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Textron Aviation apresenta a maquete do novo Cessna SkyCourier


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Textron Aviation apresenta a maquete do novo Cessna SkyCourier

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A empresa Textron Aviation apresentou a nova maquete do avião Cessna SkyCourier na NBAA-BACE em Orlando, Flórida, que oferece uma prévia das opções de passageiros e recursos padrão do modelo. A configuração da cabine oferece espaço para até 19 pessoas com um generoso assento de 32 polegadas (80 cm) e portas de entrada separadas para passageiros e tripulação. Dentro da aeronave, uma área de carga da cabine traseira pode acomodar bagagem e equipamentos, com compartimentos de malas suspensos opcionais fornecendo espaço de armazenamento adicional a bordo. O Cessna SkyCourier é um turboélice utilitário bimotor, de asa alta e grande projetado para oferecer uma combinação de desempenho robusto e baixos custos operacionais para os operadores de frete aéreo e missões especiais. Além da configuração de passageiros exibida na NBAA, a Textron Aviation também projetou uma variante para oferecer uma carga útil máxima de 6.000 libras e capaz de acomodar até três contêineres de embarque LD3. Equipado com dois motores turboélice da Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC e operado com aviônicos Garmin G1000 NXI, o modelo apresenta um alcance máximo de 900 milhas náuticas. No início deste ano, a empresa concluiu o teste inicial de túnel de vento, impulsionando a aeronave para uma nova fase de desenvolvimento. A construção inicial do trem de pouso principal e da engrenagem do nariz da aeronave está em andamento. O primeiro voo deve ocorrer em 2019 com entrada em serviço em 2020.

 

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sendo realistas e sabendo das dificuldades da aviação regional no Brasil, alguma chance desse avião operar por aqui?

 

e no mercado de cargas, alguma chance de uma Jadlog ou outra do tipo operar esses bichos?

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sendo realistas e sabendo das dificuldades da aviação regional no Brasil, alguma chance desse avião operar por aqui?

 

e no mercado de cargas, alguma chance de uma Jadlog ou outra do tipo operar esses bichos?

Dependerá da nossa economia, preço do dolar! Mas acredito que a TWOflex podera ser uma operadora deste avião aqui.

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Eu acredito que com essa capacidade (19pax) possa ser uma ótima aeronave para operações regionais como a TWO vem fazendo recentemente.

 

Outro grande mercado seria o transporte de carga/malote. Há muitos taxi aéreos operando Carajá, Bandeirante e Cheyenne que não vão muito mais longe, o SkyCourier parece ser o sucessor "natural"

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Avião ideal para fazer voos para Angra e Paraty, partindo de Congonhas e Marte. Demanda tem aos finais de semana, operando 135.

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Eu acredito que com essa capacidade (19pax) possa ser uma ótima aeronave para operações regionais como a TWO vem fazendo recentemente.

 

Outro grande mercado seria o transporte de carga/malote. Há muitos taxi aéreos operando Carajá, Bandeirante e Cheyenne que não vão muito mais longe, o SkyCourier parece ser o sucessor "natural"

Esses 19 pax é uma diluição de custos absurda frente ao Caravan .

Tomara que vingue

 

Uma dúvida, pode-se transportar malotes , ou um contêiner de carga, nesse tipo de avião (dentro do mesmo habitáculo) juntamente com pax??

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Esses 19 pax é uma diluição de custos absurda frente ao Caravan .

Tomara que vingue

 

Uma dúvida, pode-se transportar malotes , ou um contêiner de carga, nesse tipo de avião (dentro do mesmo habitáculo) juntamente com pax??

 

Não se anime, o custo de propriedade é altíssimo, se bobear terá mesmo CASK. E quanto a misturar povo e carga, se for uma versão COMBI sim.

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Existe um projeto da DESAER, o avião ATL100, com características semelhantes às do SkyCourier, inclusive com porta traseira que permite facilitar a colocação de 3 contêineres LD3.

 

http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/30180/DESAER-%E2%80%93-ATL--100-Aeronave-de-Transporte-Leve/

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  • 1 year later...

Prezado riclima

Até parece com o polonês PZL Mielec M-28 (sem a porta traseira...)

PZL-Mielec_M-28B_PT_Bryza_1TD-1024x683.j 

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1 hour ago, jambock said:

Prezado riclima

Até parece com o polonês PZL Mielec M-28 (sem a porta traseira...)

PZL-Mielec_M-28B_PT_Bryza_1TD-1024x683.j 

E sem a cauda dupla....

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  • 1 month later...

By Kate Sarsfield18 May 2020

Cessna has launched the flight-test campaign for its SkyCourier, with the twin-engined turboprop making its maiden sortie on 17 May from the airframer’s headquarters in Wichita, Kansas.

During the 2h 15min sortie, the prototype’s propulsion, environmental, flight-control and avionics systems were evaluated. Performance and stability and control testing was also undertaken, says Cessna.

Twin-engined turboprop made its debut sortie on 17 May

“We were very pleased with how the SkyCourier performed throughout its first flight,” says senior test pilot, Corey Eckhart. “It was particularly impressive to see how stable the aircraft handled on take-off and landing.”

He says the Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC-powered aircraft “already displays a high level of maturity in its flight characteristics, especially for a first flight. We were able to accomplish everything we wanted on this flight, and that’s an excellent start to the flight-test programme.”

Cessna says five additional flight- and ground-test articles will be involved in the SkyCourier development and certification campaign, with the fleet continuing “to expand on performance goals, focusing on testing flight controls and aerodynamics”.

A timeframe for the aircraft’s certification and entry into service has not yet been disclosed.

Ron Draper, chief executive of parent company Textron Aviation, attributes the successful debut flight to the team of employees who “persevered through disruptions caused by the Covid-19 global pandemic, and remained focused on getting us to this point”.

Textron Aviation in late March temporarily shuttered its manufacturing facilities and furloughed a number of US employees in response to the coronavirus outbreak.

Launched in 2017, the high-wing SkyCourier will be offered in various configurations including freighter, passenger or combi - all based on a “common platform” with a 2,720kg (6,000lb) payload.

Textron Aviation says it designed the unpressurised aircraft for “high utilisation”, and to deliver “a combination of robust performance and lower operating costs”.

The Garmin G1000 NXi-equipped SkyCourier has a maximum cruise speed of up to 200kt (370km/h), and a maximum range of 920nm (1,700km). Both freighter and passenger variants will offer single-point pressure refuelling to “enable faster turnarounds”.

Draper says the SkyCourier will be an “excellent product in its segment due to its combination of cabin flexibility, payload capability, superior performance and low operating costs. Our customers will be very pleased with what they experience from this aircraft.”

https://www.flightglobal.com/business-aviation/cessna-skycourier-makes-maiden-flight/138418.article

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Meus prezados

Cessna SkyCourier realiza primeiro voo

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O protótipo de turboélice bimotor Cessna SkyCourier decolou em seu primeiro voo na manhã de domingo (17) do Beech Field no campus leste da Textron Aviation em Wichita. Comandado pelo piloto de testes sênior Corey Eckhart e pelo chefe de testes Aaron Tobias, o utilitário voou por duas horas e 15 minutos.

Com um pedido inicial da FedEx para 50 exemplares do avião de asa alta e opções para mais 50, o SkyCourier é capaz de voar a 200 nós (321 km/h) movido por dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC de 1.100 shp movendo hélices McCauley de 110 polegadas (2,79 m). Ele também possui uma cabine de pilotagem Garmin G1000 NXi.

Configurável para operações de carga e de passageiros, o turboélice de asa alta é projetado para transportar uma carga útil de até 6.000 libras (2.724 kg) com uma porta de carga de 87 polegadas (2,2 m), um piso plano e uma cabine alta e larga de quase 70 polegadas (1,78 m) para aceitar três contêineres padrão de carga aérea LD3. Na configuração de passageiros, terá capacidade para até 19 passageiros, com uma área de cabine traseira com rede para bagagem e equipamentos. Também estará disponível em uma combinação mista de passageiro/carga.

Juntamente com o protótipo, cinco células adicionais de teste de voo e solo farão parte do programa de validação de voo da aeronave e expandirão os testes de controles de voo e aerodinâmica.

Fonte: AIN Online via blog Poder Aéreo 20 mai 2020

 

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Não me surpreenderia a Azul incorporar esse Cessna a Azul Conecta e Azul Cargo.

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  • A345_Leadership changed the title to Textron Aviation apresenta a maquete do novo Cessna SkyCourier
  • 4 months later...

Meus prezados

Cessna coloca segundo SkyCourier para voar

Por Fernando Valduga

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As duas aeronaves SkyCourier voaram em formação durante o voo inaugural do segundo protótipo.

A Textron Aviation anunciou hoje (11/08) o voo bem-sucedido de seu segundo protótipo do Cessna SkyCourier (P1).

O marco do voo para a aeronave utilitária de asa alta ocorre apenas dois meses e meio depois que o primeiro protótipo Cessna SkyCourier decolou pela primeira vez em 17 de maio. A aeronave P1 é a primeira aeronave de teste de voo em conformidade e é a primeira célula configurada como um cargueiro.

