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Itapemirim anuncia aporte de R$ 2 bi para criação da companhia aérea

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Itapemirim anuncia aporte de R$ 2 bi para criação da companhia aérea

Montante será investido sobretudo para a criação da companhia aérea do grupo

 

13.fev.2020 às 8h24
 
DUBAI

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), afirmou que oito empresas que participaram da missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos fecharam negócios que devem movimentar US$ 3,2 bilhões (R$ 14 bilhões) para companhias paulistas nos próximos 12 meses. 

Apenas o empresário Sidnei Piva, presidente da Itapemirim, anunciou um aporte de US$ 500 milhões (R$ 2,1 bilhões) de um dos fundos soberanos dos Emirados Árabes Unidos. Piva preferiu não informar se ele fechou negócio com o Adia (Abu Dhabi Investment Authorit) ou o Mubadala.

Segundo o empresário, o montante será investido sobretudo para a criação da companhia aérea do grupo, que deve receber a primeira aeronave comercial de passageiros em 2021. 

 

Já foram encomendadas 35 aeronaves da Bombardier com dois tipos de configuração: 15 com capacidade para cerca de 80 passageiros e o restante para cerca de 100. 


15815929285e4531604cecb_1581592928_3x2_m Sidnei Piva, presidente da Itapemirim - Bruno Santos - 15.fev.2019/Folhapress

O empresário pretende oferecer um serviço integrado de ônibus e avião para transporte de carga e passageiros. "Algo que não existe em outro lugar do mundo", afirmou.

 

O projeto de Piva também contempla participar das duas concessões dos 21 aeroportos regionais do estado. "Nossa meta é adquirir um ou os dois lotes do que o governo de São Paulo acaba de lançar", disse.

Além da Itapemirim, o governador João Doria afirmou que os setores que conseguiram aportes nos Emirados Árabes Unidos são os de transporte e logística, agronegócio, serviços, calçados, bens e consumo, construção civil e mercado financeiro. 

O escritório de São Paulo em Dubai também já possui nove empresas entre suas associadas. Para fazer parte da iniciativa é preciso pagar uma anuidade de US$ 15 mil (R$ 65 mil) por no mínimo dois anos. 

“A empresa se associa e passa a receber uma série de serviços básicos. Vamos ter também uma série de produtos de prateleira e com prestação de serviço adicional. Isso tem funcionado muito bem no escritório da China e vamos fazer o mesmo aqui”, disse Wilson Mello, presidente da InvestSP.

João Doria diz que a meta é chegar a 30 empresas associadas até abril. “Não tem almoço grátis. As empresas devem fazer esse investimento”, disse o governador.

 
 

A repórter convidou a convite do governo de São Paulo

 

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/02/itapemirim-anuncia-aporte-de-r-2-bi-para-criacao-da-companhia-aerea.shtml

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Meio estranho isso, a Itapemirim/Kaissara não está nem dando conta no transporte rodoviário o que dirá no aéreo...

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23 minutes ago, Mayday said:

Meio estranho isso, a Itapemirim/Kaissara não está nem dando conta no transporte rodoviário o que dirá no aéreo...

Esses tempos li algo relacionado a falência da Itapemirim, e não vejo muito perfil pra eles assumirem cia área não. Bem estranho.

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A Itapemirim Cargo operou entre os anos de 1991 e 2000 com aeronaves B727-100 e 200F.

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Jura, a Itapemirim e a Kaissara devem até as tampas e tem briga judicial da família Cola com esse Sidnei Piva e a sócia dele. Fora que se for ver a Azul foi a segunda startup de aviação mais capitalizada e começou com algo em torno de US$ 150 a 180 milhões. Eu se fosse o fundo soberano investiria em uma das empresas já existentes no Brasil, mas não investiria em uma nova companhia. Tem cheiro de lorota.

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E lá vamos nós novamente... Da última vez que tentaram quase quebraram o grupo todo.

E estranha também a escolha de aeronave. Seriam CRJ700 e 1000? Pelos números de lugares certamente não é o Dash 8 que ao meu ver seria mais adequado para uma regional começar. E nesse range de 70~100 não era melhor ir de E-Jet, com toda chance de conseguir um belo desconto?

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Na minha opinião vai ser um voo de galinha...

Edited by Eric Breno

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Com todo esse dinheiro para investir, será que não conseguem contratar uma equipe que entende do assunto para fazer o investimento dar certo?

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50 minutes ago, Fabrício163 said:

Com todo esse dinheiro para investir, será que não conseguem contratar uma equipe que entende do assunto para fazer o investimento dar certo?

Fabrício  a grande pergunta é : será que eles querem que o investimento dê certo?

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Show! Fiquei feliz com a escolha da Bombardier! Tomara que venham tambem os A220!! Mandaram muito bem e sucesso para a nova empresa!!!

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52 minutes ago, maureli said:

Fabrício  a grande pergunta é : será que eles querem que o investimento dê certo?

No Brasil sempre tem espaço pra mais uma lav, ops empresa pra começar e depois parar. 

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21 minutes ago, Ng.max said:

Show! Fiquei feliz com a escolha da Bombardier! Tomara que venham tambem os A220!! Mandaram muito bem e sucesso para a nova empresa!!!

Nenhum avião vai sair do chão. Pode escrever. 

