Jump to content

Inframérica decide devolver concessão de aeroporto no RN


Pesquisadorbsb
 Share

Recommended Posts

On 05/03/2020 at 14:38, PT-KTR said:

Podia inverter, manda a FAB pra longe e traz a comercial/civil para o antigo SBNT. Mas acho que o terminal já deve ter se depreciado bastante.

Prezado PT-KTR

Boa idéia! Mesmo porque a população de Natal/Parnamirim está reclamando muito do barulho que as aeronaves da FAB fazem. Traz a civil para Parnamirim e leva a FAB para  São Gabriel do Amarante. Creio que uma base militar lá traria mais segurança à população local, com uma atuação mais efetiva da Polícia Militar e, até mesmo, da Polícia da Aeronáutica..

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/entidades-no-rn-repercutem-decisa-o-da-inframerica-de-devolver-o-aeroporto/473914

Começa com o mimimi, depois tem entrevista com as explicações técnicas da Inframerica.

Construíram um aeroporto pra 6 milhões, que já deveria estar com 4 e que movimenta apenas 2.3. E eles são o único aeroporto no Brasil que opera e banca o prejuízo da torre de controle.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A Senhora Governadora deveria ter se preocupado antes com os índices de violência do RN (primeiro lugar em número de homicídios - 62,8 para cada 100 mil habitantes) e de São Gonçalo do Amarante (3ª cidade mais violenta do país). Tenho certeza que a violência, entre outros fatores, afasta o turista.

Lembro de casos de turistas Argentinos que foram assaltados, dentro do ônibus de turismo, em Ponta Negra, e outro grupo que foi assaltado no caminho para o aeroporto, isso é muito negativo. Agora fica de mimimi...

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, MRN said:

Complementando, já tem dia para encerrar, 30/06.

"Os passageiros serão atendidos por JPA e REC"

Jpa é outro aeroporto morto. Vai tudo pra rec msm

Link to comment
Share on other sites

On 07/03/2020 at 13:31, MRN said:

A Senhora Governadora deveria ter se preocupado antes com os índices de violência do RN (primeiro lugar em número de homicídios - 62,8 para cada 100 mil habitantes) e de São Gonçalo do Amarante (3ª cidade mais violenta do país). Tenho certeza que a violência, entre outros fatores, afasta o turista.

Lembro de casos de turistas Argentinos que foram assaltados, dentro do ônibus de turismo, em Ponta Negra, e outro grupo que foi assaltado no caminho para o aeroporto, isso é muito negativo. Agora fica de mimimi...

E o caso mais grave de projeção nacional, um casal de policiais de SC que foram assassinados por bandidos em um restaurante em Ponta Negra. Mas, o que esperar de um estado governado por essa senhora que mal sabe falar e é daquele partido que não tem foco em segurança?

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

A pista de SBNT esta extremamente degradada. A FAB vem fazendo o que pode para mante-la operacional, com serios problemas de FOD.

o terminal foi totalmente desmontado. Nao existem mais pontes de embarque, esteiras, equipamentos, etc. 

 

é no minimo absurdo pensAr em retornar para la, depois de tudo que foi investido em SBSG.

 

30 anos atras CNF tbm era longe....

 

a discussao que o prox operador tem que ter é fundamentalmente o acesso ao aeroporto. Isso inclusive pode/deve ser uma contrapartida federal.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

17 minutes ago, B737-8EH said:

é no minimo absurdo pensAr em retornar para la, depois de tudo que foi investido em SBSG.

É caro para as empresas, que já não estão no azul, mudar de aeroporto. E não só para as empresas aéreas, rampa, catering, PF, Receita... Lembro quando começou a operação em SGA, a TAP continuou operando em Parnamirim, porque a Receita ainda não tinha mudado totalmente, e aí o aeroporto ainda não estava alfandegado, e pra publicar no DOU o "alfandegamento", a Receita fez algumas exigências... Imagina ter que voltar... Não é tão simples

Link to comment
Share on other sites

6 hours ago, B737-8EH said:

A pista de SBNT esta extremamente degradada. A FAB vem fazendo o que pode para mante-la operacional, com serios problemas de FOD.

o terminal foi totalmente desmontado. Nao existem mais pontes de embarque, esteiras, equipamentos, etc. 

 

é no minimo absurdo pensAr em retornar para la, depois de tudo que foi investido em SBSG.

 

30 anos atras CNF tbm era longe....

 

Nada que alguns milhões não resolvam. O que realmente soa absurdo é dizer que seja possível uma viabilização do acesso ao aeroporto. No local onde foi construído nem se colocar um trem bala o terminal se tornará viável. 

 Não foi pontuado mas creio que boa parte na queda do turismo se deu por conta justamente de SBSG. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

On 3/7/2020 at 1:40 PM, MRN said:

Complementando, já tem dia para encerrar, 30/06.

"Os passageiros serão atendidos por JPA e REC"

Qual seria esse voo?

Link to comment
Share on other sites

Não tem nada a ver que SBSG é longe ou perigoso, qual aero no Brasil não é? a economia é que não deslancha.

2014  2.516.871  NAT+SGA

2015  2.584.355

2016  2.316.349

2017  2.403.135

2018  2.429.389

2019  2.330.725    -7,4% vs 2014

BSB 2014  18.146.405   2019  16.727.177   -7,8%              

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

GRU que é o "suprassumo" nacional, 2014  39.539.992  vs 2019 43.002.119   +8,8%  média  1,7% a.a.    26% do que o mundo cresceu nesses últimos 5 anos.

IATA RPKs 2015    inter  6,5%    dom    6,3%

                    2016              8,8%                7,1%

                    2017              6,2%                6,7%

                    2018              5,3%               5,0%

                    2019             4,2%                4,5%

                   acum           35,0%              33,3%

                   média a.a.     6,2%               5,9%   +/- 6,1%

                   share             64%                36%

https://www.iata.org/en/pressroom/searchresults/?AreasOfActivity=34&Region=&ContentType=&Search=#searchForm

MEX   2014    34.255.739     2019   50.308.049    +46,9%   média 8,0% a.a.

PTY                   8.536.342                 16.582.601     +94,3%              14,2%

AEP+EZE      19.122.000                   25.023.000    +30,9%               5,5%

SCL                16.068.242                  24.630.742     +53,3%               8,9%

Edited by TheJoker
Link to comment
Share on other sites

tirando GRU, que tem uma situação sui generis, não existe aeroporto da União em área privada. a área de SBSG começou a ser desapropriada em 1996, tinha 313 proprietários e às vésperas da concessão ainda faltava 1/3 das desapropriações a serem pagas... dá pra resgatar toda essa história em 15segs no google.

aluguel?!?!  wtf?

 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

15 hours ago, B737-8EH said:

A pista de SBNT esta extremamente degradada. A FAB vem fazendo o que pode para mante-la operacional, com serios problemas de FOD.

o terminal foi totalmente desmontado. Nao existem mais pontes de embarque, esteiras, equipamentos, etc. 

 

é no minimo absurdo pensAr em retornar para la, depois de tudo que foi investido em SBSG.

 

30 anos atras CNF tbm era longe....

 

a discussao que o prox operador tem que ter é fundamentalmente o acesso ao aeroporto. Isso inclusive pode/deve ser uma contrapartida federal.

Então as pontes de IGU eram as de NAT... muito parecidas

Edited by PT-KTR
Link to comment
Share on other sites

Lembra um pouco a situacao dos Aeroportos de Montreal: Mirabel e Trudeau. Mirabel, pensado para ser um mega-hub foi construido  bem longe do centro, projecto faraonico e a frente do seu tempo (ou bem atrasado). Hoje em dia todas as operacoes comerciais de pax se dao no Trudeau e o -na epoca- super moderno terminal de passageiros de Mirabel foi completamente desmontado - demolido.

Link to comment
Share on other sites

On 07/03/2020 at 15:38, TheJoker said:

Também não é assim, até fazerem a relicitação e a nova concessionaria assumir continua tudo como dantes..

