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Aviões da Latam colidem durante pushback em GRU


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Putz, será que não havia ninguém a bordo de novo?

Esses incidentes estão recorrentes na Latam.

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Reboque sem mecânico no cockpit é proibido, todo mundo sabe disso. O cara que tá rebocando, da orbital, não tá nem aí pra isso. Se fosse da latam, como era antigamente, duvido que ele iniciasse o procedimento. A lei de murphy é cruel...

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Pode deixar pendurado esse tópico e a gente só vai adicionando os casos novos. 

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  • A345_Leadership changed the title to Aviões da Latam colidem durante pushback em GRU
47 minutes ago, A350XWB said:

Pode deixar pendurado esse tópico e a gente só vai adicionando os casos novos. 

Pior que é o segundo no mesmo MRO em 1 ano

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Pior que essa prestadora de serviço sempre apronta isso com a JJ. Só o prejuízo dessa colisão, daquela do 77W X A359 e do A320 que bateu numa árvore em CGH já compensava ter deixado o serviço de solo próprio.

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4 minutes ago, vfman said:

Pior que essa prestadora de serviço sempre apronta isso com a JJ. Só o prejuízo dessa colisão, daquela do 77W X A359 e do A320 que bateu numa árvore em CGH já compensava ter deixado o serviço de solo próprio.

Com certeza 

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Já passou da hora da LATAM internalizar esses serviços de solo, pelo menos nas principais bases.

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Prezados, uma dúvida, nas outras empresas o funcionário que dirige o trator de pushback também não é terceirizado (Swissport, Dnata, etc), e quem acompanha no cockpit um técnico da empresa?

No caso da Latam, o que difere das outras para ocorrer tanto esses incidentes?

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Falta de auditoria e falha de procedimentos

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7 hours ago, vfman said:

Pior que essa prestadora de serviço sempre apronta isso com a JJ. Só o prejuízo dessa colisão, daquela do 77W X A359 e do A320 que bateu numa árvore em CGH já compensava ter deixado o serviço de solo próprio.

Discordo.

As informações circuladas ate o momento deixam claro que a prestadora de serviços não tem nenhuma responsabilidade no fato.

Além do fato da Aeroflap estar viajando na maionese.

Havia mecânico a bordo e outro externo, estando os dois em contato por fone.

 

 

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43 minutes ago, B737-8EH said:

Discordo.

As informações circuladas ate o momento deixam claro que a prestadora de serviços não tem nenhuma responsabilidade no fato.

Além do fato da Aeroflap estar viajando na maionese.

Havia mecânico a bordo e outro externo, estando os dois em contato por fone.

 

 

Pois é, TESTEMUNHAS apontam que não havia mecânicos a bordo é notícia para jornaleco.

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Também acho muito difícil um reboque sem um mecânico a bordo, mas não é impossível... Está a bordo mas não tá sentado no cockpit, é a mesma coisa de não tá a bordo. Eu falo porque já vi. Outra coisa que também já vi acontecer foi a barra quebrar, o mecânico freia mas o avião não para, porque não tinha pressão hidráulica. Falha de procedimento, vou por essa linha.

Falando do 777, que é o avião que eu trabalho, bomba hidráulica RH on, brake pressure em 3.000 psi, inicia o reboque. Se a barra quebrar, o mecânico freia e o avião para imediatamente. Então, falando o que eu vivo no dia-a-dia, por que a barra quebrou? Estava com o pino do steering a aeronave? Por que o avião não parou? Tinha mecânico a bordo? O sistema tava pressurizado? Não tem muito mistério... Não tem muito o que investigar...

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1 hour ago, MRN said:

Também acho muito difícil um reboque sem um mecânico a bordo, mas não é impossível... Está a bordo mas não tá sentado no cockpit, é a mesma coisa de não tá a bordo. Eu falo porque já vi. Outra coisa que também já vi acontecer foi a barra quebrar, o mecânico freia mas o avião não para, porque não tinha pressão hidráulica. Falha de procedimento, vou por essa linha.

Falando do 777, que é o avião que eu trabalho, bomba hidráulica RH on, brake pressure em 3.000 psi, inicia o reboque. Se a barra quebrar, o mecânico freia e o avião para imediatamente. Então, falando o que eu vivo no dia-a-dia, por que a barra quebrou? Estava com o pino do steering a aeronave? Por que o avião não parou? Tinha mecânico a bordo? O sistema tava pressurizado? Não tem muito mistério... Não tem muito o que investigar...

A barra nao quebrou.

Foram inverter o trator e neste momento o avião escorregou. 
 

So consigo acreditar que nao acionaram o hidráulico e o acumulador estava vazio. 

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Outra falha de procedimento. Não se tira a barra do trator sem o avião está calçado. Se tivessem calçado o avião antes de trocar o trator, ele não teria se movimentado

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  • 2 weeks later...

Recebi hoje, fotos de um trator elétrico que bateu no motor direito de um A350. Mesma empresa dando prejuízo...

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1 hour ago, MRN said:

Recebi hoje, fotos de um trator elétrico que bateu no motor direito de um A350. Mesma empresa dando prejuízo...

Inacreditável. 

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Posted (edited)

A latam já deveria ter trocado, deveria contratar a dnata, a mesma que atende a gol. Ninguém vê esse tipo de notícia por lá. A orbital atende a AA também, mas os funcionários não são os mesmos, ou seja, os funcionários que atendem a latam não atendem a AA, apesar da empresa ser a mesma, por isso que esse tipo de BO não acontece lá 

Edited by MRN
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1 hour ago, MRN said:

A latam já deveria ter trocado, deveria contratar a dnata, a mesma que atende a gol. Ninguém vê esse tipo de notícia por lá. A orbital atende a AA também, mas os funcionários não são os mesmos, ou seja, os funcionários que atendem a latam não atendem a AA, apesar da empresa ser a mesma, por isso que esse tipo de BO não acontece lá 

Pois claro, se der BO na AA vão rolar cabeças na hora, já na cabeça da Chilenada sei lá o que tá passando

Se vai ser cabeça de planilha e contar economia saiba pelo menos colocar esses prejuízos no papel também

 

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44 minutes ago, TheJoker said:

spacer.png

 

 

Entrada de ar completa e, pelo menos, o switch de abertura do fan. Baita prejuízo. Será que a empresa de handling paga esses danos?

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On 24/05/2020 at 15:01, A350XWB said:

Pode deixar pendurado esse tópico e a gente só vai adicionando os casos novos. 

pois bem 

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