O primeiro voo do P1, pilotado por Peter Gracey e Todd Dafforn, durou uma hora e 35 minutos atingindo uma altitude máxima de 14.200 pés com uma velocidade máxima de 210 ktas. A aeronave será usada para o programa de testes de voo, principalmente para testes de sistemas, incluindo propulsão, controle ambiental e aviônica.

“Este voo é mais um passo importante para o programa Cessna SkyCourier, pois será usado principalmente para testar sistemas de aeronaves, como aviônicos, controle ambiental e anticongelante”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas. “Desde o voo de estreia da aeronave protótipo, a equipe passou rapidamente pelos testes e atingiu seus objetivos de expansão e manuseio do envelope inicial, incluindo velocidades de estol. Quando você considera que eles alcançaram todos esses marcos, apesar das muitas interrupções causadas por uma pandemia global, é notável. O programa Cessna SkyCourier está caminhando para o segundo semestre de 2020 com um grande impulso.”

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A aeronave se junta ao primeiro protótipo Cessna SkyCourier no programa de certificação de teste de voo, que incluirá três variações de aeronaves de testes de voo. Desde que o protótipo do Cessna SkyCourier completou seu primeiro voo em maio, a aeronave completou com sucesso 38 voos e registrou mais de 76 horas de voo. Por meio dos voos, a equipe conseguiu expandir os envelopes de velocidade e centro de gravidade, concluir os testes preliminares do motor e da hélice, bem como os testes iniciais de estabilidade e manobrabilidade.

O Cessna SkyCourier será oferecido em várias configurações, incluindo um cargueiro com capacidade de carga útil de 6.000 libras e uma versão para passageiros de 19 lugares, todos baseados na plataforma comum.

Projetado para alta utilização, o Cessna SkyCourier foi projetado para oferecer uma combinação de desempenho robusto e custos operacionais mais baixos. A aeronave apresenta o popular conjunto de aviônicos Garmin G1000 NXi e oferece destaques como uma velocidade máxima de cruzeiro de até 200 ktas e um alcance máximo de 900 nm. O Cessna SkyCourier incluirá reabastecimento de pressão de ponto único como padrão para permitir retornos ao voo mais rápidos.

Fonte: CAVOK 11 ago 2020

 

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Meus prezados

Voa o terceiro Cessna SkyCourier

Por  Fernando Valduga

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O programa de desenvolvimento do turboélice Cessna SkyCourier atingiu outro marco significativo, pois a terceira e última aeronave de teste de voo (P2) concluiu com sucesso seu primeiro voo na segunda-feira, 28 de setembro de 2020.

Este voo inaugural para a aeronave utilitária de asa alta amplia os testes realizados pelo segundo artigo de teste (P1), que completou seu voo inicial em agosto de 2020. A aeronave P2 é a segunda estrutura configurada na variante de passageiro, e se juntará a duas outras aeronaves no programa de certificação de teste de voo, que até o momento já acumulou 150 horas de voo. A aeronave Cessna SkyCourier é projetada e fabricada pela Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc.

O primeiro voo do P2, pilotado por Todd Dafton e Caleb Quick, durou 90 minutos, alcançando uma velocidade de 210 nós e uma altitude de 15.000 pés. A aeronave será usada principalmente para focar em testes de aviônicos, testes de fluidos inflamáveis ??e testes de clima frio e quente na câmara climática da Base Aérea de Eglin.

“O programa Cessna SkyCourier continua o progresso através de seus marcos, e isso é uma prova dos muitos excelentes funcionários envolvidos neste projeto”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia e Programas. “Este mais recente voo bem-sucedido de nossa terceira aeronave de teste nos permite continuar o grande impulso que criamos ao longo do ano. Em breve estaremos iniciando a linha de produção em Wichita, conforme nos aproximamos de colocar o Cessna SkyCourier nas mãos de nossos clientes.”

Tanto a aeronave P2 quanto o protótipo possuem a configuração de passageiro, incluindo janelas e escotilhas de emergência, enquanto a aeronave P1, que completou seu primeiro voo em agosto, está configurada na configuração de cargueiro.

A aeronave Cessna SkyCourier será oferecida em várias configurações, incluindo um cargueiro com capacidade de carga útil de 6.000 libras e uma versão para passageiros de 19 lugares, todas baseadas na plataforma comum.

Projetado para alta utilização, a aeronave Cessna SkyCourier oferecerá uma combinação de desempenho robusto e custos operacionais mais baixos. A aeronave apresenta o popular conjunto de aviônicos Garmin G1000 NXi e oferece destaques como uma velocidade máxima de cruzeiro de até 200 nós e um alcance máximo de 900 milhas náuticas. A aeronave incluirá reabastecimento de pressão de ponto único como padrão para permitir turnovers mais rápidos.

Fonte: CAVOK 30 set 2020

 

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