Jump to content

Abaeté é a mais nova empresa de linha aérea certificada pela ANAC

Recommended Posts

Se esta malha se concretizar, serão 12 novos destinos no Estado. Uma mudança e tanto. Mas seriam economicamente viáveis para uma aeronave com somente 9 assentos?

• Replies 65
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

A220 deve ser E110 x 2.

O HOTRAN morreu em 2016 com a chegada do SIROS. A ANAC não mais aprova voos, as empresas negociam diretamente com o operador aeroportuário e com o CGNA e apenas informam a ANAC pelo SIROS das ope

Quando peguei o catamarã para MSP tinham me advertido que seria uma viagem barra pesada. Em termos de enjoo, etc foi tranquilo. O problema mesmo foi o DVD do Saiddy Bamba tocando em loop a viagem inte

20 hours ago, teiacontabil said:

Existe hotran para este tipo de rota?

O HOTRAN morreu em 2016 com a chegada do SIROS.

A ANAC não mais aprova voos, as empresas negociam diretamente com o operador aeroportuário e com o CGNA e apenas informam a ANAC pelo SIROS das operações planejadas.

• Like 5

Nova linha aérea terá voo para Morro de São Paulo e Chapada Diamantina (BA)

Abaeté poderá operar voos regulares com até 19 passageiros  - Divulgação

Abaeté poderá operar voos regulares com até 19 passageirosImagem: Divulgação

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/01/2020 16h54

A Abaeté, empresa de táxi aéreo com sede em Salvador (BA), recebeu nesta semana autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar voos regulares. A nova linha aérea, Abaeté Brazilian Airlines, vai operar junto à divisão de aviação executiva da empresa.

A previsão é que os voos comecem em até três meses, mas as vendas de bilhetes devem ser liberadas antes desse prazo. A companhia possui dezessete aviões e pretende utilizar oito na operação das linhas aéreas, segundo o sócio-diretor Tiago Tosto.

A companhia foi beneficiada por uma recente mudança na legislação, favorecendo empresas que queiram oferecer serviço de transporte aéreo de forma complementar, com aviões que transportem até 19 passageiros.

Destinos turísticos da Bahia

As novas rotas ainda não foram confirmadas, mas a empresa diz que pretende operar em destinos turísticos na Bahia, como Morro de São Paulo, Boipeba e Mucugê, na Chapada Diamantina. Para Tosto, a empresa poderá servir como conexão para quem chega a Salvador e quer conhecer esses locais, principalmente turistas estrangeiros e das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

"Para o Morro de São Paulo, por exemplo, o turista leva de quatro a cinco horas com um transporte intermodal [carro e barco]. De avião, partindo do aeroporto de Salvador, são cerca de 20 minutos de voo", disse.

A empresa também quer conectar cidades que não são turísticas à capital baiana. Nessa modalidade, os voos devem partir de Salvador para Jequié, Irecê, Bom Jesus da Lapa e Guanambi.

A Abaeté disse estar conversando com outras companhias aéreas para a venda de passagem em conjunto. Quem quiser ir para Mucugê, por exemplo, poderia comprar sua passagem partindo de qualquer lugar do país com destino a Salvador, fazendo esse trecho em uma companhia aérea maior. Na sequência, já embarcaria em um voo da Abaeté, afirmou Tosto.

Empresa já operou linhas de 1996 a 2012

A Abaeté foi fundada em 1979 e já operou linhas aéreas entre 1996 e 2012.

Até 2002, a operação da companhia foi subsidiada pelo governo federal por meio do programa de fomento à aviação regional Sitar (Sistema Integrado de Transporte Aéreo Regional).

Após a extinção do Sitar, a empresa manteve operação regular de rotas até 2012, quando deixou essa atividade e passou a se dedicar exclusivamente ao táxi aéreo.

Entre os trechos operados antigamente estavam rotas que ligavam Salvador a Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Jequié, Barreiras (todas na Bahia) e a Brasília (DF).

Hoje a empresa possui os aviões Hawker 400 (duas unidades), Xingu E-121 (três unidades) e Carajá E-181 (quatro unidades), dedicados à aviação executiva, e os modelos, Bandeirante E-110 (três unidades) e Caravan C-208 (cinco unidades), que deverão operar as novas rotas da empresa.

Fonte: https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2020/01/24/abaete-anac-empresa-aerea.htm

On 23/01/2020 at 05:37, Red Flyer said:

E o papo dos A220?

Abs

Hoje eu ouvi sobre isso, e que o anúncio oficial será amanhã (25/01).

Será mesmo? Na minha humilde opinião acho bem difícil. 

50 minutes ago, PR-FHI said:

Logo em um fim de semana?

22 hours ago, PT-KTR said:

Então acorde rs... A220 rs... avião caríssimo, sem o mínimo fundamento, infelizmente tem engraçadinhos que se dedicam a criar AFAs sem o mínimo nexo. 

Acordado sempre estou, é que da aviação brasileira, eu não duvido mais nada, tudo torna-se possível. Há pouco mais de um ano, quem diria que a Avianca Brasil iria para o saco? (Lembro-me da AFA Azul/Avianca). E que a Passaredo -aquela que atrasa salários, obrigações trabalhistas e inclusive, o arrendamento de aeronaves- iria comprar uma rival (MAP) e trazer mais aviões? Que a Azul poderia comprar a TWOFlex. Tantas coisas estranhas ocorreram nos últimos doze meses, que eu não duvido é de mais nada. 

• Like 3

Não sabia desse voo para Morro de São Paulo. Fui apenas uma vez pra lá, lugar maravilhoso, mas morro de medo de ir de barco.

9 hours ago, Schonarth said:

Não sabia desse voo para Morro de São Paulo. Fui apenas uma vez pra lá, lugar maravilhoso, mas morro de medo de ir de barco.

Pelo menos desde 1997 tem voos para Morro, inclusive o primeiro LET410 do Brasil, PT-FSE, chegou justamente para voar Salvador - Morro pela AeroStar, enquanto a Addey operava em outra pista com Minuano, Navajo, Cessna 402. A AeroStar depois usou Navajo, Islander (junto com os LET), com o enfraquecimento da demanda e as fragilidades das duas taxi aéreo citadas, a Abaeté, após o AVC do fundador, buscou diversificar e como é a empresa com maior qualidade no estado, se consolidou com seus Caravans (por sua vez da primeira leva de C208 do Brasil que eram cargueiros na FEDEX e foram convertidos para pax pela Brasil Central).

• Like 1
11 hours ago, Schonarth said:

Fuja do catamarã e da lancha rápida que saem do Porto de Salvador. É uma viagem capitaneada por satanás. Até hoje lembro os terríveis momentos que passei nas 3h de percurso.

A dica é pegar o ferry boat de salvador pra Itaparica, de lá pegar transporte terrestre (carro, van ou ônibus)até um atracadouro, que fica a 10 min de lancha de MSP. É muito mais tranquilo.

Também acho mais seguro que ir de monomotor a pistão ou R44.

Edited by 2setão
  • Haha 3
13 minutes ago, 2setão said:

Fuja do catamarã e da lancha rápida que saem do Porto de Salvador. É uma viagem capitaneada por satanás. Até hoje lembro os terríveis momentos que passei nas 3h de percurso.

A dica é pegar o ferry boat de salvador pra Itaparica, de lá pegar transporte terrestre (carro, van ou ônibus)até um atracadouro, que fica a 10 min de lancha de MSP. É muito mais tranquilo.

:offtopic: Quando peguei o catamarã para MSP tinham me advertido que seria uma viagem barra pesada. Em termos de enjoo, etc foi tranquilo. O problema mesmo foi o DVD do Saiddy Bamba tocando em loop a viagem inteira. :suicide_anim:

• Like 1
  • Haha 3
  • Sad 1
On 1/24/2020 at 7:35 PM, PR-FHI said:

E aí? Rolou mais alguma informação?

10 hours ago, A345_Leadership said:

Vamos ver se o Spagat não vai fritar a empresa como antes :p

Especialidade deste senhor, diga-se de passagem...

11 hours ago, A345_Leadership said:

Só anunciar que não frita rssss

30 minutes ago, Rafael Maul said:

A primeira aventura de 2020. Vamos ver mais quantas aparecem até 31 de dezembro.

Tem uma de Brasília, anunciando diversas rotas com B737. 

15 hours ago, PT-KTR said:

Pelo menos desde 1997 tem voos para Morro, inclusive o primeiro LET410 do Brasil, PT-FSE, chegou justamente para voar Salvador - Morro pela AeroStar, enquanto a Addey operava em outra pista com Minuano, Navajo, Cessna 402. A AeroStar depois usou Navajo, Islander (junto com os LET), 

AeroStar e Addey ainda fazem voos para algum destino turístico assim?

4 hours ago, Rafael Maul said:

A primeira aventura de 2020. Vamos ver mais quantas aparecem até 31 de dezembro.

Não tem aventura nenhuma... Apenas a consolidação em LAS de um voo que já opera há décadas por fretamento.

• Thanks 3
22 hours ago, 2setão said:

Ou ir até Valença, via CNF, apenas aos sábados.

• Like 1

Abaeté deve fomentar oferta de voos para a Bahia

24/01/2020  16:50 | Filip Calixto

GB Souza Fotografia
A Abaeté Brazilian Airlines deve aumentar o fluxo aéreo para destinos no interior da Bahia
A Abaeté Brazilian Airlines deve aumentar o fluxo aéreo para destinos no interior da Bahia

Mirando a ampliação da malha aérea na Bahia, em especial em destinos turísticos do interior, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com apoio da Secretaria do Turismo do estado nordestino concedeu autorização a empresa regional Abaeté Aerotáxi para operar voos regulares. Há mais de 40 anos no mercado de fretamento de aeronaves de pequeno porte na Bahia, a Abaeté agora pode vender, de maneira individualizada, assentos em aviões de até 19 lugares.

A empresa, que passará a se chamar Abaeté Brazilian Airlines, ainda não divulgou a previsão de início das operações regulares. No entanto, entre os prováveis destinos a serem contemplados estão a localidade de Morro de São Paulo (município de Cairu) e a cidade de Jequié, nas zonas turísticas Costa do Dendê e Caminhos do Sudoeste, respectivamente.

Todo o processo até a autorização para que a empresa comece a operar o transporte aéreo regular levou cerca de seis meses. "Antes da autorização, a Anac avaliou nossa capacitação durante vistorias em diversas áreas da empresa. Outros destinos para os nossos voos também estão em estudo. Este é o passo inicial para um novo projeto que contempla cidades turísticas da Bahia", explica o sócio e diretor de Operações da Abaeté, Tiago Tosto.

Titular da Secretaria do Turismo da Bahia, Fausto Franco atuou junto à Anac para que uma nova avaliação da empresa fosse realizada. "Salvador é o grande portão de entrada para o turismo da Bahia, mas buscamos a ampliação de fluxo turístico e da conectividade aérea em destinos do interior. Por isso, fiz a articulação institucional junto à Anac, seguindo os trâmites para que mais uma empresa possa levar visitantes a diferentes cidades baianas", conta.

De maneira complementar ao aumento da oferta de voos para destinos baianos, o Turismo do estado recebeu uma outra boa notícia com a inauguração do Centro de Convenções de Salvador.

Fonte: www.panrotas.com.br

On 1/25/2020 at 11:59 PM, A345_Leadership said:

Spagat é o cara da flap internacional ?

o que ele fez antes ?

On 27/01/2020 at 11:07, FCRO said:

1-  Spagat é o cara da flap internacional ?
2 - o que ele fez antes ?

Respondendo:

1 - sim!

2 - não sei.

On 27/01/2020 at 11:07, FCRO said:

Spagat é o cara da flap internacional ?

o que ele fez antes ?

Sim, é da Flap.

Ele procurava pelo em ovo na empresa. Dizem que era porquê a Abaeté não anunciava na revista.

• Like 1
16 hours ago, A345_Leadership said:

Sim, é da Flap.

Ele procurava pelo em ovo na empresa. Dizem que era porquê a Abaeté não anunciava na revista.

A lista é grande! Abaete, Nordeste, Penta, todo mundo que negou ou cortou virou inimigo

• Like 1
1 hour ago, PT-KTR said:

A lista é grande! Abaete, Nordeste, Penta, todo mundo que negou ou cortou virou inimigo

Típico dele.

Na época, quando trabalhava na JH, e se introduziu o banheiro exclusivo para mulheres, era só elogios para o pioneirismo da empresa. Publicidade farta na revista.

Quando o caldo azedou na RG, e as empresas filiadas tiveram de cortar na carne (e o pessoal da Pioneira quase nada de sacrifício, mas isso é  outro papo), a publicidade acabou, e ai foi madeirada seguida na empresa por umas três ou quatro edições. Até desfazer do pioneirismo do banheiro feminino rolou.

Hoje é bem verdade que a linha editorial  esta bem mais light quanto à isso, temos de admitir. Mas também é fato que o mercado editorial e os costumes ligados a informacão estão muito diferentes daquele período. 

Edited by Bruno Holtz