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A320 PIA se acidenta em Karachi (PK8303 LHE-KHI)


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Pessoal,

Relatos de um acidente ocorrido agora já pouco com um A320 da PIA, a princípio fazendo o PK8303 Lahore-Karachi. Segundo o FR24, trata-se do AP-BLD.

Sds

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Não vai terminar nem começa, esse pano preto aí é muito 2007... 

Eu acho perfeitamente compreensível.

Não apenas Paquistão, da Bulgária para o leste. Ênfase entre os países ao leste do Irã , sul do Afeganistão e oeste de Burma...  Como certa vez um colega comentou, cada país tem suas prioridades.

Na segunda aproximação a tripulação reportou perda dos dois motores

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Crash: PIA A320 at Karachi on May 22nd 2020, impacted residential area during final approach

By Simon Hradecky, created Friday, May 22nd 2020 10:30Z, last updated Friday, May 22nd 2020 11:32Z

A PIA Pakistan International Airlines A320-200, registration AP-BLD performing flight PK-8303 from Lahore to Karachi (Pakistan) with 90 passengers and 8 crew, had aborted the approach to Karachi due to problems with extension of the landing gear and performed a go around. While on second final approach the crew declared Mayday repeatedly reporting they had lost both engines. Tower cleared the aircraft to land on either runway 25 (25L or R). The aircraft lost height and impacted a residential area called Model Colony, featuring concrete multistorey buldings on second final approach east of the aerodrome (presumably while on final approach to runway 25L) and burst into flames at about 14:37L (09:37Z). On the ground five multistorey houses are being reported to have been de-roofed and set ablaze, debris is distributed over the streets.

Rescue and recovery services are on their way to the crash site.

Pakistan's Civil Aviation Authority have declared emergency for Karachi Airport.

The airline reported the aircraft carried 90 passengers and 8 crew. So far no information is available whether there are survivors. Saying anything more would be premature.

The aircraft was scheduled to land at 14:45L (09:45Z).

Metars:
OPKC 221100Z 23014KT 7000 NSC 35/24 Q1004 NOSIG=
OPKC 221030Z 22014KT 7000 NSC 35/24 Q1004 NOSIG=
OPKC 220955Z 24011KT 7000 NSC 35/24 Q1004 NOSIG=
OPKC 220925Z 24011KT 7000 NSC 35/24 Q1004 NOSIG=
OPKC 220825Z 24012KT 7000 NSC 36/24 Q1005 NOSIG=
OPKC 220755Z 22012KT 7000 NSC 36/24 Q1005 NOSIG=
OPKC 220725Z 24012KT 7000 NSC 35/24 Q1005 NOSIG=
OPKC 220655Z 22011KT 7000 NSC 35/24 Q1006 NOSIG=

Fonte: http://avherald.com/h?article=4d7a6e9a&opt=0

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1 hour ago, MRN said:

Na segunda aproximação a tripulação reportou perda dos dois motores

Vi informação que estavam com problema no trem de pouso segundo comunicaram ao controle.

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14 minutes ago, Schonarth said:

Vi informação que estavam com problema no trem de pouso segundo comunicaram ao controle.

Isso, então arremeteram e na segunda aproximação o piloto declarou mayday informando a torre que havia perdido os dois motores

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42 minutes ago, Schonarth said:

Vi informação que estavam com problema no trem de pouso segundo comunicaram ao controle.

 

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Meus prezados

Airbus A320 da Pakistan International Airlines caiu em Karachi/Paquistão

Ambos os motores estavam pegando fogo antes do acidente: relatório

spacer.png

Um avião de passageiros da Pakistan International Airlines (PIA) caiu em uma área residencial perto do Aeroporto Internacional Jinnah de Karachi na sexta-feira menos de um minuto antes do pouso. Estima-se que 107 pessoas estivessem a bordo do avião, incluindo 99 passageiros e oito tripulantes. Testemunhas disseram que o vôo de Lahore fez três tentativas fracassadas de pousar no Aeroporto Internacional de Jinnah antes de aterrissar na área da Colônia Modelo da cidade em uma quarta tentativa de pouso. O piloto também disse ao controle de tráfego aéreo que havia perdido um dos motores e fez uma ligação final antes do acidente. O prefeito de Karachi confirmou que todos os 99 passageiros e oito tripulantes a bordo do voo morreram no acidente O avião estava viajando de Lahore para Karachi. Havia um total de 107 pessoas a bordo, 99 passageiros e oito tripulantes. Às 16h30, surgiram notícias de oito corpos (duas mulheres e seis homens) que foram levados ao JPMC. Segundo o Dra. Seemin Jamali, diretora executiva e chefe dos Serviços de Emergência, seis residentes feridos da colônia foram trazidos. Dois têm ferimentos por queimadura, o restante é estável, disse ela. Um incêndio explodiu depois que o avião caiu e a brigada de incêndio chegou. Por volta das 16h30, o fogo foi apagado. Os caminhões-tanque foram enviados pelo conselho de água. As ambulâncias chegaram também.

Zafar Mehsood, presidente do Banco de Punjab, teria sobrevivido ao acidente. Ele foi levado ao Hospital Militar Combinado, Malir. Outras pessoas foram levadas aqui também. Dizem que dois passageiros que estavam na primeira fila de assentos também podem ter sobrevivido. No entanto, esta é uma notícia não confirmada. O avião estava prestes a pousar no aeroporto de Karachi. O número do voo é PK-8303. A divisão de aviação confirmou o acidente e disse que era um A-320. O CEO da PIA disse que a última mensagem do piloto foi que houve uma falha técnica. Foi-lhe dito que as duas pistas estavam prontas. Ele queria se virar. O CEO Arshad Malik está a caminho de Karachi e visitará o local do acidente. Às 14h34, o avião estava a uma altura de 275 pés quando decidiu pousar. Mas então subiu novamente. Às 14h40, quando a altura era de 525 pés, a conexão com o avião foi perdida. O especialista em aviação Zafar Iqbal disse: Suspeita-se que houve danos estruturais no local. Pode ter sido um pássaro ou algo mais. Atingiu seis casas ao cair. A eletricidade foi cortada na área. O avião caiu na Colônia Modelo perto de Malir Cantt Gate 2. O avião não estava voando a uma grande altura enquanto se preparava para pousar. Ele atingiu as casas, causando o colapso de seus telhados. Segundo a Divisão de Aviação, o piloto deu um sinal de emergência ao aeroporto. Segundo relatos, uma mulher e uma criança foram feridas no acidente. Até o momento, não há notícias de outras lesões. Uma emergência foi declarada no aeroporto. Os corpos carbonizados estavam sendo recuperados, de acordo com o repórter de TV da SAMAA Khursheed Alam às 16h30. A polícia e os Rangers estão tentando afastar as pessoas para que possam resgatar as pessoas. Até agora, o fogo ainda está aceso. A Força de Reação Rápida do Exército também chegou ao local do acidente.

Fonte: Fighter Jets World 22 mai 2020

Trad./adapt. jambock

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https://twitter.com/PlaneSpottersPK/status/1263810587152330752

Our hearts weep with some terrible news coming out of Karachi today. Here is AP-BLD in it's final moments, attempting a go around after it's first attempt of belly landing. A little smoke can be seen from engines as well.

PlaneSpotter Pakistan


Pelas imagens e texto do twitter acima, foi informado que, supostamente, foi feito um go around após uma tentativa de belly landing, o que poderia justificar os dois motores estarem com essas marcas na parte inferior.

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Essa mancha preta nos motores, muito esquisita. Sera que a manutenção c@gou nos 2 motores?
Detalhe pra RAT ativa e os trens de pouso retraídos.
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7 minutes ago, vfman said:

Essa mancha preta nos motores, muito esquisita. Sera que a manutenção c@gou nos 2 motores?

Como assim c@gou nos dois motores?

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Posted (edited)

As manchas parecem ter pontos mais "altos" nos gaps da carenagem do motor, conseguem ver isso também? Parece óleo vazado do motor todo.

Isso é mais visível no motor direito.

Edited by IceAir
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2 minutes ago, MRN said:

Como assim c@gou nos dois motores?

A chance de 2 motores modernos falharem simultaneamente é extremamente baixa. Ainda mais os 2 apresentando essa mancha escura que parece óleo escorrendo, quase como se algum dreno de óleo estivesse esquecido aberto, nos 2 motores (o que explicaria a falha dos 2 quase ao mesmo tempo).

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8 minutes ago, vfman said:

A chance de 2 motores modernos falharem simultaneamente é extremamente baixa. Ainda mais os 2 apresentando essa mancha escura que parece óleo escorrendo, quase como se algum dreno de óleo estivesse esquecido aberto, nos 2 motores (o que explicaria a falha dos 2 quase ao mesmo tempo).

Concordo contigo que a chance dos dois motores falharem ao mesmo tempo é quase impossível. Dreno aberto nesse motor acho meio improvável, ainda mais nos dois, e a tripulação ia perceber a baixa pressão logo no início do voo, e não próximo ao pouso. Tubulação rompida eu apostaria se fosse a falha em apenas um motor, mas tubulação rompida nos dois? Vamos esperar o levantamento das informações, se houve alguma ação de manutenção nos últimos dias...

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Em tempos de crise política, econômica e de pandemia, é difícil conseguir notícias sobre outros assuntos que não esses 3.

Esse acidente se fosse no Brasil, seria como um avião da Latam caindo na ponte aérea no meio da cidade de SP.

E por aqui nada de noticiário sobre esse fato lastimável, mas se fosse um voo da Filadélfia para Mobile, Alabama em um Caravan com 9 pax estaria em todas as mídias como plantão.

Fogo nos 2 motores e trens de pouso retraídos, deu pane geral?

Em meio a tanta tragédia 2020 não tem sido dos mais catastróficos para a aviação comercial. 

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Just now, MRN said:

Concordo contigo que a chance dos dois motores falharem ao mesmo tempo é quase impossível. Dreno aberto nesse motor acho meio improvável, ainda mais nos dois, e a tripulação ia perceber a baixa pressão logo no início do voo, e não próximo ao pouso. Tubulação rompida eu apostaria se fosse a falha em apenas um motor, mas tubulação rompida nos dois? Vamos esperar o levantamento das informações, se houve alguma ação de manutenção nos últimos dias...

Pois é, muito estranho isso, me lembrou dessa ocorrência com um TriStar da Eastern: https://aviation-safety.net/database/record.php?id=19830505-2

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A empresa, pelo airbusworld, já sabe mais ou menos o que houve. E a Airbus também

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Posted (edited)

Uma pena mesmo.

Observação: O fato foi noticiado, sim! Exemplos: 'Bom Dia Brasil', e tá em destaque na página do 'G1'. Certamente, também foi/será mostrado em outros veículos... 

Edited by PR-ONK
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Posted (edited)
1 minute ago, PR-ONK said:

 

 

Edited by PR-ONK
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