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4 hours ago, MaxdBB said:

Alguém tem ideia de equipamento que deverá ser usado pela AV na rota Bogotá-Porto Alegre? 

Quanto tempo aproximado de voo, 6 horas?

Com certeza a319/a320 

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7 hours ago, boulosandre said:

Sim, é sabido. Vao passar a operar 3 freq diarias em GRU, todas de 320.

É um belo downgauge para o pax, tem a flexibilidade do horário, mas perde em conforto, principalmente na Business. 

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46 minutes ago, JA381A said:

É um belo downgauge para o pax, tem a flexibilidade do horário, mas perde em conforto, principalmente na Business. 

Mas eles não tem executiva no A320/21? Achei que tivessem 

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2 minutes ago, Luckert said:

Mas eles não tem executiva no A320/21? Achei que tivessem 

Tem, mas não dá pra comparar, os wides tem flat bed e os NB são semelhantes à aqueles que a Tam tinha nos 320 que voavam no Mercosul.

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39 minutes ago, JA381A said:

É um belo downgauge para o pax, tem a flexibilidade do horário, mas perde em conforto, principalmente na Business. 

Os A332 da AV já estão meio cansados. Os 320N estão com o interior bacana até. O que peca é a C. Mas parece que o 330 permanece em um dos voos para GRU. No segundo semestre, aparentemente, a oferta da AV vai se estabilizar com:

BOG-GRU

AV184 - GRU 01:45 - 06:00 BOG - 320 - DIARIO
AV185 - BOG 15:15 - 23:35 GRU - 320 - DIARIO

AV086 - GRU 07:10 - 11:10 BOG - 330 - DIARIO
AV085 - BOG 21:10 - 05:15 GRU - 330 - DIARIO

AV248 - GRU 17:05 - 21:20 BOG - 320 - DIARIO
AV249 - BOG 06:25 - 14:45 GRU - 320 - DIARIO

 

BOG-GIG

AV226 - GIG 00:30 - 05:10 BOG - 319 - xDomSeg
AV225 - BOG 14:50 - 23:05 GIG - 319 - xSabDom

AV260 - GIG 06:30 - 11:10 BOG - 320 - DIARIO
AV261 - BOG 21:10 - 05:25 GIG - 320 - DIARIO

 

LIM- GRU

AV916 - GRU 06:05 - 13:50 LIM - 320 - DIARIO
AV917 - LIM 21:40 - 04:35 GRU - 320 - DIARIO

 

LIM-GIG

AV920 - GIG 05:50 - 09:15 LIM - 319 - DIARIO
AV921 - LIM 21:30 - 04:40 GIG - 319 - DIARIO

 

BOG-POA

AVXXX - DIARIO

 

Totalizando:

GRU - 28 frequencias

GIG - 19 frequencias

POA - 7 frequencias

 

 

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