Jump to content

Aeroporto de Cascavel terá investimento da Itaipu, para compra de "fingers"


Recommended Posts

Meus prezados

 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

6 minutes ago, jambock said:

Meus prezados

 

Pouso no aeroporto antigo...

Link to post
Share on other sites

Que lindo parabéns!!

Passei muito por aí na época da TRIP e algumas vezes pela Passaredo.

Sempre fazia

GRU/CAC/DOU

CWB/CAC/DOU

Saudades :)

Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

Visitação  https://www.youtube.com/watch?v=rT43f_wOiOU

 

12M19   114.271 pagos embarcados         +64,5%      média 313 pax/dia    (AD 86.587   G3 27.684 iniciou em ago19 com 737)

                   1.610 decolagens                                                    4.4 decolagens/dia

12M18     69.482

jan+fev20  38.368  vs jan+fev19  13.211    +183%                                                                               

Link to post
Share on other sites

Maravilha de aeroporto em comparação a estrutura antiga, mas algumas considerações.

 

03 posições de pátio (02 fingers + 1 remota). Uma esteira de restituição de bagagem. A pergunta é: não poderiam ter feito um aeroporto para os próximos 15/20 anos? Cascavel é uma importantíssima cidade, com certeza vai crescer muito mais e o aeroporto terá demanda de mais voos, porque não foi planejado um pátio maior. Podem receber alternados de IGU, PGZ e TOW. Antes da crise, havia um horário que era muito próximo três voos ao mesmo tempo. Qualquer atraso, o pátio estará cheio.

Se o seu voo for o segundo ou terceiro, senta e espera... pelo menos 30 minutos até pegar a sua mala.

No mais, um ganho inestimável para Cascavel e região.

 

 

 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
57 minutes ago, Blue Tail said:

Maravilha de aeroporto em comparação a estrutura antiga, mas algumas considerações.

 

03 posições de pátio (02 fingers + 1 remota). Uma esteira de restituição de bagagem. A pergunta é: não poderiam ter feito um aeroporto para os próximos 15/20 anos? Cascavel é uma importantíssima cidade, com certeza vai crescer muito mais e o aeroporto terá demanda de mais voos, porque não foi planejado um pátio maior. Podem receber alternados de IGU, PGZ e TOW. Antes da crise, havia um horário que era muito próximo três voos ao mesmo tempo. Qualquer atraso, o pátio estará cheio.

Se o seu voo for o segundo ou terceiro, senta e espera... pelo menos 30 minutos até pegar a sua mala.

No mais, um ganho inestimável para Cascavel e região.

 

Jan20 melhor mês até então, teve 172 decolagens = 5.5 por dia = 2 horas de utilização

CAC 2009 77 mil pax vs 2019 232mil = +200% média  11,6% a.a. bem acima da média, porém se crescer no mesmo ritmo, esse terminal dura +20 anos.

3 voos x 150pax x 6 horas x 2 x 365 dias = 2 milhões/ano

 

Link to post
Share on other sites
5 hours ago, TheJoker said:

Jan20 melhor mês até então, teve 172 decolagens = 5.5 por dia = 2 horas de utilização

CAC 2009 77 mil pax vs 2019 232mil = +200% média  11,6% a.a. bem acima da média, porém se crescer no mesmo ritmo, esse terminal dura +20 anos.

3 voos x 150pax x 6 horas x 2 x 365 dias = 2 milhões/ano

 

Cálculo de infraestrutura não funciona desse jeito... Em alguns locais, a demanda estará concentrada em certos horários, seja pela característica do local, pelos bancos de conexão nos aeroportos chave.

Tente empurrar horários alternativos em CAC pra ver a reação: não teremos novos voos e a tarifa média subirá. Ocupar todas as faixas horárias do dia não funciona nem em GRU.

Concordo com o @Blue Tail , pátio para três aeronaves e uma esteira é pensar muito pequeno. Mas, melhor que nada...

Link to post
Share on other sites
2 hours ago, SimpleMan said:

Cálculo de infraestrutura não funciona desse jeito... Em alguns locais, a demanda estará concentrada em certos horários, seja pela característica do local, pelos bancos de conexão nos aeroportos chave.

Tente empurrar horários alternativos em CAC pra ver a reação: não teremos novos voos e a tarifa média subirá. Ocupar todas as faixas horárias do dia não funciona nem em GRU.

Concordo com o @Blue Tail , pátio para três aeronaves e uma esteira é pensar muito pequeno. Mas, melhor que nada...

E por isso no Brasil, o setor não tem muito investimento, não tem retorno.

Link to post
Share on other sites

FLN inaugurou 10 pontes e diz que a capacidade passou pra 8 milhões/ano. https://floripa-airport.com/pt/noticias/novo-aeroporto-de-florianopolis-entra-em-operacao-dia-1-de-outubro-de-2019.html

         8.000.000 / 12 meses / 10 pontes = 66.667   +54,3%

         jan20  432.000             /  10              = 43.200

 

CAC   jan20  29.102             / 2                  = 14.551   vs 66.667  +358,2%

Pro movimento que tem, me desculpem, não era nem pra ter pontes. :lol: Mas como é administrado pela  Prefeitura, tá valendo.

https://www.cettrans.com.br/aeroporto.php

Link to post
Share on other sites

Pessoal, só para deixar claro... CAC merecia uma nova estrutura e esta, está perfeita em relação ao 'nada' que era a anterior.

