Jump to content

Pacote do BNDES para Gol, Azul e Latam será de R$ 4 bi, dizem fontes


Recommended Posts

  • Replies 103
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Seria mais honesto o Jerome dizer que demissões serão inevitáveis e necessárias, mas que antes de tudo a empresa ainda necessita fazer o rescaldo para entender quantos serão os postos de trabalho cort

Por causa dessa crise política, o presidente precisa passar o pente fino em absolutamente tudo que chega pra ele sancionar, pois caso ele sancione alguma coisa que quebre a lei de responsabilidade fis

Como se já n tivesse praticado vários crimes de responsabilidade né amigo? Posso citar alguns só nos 3 primeiros meses de governo: quebra do decoro; animosidade a governo estrangeiro; ameaça ao livre

No caso da LATAM tem que ter uma cláusula dizendo que o empréstimo é para a operação brasileira e que, sei lá, a CVM deveria auditar, pois corre o risco de uma unidade emprestar dinheiro e repassar para a outra.

Achei modesto o pacote, segundo a reportagem cada empresa poderá pegar até R$ 2 bi. E dos R$ 4 bi, 60% serão do BNDES, o restante terá que buscar no mercado.

Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

4/3 = 1.3 bi cada

Despesas com pessoal da G3 1T20 595 milhões x 50% = 298/3 = 99.3 dá pra pagar pessoal por 13 meses.  Sem custos de rescisão

                                               AD            478                               239        79.7                                              16           

Edited by TheJoker
  • Like 1
Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

JJ 9M19  2.115 / 9 x 1,05 aumento = 247 x 50%  daria pra cobrir a folha por uns 10 meses, como sempre a salvação da JJ está na mão dos chilenos

Mas o critério de distribuição deve ser faturamento, então a JJ deve ficar com +dinheiro.

 

Edited by TheJoker
  • Like 1
Link to post
Share on other sites
53 minutes ago, A345_Leadership said:

Achei modesto o pacote, segundo a reportagem cada empresa poderá pegar até R$ 2 bi. E dos R$ 4 bi, 60% serão do BNDES, o restante terá que buscar no mercado.

Também achei meio fraco... É basicamente pra pagar salário...

Link to post
Share on other sites

Agora na CNN tá falando em 6 bi, 2 bi para cada uma, tam, gol e azul. As propostas foram enviadas entre ontem e hoje e as empresas tem até amanhã pra dizer se aceitam ou não. O BNDES pode ficar com até 25% das ações das companhias...

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/05/14/bndes-pode-ficar-com-ate-25-de-participacao-nas-aereas

Link to post
Share on other sites
12 hours ago, MRN said:

Agora na CNN tá falando em 6 bi, 2 bi para cada uma, tam, gol e azul. As propostas foram enviadas entre ontem e hoje e as empresas tem até amanhã pra dizer se aceitam ou não. O BNDES pode ficar com até 25% das ações das companhias...

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/05/14/bndes-pode-ficar-com-ate-25-de-participacao-nas-aereas

Esses 25% é muita coisa, tirando a Alemanha , não vi outro país que quis um % tão alto em troca do empréstimo ( lá são cerca de 70 bilhões de reais de empréstimo) .

Mas o % será que é dado só como

garantia ou o BNDES será sócio logo de cara para as empresas não precisarem devolver o empréstimo 

Link to post
Share on other sites
42 minutes ago, Luckert said:

Esses 25% é muita coisa, tirando a Alemanha , não vi outro país que quis um % tão alto em troca do empréstimo ( lá são cerca de 70 bilhões de reais de empréstimo) .

Mas o % será que é dado só como

garantia ou o BNDES será sócio logo de cara para as empresas não precisarem devolver o empréstimo 

Inicialmente era até mais do que 25%, Luckert, chegava até 70%. Em conversas preliminares foi reduzido para até 25%

Link to post
Share on other sites
4 minutes ago, MRN said:

Inicialmente era até mais do que 25%, Luckert, chegava até 70%. Em conversas preliminares foi reduzido para até 25%

Mesmo assim é um percentual altíssimo para 2 bi, a Delta pagou em janeiro 10 bi por 20%

Link to post
Share on other sites
Posted (edited)
32 minutes ago, Luckert said:

Mesmo assim é um percentual altíssimo para 2 bi, a Delta pagou em janeiro 10 bi por 20%

Bom, no final de 2019 a ação LTM estava girando em torno de USD 11, já hoje mal chega a USD 3... tirando que a DL precificou a ação a USD 16 na sua oferta de compra pelos 20%.