Mas caçador, se relicitar e ninguém quiser pegar essa "cabeça de porco"? Os índices são muito ruins, quem pegaria esse aeroporto? Vai pra infrazero ou fica com  Inframérica até aparecer alguém? Vai chegar uma hora que ela não vai aguentar...

Link to comment
Share on other sites

24 minutes ago, MRN said:

Mas caçador, se relicitar e ninguém quiser pegar essa "cabeça de porco"? Os índices são muito ruins, quem pegaria esse aeroporto? Vai pra infrazero ou fica com  Inframérica até aparecer alguém? Vai chegar uma hora que ela não vai aguentar...

Faz igual ABV, paga o que der com a receita que entrar e o resto deixa atrasar. Uma hora o Governo vai ter que pegar de volta.

Edited by TheJoker
Link to comment
Share on other sites

Informe da CAAP aos investidores  http://investors.corporacionamericaairports.com/Cache/IRCache/1520f540-32bc-e736-a18e-8fec484ed0c3.PDF?O=PDF&T=&Y=&D=&FID=1520f540-32bc-e736-a18e-8fec484ed0c3&iid=9167688

 

Several factors drove the Company’s decision to seek return of this concession. Passenger traffic has been negatively impacted by the adverse economic conditions in Brazil over the past years, particularly affecting tourism activity in the country, which resulted in lower than expected passenger traffic. At Natal Airport in particular, total passenger traffic reached 2.3 million in 2019, compared to the 4.3 million expected as per the feasibility study. In addition, passenger tariffs lag those of all other privatized airports in the country under the same tariff scheme, which as of December 2019 are in average 35% higher than Natal Airport tariffs. Additionally, air navigation tariffs charged in other airports are 301% higher than in Natal Airport. This situation has required CAAP to make capital contributions to sustain this concession and thus allow ICASGA to remain in compliance with all of its financial obligations to the Brazilian Government and financial institutions.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Aero-Natal_new-900px.jpg?resize=750%2C40

Inframerica Desmente Abandono Da Concessão Do Aeroporto De Natal

05/04/2020
 
 

A Inframerica, concessionária do Aeroporto de Natal, em São Gonçalo de Amarante, Estado do Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil, informou que, “mesmo com todas as dificuldades que vem enfrentando, não irá abandonar o terminal aéreo que administra desde 2011, como vem sendo erroneamente reportado em algumas matérias e blogues”.

Os responsáveis pela gestão do aeroporto dizem que “mesmo com uma demanda reduzida devido às medidas de restrição a locomoção e viagens implementadas para o enfrentamento da pandemia de covid-19, o terminal potiguar continuará operando 24h e recebendo voos que fazem parte da operação com malha área essencial definida para todo o território brasileiro entre Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), aeroportos e as empresas aéreas. Além disso, o Terminal de Cargas continua operando normalmente.

É falsa a informação que a concessionária irá fechar o Aeroporto de Natal em abril, assim como é mentirosa a informação que a Infraero assumirá a administração do terminal aéreo. A Inframerica reforça o seu compromisso na administração do Aeroporto de Natal, em respeito ao contrato de concessão que firmou com o Poder Público, até que ele seja novamente relicitado nos termos da lei.

Antes da pandemia do covid-19 chegar ao Brasil, a empresa havia solicitado à União a devolução do terminal potiguar. Durante o trâmite administrativo de análise do pedido, e até que haja a relicitação e a entrada de um novo operador, a administradora manterá todas as operações do aeroporto, com a mesma qualidade e segurança.

Fonte: www.newsavia.com

 

Link to comment
Share on other sites

2011? Esse aeroporto nem existia em 2011...

Só se estiver contando desde o leilão de concessão em agosto de 2011, e daí a construção. Esse aeroporto já nasceu morto, trabalhei lá e sei o que tô dizendo

Edited by MRN
Fix word
Link to comment
Share on other sites

On 05/03/2020 at 09:52, A345_Leadership said:

Típico caso de fazer um aeroporto onde não precisava...

Igualzinho o aeroporto Bauru-Arealva aqui em SP.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade