Jump to content
Sign in to follow this  
LipeGIG

Grupo Latam deixa a Oneworld em 01-maio

Recommended Posts

https://www.mercadoeeventos.com.br/noticias/aviacao/grupo-latam-deixa-oneworld-em-maio/

Publicado por: Mercado e Eventos

Data da publicação: 31-01-2020 - 19h41min 

Companhia divulgou os seus dados operacionais referentes a abril

A partir deste sábado (1°), a Latam vai transferir as suas operações no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (Nova York) do Terminal 8 para o Terminal 4

O Grupo Latam anunciou que firmou acordo com a oneworld para sair da aliança em 1º de maio de 2020. Até 30 de abril de 2020, não haverá alteração nos benefícios recíprocos oferecidos em todos os voos para membros da oneworld. A partir de 1º de maio, a Latam manterá seus acordos bilaterais com a maioria dos membros da oneworld (British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e SriLankan Airlines) e continuará a oferecer os seguintes benefícios ao cliente:

• Compra de passagens aéreas em latam.com e sites de companhias aéreas parceiras para mais de mil destinos;
  • Acúmulo e resgate de pontos por meio dos respectivos programas de passageiro frequente;
  • Acesso recíproco às salas VIP, sujeito ao acordo final com cada companhia aérea;
  • Reconhecimento de top tiers nos respectivos programas de passageiro frequente, sujeito ao acordo final com cada companhia.

Término do acordo de passageiro frequente com a American Airlines

A partir de 1º de maio de 2020, os clientes do Latam Pass não poderão acumular ou resgatar pontos em voos da American Airlines nem acessar as salas VIP da American Airlines.

No entanto, a Latam respeitará todos os bilhetes de voos da American Airlines que foram resgatados com pontos da Latam Pass antes de 1º de maio de 2020, por até 12 meses após essa data. Além disso,  continuará respeitando o acúmulo de pontos, fora do acordo de passageiro frequente, para os clientes Latam Pass que compraram passagens em voos da American Airlines antes de 1º de maio de 2020, por até 12 meses após essa data.

Avanços no acordo Latam-Delta

A partir deste sábado (1°), a Latam vai transferir as suas operações no Aeroporto Internacional John F. Kennedy (Nova York) do Terminal 8 para o Terminal 4, onde a Delta atende a mais de 90 destinos nos Estados Unidos, Canadá e outras partes do mundo, abrindo caminho para melhores conexões entre os voos da Latam e da Delta. Clientes Latam da classe Premium Business e clientes top tier do Latam Pass (categorias Black Signature, Black e Platinum) também terão acesso à sala VIP no Terminal 4.

As autoridades dos Estados Unidos e da Colômbia já deram aprovação regulatória para os acordos de codeshare anunciados em dezembro de 2019 entre Delta e Latam Airlines Peru, Latam Airlines Colômbia e Latam Airlines Equador, respectivamente. As afiliadas da Latam no Brasil e no Chile também planejam estabelecer acordos de codeshare com a Delta durante 2020. Em paralelo, a Latam está negociando com a Delta acordos para recíprocos acessos à sala VIP e benefícios de passageiro frequente, previsto para o primeiro semestre de 2020.

Essas mudanças fazem parte do trabalho em andamento para implementar o acordo anunciado por Latam e Delta em setembro de 2019. O acordo prevê uma aliança estratégica para combinar as malhas aéreas altamente complementares das companhias e fornecer aos clientes uma experiência de viagem única e com maior conectividade, para mais de 435 destinos em todo o mundo, sujeita às aprovações governamentais e regulatórias.

Mais relacionado à Delta do que à Latam, mas alguém tem ideia de até quando vai o acordo deles com a Gol? Emiti um voo para os EUA em março ainda com a Delta, mas tenho que emitir outro em maio e estou em dúvida se espero um pouco mais para ver se algo é anunciado.

Antes

spacer.png

27/01 em SCL

spacer.png

• Like 1

On 01/02/2020 at 13:53, rabb said:

Mais relacionado à Delta do que à Latam, mas alguém tem ideia de até quando vai o acordo deles com a Gol? Emiti um voo para os EUA em março ainda com a Delta, mas tenho que emitir outro em maio e estou em dúvida se espero um pouco mais para ver se algo é anunciado.

Ainda estão emitindo Gol ?

Tenho voo com a delta amanhã, por enquanto tudo igual com a parceria com a gol. Sou reconhecido por medallion por ser smiles diamante, etc, nenhuma mudança. Também tenho dúvida de até quando vai o acordo com a gol pois preciso emitir bilhetes para os eua e quando acabar o acordo deixarei de voar delta... esperando também pra ver o movimento da AA, se volta a ser parceira da gol como era antes da delta...

6 hours ago, TheJoker said:

Antes

spacer.png

27/01 em SCL

spacer.png

Podiam ter feito uma pintura híbrida, mas... kkkkkkkkkk

Vi uns stories de uns blogueiros que já estão tirando a logo da OW perto da porta das fuselagens 

• Like 1

8 hours ago, TheJoker said:

Antes

spacer.png

27/01 em SCL

spacer.png

Porque não meteram logo um adesivo da Latam em cima do OW ao invés de adesivar a marca antiga?

5 hours ago, A350-1041 said:

Porque não meteram logo um adesivo da Latam em cima do OW ao invés de adesivar a marca antiga?

Acho que por uma questão de marca, a estrela na cauda faz parte da pintura LAN assim como a águia da TAM , mesmo tendo muitas aeronaves com pintura original de seus operadores ao menos é a pintura padrão, agora ficaria estranho um Latam com cauda LAN 

• Like 1

Pelo jeito a TAM BR vai ser uma das poucas companhias a ostentar pintura das 3 alianças durante sua vida. 

13 minutes ago, Cassio.Fernandes said:

Pelo jeito a TAM BR vai ser uma das poucas companhias a ostentar pintura das 3 alianças durante sua vida. 

Não há nenhuma confirmação de que ela fará parte da SkyTeam.

Pelo contrário, tudo indica até o momento que ela ficará sem aliança.

15 minutes ago, Cassio.Fernandes said:

A TAM nunca foi Skyteam, e acho que será meio difícil que mudem agora

16 minutes ago, raverbashing said:

A TAM nunca foi Skyteam, e acho que será meio difícil que mudem agora

Eu sei que ela nunca foi, mas foi One World e Star Alliance, talvez exista uma possibilidade de integrar a Skyteam futuramente, mas isso vamos ter que esperar pra ver. 

A tendência da LATAM é a independência. Muito embora a Delta pertença à Skyteam, recentemente o Ed Bastian mencionou a sua insatisfação com as alianças globais.

E a UX como está? Vai deixar mesmo a Oneworld?

10 minutes ago, naia said:

E a UX como está? Vai deixar mesmo a Oneworld?

Skyteam, certo? Vai se alinhar com a OW.

3 hours ago, A345_Leadership said:

Skyteam, certo? Vai se alinhar com a OW.

Isso, falei errado. A venda já foi concretizada para Iberia? As autoridades autorizaram a compra? Curioso pra saber como ficará a extensa malha da UX na AL, os Boeing 788/9 etc.

Todo mundo diz que a LATAM vai ficar independente ... mas vocês não acham estranho a SkyTeam anunciar o primeiro lounge proprio na America do Sul justo em SCL ... ?!?!?

20 hours ago, Boeing_Rules said:

Todo mundo diz que a LATAM vai ficar independente ... mas vocês não acham estranho a SkyTeam anunciar o primeiro lounge proprio na America do Sul justo em SCL ... ?!?!?

Eu bem acho que a Latam vai sim dar um tempo como independente, mas brevemente anunciam o ingresso na SkyTeam nem que seja "pra inglês ver" e estar mais bem posicionada como a companhia global que o grupo quer construir. Ficar independente para se alinhar às novas tendências do mercado é um papo muito bonitinho, e por mais que ele faça sentido, as alianças ainda trazem benefícios para clientes fidelidade e dão muito status à companhia, e passageiro gosta de status e bom marketing, os frequent flyers gostam disso, e são eles quem trazem boa parte do lucro para a empresa, visto que, geralmente, pagam altas tarifas ou até mesmo tarifa cheia. O mesmo vale para a Azul, que nega a Star Alliance, mas, creio eu, que isso acaba quando a malha internacional da empresa for um pouco mais extensa e seus parceiros e acionistas - United - passarem a cobrar uma maior integração, uma vez que seus principais acordos são com membros SA, então creio que é uma questão de tempo até vermos a estrelinha ao lado da janela do cockpit dos A320neo e E2 da Azul, bem como o simpático logo da SkyTeam na mesma posição nos aviões da Latam e, quem sabe, o globinho azul da Oneworld ao lado das portas da Gol, já que a tendência é que a Gol passe a se alinhar com membros dessa aliança, pois os membros ST tendem a seguir a DL e se alinhar à Latam na América do Sul. No Airliners essa discussão já surgiu e essa hipótese apareceu algumas vezes nos threads, foi falado até mesmo que a Aerolíneas poderia deixar a SkyTeam, caso a Latam realmente entre na aliança, o que eu já acho menos provável.