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O ministro não falou pro povo largar a Disney e ir conhecer Cachoeiro do Itapemirim, terra deles, onde o Roberto Carlos nasceu? Tá ai a solução rsrs!

Brincadeira a parte, a Itapemirim já operou regional com uma frota pequena de Caravans. Não durou mto a empreitada regional deles nos anos 90, como todos sabem...

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Dash 8-400 é um maquinásso! sou fã desde época de TABA, TAVAJ...(éram o 300) aparenta ter melhor desempenho climb/descida, payload, range, é expansível até 84 assentos, sardinha enlatada o pitch.

Estão em bons números no mercado internacional, frotas no Canadá e EUA (Horizon) em boas quantidades, acredito que haja bom número de estoque de peças de reposição. Simulador, vai ter que ser lá fora...enfim.

CRJ 900(80 assentos)/1000(100 assentos) acho meio "mico": um Fokker 70/100 magrinho, desconfortável, pouco ganho em custo operacional/taxas/seguros frente ao EMB190, a única vantagem aparentemente são os motores GE Cf34, ele é baixo, não demanda grandes investimentos em infraestrutura. Os CRJ 200 podem ser convertidos em cargueiro, deu uma sobrevida ao cambaleante.

É uma análise fria, concerteza estão baixos os valores de mercado. Abrindo eventualmente Bacacheri, Marte, Jacarepaguá e Pampulha seriam ser perfeitos.

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que nada, isso está cheirando a lavagem de dinheiro...com a economia do país como está, acham que tem mercado para mais uma companhia aérea? por favor...

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59 minutes ago, flightFernando said:

Dash 8-400 é um maquinásso! sou fã desde época de TABA, TAVAJ...(éram o 300) aparenta ter melhor desempenho climb/descida, payload, range, é expansível até 84 assentos, sardinha enlatada o pitch.

Estão em bons números no mercado internacional, frotas no Canadá e EUA (Horizon) em boas quantidades, acredito que haja bom número de estoque de peças de reposição. Simulador, vai ter que ser lá fora...enfim.

CRJ 900(80 assentos)/1000(100 assentos) acho meio "mico": um Fokker 70/100 magrinho, desconfortável, pouco ganho em custo operacional/taxas/seguros frente ao EMB190, a única vantagem aparentemente são os motores GE Cf34, ele é baixo, não demanda grandes investimentos em infraestrutura. Os CRJ 200 podem ser convertidos em cargueiro, deu uma sobrevida ao cambaleante.

É uma análise fria, concerteza estão baixos os valores de mercado. Abrindo eventualmente Bacacheri, Marte, Jacarepaguá e Pampulha seriam ser perfeitos.

CRJ900 tem MTOW 300kg menor leve que o E-170. Taxas aeroportuárias do CRJ são menores.

Porém as pontes de embarque do Brasil não são adequadas para a operação tanto do CRJ como do Dash-8.

Dada as distancias e a disposição geográfica do Brasil o Dash-8 junto do AT42-600 seria a dupla ideal de turbo prop para qualquer operação regional no Brasil. O AT42 mais para o sul-sudeste enquanto o Dash-8 no centro-oeste - nordeste - norte.

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5 hours ago, flightFernando said:

Dash 8-400 é um maquinásso! sou fã desde época de TABA, TAVAJ...(éram o 300) aparenta ter melhor desempenho climb/descida, payload, range, é expansível até 84 assentos, sardinha enlatada o pitch.

Estão em bons números no mercado internacional, frotas no Canadá e EUA (Horizon) em boas quantidades, acredito que haja bom número de estoque de peças de reposição. Simulador, vai ter que ser lá fora...enfim.

CRJ 900(80 assentos)/1000(100 assentos) acho meio "mico": um Fokker 70/100 magrinho, desconfortável, pouco ganho em custo operacional/taxas/seguros frente ao EMB190, a única vantagem aparentemente são os motores GE Cf34, ele é baixo, não demanda grandes investimentos em infraestrutura. Os CRJ 200 podem ser convertidos em cargueiro, deu uma sobrevida ao cambaleante.

É uma análise fria, concerteza estão baixos os valores de mercado. Abrindo eventualmente Bacacheri, Marte, Jacarepaguá e Pampulha seriam ser perfeitos.

TABA e PENTA operaram o Dash8-300, e a TAVAJ, a série 200. Bons tempos...

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6 minutes ago, Hirondelle said:

TABA e PENTA operaram o Dash8-300, e a TAVAJ, a série 200. Bons tempos...

Meu prezado, obrigado pela complementação e correção, gosto de me manter estudando, conhecimento nunca é demais.

Penta eu só me lembrava do tempo do Emb 120.

Os Tabianos se  recordam com carinho do Dash 8, foi um salto tecnológico após o F100 na regional que teve a maior cobertura de amazônia de todos os tempos. Os ví muito em Itaituba, Santarém  Boa Vista, e soube depois que voou numa linha para o Rio.

Tavaj tenho dois grandes amigos que voaram nele, é quase um Buffalo pousando, STOL maravilhoso e ótima razão de descida, na época que ainda se fazia pelada e navegação full VOR, "voo olhando o rio". As vezes imprevistos, uma "Recalada" mais todos chegavam em casa são e salvos.

Abraços.

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Incrível como brasileiro acredita em qualquer coisa que ouve, nas redes sociais já fizeram até montagem do avião amarelo..

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