TheJoker Posted February 4, 2020 Share Posted February 4, 2020 04-02-2020 A LATAM passou a operar os voos Lisboa – São Paulo com um A350, que tem mais 44% de lugares que a aeronave anterior, uma aposta que decorre do sucesso da rota, a mais rentável da companhia na Europa, afirmou hoje Cinthia Louza, sales manager para Portugal e Espanha. O primeiro voo da LATAM para Lisboa com um A350 chegou esta manhã à capital portuguesa. O avião, com 309 lugares em económica e 30 em executiva, tem mais 101 lugares que o B767 que antes operava a ligação e tem o dobro da capacidade para carga. As taxas de ocupação acima de 85% desde o lançamento da rota motivaram a mudança de aeronave, afirmou Cinthia Louza num encontro com jornalistas hoje em Lisboa. Além de possibilitar o transporte de mais passageiros, a utilização do A350 também vai permitir à LATAM reduzir os custos de operação. “As emissões de gases com efeito de estufa, assim como os custos de operação, são até 25% inferiores em relação a outros aviões de porte semelhante”, segundo um comunicado. O Grupo LATAM, formado pela integração da brasileira TAM na chilena LAN, começou a voar entre Lisboa e São Paulo em Setembro de 2018, com cinco voos por semana, passando a voo diário em Setembro do ano passado. Em 2019, a companhia transportou 14.807 passageiros entre Lisboa e São Paulo, somando receitas de 7,5 milhões de euros, avançou Cinthia Louza, indicando que 30% dos clientes foram viajantes de negócios. O Brasil é a principal origem de passageiros dos voos da LATAM para Lisboa. 93% dos lugares são vendidos no Brasil e cerca de metade desses passageiros tem Portugal como destino final, enquanto os restantes vão para diversos destinos europeus. Da Europa, que representa 7% da ocupação dos voos, 48% dos passageiros tem São Paulo como destino final, 42% vai para o resto do Brasil e os restantes 9% vão para outros destinos na América do Sul, acrescentou a sales manager da companhia. Com a mudança de avião, a LATAM tornou-se a primeira companhia a operar voos para Portugal durante todo o ano com um A350, embora tenha previsto durante cerca de duas semanas no Verão alternar a operação entre A350 e B767, por uma questão de organização de slots em Lisboa, explicou Cinthia Louza. No início de todos os anos, a companhia analisa várias possibilidades de reforço de frequências ou abertura de novos destinos. Para Portugal, sem revelar nenhum plano em concreto, Cinthia Louza destacou possibilidades como um voo Porto – São Paulo, uma nova rota para o Nordeste ou um Lisboa – Rio de Janeiro, sendo esta última opção a mais provável, por incluir tráfego de lazer e negócios. Além de Lisboa, as outras rotas da LATAM na Europa são Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Frankfurt e Milão. A companhia tem actualmente 8 aviões A350 na sua frota, tendo previsto chegar aos 12 em 2021. A LATAM vai deixar a aliança oneworld no dia 1 de Maio e, segundo Cinthia Louza, não tem previsto entrar em qualquer outra aliança. A estratégia passa por fazer acordos bilaterais com várias companhias (ver também: LATAM deixa oneworld no dia 1 de Maio). http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/latam-ja-voa-com-a350-para-lisboa-a-sua-rota-mais-rentavel-na-europa/ Se essa é a melhor rota pra Europa, imagina as outras. E esses números..... 2019 JJ GRU-LIS 58.600 pagos LIS-GRU 55.101 total 113.701 LF médio 84,7% 7% de 113.701 = 7.959 Se 7.5 milhões foi o faturamento em Portugal / 14.807 = 506.52 euros foi a média, (por perna?) Quote Link to post Share on other sites
VictorHugoBrando Posted February 4, 2020 Share Posted February 4, 2020 A Latam finalmente botando o A350 pra voar pra valer... Quote Link to post Share on other sites
C010T3 Posted February 4, 2020 Share Posted February 4, 2020 Se a LATAM passar a voar GIG-LIS, será a prova cabal que a TAP não está gerindo bem a sua posição no mercado. 6 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 4, 2020 Author Share Posted February 4, 2020 E a carga, GRU-LIS 910.729 kg / 305 voos = 2.986kg/voos em média. O GRU BCN tem levado 4.750kg em média LIS-GRU 1.591.614 / 302 5.270 BCN-GRU 5.900 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 4, 2020 Author Share Posted February 4, 2020 3 minutes ago, C010T3 said: Se a LATAM passar a voar GIG-LIS, será a prova cabal que a TAP não está gerindo bem a sua posição no mercado. Muito difícil....se a JJ conseguir +slots em LIS vai ser para aumentar GRU. Quote Link to post Share on other sites
Delmo Posted February 4, 2020 Share Posted February 4, 2020 38 minutes ago, C010T3 said: Se a LATAM passar a voar GIG-LIS, será a prova cabal que a TAP não está gerindo bem a sua posição no mercado. A TAP tem sangria pra voar pro maior número de destinos possível, vide a enxurrada na América do Norte. No Brasil vemos isso ao perceber que as bases secundárias vivem com 6x semana, raramente chegam a diário: BSB, CNF, FOR, SSA e NAT. E nessa sangria, vê-se no Rio que ela negligencia sim o destino, talvez pra não impactar muito em VCP. Quote Link to post Share on other sites
Luckert Posted February 4, 2020 Share Posted February 4, 2020 Se foi um martírio conseguir o voo diário,acho muito pouco provável conseguir um segundo, embora não acredite, Porto seria fácil de conseguir slots, mas duvido que operem Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 4, 2020 Author Share Posted February 4, 2020 (edited) 93% dos lugares são vendidos no Brasil e cerca de metade desses passageiros tem Portugal como destino final, enquanto os restantes vão para diversos destinos europeus. É +/- igual em todas as rotas da JJ pra Europa, e também nas europeias. Então tanto faz ser LIS, MAD, BCN....ZRH metade são conexões. Seria muito +fácil um segundo voo pra MAD, por exemplo. Edited February 4, 2020 by TheJoker Quote Link to post Share on other sites
SQ-GRU Posted February 4, 2020 Share Posted February 4, 2020 1 hour ago, TheJoker said: 93% dos lugares são vendidos no Brasil e cerca de metade desses passageiros tem Portugal como destino final, enquanto os restantes vão para diversos destinos europeus. É +/- igual em todas as rotas da JJ pra Europa, e também nas europeias. Então tanto faz ser LIS, MAD, BCN....ZRH metade são conexões. Seria muito +fácil um segundo voo pra MAD, por exemplo. Fiquei curioso para saber quais as conexões que vendem em LIS..... as parceiras IB/BA/LH operam para o Brasil e a própria LA voa para o hub delas..... LIS nem de longe oferece a conectividade através de interline que LHR ou FRA podem oferecer..... 2 Quote Link to post Share on other sites
TheJoker Posted February 5, 2020 Author Share Posted February 5, 2020 (edited) 16 minutes ago, SQ-GRU said: Fiquei curioso para saber quais as conexões que vendem em LIS..... as parceiras IB/BA/LH operam para o Brasil e a própria LA voa para o hub delas..... LIS nem de longe oferece a conectividade através de interline que LHR ou FRA podem oferecer..... Todas, MAD IB, FRA LH, CDG AF ou com cnx via outra cidade, etc aliás todas as cidades que a JJ voa tem conexões pra todas as outras. Edited February 5, 2020 by TheJoker Quote Link to post Share on other sites
LipeGIG Posted February 5, 2020 Share Posted February 5, 2020 12 hours ago, TheJoker said: 04-02-2020 A LATAM passou a operar os voos Lisboa – São Paulo com um A350, que tem mais 44% de lugares que a aeronave anterior, uma aposta que decorre do sucesso da rota, a mais rentável da companhia na Europa, afirmou hoje Cinthia Louza, sales manager para Portugal e Espanha. Se essa é a melhor rota pra Europa, imagina as outras. E esses números..... 2019 JJ GRU-LIS 58.600 pagos LIS-GRU 55.101 total 113.701 LF médio 84,7% 7% de 113.701 = 7.959 Se 7.5 milhões foi o faturamento em Portugal / 14.807 = 506.52 euros foi a média, (por perna?) Penso que o diferencial de LIS é o custo de operação da rota. Unica rota na Europa com 1 aeronave somente. Em um universo que aeronave como 77W custa US$ 1 milhão por mes, a rota sendo operada pelo 767 ao invés de partir de US$ 2 mm de custo, devia partir de uns US$ 400 mil US$ 1,6 milhão por 5 mil pax / mes... sao US$ 320 por pessoa. Tarifa por tarifa, não vejo nenhum grande diferencial. Ida e volta premium business mesmo partindo em poucos dias, se acha a US$ 2,000- US$ 2,500 ida e volta. Então vejo que o diferencial vem do custo. Quote Link to post Share on other sites
LipeGIG Posted February 5, 2020 Share Posted February 5, 2020 Sobre operar LIS-GIG... zero chance com a malha atual da Latam na cidade. Mesmo se tivesse malha... o GRUcentrismo da Latam não faz eco a declaração. Mais fácil pra Latam tentar GRU-OPO ou um segundo voo GRU-LIS com pernas inversas ao atual que qualquer outro voo para LIS 1 Quote Link to post Share on other sites
Luckert Posted February 5, 2020 Share Posted February 5, 2020 6 hours ago, LipeGIG said: Sobre operar LIS-GIG... zero chance com a malha atual da Latam na cidade. Mesmo se tivesse malha... o GRUcentrismo da Latam não faz eco a declaração. Mais fácil pra Latam tentar GRU-OPO ou um segundo voo GRU-LIS com pernas inversas ao atual que qualquer outro voo para LIS O mais óbvio seria um segundo Gru-Lis com pernas inversas, como sugeristes , um indo de A350,outro B767 , oferecendo uma opção real de conexões para o banco das 23hs saindo de Gru e retornando com chegada aqui as 5 da manhã....mas os slots....... Mesmo assim não vislumbro tão cedo com o segundo voo Quote Link to post Share on other sites
PFB-CGH Posted February 5, 2020 Share Posted February 5, 2020 As tarifas da LA na rota GRU-LIS estão bem altas nas datas que procuro, superando inclusive as tarifas de GRU-FRA. Quote Link to post Share on other sites
2setão Posted February 8, 2020 Share Posted February 8, 2020 (edited) As tarifas mais baixas, quando estão efetivamente menores que a concorrência, não valem a pena (pelo menos pra mim)em razão da ausência de bagagem a despachar. Edited February 8, 2020 by 2setão Quote Link to post Share on other sites
thgsr08 Posted February 8, 2020 Share Posted February 8, 2020 LA cobra uma fortuna no trecho, e pelo LF, parece que o pax não tem ligado de pagar caro. Quote Link to post Share on other sites
boulosandre Posted February 8, 2020 Share Posted February 8, 2020 On 2/5/2020 at 8:59 AM, PFB-CGH said: As tarifas da LA na rota GRU-LIS estão bem altas nas datas que procuro, superando inclusive as tarifas de GRU-FRA. A Tap normalmente também é cara (aquela terceira freq GRU LIS às vezes tem preços melhores). Muita gente voa via CMN/MAD/CDG/AMS/FRA/ZRH/MUC/FCO. 1 Quote Link to post Share on other sites
deiv Posted February 8, 2020 Share Posted February 8, 2020 On 05/02/2020 at 00:54, LipeGIG said: Sobre operar LIS-GIG... zero chance com a malha atual da Latam na cidade. Mesmo se tivesse malha... o GRUcentrismo da Latam não faz eco a declaração. Mais fácil pra Latam tentar GRU-OPO ou um segundo voo GRU-LIS com pernas inversas ao atual que qualquer outro voo para LIS Acho que não é nem questão de um "GRUcentrismo". Mas sim a questão de demanda. Boa parte das emissões partem de SP. GIG é muito próximo e pra terminar de lascar é mal servido de salas vips Quote Link to post Share on other sites
Delmo Posted February 8, 2020 Share Posted February 8, 2020 (edited) 2 hours ago, boulosandre said: A Tap normalmente também é cara (aquela terceira freq GRU LIS às vezes tem preços melhores). Muita gente voa via CMN/MAD/CDG/AMS/FRA/ZRH/MUC/FCO. Via FCO, não. A Alitalia nem voa pra Portugal. Particularmente não acho a TAP cara. É a executiva mais barata entre BR e Europa (encontra-se aos montes por cerca de R$ 4K o trecho). Sem contar que é das poucas que vendem one way no preço real, sem ser o mesmo valor de ida e volta. Há vários Nordeste-LIS one way em coach por R$ 1200. 1 hour ago, deiv said: Acho que não é nem questão de um "GRUcentrismo". Mas sim a questão de demanda. Boa parte das emissões partem de SP. GIG é muito próximo e pra terminar de lascar é mal servido de salas vips O GIG tem poucas salas VIPs porque tem poucos voos internacionais, ou tem poucos voos internacionais porque tem poucas salas VIPs? Edited February 8, 2020 by Delmo Quote Link to post Share on other sites