• Like 2

1 hour ago, A350-1041 said:

Eu bem acho que a Latam vai sim dar um tempo como independente, mas brevemente anunciam o ingresso na SkyTeam nem que seja "pra inglês ver" e estar mais bem posicionada como a companhia global que o grupo quer construir. 

Mais ou menos. A Delta tem 49% da Virgin Atlantic e esta não está na ST.

As alianças aéreas são, no fundo, os acordos de JV do Atlântico Norte ampliados em uma escala maior. O marco inicial foi o acordo NW-KL e posteriormente LH-UA. Empresa fora do eixo EUA-Europa era satélite, em que tinha acordo de cooperação com uma das JV. Singapore tem ótimo relacionamento com a Lufthansa, mas mínimo com a United. Cathay Pacific tem boa cooperação com a American, mas era quase nula com a Qantas e British. Claro que nos últimos 20 anos o mercado mudou muito, as chinesas cresceram, surgiram as ME3 e outros players locais, mas com atuação regional, tipo RAM, Aerolíneas, Ethiopian. 

Tudo isso para dizer que a LATAM vai manter independente pela poligamia. Ela possui acordos com a Lufthansa, South African, empresas SA e penso que são parceiras importantes. Para os EUA ela vai ter JV com a Delta e, quiçá, Aeroméxico. Na Europa com a Virgin e Air France-KLM (apesar desta ter renovado a cooperação com a Gol, mas vai saber se não cancelam) e na América do Sul ela tem uma malha imbatível, então porque unir com a Aerolíneas? Só estes três mercados representam uns 90% do público LATAM, sem falar no corporativo.

Entrar na Skyteam exige investimento e até renúncia de parcerias. Vale a pena?

Pessoalmente eu queria que os órgãos reguladores do mundo inteiro fossem mais incisivos. Empresas de aliança não pode fechar acordos com empresas de outras alianças, mesmo que não haja uma outra parceira. Na prática estamos formando um monopólio disfarçado de oligopólios.

• Like 2

23 hours ago, Boeing_Rules said:

A tendência é ter um code-share com a Delta , e só por enquanto. 
A Latam fez questão de anunciar que vai continuar com muitas das parcerias da OW e ir para outra aliança fatalmente faria a Latem ter que repensar seus conceitos. Não poderia tirar proveito da AF/KL tendo um acordo com a BA/IB, mas pra ela, Madrid faz muito mais sentido que Paris/Amsterdam. 

Se você pensar só TAM, faz sentido pensar em Skyteam, mas quando o assunto muda pra LAN..  você precisa tanto de MAD quanto precisa de MIA. 

• Like 3

É bom considerar isso aqui também:

CEO da Delta afirma que Skyteam falhou e que vai criar sua própria aliança

https://www.aeroin.net/ceo-delta-skyteam-falhou-e-vai-criar-propria-alianca/

Absolutamente tudo aponta que a Latam não entrará na SkyTeam e fechará acordos individuais.

Os melhores acordos são os que funcionam. Pois, não adiantou nada estar na OneWorld e mentir ter problemas técnicos durante sua "estadia" lá pra não implementar a aliança.

Esteja onde estiver, cumpra os contratos e façam-os funcionar!

Edited by Delmo
  • Like 1

On 2/5/2020 at 3:42 AM, LipeGIG said:

A tendência é ter um code-share com a Delta , e só por enquanto. 
A Latam fez questão de anunciar que vai continuar com muitas das parcerias da OW e ir para outra aliança fatalmente faria a Latem ter que repensar seus conceitos. Não poderia tirar proveito da AF/KL tendo um acordo com a BA/IB, mas pra ela, Madrid faz muito mais sentido que Paris/Amsterdam. 

Se você pensar só TAM, faz sentido pensar em Skyteam, mas quando o assunto muda pra LAN..  você precisa tanto de MAD quanto precisa de MIA. 

E a DL se mudará para o T3 em GRU, o que era meio lógico, e assim poderá usar o belo e espaçoso Lounge da Latam naquele terminal.