Sds

Edited by Forgiven722
Link to post
Share on other sites

https://oglobo.globo.com/economia/azul-gol-latam-aderem-socorro-bilionario-do-bndes-24428577

 

RIO DE JANEIRO  - As companhias aéreas Gol, Azul e Latam aderiram ao socorro do BNDES ao setor, informou nesta sexta-feira o presidente do banco, Gustavo Montezano. A ajuda total será de R$ 6 bilhões, abaixo dos R$ 10 bilhões previstos.

De acordo com a proposta, o BNDES e um grupo privado de bancos — formado por Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil — ofereceu a Gol, Latam e Azul um crédito de R$ 2 bilhões para cada uma. O prazo final para uma resposta era hoje.

 

Tem milhas aéreas?Na pandemia, saiba o que fazer com elas e com as passagens emitidas

Segundo uma fonte do setor que não quis se identificar, a oferta de R$ 2 bilhões para cada empresa é um instrumento financeiro híbrido. Desse valor, 75% serão via debêntures (títulos de dívida) com taxa de juros pré-fixada. Os 25% restantes poderão ser convertidos em ações das companhias.

— O instrumento que foi desenhado pelos bancos prevê um fôlego financeiro às companhias até o primeiro trimestre de 2021. Isso é bom para as empresas aéreas, que não terão muita diluição em suas ações — analisou a fonte.

As aéreas tiveram queda superior a 90% no fluxo de passageiros por causa da pandemia.

Nesta terça-feira, a Azul anunciou prejuízo líquido de R$ 6,14 bilhões no primeiro trimestre, contra um lucro líquido de R$ 125,3 milhões no mesmo período de 2019.

Na quarta-feira, a companhia aérea fechou um acordo com a Embraer para o adiamento da entrega de 59 aeronaves do modelo E195-E2. Com valor total estimado em R$ 24,5 bilhões, a encomenda faz parte de um pedido de 75 aviões feito antes da crise no setor provocada pela pandemia de Covid-19. Cinco já foram entregues.

Com o adiamento, a chegada dos aviões restantes, que estava prevista para o período de 2020 a 2023, ficará para depois de 2024.

 

Link to post
Share on other sites

Ações hoje: AZUL4 - R$ 11,64 (2,01) / GOLL4 - R$ 11,00 (1,90) / LATAM - U$ 2,89

Bem diferente da Delta...

Link to post
Share on other sites
10 minutes ago, Ashabty said:

https://oglobo.globo.com/economia/azul-gol-latam-aderem-socorro-bilionario-do-bndes-24428577

 

RIO DE JANEIRO  - As companhias aéreas Gol, Azul e Latam aderiram ao socorro do BNDES ao setor, informou nesta sexta-feira o presidente do banco, Gustavo Montezano. A ajuda total será de R$ 6 bilhões, abaixo dos R$ 10 bilhões previstos.

De acordo com a proposta, o BNDES e um grupo privado de bancos — formado por Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil — ofereceu a Gol, Latam e Azul um crédito de R$ 2 bilhões para cada uma. O prazo final para uma resposta era hoje.

 

Tem milhas aéreas?Na pandemia, saiba o que fazer com elas e com as passagens emitidas

Segundo uma fonte do setor que não quis se identificar, a oferta de R$ 2 bilhões para cada empresa é um instrumento financeiro híbrido. Desse valor, 75% serão via debêntures (títulos de dívida) com taxa de juros pré-fixada. Os 25% restantes poderão ser convertidos em ações das companhias.

— O instrumento que foi desenhado pelos bancos prevê um fôlego financeiro às companhias até o primeiro trimestre de 2021. Isso é bom para as empresas aéreas, que não terão muita diluição em suas ações — analisou a fonte.

As aéreas tiveram queda superior a 90% no fluxo de passageiros por causa da pandemia.

Nesta terça-feira, a Azul anunciou prejuízo líquido de R$ 6,14 bilhões no primeiro trimestre, contra um lucro líquido de R$ 125,3 milhões no mesmo período de 2019.

Na quarta-feira, a companhia aérea fechou um acordo com a Embraer para o adiamento da entrega de 59 aeronaves do modelo E195-E2. Com valor total estimado em R$ 24,5 bilhões, a encomenda faz parte de um pedido de 75 aviões feito antes da crise no setor provocada pela pandemia de Covid-19. Cinco já foram entregues.

Com o adiamento, a chegada dos aviões restantes, que estava prevista para o período de 2020 a 2023, ficará para depois de 2024.

