Jump to content

LATAM pede concordata das unidades do Chile, Colômbia, Equador e Peru

Recommended Posts

Segundo o Jerome, nesses voos para a China estão sendo monitorados os pilotos, com relação a batimentos cardíacos, oxigenação, fadiga, para justamente tentar mudar a lei

• Replies 300
  • Created
  • Last Reply
22 hours ago, PT-KTR said:

Tenho sido um crítico dele constante, mas gostei da participação dele hoje no teaching4free.

Foi a melhor live dele até agora. Muito produtiva e esclarecedora.

17 minutes ago, Delmo said:

O TLV-GRU tem 15h15, com desvio via Península Ibérica. Esse total chegaria, então, a 17h30.

Não acredito que nem o sobrevoo direto via África contornaria esse problema, só a mudança na lei.

Não precisa mudar a lei, pois a própria lei do aeronauta prevê que todos esses limite podem ser aumentados mediante um acordo coletivo e um sistema de gerenciamento de risco de fadiga.

Os tripulantes da Latam Brasil, via SNA, já se dispuseram a assinar um acordo coletivo viabilizando o Telavive e outros ultra long haul.

29 minutes ago, Airbus-FA said:

Não precisa mudar a lei, pois a própria lei do aeronauta prevê que todos esses limite podem ser aumentados mediante um acordo coletivo e um sistema de gerenciamento de risco de fadiga.

Os tripulantes da Latam Brasil, via SNA, já se dispuseram a assinar um acordo coletivo viabilizando o Telavive e outros ultra long haul.

Airbus, em uma reunião que eu participei no cenipa, há algum tempo atrás, foi levantada a questão que a lei só prevê mudança, mediante acordo coletivo, no Art. 32, referente à "demais serviços aéreos especializados", que não é o caso da aviação comercial, e no Art. 19, que fala sobre o aumento da jornada de 12 horas em tripulação simples, que não é o caso do voo para TLV

Se o SNA e os tripulantes técnico e comercial (não todos) quisessem mesmo mudar isso, já teriam mudado...

37 minutes ago, MRN said:

Airbus, em uma reunião que eu participei no cenipa, há algum tempo atrás, foi levantada a questão que a lei só prevê mudança, mediante acordo coletivo, no Art. 32, referente à "demais serviços aéreos especializados", que não é o caso da aviação comercial, e no Art. 19, que fala sobre o aumento da jornada de 12 horas em tripulação simples, que não é o caso do voo para TLV

Se o SNA e os tripulantes técnico e comercial (não todos) quisessem mesmo mudar isso, já teriam mudado...

Sim, verdade, mas nesse mesmo Artigo 19 diz que qualquer limitação da lei do aeronauta pode ser modificada pela autoridade, no caso a Anac, diante da implantação do SGRFH. 

Aí já temos o Rbac 117 que amplia grandemente as jornadas, podendo chegar a 18 horas de jornada com 16h30m de voo.

14 minutes ago, Airbus-FA said:

Sim, verdade, mas nesse mesmo Artigo 19 diz que qualquer limitação da lei do aeronauta pode ser modificada pela autoridade, no caso a Anac, diante da implantação do SGRFH. 

Aí já temos o Rbac 117 que amplia grandemente as jornadas, podendo chegar a 18 horas de jornada com 16h30m de voo.

Concordo, Airbus, mas o problema que vejo é na mudança no SGRFH. O RBAC 117 diz também que os limites podem ser alterados pelos operadores que possuam SGRF no planejamento e execução das escalas, que eu creio que a tam possua

Agora deixo uma pergunta: Se a lei deixa aumentar a jornada, com aval da anac/SNA, e o RBAC também deixa aumentar até 16,5 de voo e 18 de jornada, por que não mudou ainda, se a lei é de 2017 e o RBAC já tem quase 1 ano?

Ruim que sou com as palavras, mas creio que o RBAC 117 é um complemento da lei do aeronautas, e ambos estão vigentes. 

Agora, tendo um SGRFH validado pela agência, é só se utilizar dos novos limites. Ou não?

Enfim, deixo a mesma pergunta.

Nova lista de devolução   https://cases.primeclerk.com/LATAM/Home-DownloadPDF?id1=MTQ0NzIzMA==&id2=0   pesado 1613 pag repetitívas

320 PR-TYD/TYF/MHA/MBT/MBO/TYI/TYJ/TYK/TYL/TYM/TYN/TYO/TYP/TYQ/TYR/MAK/MAG/MZY/MZW/MZZ

CC-BFR/BFT/BFU/BFV/BDA/BDB/BDC/BAQ/BAW/BAX/

LV   MSN 1304, MSN 1332, MSN 1355, MSN 1351, MSN 1491, MSN 1526, MSN 1548, MSN 1512, MSN 1854, MSN 1858, MSN 1903 and MSN 1877, Lan Argentina S.A. Fecha né

32N  PR-XBB/XBC/XBD/XBE/XBF

CC-BHE

767  CC-CXH/CXF/CXG/CXE/CXD/

PT-MOA/MOE/MOF/MSZ

788  CC-BBA/BBB/BBC

77W PT-MUE/MUG/MUH/

319  CC-COZ/CPE/CPJ/CPL/CPM/CPO/CPX/

PT-TML/MBV/MZY      

76F N418LA

PR-ABD

Desculpa é muito grande, cansei, arrasado, vírus FILHO DA #####!

Tá difícil acreditar.

Sério que a Latam Brasil vai devolver isso tudo isso abaixo?

20 A320 Ceo

5 A320 Neo

4 767

3 77W

9 minutes ago, Delmo said:

Tá difícil acreditar.

20 A320 Ceo

5 A320 Neo

4 767

3 77W

Não tenho +saco de ver, espera sair um resumo, ainda tem +321,  788/9 e 350 eu vi o XTH. É um calhamaço de páginas pra passar, está por arrendador/país, a maioria é MSN aí tem que consultar pra saber o prefixo, etc. desculpa.

34 minutes ago, Delmo said:

Tá difícil acreditar.

20 A320 Ceo

5 A320 Neo

4 767

3 77W

Tem que ver como será a malha intercontinental da LTM Brasil, alguém arrisca a dizer quantas aeronaves precisam rodar?

21 minutes ago, TheJoker said:

Não tenho +saco de ver, espera sair um resumo, ainda tem +321,  788/9 e 350 eu vi o XTH. É um calhamaço de páginas pra passar, está por arrendador/país, a maioria é MSN aí tem que consultar pra saber o prefixo, etc. desculpa.

Joker, obrigado pela paciência em fazer a compilação :thumbsup:

49 minutes ago, Delmo said:

Tá difícil acreditar.

20 A320 Ceo

5 A320 Neo

4 767

3 77W

Mas isso é aeronaves a serem devolvidas ou só que tiveram envolvidas para “empurrar” a dívidas com os lesssors? 

1 hour ago, TheJoker said:

Nova lista de devolução   https://cases.primeclerk.com/LATAM/Home-DownloadPDF?id1=MTQ0NzIzMA==&id2=0   pesado 1613 pag repetitívas

320 PR-TYD/TYF/MHA/MBT/MBO/TYI/TYJ/TYK/TYL/TYM/TYN/TYO/TYP/TYQ/TYR/MAK/MAG/MZY/MZW/MZZ

CC-BFR/BFT/BFU/BFV/BDA/BDB/BDC/BAQ/BAW/BAX/

LV   MSN 1304, MSN 1332, MSN 1355, MSN 1351, MSN 1491, MSN 1526, MSN 1548, MSN 1512, MSN 1854, MSN 1858, MSN 1903 and MSN 1877, Lan Argentina S.A. Fecha né

32N  PR-XBB/XBC/XBD/XBE/XBF

CC-BHE

767  CC-CXH/CXF/CXG/CXE/CXD/

PT-MOA/MOE/MOF/MSZ

788  CC-BBA/BBB/BBC

77W PT-MUE/MUG/MUH/

319  CC-COZ/CPE/CPJ/CPL/CPM/CPO/CPX/

PT-TML/MBV/MZY      

76F N418LA

PR-ABD

Desculpa é muito grande, cansei, arrasado, vírus FILHO DA #####!

Falei que aquela primeira lista tava muito singela. Agora tá mais próximo da redução que a Latam quer considerando o corte nas tripulações. 

E como alguém disse aqui tempos atrás e passou batido, muito avião já tava sobrando antes da crise, principalmente 21.

Sem contar a sobreposição já conhecida e sem sentido do 77W e 359

Certeza que não são só renegociações? Pois se todos os prefixos citados forem devolvidos, saem todos os 789, 359, saem os 6 77W mais novos, os 7 788 mais novos, sobram só 10 A321 (MXA-MXJ), e ainda não terminei de olhar o documento. É mais fácil perguntar quem não sai da frota. Mesmo em Chapter 11, acho difícil ver tantos aviões assim saindo da frota.

1 minute ago, G-NIAL said:

Certeza que não são só renegociações? Pois se todos os prefixos citados forem devolvidos, saem todos os 789, 359, saem os 6 77W mais novos, os 7 788 mais novos, sobram só 10 A321 (MXA-MXJ), e ainda não terminei de olhar o documento. É mais fácil perguntar quem não sai da frota. Mesmo em Chapter 11, acho difícil ver tantos aviões assim saindo da frota.

Eu pensei a mesma coisa. Eu acredito que seja apenas pedido de renegociação mesmo, por que só de aeronaves com matrícula brasileira citadas são 90 aeronaves.

5 minutes ago, Eric Breno said:

Eu pensei a mesma coisa. Eu acredito que seja apenas pedido de renegociação mesmo, por que só de aeronaves com matrícula brasileira citadas são 90 aeronaves.

Vou te falar, Eric, o que um colega falou pra mim justamente depois de uma afirmação que eu fiz parecida com essa sua, sobre a quantidade de aeronaves devolvidas. "você não tem noção de quanto a tam vai diminuir de tamanho depois dessa crise"

1 minute ago, MRN said:

Vou te falar, Eric, o que um colega falou pra mim justamente depois de uma afirmação que eu fiz parecida com essa sua, sobre a quantidade de aeronaves devolvidas. "você não tem noção de quanto a tam vai diminuir de tamanho depois dessa crise"

Meu Deus... 

Por ordem de aparição, apenas Latam Brasil:

A319: MBV, TML, MAM, MYC, MAN, MAQ, MYB, MAO
A320: MHA, MBT, MBO, MZY, MZY, MZZ, MAK, MAG, MHP, MHQ, MHU, MYT, MHG, MYV, MBX, MBY, MHK
A320E: TYD, TYF, TYI, TYJ, TYK, TYL, TYM, TYN, TYO, TYP, TYQ, TYR, TYS, TYT, TYU, TYV, TYG, TYH
A320N: XBB, XBC, XBD, XBE, XBF, XBA
A321: MXN, MXO, MXQ, MXP, XPA, XPB, XPH, XPI, XPC, XPD, XPE, XPF, XPG, XPO, MXL, MXN
A350: XTM, XTE, XTI, XTH, XTC, XTD
767: MSZ, MOA, MOE, MOF, MOD, MOB, MOC, MSO, MSS, MSV, MSW, MSX, MSY,
767F: ABD
777: MUE, MUG, MUH, MUF, MUI, MUJ

13 minutes ago, Eric Breno said:

Esse número aeronaves supera o número de pilotos que a empresa disse ter de excedente... 

4 minutes ago, G-NIAL said:

No long haul sobra:

6 767-300ER do Chile

4 777-300ER do Brasil

E só (se isso for verdade) :shock:

E 5 A350, não? 

4 minutes ago, A350XWB said:

E 5 A350, não? 

Os MSN 313, 282, 265 e 64 da Qatar estão na lista. Não achei nada do 79 (XTG).

15 minutes ago, Eric Breno said:

Por ordem de aparição, apenas Latam Brasil:

A319: MBV, TML, MAM, MYC, MAN, MAQ, MYB, MAO
A320: MHA, MBT, MBO, MZY, MZY, MZZ, MAK, MAG, MHP, MHQ, MHU, MYT, MHG, MYV, MBX, MBY, MHK
A320E: TYD, TYF, TYI, TYJ, TYK, TYL, TYM, TYN, TYO, TYP, TYQ, TYR, TYS, TYT, TYU, TYV, TYG, TYH
A320N: XBB, XBC, XBD, XBE, XBF, XBA
A321: MXN, MXO, MXQ, MXP, XPA, XPB, XPH, XPI, XPC, XPD, XPE, XPF, XPG, XPO, MXL, MXN
A350: XTM, XTE, XTI, XTH, XTC, XTD
767: MSZ, MOA, MOE, MOF, MOD, MOB, MOC, MSO, MSS, MSV, MSW, MSX, MSY,
767F: ABD
777: MUE, MUG, MUH, MUF, MUI, MUJ

Mais de 50 narrow saindo só no Brasil, dos 50 e 67, sobram quantos ?   

Os 767 não eram próprios? 

Vão vender pra fazer caixa? 

Se as devoluções forem só isso mesmo, não faz sentido o número de tripulantes excedentes. É muito mais. 

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...

Important Information

Saiba os termos, regras e políticas de privacidade