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TheJoker

LATAM já voa com A350 para Lisboa, a sua rota mais rentável na Europa

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04-02-2020

 

A LATAM passou a operar os voos Lisboa – São Paulo com um A350, que tem mais 44% de lugares que a aeronave anterior, uma aposta que decorre do sucesso da rota, a mais rentável da companhia na Europa, afirmou hoje Cinthia Louza, sales manager para Portugal e Espanha.

 

O primeiro voo da LATAM para Lisboa com um A350 chegou esta manhã à capital portuguesa. O avião, com 309 lugares em económica e 30 em executiva, tem mais 101 lugares que o B767 que antes operava a ligação e tem o dobro da capacidade para carga.

 

As taxas de ocupação acima de 85% desde o lançamento da rota motivaram a mudança de aeronave, afirmou Cinthia Louza num encontro com jornalistas hoje em Lisboa.

Além de possibilitar o transporte de mais passageiros, a utilização do A350 também vai permitir à LATAM reduzir os custos de operação. “As emissões de gases com efeito de estufa, assim como os custos de operação, são até 25% inferiores em relação a outros aviões de porte semelhante”, segundo um comunicado.

O Grupo LATAM, formado pela integração da brasileira TAM na chilena LAN, começou a voar entre Lisboa e São Paulo em Setembro de 2018, com cinco voos por semana, passando a voo diário em Setembro do ano passado.

Em 2019, a companhia transportou 14.807 passageiros entre Lisboa e São Paulo, somando receitas de 7,5 milhões de euros, avançou Cinthia Louza, indicando que 30% dos clientes foram viajantes de negócios.

O Brasil é a principal origem de passageiros dos voos da LATAM para Lisboa. 93% dos lugares são vendidos no Brasil e cerca de metade desses passageiros tem Portugal como destino final, enquanto os restantes vão para diversos destinos europeus.

Da Europa, que representa 7% da ocupação dos voos, 48% dos passageiros tem São Paulo como destino final, 42% vai para o resto do Brasil e os restantes 9% vão para outros destinos na América do Sul, acrescentou a sales manager da companhia.

Com a mudança de avião, a LATAM tornou-se a primeira companhia a operar voos para Portugal durante todo o ano com um A350, embora tenha previsto durante cerca de duas semanas no Verão alternar a operação entre A350 e B767, por uma questão de organização de slots em Lisboa, explicou Cinthia Louza.

No início de todos os anos, a companhia analisa várias possibilidades de reforço de frequências ou abertura de novos destinos. Para Portugal, sem revelar nenhum plano em concreto, Cinthia Louza destacou possibilidades como um voo Porto – São Paulo, uma nova rota para o Nordeste ou um Lisboa – Rio de Janeiro, sendo esta última opção a mais provável, por incluir tráfego de lazer e negócios.

Além de Lisboa, as outras rotas da LATAM na Europa são Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Frankfurt e Milão.

A companhia tem actualmente 8 aviões A350 na sua frota, tendo previsto chegar aos 12 em 2021.

A LATAM vai deixar a aliança oneworld no dia 1 de Maio e, segundo Cinthia Louza, não tem previsto entrar em qualquer outra aliança. A estratégia passa por fazer acordos bilaterais com várias companhias (ver também: LATAM deixa oneworld no dia 1 de Maio).

http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/latam-ja-voa-com-a350-para-lisboa-a-sua-rota-mais-rentavel-na-europa/

 

Se essa é a melhor rota pra Europa, imagina as outras.

E esses números.....:blink:

2019  JJ GRU-LIS  58.600 pagos

                LIS-GRU  55.101

                total      113.701   LF médio 84,7%

 

7% de 113.701 = 7.959    Se 7.5 milhões foi o faturamento em Portugal / 14.807 = 506.52 euros foi a média, (por perna?)

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Se a LATAM passar a voar GIG-LIS, será a prova cabal que a TAP não está gerindo bem a sua posição no mercado.

