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Cassio.Fernandes

LATAM pede concordata das unidades do Chile, Colômbia, Equador e Peru

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Então se vai encolher 30%, só em funcionários no Brasil será algo em torno de 6.400 a menos? Muito não?

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Detentores de bônus da Latam Airlines negociam emprestar até US$1,5 bilhão em dinheiro novo, dizem fontes

11 DE JUNHO DE 2020

 Um grupo de detentores de bônus da Latam Airlines Group SA está em negociações para emprestar até 1,5 bilhão de dólares em dinheiro novo à empresa, disseram duas fontes com conhecimento do assunto na quinta-feira.

O empréstimo seria um debtor-in-possession loan, conhecido como DIP, um tipo de crédito comum nos processos de recuperação sob o Chapter 11 nos Estados Unidos.

Detentores de bônus como a Blackrock, o grupo australiano Macquarie, o HSBS e o fundo chileno Moneda estão em discussões informais sobre o assunto, que incluem o banco de investimento Moelis. Não foi formado ainda um grupo formal.

O valor exato dos novos empréstimos ainda não foi decidido, mas espera-se que fique entre 1 bilhão e 1,5 bilhão de dólares, disseram as fontes, que pediram anonimato para informar sobre discussões privadas.

Latam, os detentores de bônus e a Moelis não comentaram o assunto imediatamente. A Blackrock preferiu não comentar.

A Latam Airlines entrou com pedido de recuperação nos Estados Unidos por meio do Chapter 11 no mês passado, procurando reestruturar 18 bilhões de dólares em dívidas.

No pedido, a Latam informou que seus acionistas Cueto Group e Qatar Airways estavam se comprometendo a fornecer 900 milhões de dólares em dinheiro novo, mas que esperavam levantar um total de até 2,5 bilhões de dólares em novos créditos para sustentar a continuidade das operações. Os detentores de bônus supririam boa parte do que falta para completar esse total previsto.

 

https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN23I3GD-OBRBS

 

 

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7 hours ago, A345_Leadership said:

A LATAM planeja operar 70% de sua capacidade pré-COVID, em uma conta de padaria bem simples, ela teria que reduzir sua estrutura em 30% em tudo, seja em frequências, funcionários em terra, tripulantes e aeronaves.

Como o grupo opera cerca de 340 aeronaves, então pressupõe que 100 aviões no mínimo poderão sair. Tudo a depender de como serão os acordos com funcionários e lessors.

Aí vem as questões:

- Será que é necessário manter uma frota gigante de A321 quando tem B767 com a mesma capacidade e possibilidade para fazer rotas mais longas?

- O 777 com 400 assentos é viável para uma companhia que já enfrentava problemas de onde colocá-lo?

- Vale a pena manter os A350 quando tem o B789?

A frota narrow pode ter mais devoluções, pois sua gestão é mais fácil, mas a wide é complicada.

Se você corta a conectividade e acha que vai conseguir manter 77W de forma rentável vai ser mais um dos muitos erros. A reorientação dos voos vai provocar reorientação das conexões que em geral, são subsidiadas. 

Certamente menos voos ponto a ponto e mais do mesmo tentando fazer o modelo de hub funcionar.

Mas, quero ver o que eles pretendem fazer!

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8 hours ago, Luckert said:

Será que dá pra confiar nessa explicação 

Dessa vez dá. Foi a mesma conclusão que chegamos aqui na hora.

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8 hours ago, A345_Leadership said:

 

- Vale a pena manter os A350 quando tem o B789?

 

É uma dúvida que também tenho, uma frota consolidada e mais eficiente do que uma sub do A350.

E seria interessante até mesmo para o futuro da empresa, frota long haul exclusiva de 787 e os narrows Airbus.

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Esqueçam retomada, até o fim do ano pelo menos! se o prognóstico assustador se confirmar de a União Européia colocar o Brasil numa lista de países com cidadãos indesejados, considerem terra arrasada. Saiu ontem, dia 11/6.

De "Quem" foi a culpa de ter colocado o carimbo de país contaminado?  Existe ainda Itamarati e interesses nacionais, lobby "do bem" com movimentações para apertar Paulo Guedes e os palacianos? 

A quem interessa a bancarrota da Latam e por conseguinte, uma indústria e modais estratégicos?

Bem da verdade: se Eles não se dão conta disso muito menos vejo sinalização ou agenda propositiva para o setor.

Nota: Desnecessária a publicisação pelo Jerome criticando abertamente e sem pudores os trabalhadores, problema pessoal dele se as pessoas não tem valor monetário nesse momento. Recordo que é o estilo TAM de voar e servir, "somos chapa" eternamente, completamente destoante do cenário atual de comoção e com sérios riscos dele mesmo se complicar judicialmente, pois está tudo gravado! 

Deve ser a água do bebedouro da Academia, como agente sacaneava antigamente os hipócritas da família e os puxa sacos de momento.

Por fim: Tem salvação para a holding e operação brasileira indo de encontro a caminhos políticos, de abertura a uma prorrogação da LNR com manutenção de benefícios, buscar intensificar a Carga e logística e adaptação de alguns pontos vitoriosos do modelo Gol de negociação. 

 

 

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Se não bastassem os maus momentos da Latam, um incidente dia 9 com um de seus Airbus:

 

Incident: LATAM Brasil A321 near Sao Paulo on Jun 9th 2020, burning odour and white smoke on board

By Simon Hradecky, created Wednesday, Jun 10th 2020 17:45Z, last updated Wednesday, Jun 10th 2020 17:45Z

A LATAM Brasil Airbus A321-200, registration PT-XPO performing flight JJ-3366 from Sao Paulo Guarulhos,SP to Joao Pessoa,PB (Brazil), was enroute at FL310 about 220nm northeast of Sao Paulo when the crew decided to return to Sao Paulo reporting a burning odour and white smoke in the cockpit and cabin. The crew worked the related checklists, after working the checklists and turning off pack #1 the smoke dissipated. The aircraft landed safely back at Guarulhos Airport about 75 minutes after departure.

A replacement A320-200 registration PR-MHW reached Joao Pessoa with a delay of 3.5 hours.

The occurrence aircraft is still on the ground in Sao Paulo about 25 hours after landing back.

 

 

https://avherald.com/h?article=4d881616&opt=0

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Posted (edited)

https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/aeronaves/rab/relatorios-estatisticos

Baixei maio e junho, de 8    359 só tem 3 (XTH/I/M)

                                         10  77W             4 (MUA/B/C/D)

                                        18   767s            1 (MSR)                      *18 porque ainda constavam 5 que já saíram (MSG/H, MSQ/R/U)

                              M3      6   76F               2 (ABB/ABD)

 

Será que isso quer dizer que a ANAC já retirou aviões que estão com pedidos de devolução? não vi nada sobre os 320s.           

                                               

Edited by TheJoker

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Na verdade tinha 14 359, inclui os subarrendados à QR. Na hora de marcar os filtros, observar que tem "vazios" na coluna CD tipo (A330/350).

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7 minutes ago, TheJoker said:

https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/aeronaves/rab/relatorios-estatisticos

Baixei maio e junho, de 8    359 só tem 3 (XTH/I/M)

                                         10  77W             4 (MUA/B/C/D)

                                        18   767s            1 (MSR)                      *18 porque ainda constavam 5 que já saíram (MSG/H, MSQ/R/U)

                              M3      6   76F               2 (ABB/ABD)

 

Será que isso quer dizer que a ANAC já retirou aviões que estão com pedidos de devolução? não vi nada sobre os 320s.           

                                               

Essa planilha do RAB é bem lokona, não se baseie nela, consta até avião que já caiu, avião de VARIG, VASP, aviões devolvidos.

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Just now, PT-KTR said:

Essa planilha do RAB é bem lokona, não se baseie nela, consta até avião que já caiu, avião de VARIG, VASP, aviões devolvidos.

Pois é, nunca tinha baixado. Fui ver pra responder um colega sobre a frota ativa da G3, e depois vi a JJ pra ver se tinha alguma redução...

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6 minutes ago, TheJoker said:

Pois é, nunca tinha baixado. Fui ver pra responder um colega sobre a frota ativa da G3, e depois vi a JJ pra ver se tinha alguma redução...

Tá bem furada essa planilha aí...

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Posted (edited)
4 minutes ago, NEsses said:

Tá bem furada essa planilha aí...

Eu vi tem um monte de aviões que já foram devolvidos RG, O6 etc, mas é estranho a frota WB da JJ ter sumido, vi abril/maio e junho (atualizada em 01/06).

Edited by TheJoker

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AD os 10 332+339 estão todos lá, abr a jun. 

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LATAM Receives Flexibility With Returning Aircraft Including 787s And A350s
by
Jay Singh
June 24, 2020

As LATAM moves on with bankruptcy, a court has ruled this week that LATAM can remove certain aircraft from its fleet. Regarding over 100 aircraft, the order provides the South American giant the possibility to withdraw the now-defunct Argentinian arm’s aircraft and remove a number of widebodies from the airline’s fleet, if it chooses. This flexibility could be just the thing the carrier needs to emerge the right size after bankruptcy.

 

The aircraft in question

In rulings from this week viewed by Simple Flying, the bankruptcy court has given LATAM flexibility in its future fleet options. At least five days before July 24th, LATAM will need to provide written notice to its lessors (or lessors to LATAM) about the removal of leased aircraft. If the carrier does not do so, the airline will be able to hold on to the planes for another 30 days on a rolling basis.

Included in this ruling are the following across the airline’s operations in Chile, Ecuador, and Brasil:

9 Boeing 787-8s
12 Boeing 787-9s
21 Boeing 767-300ERs
2 Boeing 767-300Fs
3 Boeing 777-300ERs
17 Airbus A319-100s
31 Airbus A320-200s
9 Airbus A321-200s
7 Airbus A350-900s


This amounts to a total of 111 leased aircraft. Out of the airline’s 320 aircraft at the time of filing for bankruptcy, the carrier had 213 under finance leases with another 98 under operating leases. Some of those aircraft have already been removed.

 

Does this mean LATAM will remove all of these aircraft?

Under bankruptcy, LATAM is working to restructure its operations and debts. Part of an airline bankruptcy also includes the ability to restructure its fleet and lease obligations. As for removing all of these aircraft from its fleet, it would make sense for some to go. Although, cutting 1/3 of the airline’s fleet would be a massive reduction and provide a bleak outlook for Latin American aviation.

Certain types of aircraft may be retired, however. The A350s make up a small number of LATAM’s fleet. With capacity for over 300 onboard those aircraft, there is not enough demand to justify that aircraft. In addition, earlier, some of these jets were on LATAM’s list to remove. Already, the airline has transferred its order for 10 A350s to Delta and tried to offload four of them to the American carrier– which didn’t happen. It would thus not be surprising to see LATAM move forth with removing the A350s.

As for the other aircraft, it is a mixed bag. With the LATAM Argentina arm being wound down, many of those aircraft are included in this motion. With excess capacity already across the carrier’s subsidiaries, these A320-200 aircraft will likely go.

As for the Boeing 787s and 767s, LATAM still has unfilled orders for the Boeing 787-9. So, it is possible that some 787s could go away with the arrival of new ones, or else, the airline could maintain its 787 fleet and retire the 767-300ERs. The 787s are more fuel-efficient, although a little larger.

The 767s serve some interesting routes– mostly out of Lima to cities like Mexico City, Barcelona, Los Angeles, and Miami, among others. On some of these routes, the 787 could take over with ease– especially if LATAM decides to reduce frequencies to Miami. However, some of these routes may not see a return due to the current crisis. It is worth noting that LATAM does have some of the youngest Boeing 767s out there.

If LATAM is concerned with maintaining a competitive product on its fleet, then it could retain some of the aircraft that have undergone retrofits while retiring some of the others. Returning some aircraft that have undergone retrofits would mean sending some money down the drain, but it might be worth it in the long-run with cost savings.

Some aircraft will go. It would not make sense for LATAM to hang on to as many aircraft as it currently has, especially as the crisis shows no signs of abating in Latin America, and tourists remain wary about traveling to the continent.