Só pensei no futuro e nos possíveis problemas que ocorrem na aviação. Com isso, achei o pátio pequeno.. Agora se o pátio antigo ainda ficar operacional, já melhora bem.

 

Edited by Blue Tail
Link to post
Share on other sites

Fingers são testados com sucesso no aeroporto de Cascavel

Um Boeing-737-700 da Gol Linhas Aéreas foi usado para testar as pontes de embarque...

spacer.png

18 jul 20 -  Viamar Henrique

Os testes realizados na tarde deste sábado (18) com as duas pontes de embarque e desembarque que ligam o novo terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel às aeronaves, foram considerados um sucesso. Os dois fingers instalados transformam o terminal aeroportuário em um dos mais modernos do interior do Brasil.

O teste de engenharia para comissionamento das pontes de embarque utilizou uma aeronave 737-700, da companhia Gol Linhas Aéreas. A ideia é verificar se a ponte responde às normas de segurança exigidas para o embarque e desembarque dos passageiros.

Durante os procedimentos técnicos, foram verificados os sensores, a operação e o deslocamento do equipamento que coloca Cascavel no seleto grupo de aeroportos do Brasil que possuem estas pontes de embarque e desembarque. No Paraná, somente Curitiba e Foz do Iguaçu têm o equipamento.

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que uma cidade do porte de Cascavel precisa ser completa, principalmente por ser considerada a 14ª melhor do Brasil para se viver.

“Nós resolvemos não só fazer o aeroporto, mas fazer um aeroporto de referência. É, com certeza, um dos aeroportos mais modernos do interior do Brasil. As passarelas de embarque trazem para o nosso aeroporto muito conforto, humanização, e isso tem um peso na categoria do aeroporto”, observou.

Durante a semana, servidores da Cettrans/Transitar, que atuam no aeroporto, passaram por capacitação para operar os fingers.

O teste de engenharia realizado neste sábado atende a uma exigência das companhias aéreas e também do Município, que buscam oferecer aos usuários do terminal de passageiros toda a segurança e conforto necessários em suas viagens.

A gestora do aeroporto, Jocemara Lopes de Amarante, explicou que o treinamento deste sábado é uma simulação de como serão os procedimentos quando a aeronave chega para acoplar as pontes de embarque. “Hoje é um marco histórico, estamos fazendo um treino de como vai ser a nossa operação no dia a dia do aeroporto de Cascavel a partir do momento que nós utilizarmos as novas instalações”, destaca.

O engenheiro responsável pela obra, Sandro Camilo Rocha Rancy, disse que o teste de engenharia para o comissionamento dos dois conectores de embarque e desembarque aconteceu apenas com a aeronave da companhia Gol. “Caso a empresa Azul também queira fazer o mesmo teste, nossa equipe técnica do aeroporto estará apta a participar do mesmo teste”, afirmou.

Momento histórico

Para o arquiteto e urbanista Lauro Roberto Hoff, que mora em Cascavel há 44 anos, trata-se de um momento histórico para a cidade. “É um belo projeto, proporcional ao tamanho da cidade, um orgulho para nós”, avalia.

Para o empresário Edson Vasconcelos, vice-presidente de Fiep (Federação da Indústrias do Estado do Paraná), a modernização do aeroporto  é um marco para a história de Cascavel. Para ele, Cascavel terá reflexos no turismo e nos negócios.

“Perdemos algumas empresas multinacionais que estavam aqui e por dificuldade do aeroporto saíram, com certeza vão retornar porque Cascavel é uma das capitais da "tecnologia do agro".

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação/Secom

https://npronline.com.br/noticia/4024/fingers-sao-testados-com-sucesso-no-aeroporto-de-cascavel

Link to post
Share on other sites

Vendo os números da CETTRANS, a maior arrecadação é com multas de trânsito! :lol:

Ex.jan20  receita R$2.966mil = Multas R$1.627mil, CAC R$425mil, Rodoviária R$352mil

     jun20               R$1.134                                621                        63                                 85

 

Até que CAC tinha resultado operacional antes da pandemia,

jan19  Receita R$172.499,38  - Custos/despesas 169.676,67 = 2.822,71

jan20                    425.259,16                                     202.129,96 = 223.129,20

abr20                   109.828,53                                      161.201,45 = (51.372,92)

mai20                   61.446,55                                       142.976,13 = (81.529,58)

jun20                    62.762,40                                       143.258,86 = (80.496,46)

jul20                     102.183,14                                     165.922,14 = (63.739,00)                          

 

https://www.cettrans.com.br/transparencia-publica.php                  

Edited by TheJoker
Link to post
Share on other sites

EBITDA R$223 mil x12 = R$2.7 milhões/ano

Investimento nas obras R$18.1 milhões, sem juros, se pagaria em 7 anos, tá ruim não.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade