Jump to content
Mastercaptain

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

Recommended Posts

2 minutes ago, PR-VAO said:

Cuidado.. nao se iluda.. achei algo parecido aqui aonde eu trabalho, e o SIM foi esmagador... 

Não me lembro de ter mudanças permanentes em nenhuma ACT aprovada, o problema mora ai.

• Like 1

4 minutes ago, PR-VAO said:

Cuidado.. nao se iluda.. achei algo parecido aqui aonde eu trabalho, e o SIM foi esmagador... 

Não existe nenhum paralelo entre as propostas das outras duas empresas grandes (Gol e Azul) e a proposta da Latam... 

• Thanks 2

E tá bem atrasada, dia 30 já é terça. A partir de quarta já vão pagar salário normal?

Pior que se  a proposta fosse o achatamento provisório  do salário + estabilidade por 18 meses, acho que passaria, mesmo sabendo que o excedente seria  demitido em 2022. Encarariam como um longuíssimo aviso prévio longo até pra ver se a coisa volta a andar em algum canto do mundo pra tentar aplicar. 

Mas uma proposta que não preserva emprego, achata salário antes, durante e depois? Como você fala pra um master de wide ou chefe internacional com 30  anos de empresa pra aprovar uma proposta  pra ele cruzar o laguinho por 65% do que ele ganha hoje? É evidente que vão preferir rifar os novinhos, se é que 10 anos de empresa é novinho. 

Insistir nessa proposta é desperdício de energia do SNA e tortura com os trabalhadores. Fala pro sindicato que não negocia e pede pro TST mediar o cumprimento da CCT, cruel mas pelo menos é digno. 

• Like 6

Eu não sei o que foi mais feio, a proposta ou 4 cmtes irem na justiça acionar o Sna de que eles não tem capacidade de negociar com a empresa, pedindo o afastamento do sindicato da negociação e solicitando uma negociação individual por tripulante.

É uma vergonha, se isso acontecer é a primeira pá de terra no caixão da profissão.

É tudo que a empresa quer, afastar o sindicato da negociação, aí fazem igual a cct do ano passado que só na justiça pros funcionários receberem o dissídio 

Posted (edited)

Post duplicado desculpe

Edited by Ashabty

Por que no item 30. i. pede pra ter o processo de mediação junto com a prefeitura de Angra dos Reis?

18 hours ago, MRN said:

Será que são os mesmos que entraram na justiça pedindo pra intermediar as negociações, alegando que o SNA não tem mais condições?

Não, não são.

7 hours ago, Ashabty said:

Eu não sei o que foi mais feio, a proposta ou 4 cmtes irem na justiça acionar o Sna de que eles não tem capacidade de negociar com a empresa, pedindo o afastamento do sindicato da negociação e solicitando uma negociação individual por tripulante.

É uma vergonha, se isso acontecer é a primeira pá de terra no caixão da profissão.

É tudo que a empresa quer, afastar o sindicato da negociação, aí fazem igual a cct do ano passado que só na justiça pros funcionários receberem o dissídio 

Um desses 4 é beeeem famoso na rota por ser uma pessoa nada amigável. Não poderíamos esperar nada a não ser uma atitude dessas. E como disseram cada um dos comandantes é de um equipamento. Não sei não em. Tem um cheiro estranho nessa história. 

Prezados;

Tripulantes da Latam vivem insegurança em meio a ameaça de demissões ... -

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/rubens-valente/2020/06/29/latam-coronavirus-crise-aviacao.htm?cmpid=copiaecola

Quando a situação começa a prejudicar a segurança de vôo, é que desgringolou de vez. Delicado.

Foco principal a preservação dos empregos... é piada

Na última live muita gente dizendo que estava a base de remédio, e o sindicato indicou a ajuda psicológica que tem para os associados

Quando Rolim estabeleceu que nada substitui o lucro no primeiro mandamento e colocou a segurança em terceiro , imprimiu uma cultura nefasta. Muito preocupante a situação dos tripulantes.

• Like 1
  • Thanks 1
  • Sad 1

34 minutes ago, Mastercaptain said:

Quando Rolim estabeleceu que nada substitui o lucro no primeiro mandamento e colocou a segurança em terceiro , imprimiu uma cultura nefasta. Muito preocupante a situação dos tripulantes.

Teve gente aí que faltou nas interpretação de texto.... mas tudo bem 

• Like 1

Posted (edited)

Em 2010, 2016 a empresa tb demitiu e fez muito terrorismo... qntos aviões caíram?

Em 2004 a Vasp tava quebrando e qntos aviões caíram?

E com a TBA? Foram qntas mortes?

e na toda gloriosa e poderosa Varig, que até hoje tem viúvas inconformadas com seu trágico e melancólico fim,  que caia aos pedaços? Qntas tragédias aconteceram????

Vamos ser mais racionais 

Edited by NEsses
  • Like 4

É um risco a segurança de voo? sem duvida.

É inaceitavel? Na minha opinião infelizmente não tem muito o que ser feito, todo tripulante tem que saber separar as coisas, é parte da responsabilidade que aceitamos desde sempre, não adianta terceirizar ou tentar fugir, não tá legal pra voar, não voe! Já tive problemas pessois sérios e sem medo algum liguei pra escala e falei, não estou apto pra voar hoje, ponto.

• Thanks 1

Posted (edited)
5 minutes ago, Uptrim said:

É inaceitavel? Na minha opinião infelizmente não tem muito o que ser feito, todo tripulante tem que saber separar as coisas, é parte da responsabilidade que aceitamos desde sempre, não adianta terceirizar ou tentar fugir, não tá legal pra voar, não voe! Já tive problemas pessois sérios e sem medo algum liguei pra escala e falei, não estou apto pra voar hoje, ponto.

A preocupação é exagerada mas compreensível, especialmente depois do caso da Germanwings. Cada cabeça é uma sentença, especialmente nesta situação onde os gestores da empresa não tem poupado no terrorismo psicológico.

Edited by JumpWrightHigh
  • Like 1

Just now, Uptrim said:

Sim... é nessas horas que entra um bom CRM. 
já voei em tripulação em que 90% corria o risco de demissão e não vi nenhum fazendo coisa errada ou colocando o voo em risco. Todos sérios, sem gracinhas ou risadas, claro, como q situação deixa...  mas nenhuma situação unsafe... 

• Like 3

1 minute ago, NEsses said:

Sim... é nessas horas que entra um bom CRM. 
já voei em tripulação em que 90% corria o risco de demissão e não vi nenhum fazendo coisa errada ou colocando o voo em risco. Todos sérios, sem gracinhas ou risadas, claro, como q situação deixa...  mas nenhuma situação unsafe... 

Exatamente, é uma bost* porém quem já está a mais tempo sabe que essa não é a primeira crise e advinhem... Não vai ser a última.

• Thanks 1

A gente tende a não confiar na nossa capacidade de lidar com as adversidades e as vezes projetamos quadros que ignoram que muita gente tem capacidade de separar as coisas, sim.

É óbvio que voar com a corda no pescoço não é recomendável nem o ideal,  mas voar com risco de demissão não é muito diferente de várias outras situações que vivemos: Voar com parente internado, filho com doença séria, com problemas financeiros.

Exceção feita aí a casos patológicos como depressão e risco ao suicídio.

Como disseram, voar com risco de demissão é uma constante nesse país. Além de todas as citadas, avianca voou até o fim com todo mundo velando a empresa em segredo e nada aconteceu.

• Like 2

10 minutes ago, A350XWB said:

A gente tende a não confiar na nossa capacidade de lidar com as adversidades e as vezes projetamos quadros que ignoram que muita gente tem capacidade de separar as coisas, sim.

É óbvio que voar com a corda no pescoço não é recomendável nem o ideal,  mas voar com risco de demissão não é muito diferente de várias outras situações que vivemos: Voar com parente internado, filho com doença séria, com problemas financeiros.

Exceção feita aí a casos patológicos como depressão e risco ao suicídio.

Como disseram, voar com risco de demissão é uma constante nesse país. Além de todas as citadas, avianca voou até o fim com todo mundo velando a empresa em segredo e nada aconteceu.

Nada aconteceu? GIG com chuva nao te lembra nada???

• Like 1

Posted (edited)
2 minutes ago, PR-VAO said:

Nada aconteceu? GIG com chuva nao te lembra nada???

Sem relatorio não tem como apontar nada... No GIG também teve aquele quase acidente da O6 antes, sem arma apontada pra cabeça.

Edited by Uptrim
  • Like 1

Da mesma forma que em uma aeronave usamos recursos aerodinâmicos e de gerenciamento de energia para se adaptar às condições de voo, na vida também é assim. Enquanto houver disponibilidade de uso de convênio médico e acesso a hospitais e médicos de qualidade, cabe à pessoa e/ou ao familiar próximo usar esses recursos em favor próprio. Consultórios de psicologia, psiquiatria e todas as especialidades estão abertos e prontos para atender pacientes que necessitem de auxílio. 

Se não há condição psicológica para assumir um voo, procurar um profissional da saúde que dê um diagnóstico e um tratamento e, sobretudo, informar a empresa quanto à incapacidade de assumir a escala é não só um ato de enorme humanidade como também uma responsabilidade com a segurança de voo.

Nós não somos robôs e especialmente nesse período complicado, onde os recursos de quem possuía uma mínima reserva de emergência já estão ficando escassos e as perspectivas especialmente na Latam são as mais desanimadoras possíveis, a mente entra em colapso mesmo. Faz parte: a depressão é silenciosa e chega sorrateiramente, tomando conta dos pensamentos e das ações que antes eram executadas com facilidade. Os tratamentos existem para que voltemos a um estado normal de consciência e toquemos a vida normalmente após o tratamento. 

Acho que o tripulante em qualquer lugar do mundo ainda precisa parar de ser estigmatizado por conta das doenças da mente. Estou cansado de ver colegas mentindo em renovações de CMA e consultas médicas internas dizendo que nunca tiveram depressão ou pensamentos suicidas por medo de represália, ainda que já estejam tratados e totalmente livres dos problemas que antes os acometiam. Cabe às empresas valorizarem e darem a devida importância à saúde mental de seus funcionários, de qualquer escalão: mais vale gastar com médicos dentro da empresa e com acompanhamento do capital humano do que gastar com um acidente.  

• Like 3

5 hours ago, NEsses said:

Em 2010, 2016 a empresa tb demitiu e fez muito terrorismo... qntos aviões caíram?

Dizem que em 2013, quando a a TAM fez aquela lista de demissão e o Cmte Mazaruni morreu por infarto antes de cruzar a lagoa o nome dele tava na lista. Já era cardiopata? sim, mas excluir o fato estresse de ser novamente demitido com 63 anos é complicado.

Reduzir o fator psicológico, ainda mais hoje com o país sendo destruído pelo Covid, esquece, não é uma visita a um psicólogo/psiquiatra que vai ajudar.

Dito isto, dois amigos do deserto demitidos semana passada, mais dois convidados para reunião amanhã (que é demissão).

Em um mundo ideal, o tripulante afetado psicologicamente (sim, são muitos, são seres humanos e não máquinas) vai comunicar o setor médico e sair do vôo.

Mas no mundo real, não é exatamente isto que acontece na ESMAGADORA maioria das ocorrências.

Sendo assim, meu familiar não embarca em Latam por enquanto.

Há divergências de opiniões, mas penso que os lados têm méritos. Mas penso que gestores (falar empresa é muito generalista) que fazem terrorismo com a equipe devem ter tido lavagens cerebrais em momentos da vida acadêmica, profissional ou pessoal.

Transparência é necessária, franqueza também, assim como sensibilidade. 

Na guerra quem ganha são os generais, mas quem fazem eles ganharem são os soldados.

• Like 2