 

Not the best news for lessors

For aircraft lessors, if LATAM chooses to return these planes, the market right now is not very hot. While it is expected to pick up in the future, it means lessors have to hold onto aircraft and store them for a little while. Or else, they would have to offer low prices to get some attention.

If the 767s head out, lessors could send them through an aircraft conversion process, and those planes could find a new life with booming cargo airlines, which are some of the only airlines ordering aircraft.

https://simpleflying.com/latam-return-aircraft-flexibility

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2 hours ago, A345_Leadership said:

LATAM Receives Flexibility With Returning Aircraft Including 787s And A350s
by
Jay Singh
June 24, 2020

As LATAM moves on with bankruptcy, a court has ruled this week that LATAM can remove certain aircraft from its fleet. Regarding over 100 aircraft, the order provides the South American giant the possibility to withdraw the now-defunct Argentinian arm’s aircraft and remove a number of widebodies from the airline’s fleet, if it chooses. This flexibility could be just the thing the carrier needs to emerge the right size after bankruptcy.

 

The aircraft in question

In rulings from this week viewed by Simple Flying, the bankruptcy court has given LATAM flexibility in its future fleet options. At least five days before July 24th, LATAM will need to provide written notice to its lessors (or lessors to LATAM) about the removal of leased aircraft. If the carrier does not do so, the airline will be able to hold on to the planes for another 30 days on a rolling basis.

Included in this ruling are the following across the airline’s operations in Chile, Ecuador, and Brasil:

9 Boeing 787-8s
12 Boeing 787-9s
21 Boeing 767-300ERs
2 Boeing 767-300Fs
3 Boeing 777-300ERs
17 Airbus A319-100s
31 Airbus A320-200s
9 Airbus A321-200s
7 Airbus A350-900s


This amounts to a total of 111 leased aircraft. Out of the airline’s 320 aircraft at the time of filing for bankruptcy, the carrier had 213 under finance leases with another 98 under operating leases. Some of those aircraft have already been removed.

 

Does this mean LATAM will remove all of these aircraft?

Under bankruptcy, LATAM is working to restructure its operations and debts. Part of an airline bankruptcy also includes the ability to restructure its fleet and lease obligations. As for removing all of these aircraft from its fleet, it would make sense for some to go. Although, cutting 1/3 of the airline’s fleet would be a massive reduction and provide a bleak outlook for Latin American aviation.

Certain types of aircraft may be retired, however. The A350s make up a small number of LATAM’s fleet. With capacity for over 300 onboard those aircraft, there is not enough demand to justify that aircraft. In addition, earlier, some of these jets were on LATAM’s list to remove. Already, the airline has transferred its order for 10 A350s to Delta and tried to offload four of them to the American carrier– which didn’t happen. It would thus not be surprising to see LATAM move forth with removing the A350s.

As for the other aircraft, it is a mixed bag. With the LATAM Argentina arm being wound down, many of those aircraft are included in this motion. With excess capacity already across the carrier’s subsidiaries, these A320-200 aircraft will likely go.

As for the Boeing 787s and 767s, LATAM still has unfilled orders for the Boeing 787-9. So, it is possible that some 787s could go away with the arrival of new ones, or else, the airline could maintain its 787 fleet and retire the 767-300ERs. The 787s are more fuel-efficient, although a little larger.

The 767s serve some interesting routes– mostly out of Lima to cities like Mexico City, Barcelona, Los Angeles, and Miami, among others. On some of these routes, the 787 could take over with ease– especially if LATAM decides to reduce frequencies to Miami. However, some of these routes may not see a return due to the current crisis. It is worth noting that LATAM does have some of the youngest Boeing 767s out there.

If LATAM is concerned with maintaining a competitive product on its fleet, then it could retain some of the aircraft that have undergone retrofits while retiring some of the others. Returning some aircraft that have undergone retrofits would mean sending some money down the drain, but it might be worth it in the long-run with cost savings.

Some aircraft will go. It would not make sense for LATAM to hang on to as many aircraft as it currently has, especially as the crisis shows no signs of abating in Latin America, and tourists remain wary about traveling to the continent.

 

Not the best news for lessors

For aircraft lessors, if LATAM chooses to return these planes, the market right now is not very hot. While it is expected to pick up in the future, it means lessors have to hold onto aircraft and store them for a little while. Or else, they would have to offer low prices to get some attention.

If the 767s head out, lessors could send them through an aircraft conversion process, and those planes could find a new life with booming cargo airlines, which are some of the only airlines ordering aircraft.

https://simpleflying.com/latam-return-aircraft-flexibility

Se devolverem os 54 wide não sobra quase nada , será que sobrará algo para negociação? Que palpite tem ?

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Esse texto fala algo interessante: seria uma boa oportunidade pra Latam se livrar de todos os A350 e focar nos 787.

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33 minutes ago, Delmo said:

Esse texto fala algo interessante: seria uma boa oportunidade pra Latam se livrar de todos os A350 e focar nos 787.

Lembro que os 787's da Latam não possuem o crew rest para tripulação, uma das poucas companhias sem o opcional e isso era um grande problema para rotas mais longas.

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Isso é a opinião de quem escreveu o texto. Se livrar agora do 350 pode não ser interessante pois a empresa abriria mão de muitas rotas e implantar o 787 agora vai dar mais despesas. Talvez, futuramente é possível substituir toda a frota wide por 787. 

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2 hours ago, PR-VBB said:

Lembro que os 787's da Latam não possuem o crew rest para tripulação, uma das poucas companhias sem o opcional e isso era um grande problema para rotas mais longas.

Caramba!

Como pode? Lei brasileira é super amarrada. Para que serviria um avião com uma baita autonomia e que fica limitado para tripulação composta. 

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13 hours ago, Luckert said:

Se devolverem os 54 wide não sobra quase nada , será que sobrará algo para negociação? Que palpite tem ?

Que não precisava quotar todo um texto gigante para escrever uma linha. XD

54 não significa que vão devolver, mas que poderão sem penalidades. 

3 hours ago, PR-VBB said:

Lembro que os 787's da Latam não possuem o crew rest para tripulação, uma das poucas companhias sem o opcional e isso era um grande problema para rotas mais longas.

Seria mais restrição da regulamentação brasileira, certo?

Mas até que ponto e rotas seriam válidos essa restrição? As rotas mais longas da LTM de A350 são quais? Ou usa a brecha da filial chilena e faz SCL-GRU-XXX, igual TLV. 

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1 hour ago, EXPAT ASIA said:

Caramba!

Como pode? Lei brasileira é super amarrada. Para que serviria um avião com uma baita autonomia e que fica limitado para tripulação composta.

Então, sei que o 787-8 tem o crew rest dos pilotos mas não para os comissários. Não sei como é no 787-9.

E no caso, como a aeronave é operada por tripulação chilena, não se aplicam as leis brasileiras. 

21 minutes ago, A345_Leadership said:

Seria mais restrição da regulamentação brasileira, certo?

Mas até que ponto e rotas seriam válidos essa restrição? As rotas mais longas da LTM de A350 são quais? Ou usa a brecha da filial chilena e faz SCL-GRU-XXX, igual TLV. 

Não sei se seria restrição apenas da regulamentação brasileira. Na época que lançaram MEL, muito se falou sobre isso ser um problema. Aqui no fórum chegaram até a cogitar que o voo fosse feito pela JJ.

Com relação à quais rotas seriam afetadas, não sei dizer. Se alguém que conheça a regulamentação puder falar, seria de grande valia.

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JAC                             mai20                    mai19

LA  RPK doméstico 57,1 milhões            763,1      -92,5%      LF  62,4%

       carga dom          1.280 ton               1.497       -14,5%

       PAX  inter             6.283                   390.419     -98,4%

       carga inter         12.748 ton                9.885      +29%

UC  carga ton             3.453                      3.007      +14,8%

 

ANAC

JJ   RPK dom          -93,6%

       carga dom       -74,4%          M3     -23,2%

       RPK inter          -97,6%

       carga inter        -82,9%                    +13,8%

 

Por enquanto, o futuro da LAUCM3 só é garantido na carga, principalmente inter.

 

    

 

Edited by TheJoker

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