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E a carga, GRU-LIS  910.729 kg / 305 voos = 2.986kg/voos em média.  O GRU BCN tem levado 4.750kg em média

                  LIS-GRU   1.591.614  / 302             5.270                                          BCN-GRU                     5.900

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3 minutes ago, C010T3 said:

Se a LATAM passar a voar GIG-LIS, será a prova cabal que a TAP não está gerindo bem a sua posição no mercado.

Muito difícil....se a JJ conseguir +slots em LIS vai ser para aumentar GRU.

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38 minutes ago, C010T3 said:

Se a LATAM passar a voar GIG-LIS, será a prova cabal que a TAP não está gerindo bem a sua posição no mercado.


A TAP tem sangria pra voar pro maior número de destinos possível, vide a enxurrada na América do Norte.

No Brasil vemos isso ao perceber que as bases secundárias vivem com 6x semana,  raramente chegam a diário: BSB, CNF, FOR, SSA e NAT.

 

E nessa sangria, vê-se no Rio que ela negligencia sim o destino, talvez pra não impactar muito em VCP.

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Se foi um martírio conseguir o voo diário,acho muito pouco provável conseguir um segundo, embora não acredite, Porto seria fácil de conseguir slots, mas duvido que operem

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93% dos lugares são vendidos no Brasil e cerca de metade desses passageiros tem Portugal como destino final, enquanto os restantes vão para diversos destinos europeus.

É +/- igual em todas as rotas da JJ pra Europa, e também nas europeias. Então tanto faz ser LIS, MAD, BCN....ZRH metade são conexões. Seria muito +fácil um segundo voo pra MAD, por exemplo.

Edited by TheJoker

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1 hour ago, TheJoker said:

93% dos lugares são vendidos no Brasil e cerca de metade desses passageiros tem Portugal como destino final, enquanto os restantes vão para diversos destinos europeus.

É +/- igual em todas as rotas da JJ pra Europa, e também nas europeias. Então tanto faz ser LIS, MAD, BCN....ZRH metade são conexões. Seria muito +fácil um segundo voo pra MAD, por exemplo.

Fiquei curioso para saber quais as conexões que vendem em LIS..... as parceiras IB/BA/LH operam para o Brasil e a própria LA voa para o hub delas.....

LIS nem de longe oferece a conectividade através de interline que LHR ou FRA podem oferecer.....

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16 minutes ago, SQ-GRU said:

Fiquei curioso para saber quais as conexões que vendem em LIS..... as parceiras IB/BA/LH operam para o Brasil e a própria LA voa para o hub delas.....

LIS nem de longe oferece a conectividade através de interline que LHR ou FRA podem oferecer.....

Todas, MAD IB, FRA LH, CDG AF ou com cnx via outra cidade, etc aliás todas as cidades que a JJ voa tem conexões pra todas as outras.

Edited by TheJoker

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12 hours ago, TheJoker said:

04-02-2020

 

A LATAM passou a operar os voos Lisboa – São Paulo com um A350, que tem mais 44% de lugares que a aeronave anterior, uma aposta que decorre do sucesso da rota, a mais rentável da companhia na Europa, afirmou hoje Cinthia Louza, sales manager para Portugal e Espanha.

 

 

Se essa é a melhor rota pra Europa, imagina as outras.

E esses números.....:blink:

2019  JJ GRU-LIS  58.600 pagos

                LIS-GRU  55.101

                total      113.701   LF médio 84,7%

 

7% de 113.701 = 7.959    Se 7.5 milhões foi o faturamento em Portugal / 14.807 = 506.52 euros foi a média, (por perna?)

Penso que o diferencial de LIS é o custo de operação da rota.


Unica rota na Europa com 1 aeronave somente. Em um universo que aeronave como 77W custa US$ 1 milhão por mes, a rota sendo operada pelo 767 ao invés de partir de US$ 2 mm de custo, devia partir de uns US$ 400 mil

US$ 1,6 milhão por 5 mil pax / mes... sao US$ 320 por pessoa. 