Deve ser por isso que as ações da GOL estão em forte alta agora

Link to post
Share on other sites

Segundo o presidente do BNDES, o programa prevê uma série de exigências: os recursos devem ser usados em operações das empresas no país, não podem ser empregados no pagamento de credores financeiros, como detentores de títulos de dívidas ou arrendadores de aeronaves, e as condições oferecidas deveriam ser as mesmas a todas as empresas do setor.

Link to post
Share on other sites
3 hours ago, Ashabty said:

https://oglobo.globo.com/economia/azul-gol-latam-aderem-socorro-bilionario-do-bndes-24428577

 

RIO DE JANEIRO  - As companhias aéreas Gol, Azul e Latam aderiram ao socorro do BNDES ao setor, informou nesta sexta-feira o presidente do banco, Gustavo Montezano. A ajuda total será de R$ 6 bilhões, abaixo dos R$ 10 bilhões previstos.

De acordo com a proposta, o BNDES e um grupo privado de bancos — formado por Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil — ofereceu a Gol, Latam e Azul um crédito de R$ 2 bilhões para cada uma. O prazo final para uma resposta era hoje.

 

Tem milhas aéreas?Na pandemia, saiba o que fazer com elas e com as passagens emitidas

Segundo uma fonte do setor que não quis se identificar, a oferta de R$ 2 bilhões para cada empresa é um instrumento financeiro híbrido. Desse valor, 75% serão via debêntures (títulos de dívida) com taxa de juros pré-fixada. Os 25% restantes poderão ser convertidos em ações das companhias.

— O instrumento que foi desenhado pelos bancos prevê um fôlego financeiro às companhias até o primeiro trimestre de 2021. Isso é bom para as empresas aéreas, que não terão muita diluição em suas ações — analisou a fonte.

As aéreas tiveram queda superior a 90% no fluxo de passageiros por causa da pandemia.

Nesta terça-feira, a Azul anunciou prejuízo líquido de R$ 6,14 bilhões no primeiro trimestre, contra um lucro líquido de R$ 125,3 milhões no mesmo período de 2019.

Na quarta-feira, a companhia aérea fechou um acordo com a Embraer para o adiamento da entrega de 59 aeronaves do modelo E195-E2. Com valor total estimado em R$ 24,5 bilhões, a encomenda faz parte de um pedido de 75 aviões feito antes da crise no setor provocada pela pandemia de Covid-19. Cinco já foram entregues.

Com o adiamento, a chegada dos aviões restantes, que estava prevista para o período de 2020 a 2023, ficará para depois de 2024.

 

Aqui pelo que foi escrito 25% do montante será convertido em ações , não que 25% das ações da cia aérea serão do banco como garantia 

Link to post
Share on other sites
4 hours ago, Forgiven722 said:

Bom, no final de 2019 a ação LTM estava girando em torno de USD 11, já hoje mal chega a USD 3... tirando que a DL precificou a ação a USD 16 na sua oferta de compra pelos 20%.

Sds

Sim, mas o valor da ação em meio a pandemia não retrata o valor real da empresa, poderiam fazer um meio termo entre o valor real e o valor na baixa em função da pandemia , inclusive o presidente da Latam Brasil defendeu isso 

Link to post
Share on other sites
54 minutes ago, Luckert said:

Sim, mas o valor da ação em meio a pandemia não retrata o valor real da empresa, poderiam fazer um meio termo entre o valor real e o valor na baixa em função da pandemia , inclusive o presidente da Latam Brasil defendeu isso 

Meio termo em valor de ação Luckert? Você acha mesmo que banco trabalha com meio termo de valor de ação? Banco não perde dinheiro pra ninguém amigo

Link to post
Share on other sites

Por falar em valor de mercado...

GOL fechou o dia hoje valendo mais do que a Azul na B3.

 

GOLL4 -> Mkt Cap 3,828B

AZUL4 -> Mkt Cap 3,784B

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Primeira vez em que os papéis das duas empresas foram negociados pelo mesmo valor, durante determinado momento da tarde de hoje.

Na época do IPO da Azul, o valor foi em torno dos 21 reais, enquanto a Gol valia em torno de 7, não me lembro os valores exatos mas era o triplo.

Link to post
Share on other sites

Agora AZUL4 R$ 11,10 com queda de -4,31%. GOLL4 R$ 10,83 com alta de +3,83. O pregão ainda está rolando

Fonte: Itaú corretora

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
3 hours ago, MRN said:

Meio termo em valor de ação Luckert? Você acha mesmo que banco trabalha com meio termo de valor de ação? Banco não perde dinheiro pra ninguém amigo

Mas não estamos falando de bancos privados, estamos falando de ajuda financeira do governo federal no qual em outros países sim, houve um meio termo é até ajuda, aqui é apenas o repasse de um banco de fomento por determinado período a um custo modesto, mas querem o rim em troca.

Usei as palavras do Jerome Cadier porque achei pertinentes, mas podes discordar, são pontos de vista diferentes 

Link to post
Share on other sites

A questão que fica pra mim é a seguinte. Esses 25% em ações são em ON ou PN?

 

Se for em PN, pra empresa não faz diferença nenhuma, certo? Visto que os detentores não teriam direito a voto.

Link to post
Share on other sites

Só lembrando que,  a G3 tem

23. Transportes a executar

Em 31 de março de 2020, o saldo de transportes a executar classificado no passivo circulante era de R$1.604.106 (não revisado) R$1.966.148 em 31 de dezembro de 2019) e está representado por 5.079.110 cupons de bilhetes vendidos e ainda não utilizados (6.239.179 em 31 de dezembro de 2019) com prazo médio de utilização de 154 dias (59 dias em 31 de dezembro de 2019). Conforme determinado pelos órgãos reguladores as remarcações de viagens poderão ser efetuadas dentro de um período correspondente a 12 meses, e, portanto, não foi necessário reclassificar nenhuma porção das obrigações relacionadas a transportes a executar para o passivo não circulante. Os saldos de transportes a executar são apresentados líquidos do breakage correspondente a R$430.025 em 31 de março de 2020 (não revisado) (R$415.688 em 31 de dezembro de 2019).

 

E AD a mesma coisa

Transportes a executar 1.693,1  (1.7 bi)

Se for reembolsar, perde caixa, se remarcar a empresa terá que ter caixa pra operar esses voos.

Link to post
Share on other sites

LATAM demitirá 1.400 funcionários em Chile, Colômbia, Equador e Peru

AFP15 de maio de 2020 22:07 BRT
Aeronaves da LATAM na pista do aeroporto internacional de Santiago, 20 de abril de 2020, durante a pandemia do novo coronavírus
Aeronaves da LATAM na pista do aeroporto internacional de Santiago, 20 de abril de 2020, durante a pandemia do novo coronavírus

A companhia aérea chileno-brasileira LATAM Airlines anunciou nesta sexta-feira (15) que demitirá 1.400 funcionários de suas filiais em Chile, Colômbia, Equador e Peru, como resultado da drástica redução de suas operações devido à pandemia do novo coronavírus.

"Apesar de todos os esforços que temos feito para cuidar dos empregos, nos vemos obrigados a tomar esta difícil decisão. Os impactos da COVID-19 são profundos e é inevitável reduzir o tamanho do grupo LATAM para proteger sua sustentabilidade no médio prazo", disse o diretor-executivo da companhia, Roberto Alvo, em comunicado divulgado pela empresa, que em abril tinha anunciado uma diminuição de 95% de suas operações.

Em abril, a companhia havia anunciado uma redução de 95% em suas operações. Antes do lançamento do comunicado, circulava na mídia local um vídeo corporativo no qual a Alvo anunciava a decisão aos 43.000 trabalhadores da empresa.

 

Antes da publicação do comunicado, circulou em veículos locais um vídeo corporativo no qual Alvo anunciava a decisão aos 43.000 funcionários da companhia.

"Infelizmente, chegamos à conclusão de que não temos outra opção a não ser começar a diminuir o grupo e isso significa, entre outras coisas, que teremos que deixar algumas pessoas que trabalham conosco", declarou o diretor na gravação.

A companhia aérea, que surgiu da fusão da LAN chilena e da TAM brasileira, voava para 145 destinos em 26 países antes da pandemia e teve presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Operava aproximadamente 1.400 voos diários, transportando mais de 74 milhões de passageiros por ano.

- Tentar se adaptar a um mundo novo -

A decisão da LATAM faz dela uma das primeiras companhias aéreas a anunciar demissões em massa pela crise drástica que castiga a indústria devido às restrições impostas para evitar a disseminação do novo coronavírus, com um inédito fechamento de fronteiras na maioria dos países.

 

https://br.financas.yahoo.com/noticias/latam-demitirá-1-400-funcionários-chile-colômbia-equador-235032005--finance.html

Link to post
Share on other sites

Se tem 4bi para estas empresas, qual o aporte que o BNDES  tem para a Embraer ? Alguém saberia ?

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.




×
×
  • Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade