Jump to content

A320 PIA se acidenta em Karachi (PK8303 LHE-KHI)

Recommended Posts

3 minutes ago, PR-ONK said:

Uma pena mesmo.

Observação: O fato foi noticiado, sim! Exemplos: 'Bom Dia Brasil', e tá em destaque na página do 'G1'. Certamente, também foi/será mostrado em outros veículos... 

Ficaram mais de 10 minutos falando sobre o acidente no Bom dia Brasil.

• Replies 162
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não vai terminar nem começa, esse pano preto aí é muito 2007... 

Eu acho perfeitamente compreensível.

Não apenas Paquistão, da Bulgária para o leste. Ênfase entre os países ao leste do Irã , sul do Afeganistão e oeste de Burma...  Como certa vez um colega comentou, cada país tem suas prioridades.

15 minutes ago, vfman said:

Pois é, muito estranho isso, me lembrou dessa ocorrência com um TriStar da Eastern: https://aviation-safety.net/database/record.php?id=19830505-2

Inspeção de chip detector é item de etops, não sei se na época desse acidente já era assim, mas por esse fato, hoje em dia o mesmo mecânico não pode fazer a mesma inspeção em ambos os motores. Pode ser uma causa a ser investigada nesse acidente 

10 minutes ago, PR-ONK said:

Uma pena mesmo.

Observação: O fato foi noticiado, sim! Exemplos: 'Bom Dia Brasil', e tá em destaque na página do 'G1'. Certamente, também foi/será mostrado em outros veículos... 

Na CNN Brasil também

3 minutes ago, Kripuna said:

Ficaram mais de 10 minutos falando sobre o acidente no Bom dia Brasil.

Pois é. Se não fala é ''seletividade'', e se noticia é ''sensacionalismo''... Vai entender!

Outra Obs: Teve um post meu que foi erro, na primeira página. Apagar, por favor.

• Like 1

Uma dúvida: com a energia da RAT é possível estender flaps e slats? Achei estranho estarem aparentemente recolhidos a baixa altitude e perdendo velocidade...

Posted (edited)

Não pode ter ocorrido um birdstrike na última arremetida que matou ambos os motores?

Porque o problema original era o trem de pouso.

PS: isso não explicaria a RAT, já que a APU não seria afetada.

Edited by Schonarth
  • Like 1

Que triste ! O nariz tava la no alto, parece que estava muito dificil de controlar.

5 minutes ago, Schonarth said:

Não pode ter ocorrido um birdstrike na última arremetida que matou ambos os motores?

Outra coisa que me veio à mente seria combustível contaminado.

34 minutes ago, F-GSPN said:

Uma dúvida: com a energia da RAT é possível estender flaps e slats? Achei estranho estarem aparentemente recolhidos a baixa altitude e perdendo velocidade...

A RAT alimenta o sistema azul, então é possível comandar flaps, slats, aileron, rudder, elevator e spoilers

• Thanks 1
2 minutes ago, vfman said:

Outra coisa que me veio à mente seria combustível contaminado.

Faz sentido. Porque pela proporção das chamas fica claro que pane seca não foi.

• Like 1

Uma teoria doida aqui: ele tentou pousar (dizem que com problema no trem), arremeteu e caiu com problema nos dois motores. E se ele raspou na pista os motores? Explicaria uma possível deformação nos motores e as manchas.

• Like 1
9 minutes ago, rafaelzatti said:

E se ele raspou na pista os motores? Explicaria uma possível deformação nos motores e as manchas.

Li em alguns lugares, como no avherald, que falam realmente da carenagem dos motores estar raspada.

10 minutes ago, rafaelzatti said:

Uma teoria doida aqui: ele tentou pousar (dizem que com problema no trem), arremeteu e caiu com problema nos dois motores. E se ele raspou na pista os motores? Explicaria uma possível deformação nos motores e as manchas.

Isso faz bastante sentido. Tentou pousar de barriga, por algum motivo arremeteu após o toque (dos motores) em seguida houve a perda dos mesmos, causando a queda.

43 minutes ago, Pessoa 1985 said:

Neste vídeo o(s) trem(ns) de pouso está(ão) baixado(s)!

53 minutes ago, F-GSPN said:

Sim, é possível. Entretanto se estiver abaixo de 140kt a RAT não funciona mais

• Thanks 1
19 minutes ago, Schonarth said:

Acho que um bird strick na arremetida, a ponto de provocar um apagamento, não iria dá tempo de se fazer um novo tráfego para pouso

Lógica da RAT: Automaticamente quando: 1 - Falha em ambos os motores, 2 - Falha de um motor com falha do gerador do outro motor, 3 - Falha elétrica AC total (busbar 1XP e 2 XP. O esquemático não faz referência se a APU está na barra ou não). Tudo isso com velocidade maior que 100 kt

Manualmente quando: P/B no cockpit

A APU poderia está em funcionamento ou não, não tem como saber. A RAT poderia ter sido acionada manualmente. Tenho minhas suspeitas, mas tudo que eu disser agora é pura especulação

20 minutes ago, vfman said:

Isso faz bastante sentido. Tentou pousar de barriga, por algum motivo arremeteu após o toque (dos motores) em seguida houve a perda dos mesmos, causando a queda.

Uma vez que ele tocar de barriga na pista nunca mais sai. Não existe arremetida depois que se "pousa" sem trem

21 minutes ago, Loloalkmim said:

Sim, é possível. Entretanto se estiver abaixo de 140kt a RAT não funciona mais

Afirmativo. "The RAT is available and will operate during all of the flight envelope, but it will stall if the airspeed is less than 140 knots."

AMM 29-22-00 Pageblock 0001 BLUE AUXILIARY HYDRAULIC POWER - DESCRIPTION AND OPERATION

57 minutes ago, Schonarth said:

A RAT desce qndo existe a perda das fontes elétricas. Entre perder os motores e a partida do APU, a RAT deve ter entrado ação. 

1 hour ago, sky2000 said:

Que triste ! O nariz tava la no alto, parece que estava muito dificil de controlar.

Aquela atitude de nariz alto é justamente a proteção contra Stall do Airbus. Ele vai pro chão mas voando... o piloto “cola” o sidestick cabrado e FBW limita esse ângulo para não acontecer o stall

Posted (edited)
9 minutes ago, NEsses said:

Aquela atitude de nariz alto é justamente a proteção contra Stall do Airbus. Ele vai pro chão mas voando... o piloto “cola” o sidestick cabrado e FBW limita esse ângulo para não acontecer o stall

Com nariz pra cima desce voando, mesmo sem motor?

Edited by Macfabiano
1 hour ago, PaxPoa said:

Neste vídeo o(s) trem(ns) de pouso está(ão) baixado(s)!

Pelo vídeo da pra ver os trem principais baixados. O do nariz não é visível.

POde ter sido pane seca nao? Quando da segunda tentativa de pouso, houve pane seca quando a acft estava fazendo circuito pra segunda tentativa, apagando ambos os motores