Jump to content

Cabo Verde Airlines tem futuro incerto, podendo vir a encerrar


Recommended Posts

Cabo Verde Airlines realizando voo Sal - Havana e Havana - Praia

B757 Da CV Airlines Foi A Cuba Buscar Equipa De Médicos Cubanos

24/04/2020
 
 

O Governo da República de Cabo Verde fretou um avião da Cabo Verde Airlines que se deslocou à cidade de Havana, capital da República de Cuba, para transportar um grupo de médicos, epidemiologistas e enfermeiros cubanos que irão ajudar as autoridades cabo-verdianas na luta contra a pandemia de covid-19, que já está a afetar as ilhas.

O Boeing 757-200ER da Cabo Verde Airlines, matrícula D4-CCH, descolou do Aeroporto Amílcar Cabral, na ilha do Sal, na quarta-feira, dia 22 de abril, pelas 09h53 locais tendo aterrado no Aeroporto Internacional José Marti, em Havana, pelas 15h16 locais.

Depois de embarcar o contingente de profissionais de saúde cubanos e algum equipamento de apoio, o avião da Cabo Verde Airlines descolou pelas 16h48 locais com destino à Cidade da Praia, na ilha de Santiago, onde aterrou pelas 02h53 desta quinta-feira, dia 23 de abril.

CV-Airlines-grupo-cubanos_650px-ABR20.jp

Sobre esta missão dos especialistas cubanos em Cabo Verde, o ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, disse que se insere no quadro do acordo de cooperação tripartida entre os governos de Cabo Verde, Cuba e Luxemburgo, para reforçar o combate à pandemia do covid-19. 

O governante afirmou que as autoridades de saúde cabo-verdianas já têm estruturada uma gestão própria para acolher esta equipa sanitária, em função das necessidades.

Por outro lado, Arlindo do Rosário avançou que da cooperação com a União Europeia e com o Banco Mundial, Cabo Verde recebe até ao final deste mês, ou o mais tardar no início de maio, um grande lote de equipamentos adquiridos para reforçar a capacidade de resposta.

Para além destas cooperações, o ministro explicou que Cabo Verde conta com a parceria de vários países e instituições que já manifestaram disponibilidade para ajudar o arquipélago, e afiançou tratar-se de um trabalho de alto nível realizado pela diplomacia cabo-verdiana junto de parceiros internacionais.

Arlindo do Rosário lembrou ainda que Cabo Verde já reforçou o seu stock sanitário nesta luta contra a covid-19 com um vasto lote de equipamentos doados pela China composto por 12 mil máscaras, dois mil fatos integrais, 500 termómetros de infravermelho, dois mil óculos de proteção, dez mil luvas e dez mil sobre botas.

Nesta quinta-feira, dia 23, numa cerimónia de apresentação do projeto de combate à covid-19, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, realçou que o Governo prioriza “salvar as pessoas”, sem que ninguém fique para trás, afirmando que este projeto, orçado em pouco mais de meio milhão de euros, financiados pelo Luxemburgo, Cuba e Cabo Verde, foi montado em menos de dez dias.

Luís Filipe Tavares manifestou o seu reconhecimento ao Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo pela rapidez como este país europeu respondeu às preocupações e solicitações das autoridades cabo-verdianas, e ao ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, para que este projeto se tornasse realidade.

Cabo Verde regista actualmente 82 casos de covid-19, sendo 52 na ilha da Boa Vista, 28 no município da Praia (dois dos quais vindos da Boa Vista), um no concelho do Tarrafal e um na ilha de São Vicente.

Dos casos confirmados, registou-se um óbito, um cidadão inglês de 62 anos, que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e um doente recuperado.

Desde o dia 18 de abril que está em vigor um segundo período de estado de emergência em Cabo Verde, decretado pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, sendo que para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, vai até às 24h00 de 2 de maio, e para as restantes ilhas habitadas, sem casos diagnosticados, o estado de emergência vai até às 24h00 de 26 de abril.

Fonte: www.newsavia.com

 

 

Link to post
Share on other sites

IATA SUSPENDS CABO VERDE AIRLINES

MIAMI – The International Air Transportation Association (IATA) has suspended Cabo Verde Airlines (VR) from the Billing and Settlement Plan (BSP) due to its potential bankruptcy.

The minister of Tourism and Transportation of Cabo Verde, Carlos Santos, said at the beginning of April that the carrier could be closed due to the economic and financial effects of COVID-19. The airline has yet to make an official statement, Aviator.aero reported of the halted operation.

NO MORE TICKETING

According to travel agencies, IATA requested them to immediately suspend all the ticketing activities issued by the airline, which includes the use of all automated systems of refunds and other transactions.

Further, the Association said that all pending settlements related to sales, refunds, and future operations, should be directly liquidated with VR.

Even though the company previously halted all its international flights from March 18 until July 1, its President and CEO, Erlendur Svavarsson, had claimed that VR would be ready to serve customers once the pandemic had passed. Alas, a still uncertain recovery period from the COVID-19 crisis has dealt a bad hand for VR.

https://airwaysmag.com/airlines/iata-suspends-cabo-verde-airlines/

Link to post
Share on other sites
  • 1 year later...

A Cabo Verde Airlines retoma as suas operações regulares no próximo dia 18 de junho do presente ano. As reservas já estão disponíveis online com “um novo serviço de passageiros que promete uma companhia mais ágil”, anunciou nesta segunda-feira, dia 31 de maio, a companhia aérea cabo-verdiana.

Os voos serão retomados com um com uma ligação semanal (ida e volta), às sextas-feiras, entre a Ilha do Sal e Lisboa, em Portugal. A retoma será gradual, conectando o arquipélago através do ponto central no Sal.

De 28 de junho até 28 de março de 2022, a Cabo Verde Airlines irá operar quatro voos semanais entre Praia/Sal e Lisboa às sextas e segundas-feiras; um voo semanal para e de Sal/Praia/Boston às terças com regresso às quartas-feiras e um voo semanal para e de Sal/São Vicente/Paris aos sábados com retorno aos domingos.

https://newsavia.com/cabo-verde-airlines-retoma-operacoes-a-18-de-junho-primeiro-voo-e-entre-o-sal-e-lisboa/

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade