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LATAM Airlines admite interesse em abrir rota Lisboa-Rio de Janeiro


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LATAM AIRLINES ADMITE INTERESSE EM ABRIR ROTA LISBOA-RIO DE JANEIRO

Por Inês de Matos a 4 de Fevereiro de 2020 as 12:37
rio-de-janeiro.jpg
 

A LATAM Airlines está a estudar a abertura de novas rotas em Portugal, com Cinthia Louza, sales manager da LATAM Airlines para Portugal e Espanha, a admitir que a companhia pode vir a abrir uma nova operação entre a capital portuguesa e a cidade brasileira do Rio de Janeiro.

“Pode haver novidades em abril, que é quando são divulgadas as novas rotas. Vamos ver, mas a ocupação do voo de São Paulo é bem alta e a rentabilidade é a melhor da Europa, isso pode levar a que, em breve, se coloque outro avião em Lisboa para operar para o Rio de Janeiro”, admitiu a responsável esta terça-feira, 4 de fevereiro, durante uma conferência de imprensa, em Lisboa.

De acordo com Cinthia Louza, “os números justificam” a abertura de uma nova rota para Lisboa, que poderia até ser servida pelo B767, o avião que a companhia aérea utilizava na rota entre Lisboa e São Paulo e que foi substituído esta terça-feira por um A350 de nova geração e com maior capacidade.

“Os números justificam, nem que seja com um avião menor, poderia até ficar o A350 na rota de São Paulo e o 767 na do Rio de Janeiro”, acrescentou a sales manager da LATAM Airlines para Portugal e Espanha, explicando que, além de turismo, o Rio de Janeiro tem também muito tráfego corporativo, motivos que justificam a abertura dessa ligação.

Além do Rio de Janeiro, Cinthia Louza diz que a abertura de outra ligação desde o Nordeste, a exemplo de Salvador, na Bahia, também é uma possibilidade, ainda que mais difícil, já que a ‘alimentação’ dos voos seria mais complicada apenas com Portugal, motivo pelo qual, explicou, será mais provável que a LATAM Airlines venha a abrir uma rota para Salvador desde Madrid.

“Penso que o Rio de Janeiro é mais possível, o Nordeste será mais complicado porque mesmo que seja um Lisboa-Salvador, dependemos da ‘alimentação’ da concorrência, não pode ser um voo só de Portugal, precisamos de uma porta de entrada da Europa para o Nordeste. Por isso, provavelmente, se se abrir um voo do Nordeste, talvez seja à partida de Madrid, porque existem  outras companhias aéreas que facilitam a ‘alimentação dos voos’”, explicou.

Em Portugal, a LATAM Airlines poderá ter ainda interesse a abertura de ligações entre o Porto e São Paulo, uma vez que, referiu ainda Cinthia Louza, seria possível “apanhar o tráfego das empresas do Norte e até do Norte de Espanha”, e não está descartada a abertura de um segundo voo diário para Lisboa, ainda que, para isso, a companhia precise de ter uma maior disponibilidade de aviões, nomeadamente A350.

“Para isso precisamos de outro A350 ou então acabamos misturando os aviões e temos uma inconsistência de produto que se critica na concorrência e que nós também tivemos em alguns momentos e isso não é bom para os passageiros de business, porque estes são passageiros fiéis”, acrescentou, revelando, no entanto, que a LATAM Airlines conta já com oito destes aparelhos e espera o nono para breve, devendo receber mais até 2021.

 

https://www.publituris.pt/2020/02/04/latam-airlines-admite-interesse-em-abrir-rota-lisboa-rio-de-janeiro/

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Esse repórter português falou as coisas mais improváveis:

“ Rio-Lis“

“Salvador-Madri“

„segundo Gru-Lis de A350 „

Acho que o óbvio seria um segundo voo sendo operado de B767, como seriam as outras rotas ou mesmo o Gru-Porto,tb citado.

Acho que não vira nada com esse euro a 5/1, mas enfim, em abril anunciarão 

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3 hours ago, Luckert said:

LATAM AIRLINES ADMITE INTERESSE EM ABRIR ROTA LISBOA-RIO DE JANEIRO

Por Inês de Matos a 4 de Fevereiro de 2020 as 12:37
rio-de-janeiro.jpg
 

A LATAM Airlines está a estudar a abertura de novas rotas em Portugal, com Cinthia Louza, sales manager da LATAM Airlines para Portugal e Espanha, a admitir que a companhia pode vir a abrir uma nova operação entre a capital portuguesa e a cidade brasileira do Rio de Janeiro.

“Pode haver novidades em abril, que é quando são divulgadas as novas rotas. Vamos ver, mas a ocupação do voo de São Paulo é bem alta e a rentabilidade é a melhor da Europa, isso pode levar a que, em breve, se coloque outro avião em Lisboa para operar para o Rio de Janeiro”, admitiu a responsável esta terça-feira, 4 de fevereiro, durante uma conferência de imprensa, em Lisboa.

De acordo com Cinthia Louza, “os números justificam” a abertura de uma nova rota para Lisboa, que poderia até ser servida pelo B767, o avião que a companhia aérea utilizava na rota entre Lisboa e São Paulo e que foi substituído esta terça-feira por um A350 de nova geração e com maior capacidade.

“Os números justificam, nem que seja com um avião menor, poderia até ficar o A350 na rota de São Paulo e o 767 na do Rio de Janeiro”, acrescentou a sales manager da LATAM Airlines para Portugal e Espanha, explicando que, além de turismo, o Rio de Janeiro tem também muito tráfego corporativo, motivos que justificam a abertura dessa ligação.

Além do Rio de Janeiro, Cinthia Louza diz que a abertura de outra ligação desde o Nordeste, a exemplo de Salvador, na Bahia, também é uma possibilidade, ainda que mais difícil, já que a ‘alimentação’ dos voos seria mais complicada apenas com Portugal, motivo pelo qual, explicou, será mais provável que a LATAM Airlines venha a abrir uma rota para Salvador desde Madrid.

“Penso que o Rio de Janeiro é mais possível, o Nordeste será mais complicado porque mesmo que seja um Lisboa-Salvador, dependemos da ‘alimentação’ da concorrência, não pode ser um voo só de Portugal, precisamos de uma porta de entrada da Europa para o Nordeste. Por isso, provavelmente, se se abrir um voo do Nordeste, talvez seja à partida de Madrid, porque existem  outras companhias aéreas que facilitam a ‘alimentação dos voos’”, explicou.

Em Portugal, a LATAM Airlines poderá ter ainda interesse a abertura de ligações entre o Porto e São Paulo, uma vez que, referiu ainda Cinthia Louza, seria possível “apanhar o tráfego das empresas do Norte e até do Norte de Espanha”, e não está descartada a abertura de um segundo voo diário para Lisboa, ainda que, para isso, a companhia precise de ter uma maior disponibilidade de aviões, nomeadamente A350.

“Para isso precisamos de outro A350 ou então acabamos misturando os aviões e temos uma inconsistência de produto que se critica na concorrência e que nós também tivemos em alguns momentos e isso não é bom para os passageiros de business, porque estes são passageiros fiéis”, acrescentou, revelando, no entanto, que a LATAM Airlines conta já com oito destes aparelhos e espera o nono para breve, devendo receber mais até 2021.

 

https://www.publituris.pt/2020/02/04/latam-airlines-admite-interesse-em-abrir-rota-lisboa-rio-de-janeiro/

Com o desmonte que a LATAM fez e continua fazendo no GIG? 

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40 minutes ago, F-BVFA said:

Com o desmonte que a LATAM fez e continua fazendo no GIG? 

Nada haver né, acredito,no máximo, um segundo Gru-Lis, de B767, porém sem Slot, não sei como fariam muito menos como crescer se o euro não para de subir

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30 minutes ago, Luckert said:

Nada haver né, acredito,no máximo, um segundo Gru-Lis, de B767, porém sem Slot, não sei como fariam muito menos como crescer se o euro não para de subir

A demanda Brasil-Portugal foi a que mais cresceu nos últimos anos. A classe alta que só pensava em Miami descobriu Portugal e não para de investir/se mudar para lá. Amigos meus que trabalham no mercado imobiliário da Florida passam a cobrir cada vez mais o mercado Português, fora negócios e turismo, além da força do HUB LIS de e para o resto da Europa. Dito isto, há uma forte restrição em LIS e, assim como fez a AD, veremos a Latam investindo em OPO a médio prazo. O upgrade pro 350 é muito relevante porque ela "concorre" com os 339 da TAP de igual para igual que, pela qualidade da aeronave e maior Y, pode separar parte para cobrar tarifas mais altas, além de ter uma bela Executiva. 

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Depois da notícia do upgrade da aeronave na rota GRU-LIS-GRU, eu que tinha apenas a passagem de ida pela Azul até a Porto, acabei comprando a volta pela Latam via LIS. Será minha primeira viagem na executiva de uma aeronave A350 da Latam. 
 

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1 hour ago, boulosandre said:

A demanda Brasil-Portugal foi a que mais cresceu nos últimos anos. A classe alta que só pensava em Miami descobriu Portugal e não para de investir/se mudar para lá. Amigos meus que trabalham no mercado imobiliário da Florida passam a cobrir cada vez mais o mercado Português, fora negócios e turismo, além da força do HUB LIS de e para o resto da Europa. Dito isto, há uma forte restrição em LIS e, assim como fez a AD, veremos a Latam investindo em OPO a médio prazo. O upgrade pro 350 é muito relevante porque ela "concorre" com os 339 da TAP de igual para igual que, pela qualidade da aeronave e maior Y, pode separar parte para cobrar tarifas mais altas, além de ter uma bela Executiva. 

Mas a Latam não conecta nada em Lisboa, só O&D, porém a região de Lisboa tem muitos brasileiros,será que ela conseguiria sustentar um voo a Porto? 
 Será que vale a pena brigar com a poderosa malha TAP/Azul?? 

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Quando leio estas reportagens de planos com os gerentes locais, fico imaginando o contexto. Tipo, todo executivo vai ter um tom otimista (ex: SAA voará para o GIG no próximo ano). De repente há estudos, mas só estudos, como todo gerente deve fazer.

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7 hours ago, boulosandre said:

A demanda Brasil-Portugal foi a que mais cresceu nos últimos anos. A classe alta que só pensava em Miami descobriu Portugal e não para de investir/se mudar para lá. 

Aqui em casa ninguém quer mais saber de Disney, é só Lisboa. Quando me aposentar vou pedir o D7 e partir...

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Portugal está inundado de americanos, brasileiros e chineses. Claro, europeus como alemães, franceses e ingleses também se fazem presente. 

Ainda é um país que oferece poucas opções de trabalho com boas remunerações, destacando-se a área de T.I e serviços. Agora, para empreendedor, enxergo bastante oportunidades, sobretudo, se focar no mercado de turismo e toda U.E. 

Também tenho interesse em um dia viver ali. Tenho dupla cidadania. Seria um pulo. Mas é algo para se pensar com muito cuidado. 

Sobre a Latam no GIG-LIS, acredito que até 4vps sustentaria na O/D com 763, mas é improvável. Apostaria mais nela entrando em OPO com mesmo avião e frequências citadas acima daqui 2 anos.

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Qualquer futura rota na Europa pela Latam vai depender da decisão de quem vai ser a parceira da empresa. 

A Delta tem parceria histórica com a AF/KL, por isso eu não duvido em uma reaproximação da Latam com o grupo Europeu. Todavia... muito está em jogo já que Paris ou Madri ou Lisboa ou Londres é indiferente para a antiga TAM, mas não é para a LAN que tem em MAD um ponto importante do seu "jogo". 

Quanto a LIS ter um segundo voo... creio que está ligado ao que citei acima, se uma parceria se desenvolver com a AF/KL, mais fácil ver um GRU-AMS ou mais voos para PARis do que um segundo voo para LISboa. 

A Latam vai precisar se definir se vai usar MAD ou CDG/AMS logo logo... mas eu não vejo LIS como ponto de conexão, ainda mais que a chance da TAP ter um code share com ela é nula. 

 

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16 minutes ago, LipeGIG said:

Qualquer futura rota na Europa pela Latam vai depender da decisão de quem vai ser a parceira da empresa. 

