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777-300ER

Avião quebra recorde e completa viagem de Nova York a Londres em 4h56min

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O bom e velho vento de cauda dando credibilidade pra galera!!

 

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31 minutes ago, Loloalkmim said:

Ahh saudades do Concorde.

 

Fez esse trajeto em 2 hr 52 min 59 sec em 1996

Saudades da indústria em 96..

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2 hours ago, Loloalkmim said:

Ahh saudades do Concorde.

 

Fez esse trajeto em 2 hr 52 min 59 sec em 1996

Achava que o Concorde fosse muito mais rápido, fez em 3 hs o percurso que o latão pesado do B747 fez em 5hs?

O Londres-Gig saía com quantas hs então? 8 ao invés das 11 de um avião a jato tradicional?

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11 minutes ago, Luckert said:

Achava que o Concorde fosse muito mais rápido, fez em 3 hs o percurso que o latão pesado do B747 fez em 5hs?

O Londres-Gig saía com quantas hs então? 8 ao invés das 11 de um avião a jato tradicional?

O concorde voava de Paris ao Rio. Via Dakar, pois não tinha autonomia para fazer direto.

Não saberia dizer o tempo de voo de cada perna.

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43 minutes ago, Bruno Holtz said:

O concorde voava de Paris ao Rio. Via Dakar, pois não tinha autonomia para fazer direto.

Não saberia dizer o tempo de voo de cada perna.

Sei que a viagem toda era 6h30, então eu chutaria 1h30 na primeira e 3h na segunda, resto tempo de solo no velho DKR.

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4 hours ago, Luckert said:

Achava que o Concorde fosse muito mais rápido, fez em 3 hs o percurso que o latão pesado do B747 fez em 5hs?

O Londres-Gig saía com quantas hs então? 8 ao invés das 11 de um avião a jato tradicional?

Por favor, não se refira ao nosso 747 dessa forma.  :)

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4 hours ago, Luckert said:

Achava que o Concorde fosse muito mais rápido, fez em 3 hs o percurso que o latão pesado do B747 fez em 5hs?

O Londres-Gig saía com quantas hs então? 8 ao invés das 11 de um avião a jato tradicional?

Fez em 5 horas com um vento a favor completamente fora do padrão né. O Concorde voava a 2400 km/h por "força própria"

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40 minutes ago, ciliantes said:

Por favor, não se refira ao nosso 747 dessa forma.  :)

Exato. Mais conhecida como “Queen of the skies”. Aeronave mais linda ainda em uso.

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Tudo bem que o ventinho de popa ajudou, mas devemos ter mais respeito com a rainha cabeção rs

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2 hours ago, Mauro10 said:

Fez em 5 horas com um vento a favor completamente fora do padrão né. O Concorde voava a 2400 km/h por "força própria"

O vento sempre está naquela região, só que agora os tempos foram recordes. 
Até na WW2 os japoneses o usaram ( na contra-mão ) para lançar bombas sobre os EUA levadas por balões !!! e várias chegaram lá.
Nem o Concorde voava por força própria e nem o 747 ou qualquer outro avião.

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3 hours ago, ciliantes said:

Por favor, não se refira ao nosso 747 dessa forma.  :)

O 747 é um projeto que não utiliza materiais compostos,como os modernos A380/350 e B787, para mim foi a maneira informal de chamar metal( e sei lá que outros materiais) , nem me passou pela cabeça desdenhar o majestoso 

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Aos pilotos e demais especialistas, uma dúvida idiota:

Com um vento de cauda tao alto (o print trazido pelo Nicholas falava em 400km/h) não deveria haver preocupação com o coffin corner?

obrigado desde já !

 

Edited by 2setão

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13 hours ago, Luckert said:
15 hours ago, Loloalkmim said:

 

Achava que o Concorde fosse muito mais rápido, fez em 3 hs o percurso que o latão pesado do B747 fez em 5hs?

5 horas com um vento de cauda empurrando. Em condições normais, 7 horas de voo.

3 horas e meia era a média do Concorde, que é metade do voo comercial, EM MÉDIA

1 hour ago, 2setão said:

Aos pilotos e demais especialistas, uma dúvida idiota:

Com um vento de cauda tao alto (o print trazido pelo Nicholas falava em 400km/h) não deveria haver preocupação com o coffin corner?

obrigado desde já !

 

Não.

A velocidade de solo é relacionada a quanto ele percorre em voo. As velocidades limites do avião são em relação ao ar.

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7 hours ago, 2setão said:

Aos pilotos e demais especialistas, uma dúvida idiota:

Com um vento de cauda tao alto (o print trazido pelo Nicholas falava em 400km/h) não deveria haver preocupação com o coffin corner?

obrigado desde já !

 

 

Não tem problema. O coffin corner, assim como as limitations do avião, são baseados em velocidades em relação ao ar que passa ao redor do avião. Não na velocidade que ele se move em relação ao solo.

O tripulante lida com o coffin corner e outros limitantes como em qualquer outro voo normal. A diferença está na velocidade de deslocamento em relação ao solo, a qual impacta diretamente no tempo para atingir o destino. É comum voar supersônico em relação ao solo mas, em relação ao ar, o voo é normal, dentro do envelope.

Quando o vento de proa é extremamente forte, você gasta mais tempo e combustível. Isso pode limitar o payload porque você precisa de levar mais combustível. Já quando o vento de cauda é muito forte, você economiza um combustível danado, bem como tempo de voo. A economia de combustível não está apenas relacionada à redução do tempo de voo, mas também ao regime de voo pois, com vento de cauda, voa-se mais devagar em termos de IAS ou Mach, gastando menos.

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2 hours ago, José Geraldo said:

Pessoal, uma pergunta mais besta ainda.

 

O que é coffin corner? 

Simplificando bastante, o "canto do caixão" é uma situação que uma aeronave pode se encontrar onde ela estola tanto por excesso de velocidade quanto por velocidade insuficiente, ao mesmo tempo.

À grosso modo, os aviões possuem sempre uma "janela" de velocidades onde conseguem se sustentar no ar, não apenas um limite mínimo, mas também um pouco conhecido limite máximo. Também explicando de maneira simplista, esse limite máximo aparece no momento em que o ar que passa no dorso das asas quebra a velocidade do som, isso provoca ondas de choque que descolam a camada limite da asa e provocam o estol por excesso de velocidade.

Quanto mais você sobe na atmosfera com um avião, mais essa janela se encurta, pois o ar rarefeito exige uma velocidade mínima cada vez maior. O coffin corner é justamente o ponto onde essa velocidade mínima alcança a velocidade máxima, causando um estol irremediável sem que o avião perca altitude.

Normalmente é isso que limita a altitude máxima de voo de um avião. Outro detalhe é que, naturalmente, quanto mais pesado estiver o avião, mais baixo será esse limite de altura.

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17 hours ago, Bonotto said:

 

15 hours ago, diasfly said:

Simplificando bastante, o "canto do caixão" é uma situação que uma aeronave pode se encontrar onde ela estola tanto por excesso de velocidade quanto por velocidade insuficiente, ao mesmo tempo.

À grosso modo, os aviões possuem sempre uma "janela" de velocidades onde conseguem se sustentar no ar, não apenas um limite mínimo, mas também um pouco conhecido limite máximo. Também explicando de maneira simplista, esse limite máximo aparece no momento em que o ar que passa no dorso das asas quebra a velocidade do som, isso provoca ondas de choque que descolam a camada limite da asa e provocam o estol por excesso de velocidade.

Quanto mais você sobe na atmosfera com um avião, mais essa janela se encurta, pois o ar rarefeito exige uma velocidade mínima cada vez maior. O coffin corner é justamente o ponto onde essa velocidade mínima alcança a velocidade máxima, causando um estol irremediável sem que o avião perca altitude.

Normalmente é isso que limita a altitude máxima de voo de um avião. Outro detalhe é que, naturalmente, quanto mais pesado estiver o avião, mais baixo será esse limite de altura.

 

Muito obrigado pelas respostas.

 

A contribuição de vocês está glossário.

 

 

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Meus prezados

Londres – NY em menos de cinco horas? A tempestade Ciara explica

A tempestade “Ciara” que soprou com força neste domingo (9) no noroeste da Europa, sobretudo no Reino Unido, causou danos, inundações e cortes de gás e energia. O transporte aéreo, ferroviário e marítimo tiveram que ser interrompidos, devido às chuvas e às rajadas de vento de mais de 130 km/h. Dezenas de voos foram cancelados. Muitos pousos foram abortados ou tiveram que arremeter diversas vezes (houve um caso onde a aeronave teve que arremeter cinco vezes).

A força de “Ciara” permitiu que pelo menos três voos entre Nova York e Londres com vento de cauda completassem o percurso em menos de cinco horas: um recorde para aeronaves normais, visto que o lendário Concorde o fazia em três horas aproximadamente.

Veja no vídeo abaixo as dificuldades para os pilotos pousarem.

https://youtu.be/faklqX4SWKk

Fonte: blog Poder Aéreo 10 fev 2020

 

Edited by jambock
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On 11/02/2020 at 06:14, 3Setão said:

 

[...] É comum voar supersônico em relação ao solo mas, em relação ao ar, o voo é normal, dentro do envelope. [...]

 

Confesso que não entendi essa parte do voar supersônico em relação ao solo.

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1 hour ago, James007 said:

Confesso que não entendi essa parte do voar supersônico em relação ao solo.

Um exemplo que talvez ajude a elucidar:

Você está parado na beira de uma estrada, no acostamento, olhando o movimento.

Você observa dois carros, uma Ferrari e um Gol, vindo em duas faixas distintas.

A Ferrari passa a 300 km/h e o Gol passa a 100 km/h

Em relação aos passageiros do Gol, a Ferrari está a 200 km/h

Em relação a você, a Ferrari está a 300 km/h, e o Gol está a 100 km/h

Comparando com o caso do avião:

Você na beira da estrada parado seria o solo.
O Gol seria o ar.
A Ferrari seria o avião.

Edited by gabrielcarvalho
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