Jump to content
Sign in to follow this  
TheJoker

Plano de Recuperação Judicial do Aeroporto Internacional de Viracopos foi aprovado.

Recommended Posts

14/02/2020

O Plano de Recuperação Judicial do Aeroporto Internacional de Viracopos, administrado pela Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., foi aprovado nesta sexta-feira (14/02) durante AGC (Assembleia Geral dos Credores). 

No Plano Recuperação Judicial, a concessionária concorda em requerer, no prazo de 15 dias após a homologação do Plano pela Justiça, a relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

O Plano foi aprovado pelos credores por 99,9% votos, entre eles Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em Assembleia realizada em Campinas (SP).

Após o requerimento de relicitação, o pedido precisará ser qualificado pela Anac, SAC (Secretaria de Aviação Civil) e PPI (Programa de Parcerias de Investimentos – órgão do Ministério da Economia), onde será  avaliada  a conveniência da medida. Após este enquadramento pelos órgãos do governo federal, as partes estarão aptas a assinar o Termo Aditivo que prevê a relicitação do aeroporto.

Na relicitação, a concessionária terá direito a uma indenização antes da entrega do ativo para o próximo concessionário. A companhia também permanecerá com o direito de discutir a indenização calculada de acordo com a legislação,  os pleitos de reequilíbrio econômico-financeiros por via arbitral.

Após a homologação, os credores começam a ser pagos com recursos liberados das contas reservas. Os credores financeiros (bancos) serão pagos conforme contrato original. Os créditos da ANAC serão pagos no âmbito da relicicação.

As formas detalhadas dos pagamentos constam no Plano aprovado e poderão ser conferidos integralmente no site do aeroporto (www.viracopos.com) após a homologação do Plano de Recuperação pela Justiça, o que deve ocorrer dentro de uma semana aproximadamente.

A partir da assinatura do Termo Aditivo à Relicitação, há um prazo de 60 dias para que a concessionária deixe o processo de Recuperação Judicial, que foi iniciado em 2018.

http://www.viracopos.com/pt_br/noticias/plano-de-recuperacao-judicial-de-viracopos-e-aprovado-em-assembleia-geral-de-credores-com-proposta-de-relicitacao.htm
 

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 hours ago, TheJoker said:

Foi como falei no outro tópico, VCP tem que procurar formas de atrair novas cias. Não pode ficar dependente apenas da Azul. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
7 hours ago, deiv said:

Foi como falei no outro tópico, VCP tem que procurar formas de atrair novas cias. Não pode ficar dependente apenas da Azul. 

Não tem como, VCP/CNF/BSB são dependentes de conexões pra crescer e G3/JJ não vão tirar esse movimento de GRU. VCP talvez tenha alguma chance depois que GRU atinja +60 milhões, e ainda tem BSB/GIG/CNF querendo as sobras. Fora que ao conceder/ampliar os aeroportos menores, a tendência é ter + voos sem escala, então esse modelo de sub-hubs talvez não seja tão atraente no futuro.

Edited by TheJoker

Share this post


Link to post
Share on other sites

AD tem feito muito por VCP. Até 2008, o movimento era abaixo de 1 milhão/ano, nos dois primeiros anos de operação, AD fez o movimento já subir pra 5 milhões. Em 2019 passou de 10 milhões. Se tudo correr bem até 2030 pode ser que tenha 20.

O problema foram as projeções que foram usadas na concessão, pra 2020 estavam previstos 30 milhões. :lol:

Nessa apresentação da ANAC tem as projeções de GRU/VCP/BSB

https://docplayer.com.br/18775388-Concessao-aeroportos-guarulhos-viracopos-e-brasilia.html

 

Titio vai repetir,  venderam a mesma coisa (tráfego de conexão) 5 vezes, GRU/VCP/BSB/GIG/CNF. Depois o intra NE, N-NE + 3 vezes SSA/REC/FOR. Então como se diz hoje, elas (concessionárias ) que lutem...

 

Edited by TheJoker
  • Haha 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vendo os números de Demanda e Oferta da ANAC,

https://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/demanda-e-oferta-do-transporte-aereo

2019 RPKs  dom  96.670.766 /  2009 56.864.305  =  1.70  (70%)  média 5,45% a.a. que é a média mundial

 inter das cias nacionais

                               43.164.252  /            19.522.498  = 2.2110 (121,1%)        8,3% a.a.

número de pagos, ANAC só passou a divulgar a partir de 2012.  

2019 PAX 96.670.766             /   2012  88.688.628  =   1.09 (9,0%)              1,24%

Ou seja, o brasileiro está voando + longe, mas a quantidade de pax cresceu quase nada em relação a 2012, ano que fizeram as primeiras concessões. :o

Share this post


Link to post
Share on other sites

Resumindo as 2 últimas postagens, VCP tem tido desempenho bem acima da média dos outros aeroportos, e basicamente só com uma empresa.

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 hours ago, TheJoker said:

Resumindo as 2 últimas postagens, VCP tem tido desempenho bem acima da média dos outros aeroportos, e basicamente só com uma empresa.

Guardadas as devidas proporções,uma espécie de ATL Tropical, mas a 80km da NY Brasileira, onde um dos seus dois aeroportos não tem mais como crescer e o outro atingirá seu limite em 10 anos. Colocando um trem expresso à capital, o potencial de crescimento é imenso nas próximas décadas, lembrando que sempre será o “fortress hub” da Azul, uma cia que em alguns anos deve brigar pela liderança dentre as 3 domésticas, servindo a cada vez mais cidades no país e fora dele.

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 minutes ago, boulosandre said:

Guardadas as devidas proporções,uma espécie de ATL Tropical, mas a 80km da NY Brasileira, onde um dos seus dois aeroportos não tem mais como crescer e o outro atingirá seu limite em 10 anos. Colocando um trem expresso à capital, o potencial de crescimento é imenso nas próximas décadas, lembrando que sempre será o “fortress hub” da Azul, uma cia que em alguns anos deve brigar pela liderança dentre as 3 domésticas, servindo a cada vez mais cidades no país e fora dele.

Acho que vc continua viajando...

  • Sad 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

...se o paulistano não quer ir a GRU de trem, imagina a VCP,  sem falar na novela que seria fazer um trem expresso: custo/financiamento/tempo de execução, etc.

O Brasil(eiro) não tem visão de futuro, planejamento. A CAIG tem 60PAX milhões como limite pra 2032, devido ao "baixo" investimento previsto. Na próxima concessão pode ser 80 -100 milhões.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Após estudos, Viracopos pode ir a leilão no início de 2021, diz ministro

 

Por Taís Hirata

21/02/2020

O governo federal deverá iniciar agora os estudos para a relicitação do aeroporto de Viracopos, uma vez que recentemente foi aprovado o plano de recuperação da concessionária atual, prevendo a devolução do contrato à União. O leilão de relicitação poderá ocorrer já no início do ano que vem, segundo o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Há uma facilidade porque o governo já estudou no passado, já tem experiência da operação, quase todos os investimentos foram feitos. Está fácil modelar. Vai andar tranquilo, em 90, 120 dias os estudos deverão ficar prontos”, disse o ministro nesta sexta-feira, em São Paulo, após o leilão do trecho da BR-101 em Santa Catarina.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/02/21/apos-estudos-viracopos-pode-ir-a-leilao-no-inicio-de-2021-diz-ministro.ghtml

 

Sim, estudos que diziam que VCP teria 30 milhões em 2020, e 80 milhões em 2032.  :lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hour ago, TheJoker said:

Após estudos, Viracopos pode ir a leilão no início de 2021, diz ministro

 

Por Taís Hirata

21/02/2020

O governo federal deverá iniciar agora os estudos para a relicitação do aeroporto de Viracopos, uma vez que recentemente foi aprovado o plano de recuperação da concessionária atual, prevendo a devolução do contrato à União. O leilão de relicitação poderá ocorrer já no início do ano que vem, segundo o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Há uma facilidade porque o governo já estudou no passado, já tem experiência da operação, quase todos os investimentos foram feitos. Está fácil modelar. Vai andar tranquilo, em 90, 120 dias os estudos deverão ficar prontos”, disse o ministro nesta sexta-feira, em São Paulo, após o leilão do trecho da BR-101 em Santa Catarina.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/02/21/apos-estudos-viracopos-pode-ir-a-leilao-no-inicio-de-2021-diz-ministro.ghtml

 

Sim, estudos que diziam que VCP teria 30 milhões em 2020, e 80 milhões em 2032.  :lol:

Se não tivéssemos entrado numa crise econômica tão grande, talvez chegaria nesse número sim. Mas o trabalhador brasileiro perdeu muito o valor em renda média e teve a questão da precarização das relações trabalhistas. Tudo isso afeta muito o mercado do turismo. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
34 minutes ago, deiv said:

Se não tivéssemos entrado numa crise econômica tão grande, talvez chegaria nesse número sim. Mas o trabalhador brasileiro perdeu muito o valor em renda média e teve a questão da precarização das relações trabalhistas. Tudo isso afeta muito o mercado do turismo. 

Nunca que VCP chegaria a 30 milhões em 2020 mesmo sem crise.

Nunca!

Share this post


Link to post
Share on other sites
On 15/02/2020 at 21:54, TheJoker said:

...se o paulistano não quer ir a GRU de trem, imagina a VCP,  sem falar na novela que seria fazer um trem expresso: custo/financiamento/tempo de execução, etc.

O Brasil(eiro) não tem visão de futuro, planejamento. A CAIG tem 60PAX milhões como limite pra 2032, devido ao "baixo" investimento previsto. Na próxima concessão pode ser 80 -100 milhões.

Concordo com relação a novela que seria a construção de um trem para VCP o que torna está possibilidade apenas um devaneio.

Mas o paulistano quer ir para GRU de trem, tanto e que o serviço connect vive lotado....agora o expresso aeroporto e seus horários "de vale" como explicou o A345, não são nada atrativos, vai rodar vazio mesmo.

E com malas, fazer duas baldeações, uma em engenheiro Goulart e outra no Brás (para continuar na CPTM ou pegar o metrô), não e nada fácil. De mochila ou mala pequena da para encarar e chega antes na paulista.

Se houvesse um trem para VCP acho que ele seria sim uma alternativa.

Agora não acho que vai ter um trem para lá tão cedo!

Abracos

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information