boulosandre Posted February 8, 2020 Share Posted February 8, 2020 58 minutes ago, Delmo said: Via FCO, não. A Alitalia nem voa pra Portugal. Tenho um casal de amigos que voará GRU-FCO-AFP e de lá irá de carro até Portugal e um casal de clientes que de voará FCO-LIS-FCO de TP porque valia a pena desmembrar. Quote Link to post Share on other sites
boulosandre Posted February 8, 2020 Share Posted February 8, 2020 1 hour ago, Delmo said: Particularmente não acho a TAP cara. É a executiva mais barata entre BR e Europa (encontra-se aos montes por cerca de R$ 4K o trecho). Depende muito da época e da antecedência que se busca. Mas muitas vezes a Latam, IB ou AZ são mais baratas. Quote Link to post Share on other sites
VictorHugoBrando Posted February 8, 2020 Share Posted February 8, 2020 1 hour ago, Delmo said: O GIG tem poucas salas VIPs porque tem poucos voos internacionais, ou tem poucos voos internacionais porque tem poucas salas VIPs? E nem tem poucas salas vips kkkk são 4 e muito boas e de bom tamanho. Desde quando ter sala vip é critério pra deixar de abrir rota? 1 Quote Link to post Share on other sites
LipeGIG Posted February 8, 2020 Share Posted February 8, 2020 6 hours ago, thgsr08 said: LA cobra uma fortuna no trecho, e pelo LF, parece que o pax não tem ligado de pagar caro. Cobra ? Estou vendo no site da LA em USD... 527 para amanha, 464 na segunda, Nos dois dias USD 1448 na executiva. Volta em 1 semana, USD 357 a 580... nao acho um voo de ultima hora a USD 1100 na economia nenhuma fortuna. SCL-GRU-LIS a mesma perna de ida sai por USD 615 (USD 88 a mais que o voo direto) Dai que faço a eterna pergunta... ela vende o SCL-GRU por USD 88 ou reduz a tarifa relativa do GRU-LIS para ajustar SCL-GRU ? Em tempo, o SCL-GRU relativo a conexão, sozinho, é vendido por USD 244 É essa dinâmica que me refiro sempre... ninguém sabe, não temos como saber e nem temos como ponderar se a tarifa média reportada é de fato a efetiva (e certamente, não é) Como a Latam para os voos internacionais do Brasil atua assim em geral, então acho mais prudente afirmar que a tarifa não é alta. (Preços abaixo representam somente o trecho de IDA, mas em todas a volta sai por menos que isso) Amanhã GRU-FRA - USD 378 Amanhã GRU-MAD - USD 349 Amanhã GRU-BCN - USD 503 Amanhã GRU-CDG - USD 423 Amanhã GRU-LHR - USD 534 Amanha GRU-MXP - USD 599 Amanhã GRU-MIA - USD 430 (noturno) USD 645 (diurno) Amanhã GRU-MCO - USD 360 Amanhã GRU-BOS - USD 380 Amanhã GRU-JFK - USD 435 Amanhã GRU-MEX - USD 647 Amanhã GRU-SCL - USD 170 Amanhã GRU-EZE - USD 160 Amanhã GRU-BOG - USD 551 (via LIM, non stop não aparece, deve estar lotado) Enfim, qual seria a menor tarifa de um voo de 2h30 da Delta , ATL-JFK por exemplo... USD 170 cada perna para amanhã. Mas a Delta tem Executiva/First domestica (assentos mais caros). E um ATL-GRU na economica para amanha voltando dia 20 ? USD 2,200 cada perna (no site da Delta ja aparece ida e volta, então eu dividi por dois) O ponto é que tem cias aéreas que cobram absurdos para passagens de ultima hora. Talvez vendam pouco delas. Tem cia que decide cobrar menos e operar com Load alto. Talvez venda bem mais. E eu não consigo cravar que as tarifas da Latam sejam caras. Pela minha experiência a Latam é Low Fare no last minute. Quote Link to post Share on other sites
Delmo Posted February 9, 2020 Share Posted February 9, 2020 5 hours ago, VictorHugoBrando said: E nem tem poucas salas vips kkkk são 4 e muito boas e de bom tamanho. Desde quando ter sala vip é critério pra deixar de abrir rota? Pergunta pro deiv, que é quem falou isso. 4 Quote Link to post Share on other sites
gabriel P Posted February 9, 2020 Share Posted February 9, 2020 9 hours ago, boulosandre said: Tenho um casal de amigos que voará GRU-FCO-AFP e de lá irá de carro até Portugal e um casal de clientes que de voará FCO-LIS-FCO de TP porque valia a pena desmembrar. Onde é AFP? Quote Link to post Share on other sites
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