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A320 PIA se acidenta em Karachi (PK8303 LHE-KHI)


Forgiven722

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31 minutes ago, NEsses said:

Aquela atitude de nariz alto é justamente a proteção contra Stall do Airbus. Ele vai pro chão mas voando... o piloto “cola” o sidestick cabrado e FBW limita esse ângulo para não acontecer o stall

Com Dual Flame Out o avião não terá proteções.

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11 minutes ago, Schonarth said:

Pelo vídeo da pra ver os trem principais baixados. O do nariz não é visível.

Da pra ver sim, bem no início quando ele aparece no vídeo.

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11 minutes ago, Beto Holder said:

POde ter sido pane seca nao? Quando da segunda tentativa de pouso, houve pane seca quando a acft estava fazendo circuito pra segunda tentativa, apagando ambos os motores

Se for pane seca é imperdoável...Mas o AHM (aircraft health monitor) ja disse o que aconteceu, low oil pressure, low fuel quantity, qualquer falha relacionada ao trem de pouso, qualquer falha de gerador ou algum item pendurado nos motores e etc. Nego já sabe mais ou menos o que aconteceu

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11 minutes ago, Beto Holder said:

POde ter sido pane seca nao? Quando da segunda tentativa de pouso, houve pane seca quando a acft estava fazendo circuito pra segunda tentativa, apagando ambos os motores

Como apontado por um colega anteriormente, a explosão foi grande demais pra não haver combustível. É claro que pode ter sido uma falha na alimentação, mas acho que combustível tinha.

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41 minutes ago, Matheus said:

Com Dual Flame Out o avião não terá proteções.

Certeza disso??? Tendo energia elétrica, ele terá sim proteção... 

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36 minutes ago, rafaelzatti said:

Como apontado por um colega anteriormente, a explosão foi grande demais pra não haver combustível. É claro que pode ter sido uma falha na alimentação, mas acho que combustível tinha.

 

Tecnicamente, se há muito pouco combustível, a pulverização dele potencializa a explosão, correto?

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12 minutes ago, NEsses said:

Certeza disso??? Tendo energia elétrica, ele terá sim proteção... 

Não me lembro. Perde mesmo com a RAT em baixo???

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Tanto em ELEC EMER CONFIG quanto em ENG DUAL FAILURE ele entra em Alternate Law - Protections Lost. Com o Gear Down entra em Direct Law.

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1 hour ago, MRN said:

Se for pane seca é imperdoável...Mas o AHM (aircraft health monitor) ja disse o que aconteceu, low oil pressure, low fuel quantity, qualquer falha relacionada ao trem de pouso, qualquer falha de gerador ou algum item pendurado nos motores e etc. Nego já sabe mais ou menos o que aconteceu

Low fuel quantity em um voo tão curto com uma arremetida apenas? E o que teria haver flame out por falta de combustivel nos tanques com aquelas manchas estranha em baixo dos motores? 

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9 minutes ago, CabinCrew said:

Low fuel quantity em um voo tão curto com uma arremetida apenas? E o que teria haver flame out por falta de combustivel nos tanques com aquelas manchas estranha em baixo dos motores? 

Eu também acho que não foi combustível, só tô querendo dizer o que pode ter acontecido e que o sistema mostra pra companhia

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28 minutes ago, Matheus said:

Tanto em ELEC EMER CONFIG quanto em ENG DUAL FAILURE ele entra em Alternate Law - Protections Lost. Com o Gear Down entra em Direct Law.

Bom, relendo aqui manual do 320 ele só vai perder proteção de pitch em caso de falha tripla de IR ou sistemas hidráulicos G+Y,  o que aconteceu com a parada dos maiores. Mas tendo RAT, seria possível recuperar o hidráulico e sair dessa condição (se tiveram tempo) 

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38 minutes ago, NEsses said:

Bom, relendo aqui manual do 320 ele só vai perder proteção de pitch em caso de falha tripla de IR ou sistemas hidráulicos G+Y,  o que aconteceu com a parada dos maiores. Mas tendo RAT, seria possível recuperar o hidráulico e sair dessa condição (se tiveram tempo) 

Mas a RAT só alimenta o sistema blue

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4 minutes ago, MRN said:

 

Mas a RAT só alimenta o sistema blue

E o sistema elétrico que pode alimentar a elétrica do Y e o G via PTU

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52 minutes ago, NEsses said:

E o sistema elétrico que pode alimentar a elétrica do Y e o G via PTU

NEsses, 

A bomba elétrica do sistema amarelo é alimentada pela AC BUS 2, que pode alimentar o sistema verde pela PTU, que é alimentado pelo sistema DC. A RAT, quando acionada, alimenta a ESS AC bus e a ESS DC BUS, então, olhando rapidamente o esquemático, não seria possível a bomba amarela ser acionada com a RAT, sendo essa a única fonte de energia

Acho que, independente das leis, direct, alternate, qualquer que seja, ele tinha um problema que não deixava ele voar o avião. Você ter uma falha elétrica total com motores operando, com altitude e com tempo, é uma coisa, vale RAT, partida na APU... Outra situação é você ter uma falha elétrica porque perdeu os motores a baixa altura... você pode ter 10 RAT's, 10 APU's, mas você não tem motor, e já tá pilhado com o trem de pouso que não compareceu antes

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1 hour ago, NEsses said:

E o sistema elétrico que pode alimentar a elétrica do Y e o G via PTU

Em EMER ELEC config você fica só com 1 ADR, só isso já reconfigura para altn law prot lost.

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Li em algum lugar que ele tentou fazer um pouso de barriga e arremeteu , o pouso de barriga explicaria os motores "raspados"na parte de baixo , porém porque arremeteria num pouso de barriga se a aeronave já havia tocado a pista ?? Outro fato intrigante é o trem de pouso não ter baixado e ter sido a falha inicial reportada , porém na segunda tentativa de pouso se nota o trem de pouso baixado ! Outra coisa que percebi é que os flaps parecem estar recolhidos e o avião parece entrar em Stall  ....
Curioso para ver os detalhes da investigação . Força para as famílias !

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1 hour ago, Boeing_Rules said:

Li em algum lugar que ele tentou fazer um pouso de barriga e arremeteu , o pouso de barriga explicaria os motores "raspados"na parte de baixo , porém porque arremeteria num pouso de barriga se a aeronave já havia tocado a pista ?? 

Existe a POSSIBILIDADE de na tentativa de pouso de barriga ele por algum motivo resolveu arremeter mas o avião ter dado uma afundada e ocorrer o toque dos motores na pista.
De qualquer forma muito triste. 

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Recebi uma mensagem no Telegram (não tenho como confirmar) dizendo que encontraram marcas de contato dos motores no último terço da pista, levantando a possibilidade de um deep landing e um pouso abortado mal executado, que seria a possibilidade de algum dos pilotos ter comandado o trem em cima com o avião ainda no solo. Lembrando que há proteções para evitar o recolhimento do trem no solo a mais de 50 anos (ou mais), porém passar em um bump na pista em grande velocidade pode desativar esse sistema.

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O ATC completo:

 


Durante a primeira aproximação já é possível ouvir um alarme. A comunicação também da a entender que tinha algo acontecendo antes porque o controle libera a proa 180. Não tem como saber ainda se tinha algum problema mecânico ou estava simplesmente alto.

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Inacreditável alguém ter sobrevivido a esse acidente, ainda mais em condições de já dar entrevistas.


https://propakistani.pk/2020/05/22/b...es-in-karachi/

Plane did touch down on the runway for belly landing the first time, but heavy jolts and sparks made the pilots lift again and retry the landing: Survivor

One of the only two lucky survivors of the plane crash, Muhammad Zubair, has revealed that it was during the second attempt at belly landing that the plane lost control and came crashing down.

After the landing gear failed and pilots resorted to belly landing, they were able to touch down the aircraft onto the runway in the first attempt at the risky maneuver.

However, informed Zubair, the jolts and sparks due to the friction were so severe that the pilots lifted the plane again to give the landing a second try.

"All that we were told by the pilots was that we were going to land again," said Zubair, adding that there was no word from the pilots about the emergency situation or crash landing

 

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1 hour ago, rabb said:

Inacreditável alguém ter sobrevivido a esse acidente, ainda mais em condições de já dar entrevistas.


https://propakistani.pk/2020/05/22/b...es-in-karachi/

Plane did touch down on the runway for belly landing the first time, but heavy jolts and sparks made the pilots lift again and retry the landing: Survivor

One of the only two lucky survivors of the plane crash, Muhammad Zubair, has revealed that it was during the second attempt at belly landing that the plane lost control and came crashing down.

After the landing gear failed and pilots resorted to belly landing, they were able to touch down the aircraft onto the runway in the first attempt at the risky maneuver.

However, informed Zubair, the jolts and sparks due to the friction were so severe that the pilots lifted the plane again to give the landing a second try.

"All that we were told by the pilots was that we were going to land again," said Zubair, adding that there was no word from the pilots about the emergency situation or crash landing

 

Inacreditável é o fato deles arremeterem em um pouso de barriga...

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2 hours ago, Pessoa 1985 said:

Inacreditável é o fato deles arremeterem em um pouso de barriga...

Acho que se confirmando essa "proeza", creio que será a primeira vez que um avião comercial arremate após tocar a pista sem tem de pouso.

Alguém saberia de outras situações semelhantes a essa?

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27 minutes ago, Bruno Holtz said:

Acho que se confirmando essa "proeza", creio que será a primeira vez que um avião comercial arremate após tocar a pista sem tem de pouso.

Alguém saberia de outras situações semelhantes a essa?

Teve um tupolev 154  da malev em Atenas, tripulação esqueceu de baixar o trem, pousaram de barriga , perceberam que estavam sem o trem de pouso, arremeteram baixaram o trem e pousaram, aeronave abastecida e retornaram pra Budapeste 

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Malév_Flight_262

Igualmente bizarro como esse da pakistan

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Que coisa estranha, pelo ATC eles não avisaram sobre um pouso de barriga na primeira tentativa de pouso ( até porque imagino que o AD seria preparado para isto) , só após a  arremetida que o controlador pede sobre pouso de de barriga.
Alguém que conhece a aeronave poderia identificar o que é aquele alarme que está tocando quando eles reportam iniciando o ILS ?

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