Jump to content

Incidente grave - PR-GTN x FAB 2345 - abril/2018

RafaelBoaventura

Recommended Posts

Relatório Final - IG-065/CENIPA/2018

Histórico do voo:

A aeronave PR-GTN decolou do Aeródromo internacional Presidente Juscelino Kubitschek (SBBR), Brasília, DF, com destino ao Aeródromo Marechal Cunha Machado (SBSL), São- luís, MA, por volta das OOh3Omin (UTC), a fim de realizar um voo de transporte regular de passageiros, com seis tripulantes e 154 passageiros a bordo. Aeronave FAB 2345 havia decolado do Aeródromo de Santa Cruz (SBSC), Rio de Janeiro, RJ, com destino a SBBR, a fim de realizar transporte de pessoal, com três tripulantes e cinco passageiros a bordo. Durante a corrida de decolagem do Boeing 737, em SBBR, foi identificada, ainda na pista, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que acabara de pousar. A aeronave civil decolou passando sobre a aeronave militar. As aeronaves não tiveram danos. Os ocupantes de ambas as aeronaves saíram ilesos.

Mais uma vez os controladores da torre de Brasília se colocam em evidência...

Além disso, é um relatório didático sobre como impera no país a cultura do desleixo, ainda que na aviação comercial  isso seja bastante atenuado. Eu desconhecia, por exemplo, que há áreas de sombra no aeroporto JK, onde não é possível visualizar a partir da torre o que se passa com os tráfegos. E que as torres de iluminação do píer norte ofuscam os controladores à noite. Ou seja, grotescas falhas de projeto.

Tivemos um caso também na Gol, no Galeão, bastante semelhante. Não me recordo a data exata e nem a aeronave envolvida, se não me engano a ocorrência se deu em na noite de Natal ou do Ano Novo de 2014/2015 com o PR-GUJ, decolando para Punta Cana. 

Na ocasião um E120 da FAB estava sendo rebocado e, durante o procedimento, houve o cruzamento da pista 15/33. Não houve comunicação bilateral entre o FAB e a TWR, de modo que o Gol fora autorizado a decolar. O tráfego somente foi avistado após a V1, e por enorme sorte (o voo estava bastante vazio) foi possível livrar e sair do chão antes de um possível impacto. 

Caso os colegas estivessem com algumas poucas toneladas a mais a bordo, não teria sido possível a decolagem e o acidente teria acontecido, possivelmente sem chance de sobrevivência para ninguém. 

Pelo que li o solo autorizou livrar por outra saída o que fez prolongar o tempo na pista do FAB.
Minha dúvida é se o solo pode fazer isto sem coordenar com a torre.

Agora eu entendo o motivo da separação entre aeronaves ser tão conservadora em BSB: incompetência dos controladores.

Dá raiva a ineficiência para decolar ou pousar lá!

1 hour ago, Bonotto said:

Pelo que li o solo autorizou livrar por outra saída o que fez prolongar o tempo na pista do FAB.
Minha dúvida é se o solo pode fazer isto sem coordenar com a torre.

A lambança toda veio disso. 

Ele falou na frequência da torre que ia sair numa twy, mudou pro solo e avisou que ia sair na próxima.

Daí é aquela dinâmica padrão dois incidentes, uma sucessão infeliz de coincidências: Vista da TWR obstruída, refletor na cara, slope da pista impedindo de ver aeronave pequena, e quase parece todo mundo no jornal nacional. 

E Bonotto, salvo enganos de ICA 100-12 empoeirada, Não! O solo não pode. Você livra a pista e ingressa na TWY sempre com a TWR, após isso, chama o solo, por isso tantos lugares usam o “livre na golf e chame solo após”

1 minute ago, SimpleMan said:

Agora eu entendo o motivo da separação entre aeronaves ser tão conservadora em BSB: incompetência dos controladores.

Dá raiva a ineficiência para decolar ou pousar lá!

Sem contar ser um aeródromo que permite operações simultâneas e não ocorrer por pintura similar a esse caso acima, né.

Terminei de ler o relatório e meu Deus. Incompetência demais da torre.

Eles sabem dos pontos cegos, a ofuscação e afins. Sendo assim deveriam prestar o triplo de atenção e manter a comunicação constante e clara. E pensar que esses caras coordenam o tráfego que passa diariamente em cima da minha cabeça.

25 minutes ago, A350XWB said:

E Bonotto, salvo enganos de ICA 100-12 empoeirada, Não! O solo não pode. Você livra a pista e ingressa na TWY sempre com a TWR, após isso, chama o solo, por isso tantos lugares usam o “livre na golf e chame solo após”

Exato. Já vi acontecer de a TWR autorizar uma decolagem e a outra aeronave mandar na fonia "Eu ainda não livrei a pista!"

Recentemente a Inframérica (operadora do SBBR) trocou todas as lampadas de iluminação do pário para lampadas de led e ainda colocou defletores nas que ofuscavam a torre de controle. Ficou muito legal o trabalho deles. Vi umas fotografias com o antes e o depois e o trabalho ficou bom.

As outras recomendações deverão ser acompanhadas pela ANAC de perto.

13 hours ago, Schonarth said:

Terminei de ler o relatório e meu Deus. Incompetência demais da torre.

Eles sabem dos pontos cegos, a ofuscação e afins. Sendo assim deveriam prestar o triplo de atenção e manter a comunicação constante e clara. E pensar que esses caras coordenam o tráfego que passa diariamente em cima da minha cabeça.

No caso do acidente gol x legacy um controlador falou para o outro na passagem de serviço: "tá vendo esse legacy aqui? Gasta um pouquinho do teu inglês e manda ele descer pro 370". O camarada esqueceu e quando lembrou, já era tarde... área de sombra não permitiu o legacy copiar o centro Brasília... Esse é, ou pelo menos era, o padrão por lá...

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade