Jump to content

Air Italy cessa operações

Recommended Posts

3 hours ago, Luckert said:

Destes todos apenas. Lufthansa tem uma operação doméstica pra competir com a Alitalia, se no Brasil fosse sair Latam e Gol não seria correto afirmar que a Azul ainda sim teria muitos competidores por ter AA,LH,TK,etc concorrendo.....respeitando é claro as proporções do país 

Eu estava falando de mercado IT-US, o mercado doméstico é pequeno e FR e U2 juntas têm + participação que AZ.

dados de 2018 PAX  https://www.statista.com/statistics/671395/number-of-passengers-carried-with-domestic-flights-by-airline-company-in-italy/

Edited by TheJoker

A Air Italy era uma aposta imaginando que a Alitalia iria quebrar e eles iriam assumir o posto de grande cia aérea italiana.

Só que com os sucessivos aportes do governo na Alitalia mantendo a empresa voando moribunda acaba não fazendo sentido manter a Air Italy viva.

22 hours ago, FCRO said:

Ryanair  e easyjet tem voos domesticos na itália, sem contar a malha ferroviária

Por mais que eu ame avião, não troco o frecciarossa de Milão pra Roma por avião por exemplo. Assim como de Lisboa a Porto prefiro mil vezes o Alfa Pendular. 

13 minutes ago, Kal_Center said:

Mais uma pra lista: Atlasglobal parou hoje.

Mas essa aí já era certa

já tinha parado e voltado umas 2 vezes nos últimos 3-4 meses

• 1 year later...

O potencial de Long Haul em MXP seria maior que FCO com uma cia baseada no aeroporto, oferecendo conexões? MXP deve ter alguns destinos unserved bem relevantes, como EZE, BOS, GIG, LAX, ORD e SFO.

Air Italy voava para BOS, JFK, ORD, MIA e YYZ, não? 

Uma pena a distância para Milão. A região é muito rica, e tem grande público high yield e turismo (ainda que bem menor que Roma).

Além de Linate, o aeroporto em Bergamo (maior foco em low coast), têm crescido bastante e atraído muitos voos. Atende bastante a porção mais ao leste da Lombardia e outras províncias. 

É interessante a dinâmica dos 3 aeroportos, cada com sua função, mas acredito que um atrapalha o outro.

Posted (edited)
2 hours ago, naia said:

Uma pena a distância para Milão. A região é muito rica, e tem grande público high yield e turismo (ainda que bem menor que Roma).

Já voei tanto para o Linate (LIN) quanto para o Malpensa (MXP). Pelo menos pra mim, a distância não impacta tanto. É mais ou menos como SDU/GIG, porém Milão tem um trem que te deixa dentro do terminal. A viagem dura coisa de 20-30 minutos pelo que me lembro e é bem confortável.

De carro, não sei quanto tempo levaria, mas provavelmente existe uma estrada boa ligando o aeroporto à cidade, e não passa por nenhuma favela.

Já Belgramo, é completamente absurdo chamar de aeroporto da região metropolitana de Milão. Não tem trem para a cidade e demora 2 horas entre o aeroporto e a cidade, de ônibus. Não a toa, é o que tem mais low costs.

Edited by ricardomilhomem
7 hours ago, ricardomilhomem said:

Já voei tanto para o Linate (LIN) quanto para o Malpensa (MXP). Pelo menos pra mim, a distância não impacta tanto. É mais ou menos como SDU/GIG, porém Milão tem um trem que te deixa dentro do terminal. A viagem dura coisa de 20-30 minutos pelo que me lembro e é bem confortável.

De carro, não sei quanto tempo levaria, mas provavelmente existe uma estrada boa ligando o aeroporto à cidade, e não passa por nenhuma favela.

Já Belgramo, é completamente absurdo chamar de aeroporto da região metropolitana de Milão. Não tem trem para a cidade e demora 2 horas entre o aeroporto e a cidade, de ônibus. Não a toa, é o que tem mais low costs.

As definições de região metropolitana variam, mas nas mais expandidas, Bergamo é incluída. É uma mancha urbana única - apesar do acesso mais complicado até Bergamo. O aeroporto atende uma região grande fora da área metropolitana.

Nunca desembarquei ou embarquei em MXP, no entanto, meus pais já fizeram o trajeto de carro e acharam relativamente rápido e tranquilo da região central de Milão.

12 hours ago, naia said:

O potencial de Long Haul em MXP seria maior que FCO com uma cia baseada no aeroporto, oferecendo conexões? MXP deve ter alguns destinos unserved bem relevantes, como EZE, BOS, GIG, LAX, ORD e SFO.

Air Italy voava para BOS, JFK, ORD, MIA e YYZ, não? 

Além de Linate, o aeroporto em Bergamo (maior foco em low coast), têm crescido bastante e atraído muitos voos. Atende bastante a porção mais ao leste da Lombardia e outras províncias. 

É interessante a dinâmica dos 3 aeroportos, cada com sua função, mas acredito que um atrapalha o outro.

Eu faço sempre analogia de Milão e Roma com São Paulo e Rio de Janeiro na década de 1970 e início de 1980.

VCP está para MXP, assim como LIN está para CGH e FCO com GIG. A cidade mais rica não tem a mesma estrutura que a mais conhecida do exterior.

Não entendo como não expandiram Linate, talvez tenha oposição de moradores e agricultores. Mas gastaram tanto com a Alitalia que poderiam ter feito um novo aeroporto tão próximo quanto Linate.

Se Milão tivesse um aeroporto intercontinental com a comodidade de Linate, estaria entre os 10 maiores, com mais de 40 milhões de passageiros. E bem trabalhado, seria um dos top 5 do continente. 

38 minutes ago, A345_Leadership said:

Eu faço sempre analogia de Milão e Roma com São Paulo e Rio de Janeiro na década de 1970 e início de 1980.

VCP está para MXP, assim como LIN está para CGH e FCO com GIG. A cidade mais rica não tem a mesma estrutura que a mais conhecida do exterior.

Não entendo como não expandiram Linate, talvez tenha oposição de moradores e agricultores. Mas gastaram tanto com a Alitalia que poderiam ter feito um novo aeroporto tão próximo quanto Linate.

Se Milão tivesse um aeroporto intercontinental com a comodidade de Linate, estaria entre os 10 maiores, com mais de 40 milhões de passageiros. E bem trabalhado, seria um dos top 5 do continente. 

A diferença é que em VCP o lóbi rodoviário não deixou botar o trem expresso e "matou" ou aeroporto até a investida da Azul.

Em MXP há um trem expresso ligando o aeroporto e a cidade.

Um dos maiores problemas da Alitalia é o mesmo que quase todas as estatais latinas: é um ralo de dinheiro.