A Delta tem parceria histórica com a AF/KL, por isso eu não duvido em uma reaproximação da Latam com o grupo Europeu. Todavia... muito está em jogo já que Paris ou Madri ou Lisboa ou Londres é indiferente para a antiga TAM, mas não é para a LAN que tem em MAD um ponto importante do seu "jogo". 

Quanto a LIS ter um segundo voo... creio que está ligado ao que citei acima, se uma parceria se desenvolver com a AF/KL, mais fácil ver um GRU-AMS ou mais voos para PARis do que um segundo voo para LISboa. 

A Latam vai precisar se definir se vai usar MAD ou CDG/AMS logo logo... mas eu não vejo LIS como ponto de conexão, ainda mais que a chance da TAP ter um code share com ela é nula. 

 

https://www.latam.com/pt_br/apps/personas/booking?fecha1_dia=08&fecha1_anomes=2020-04&fecha2_dia=22&fecha2_anomes=2020-04&from_city2=AMS&to_city2=GRU&auAvailability=1&ida_vuelta=ida_vuelta&vuelos_origen=São Paulo&from_city1=GRU&vuelos_destino=Amsterdam&to_city1=AMS&flex=1&vuelos_fecha_salida_ddmmaaaa=08/04/2020&vuelos_fecha_regreso_ddmmaaaa=22/04/2020&cabina=Y&nadults=1&nchildren=0&ninfants=0&cod_promo=&stopover_outbound_days=0&stopover_inbound_days=0#/

GRU-AMS KL em LIS, MAD, BCN, CDG, FRA, MXP

                  IB em MAD

                  VY em BCN

                 BA em LHR

                 LH em FRA

              

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25 minutes ago, LipeGIG said:

Qualquer futura rota na Europa pela Latam vai depender da decisão de quem vai ser a parceira da empresa. 

A Delta tem parceria histórica com a AF/KL, por isso eu não duvido em uma reaproximação da Latam com o grupo Europeu. Todavia... muito está em jogo já que Paris ou Madri ou Lisboa ou Londres é indiferente para a antiga TAM, mas não é para a LAN que tem em MAD um ponto importante do seu "jogo". 

Quanto a LIS ter um segundo voo... creio que está ligado ao que citei acima, se uma parceria se desenvolver com a AF/KL, mais fácil ver um GRU-AMS ou mais voos para PARis do que um segundo voo para LISboa. 

A Latam vai precisar se definir se vai usar MAD ou CDG/AMS logo logo... mas eu não vejo LIS como ponto de conexão, ainda mais que a chance da TAP ter um code share com ela é nula. 

 

Lendo isso que vc falou, seria muito interessante a Air France-KLM juntamente com a Delta assumir o controle da Air Europa (caso a IAG não possa efetivar sua aquisição). Além de um reforço da Skyteam nas rotas para a AL,  a LA poderia continuar com uma parceira forte em MAD caso ela abandone a parceria com a IAG.

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14 minutes ago, Mayday said:

Lendo isso que vc falou, seria muito interessante a Air France-KLM juntamente com a Delta assumir o controle da Air Europa (caso a IAG não possa efetivar sua aquisição). Além de um reforço da Skyteam nas rotas para a AL,  a LA poderia continuar com uma parceira forte em MAD caso ela abandone a parceria com a IAG.

Faria muito sentido 

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51 minutes ago, TheJoker said:

Meu ponto é para pontos além de MAD, LIS, CDG, FRA, MXP, BCN e LHR. Quem faria o melhor papel para Suiça, Bélgica, Austria, etc etc

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43 minutes ago, Mayday said:

Lendo isso que vc falou, seria muito interessante a Air France-KLM juntamente com a Delta assumir o controle da Air Europa (caso a IAG não possa efetivar sua aquisição). Além de um reforço da Skyteam nas rotas para a AL,  a LA poderia continuar com uma parceira forte em MAD caso ela abandone a parceria com a IAG.

Sim, seria, mas em parte. Pense que para a Air France/KLM isso significaria uma concorrência para Paris e Amsterdam. Ela por si só é relevante para a América Latina, e fora do eixo Espanha-Portugal-Latam, ela é o player mais relevante:

Voos diários para Europa dos 6 maiores mercados da América do Sul (sem contar UX que basicamente só não faz MAD-GIG): 

Santiago, Lima e São Paulo - Player dominante: Latam (7x)        3x TP,  2x IAG, 3x AF/KL, 3x LH/LX, 2x AZ
Buenos Aires - 2x AF/KL, 1x LH, 3x IAG,  1x AZ   TP e LA zero
Rio de Janeiro - 2x AF/KL, 1x LH, 2x IAG, 2x TP, 1x AZ     LA zero 
Bogotá - Player dominante: Avianca (5x ?)                TP zero 

 

Penso que nesse momento, a Air Europa pode fazer sentido para algum player menor (LOT por exemplo), mas creio que IAG esteja fora do jogo.  Lufthansa e Air France... não sei, seria uma surpresa alguma delas se mover na direção da Air Europa. 

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3 minutes ago, LipeGIG said:

Meu ponto é para pontos além de MAD, LIS, CDG, FRA, MXP, BCN e LHR. Quem faria o melhor papel para Suiça, Bélgica, Austria, etc etc

ZRH  via IB  MAD VY BCN                                             GVA via IB MAD  VY BCN          BRU   via IB MAD VY BCN       VIE  via OS FRA, MXP, CDG, LHR  

               LX MAD, CDG, MXP, LHR, FRA, BCN                            LX  FRA, LHR                                                                                   IB MAD

               LH FRA                                                                                                                                     LH FRA                                     LH FRA

               BA LHR                                                                             BA LHR                                          BA LHR                                     BA LHR

               AF CDG                                                                             AF CDG

CPH, OSL, ARN... idem 

Não é a toa que a JJ tem 50% de conexões em todos voos europeus.

 

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4 hours ago, LipeGIG said:

Sim, seria, mas em parte. Pense que para a Air France/KLM isso significaria uma concorrência para Paris e Amsterdam. Ela por si só é relevante para a América Latina, e fora do eixo Espanha-Portugal-Latam, ela é o player mais relevante:

Voos diários para Europa dos 6 maiores mercados da América do Sul (sem contar UX que basicamente só não faz MAD-GIG): 

Santiago, Lima e São Paulo - Player dominante: Latam (7x)        3x TP,  2x IAG, 3x AF/KL, 3x LH/LX, 2x AZ
Buenos Aires - 2x AF/KL, 1x LH, 3x IAG,  1x AZ   TP e LA zero
Rio de Janeiro - 2x AF/KL, 1x LH, 2x IAG, 2x TP, 1x AZ     LA zero 
Bogotá - Player dominante: Avianca (5x ?)                TP zero 

 

Penso que nesse momento, a Air Europa pode fazer sentido para algum player menor (LOT por exemplo), mas creio que IAG esteja fora do jogo.  Lufthansa e Air France... não sei, seria uma surpresa alguma delas se mover na direção da Air Europa. 

 

Tinha pensado nisso pois antes da IAG se meter, Air France-KLM e Air Europa caminhavam rumo a uma joint venture nos vôos para a AL: https://www.aeroflap.com.br/air-france-klm-faz-joint-venture-com-a-air-europa-para-voos-na-america-latina/

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5 hours ago, TheJoker said:

ZRH  via IB  MAD VY BCN                                             GVA via IB MAD  VY BCN          BRU   via IB MAD VY BCN       VIE  via OS FRA, MXP, CDG, LHR  

               LX MAD, CDG, MXP, LHR, FRA, BCN                            LX  FRA, LHR                                                                                   IB MAD

               LH FRA                                                                                                                                     LH FRA                                     LH FRA

               BA LHR                                                                             BA LHR                                          BA LHR                                     BA LHR

               AF CDG                                                                             AF CDG

CPH, OSL, ARN... idem 

Não é a toa que a JJ tem 50% de conexões em todos voos europeus.

 

Pra mim isso é jogar dinheiro fora. Era melhor operar com aeronave menor focando onde tem O&D significativo e operar vários voos de conexão para um lugar só, talvez com mais origens, como a antiga Lan sempre fez com MAD.

 

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1 hour ago, LipeGIG said:

Pra mim isso é jogar dinheiro fora. Era melhor operar com aeronave menor focando onde tem O&D significativo e operar vários voos de conexão para um lugar só, talvez com mais origens, como a antiga Lan sempre fez com MAD.

 

Não tem volume pra isso.

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