Tarifa por tarifa, não vejo nenhum grande diferencial. Ida e volta premium business mesmo partindo em poucos dias, se acha a US$ 2,000- US$ 2,500 ida e volta. Então vejo que o diferencial vem do custo. 
 

 

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Sobre operar LIS-GIG... zero chance com a malha atual da Latam na cidade. 

Mesmo se tivesse malha... o GRUcentrismo da Latam não faz eco a declaração. Mais fácil pra Latam tentar GRU-OPO ou um segundo voo GRU-LIS com pernas inversas ao atual que qualquer outro voo para LIS

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6 hours ago, LipeGIG said:

Sobre operar LIS-GIG... zero chance com a malha atual da Latam na cidade. 

Mesmo se tivesse malha... o GRUcentrismo da Latam não faz eco a declaração. Mais fácil pra Latam tentar GRU-OPO ou um segundo voo GRU-LIS com pernas inversas ao atual que qualquer outro voo para LIS

O mais óbvio seria um segundo Gru-Lis com pernas inversas, como sugeristes , um indo de A350,outro B767 , oferecendo uma opção real de conexões para o banco das 23hs saindo de Gru e retornando com chegada aqui as 5 da manhã....mas os slots.......

Mesmo assim não vislumbro tão cedo com o segundo voo

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As tarifas da LA na rota GRU-LIS estão bem altas nas datas que procuro, superando inclusive as tarifas de GRU-FRA. 

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As tarifas mais baixas, quando estão efetivamente menores que a concorrência, não valem a pena (pelo menos pra mim)em razão da ausência de bagagem a despachar.

 

Edited by 2setão

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LA cobra uma fortuna no trecho, e pelo LF, parece que o pax não tem ligado de pagar caro.

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On 2/5/2020 at 8:59 AM, PFB-CGH said:

As tarifas da LA na rota GRU-LIS estão bem altas nas datas que procuro, superando inclusive as tarifas de GRU-FRA. 

A Tap normalmente também é cara (aquela terceira freq GRU LIS às vezes tem preços melhores). Muita gente voa via CMN/MAD/CDG/AMS/FRA/ZRH/MUC/FCO. 

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On 05/02/2020 at 00:54, LipeGIG said:

Sobre operar LIS-GIG... zero chance com a malha atual da Latam na cidade. 

Mesmo se tivesse malha... o GRUcentrismo da Latam não faz eco a declaração. Mais fácil pra Latam tentar GRU-OPO ou um segundo voo GRU-LIS com pernas inversas ao atual que qualquer outro voo para LIS

Acho que não é nem questão de um "GRUcentrismo". Mas sim a questão de demanda. Boa parte das emissões partem de SP. GIG é muito próximo e pra terminar de lascar é mal servido de salas vips 

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2 hours ago, boulosandre said:

A Tap normalmente também é cara (aquela terceira freq GRU LIS às vezes tem preços melhores). Muita gente voa via CMN/MAD/CDG/AMS/FRA/ZRH/MUC/FCO. 

Via FCO, não. A Alitalia nem voa pra Portugal.

 

Particularmente não acho a TAP cara. É a executiva mais barata entre BR e Europa (encontra-se aos montes por cerca de R$ 4K o trecho). Sem contar que é das poucas que vendem one way no preço real, sem ser o mesmo valor de ida e volta. Há vários Nordeste-LIS one way em coach por R$ 1200.

 

1 hour ago, deiv said:

Acho que não é nem questão de um "GRUcentrismo". Mas sim a questão de demanda. Boa parte das emissões partem de SP. GIG é muito próximo e pra terminar de lascar é mal servido de salas vips 

 

O GIG tem poucas salas VIPs porque tem poucos voos internacionais, ou tem poucos voos internacionais porque tem poucas salas VIPs?

Edited by Delmo

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58 minutes ago, Delmo said:

Via FCO, não. A Alitalia nem voa pra Portugal.

Tenho um casal de amigos que voará GRU-FCO-AFP e de lá irá de carro até Portugal e um casal de clientes que de voará FCO-LIS-FCO de TP porque valia a pena desmembrar. 

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1 hour ago, Delmo said:

 

Particularmente não acho a TAP cara. É a executiva mais barata entre BR e Europa (encontra-se aos montes por cerca de R$ 4K o trecho). 

Depende muito da época e da antecedência que se busca. Mas muitas vezes a Latam, IB ou AZ são mais baratas. 

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1 hour ago, Delmo said:

O GIG tem poucas salas VIPs porque tem poucos voos internacionais, ou tem poucos voos internacionais porque tem poucas salas VIPs?

E nem tem poucas salas vips kkkk são 4 e muito boas e de bom tamanho. 

Desde quando ter sala vip é critério pra deixar de abrir rota? 

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6 hours ago, thgsr08 said:

LA cobra uma fortuna no trecho, e pelo LF, parece que o pax não tem ligado de pagar caro.

Cobra ?
Estou vendo no site da LA em USD... 527 para amanha, 464 na segunda,  Nos dois dias USD 1448 na executiva.

Volta em 1 semana, USD 357 a 580... nao acho um voo de ultima hora a USD 1100 na economia nenhuma fortuna. 

SCL-GRU-LIS a mesma perna de ida sai por USD 615 (USD 88 a mais que o voo direto)

Dai que faço a eterna pergunta... ela vende o SCL-GRU por USD 88 ou reduz a tarifa relativa do GRU-LIS para ajustar SCL-GRU ? Em tempo, o SCL-GRU relativo a conexão, sozinho, é vendido por USD 244 

 

É essa dinâmica que me refiro sempre... ninguém sabe, não temos como saber e nem temos como ponderar se a tarifa média reportada é de fato a efetiva (e certamente, não é)


Como a Latam para os voos internacionais do Brasil atua assim em geral, então acho mais prudente afirmar que a tarifa não é alta.  (Preços abaixo representam somente o trecho de IDA, mas em todas a volta sai por menos que isso) 

Amanhã GRU-FRA - USD 378
Amanhã GRU-MAD - USD 349 
Amanhã GRU-BCN - USD 503
Amanhã GRU-CDG - USD 423
Amanhã GRU-LHR - USD 534
Amanha GRU-MXP - USD 599
Amanhã GRU-MIA - USD 430 (noturno) USD 645 (diurno) 
Amanhã GRU-MCO - USD 360 
Amanhã GRU-BOS - USD 380
Amanhã GRU-JFK - USD 435
Amanhã GRU-MEX - USD 647
Amanhã GRU-SCL - USD 170
Amanhã GRU-EZE - USD 160 
Amanhã GRU-BOG - USD 551 (via LIM, non stop não aparece, deve estar lotado) 


Enfim, qual seria a menor tarifa de um voo de 2h30 da Delta , ATL-JFK por exemplo... USD 170 cada perna para amanhã. Mas a Delta tem Executiva/First domestica (assentos mais caros). 
E um ATL-GRU na economica para amanha voltando dia 20 ?    USD 2,200 cada perna (no site da Delta ja aparece ida e volta, então eu dividi por dois)


O ponto é que tem cias aéreas que cobram absurdos para passagens de ultima hora. Talvez vendam pouco delas.
Tem cia que decide cobrar menos e operar com Load alto. Talvez venda bem mais.


E eu não consigo cravar que as tarifas da Latam sejam caras. Pela minha experiência a Latam é Low Fare no last minute.

 

 

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5 hours ago, VictorHugoBrando said:

E nem tem poucas salas vips kkkk são 4 e muito boas e de bom tamanho. 

Desde quando ter sala vip é critério pra deixar de abrir rota? 

Pergunta pro deiv, que é quem falou isso. 

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9 hours ago, boulosandre said:

Tenho um casal de amigos que voará GRU-FCO-AFP e de lá irá de carro até Portugal e um casal de clientes que de voará FCO-LIS-FCO de TP porque valia a pena desmembrar. 

Onde é AFP?

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