Jump to content
Sign in to follow this  
jambock

Avião com 172 passageiros a bordo quase atingidos por defesa aérea síria

Recommended Posts


Meus prezados

Avião com 172 passageiros a bordo quase atingidos por defesa aérea síria durante ataque israelense

spacer.png

A rota do 6Q514 em 6 de fevereiro de 2020. (Crédito da imagem: Flightradar24.com).

Um Airbus A320 com 172 passageiros a bordo fez um pouso de emergência na Base Aérea de Khmeimim, controlada pela Rússia, depois que a defesa aérea da Síria quase o atingiu por causa dos ataques aéreos de Israel, disse a agência de notícias estatal russa RIA nesta sexta-feira citando um porta-voz do Ministério da Defesa russo. O vôo de Teerã para Damasco escapou por pouco da "zona letal de fogo de artilharia", enquanto as forças de defesa aérea da Síria tentavam repelir um ataque israelense perto de Damasco na quinta-feira, informou a RIA.

O banco de dados histórico do Flightradar24.com confirma que algo ocorreu no voo 6Q514 / SAW514 da Cham Wing Airlines, um Airbus 320, com registro YK-BAB, voando de Najaf, Iraque, para Damasco, Síria, em 6 de fevereiro de 2020. A pista (coletada via O ADS-B) mostra a aeronave se aproximando do aeroporto de Damasco por volta das 23h10 UTC e depois desviando para a base aérea de Khmeimim, no noroeste da Síria, perto de Latakia. "As operações militares do Estado-Maior Israel no ar usando jatos de passageiros para cobertura ou bloco de resposta por sistemas de mísseis sírios estão se tornando uma característica típica da Força Aérea de Israel", disse o porta-voz.


De acordo com o porta-voz, depois das duas horas da manhã, horário local (00:00 GMT), quatro caças F-16 israelenses lançaram oito mísseis ar-terra nos subúrbios de Damasco sem entrar no espaço aéreo sírio, informou a RIA. "Somente graças às ações rápidas dos despachantes no aeroporto de Damasco e ao trabalho efetivo do sistema automatizado de monitoramento do tráfego aéreo, o Airbus-320 foi escoltado da zona de perigo e auxiliado no pouso com sucesso em um aeródromo da base aérea russa Khmeimim", disse o porta-voz. disse. Com base em relatórios, o A320 foi desviado pelo Damasco ATC (Controle de Tráfego Aéreo), quando os sistemas de defesa aérea da Síria envolveram quatro F-16 israelenses e estavam em alerta devido a mísseis, e o civil poderia ter se encontrado no fogo cruzado. De acordo com o Russia Today, o Ministério da Defesa da Rússia também acrescentou que o uso de aeronaves civis como um "escudo" é "comum" para os pilotos da Força Aérea de Israel.

Tel Aviv está perfeitamente ciente das rotas de vôo civis e das atividades aéreas em torno de Damasco, dia e noite, e essas missões imprudentes provam que os estrategistas israelenses não se importam com possíveis vítimas civis, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, general Igor Konashenkov.

Esta não é a primeira vez que caças israelenses colocam em risco aeronaves civis. Moscou criticou Tel Aviv por colocar em perigo dois vôos de passageiros nos aeroportos de Beirute e Damasco durante um ataque aéreo em 2018. Israel realizou centenas de ataques similares à Síria durante a guerra civil do país, alegando estar atingindo "alvos iranianos legítimos".

Os militares israelenses se recusaram a comentar. Israel realizou ataques repetidos na Síria desde o início da guerra civil em 2011, visando principalmente as forças do governo e seus aliados iranianos e do Hezbollah. A liderança política de Israel falou publicamente da campanha de bombardeio, embora o exército raramente faça comentários sobre ataques individuais.

Fonte: Fighter Jets World 9 fev 2020

Trad./adapt. jambock

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information