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Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil


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O FCR quer o melhor para todos; seja na segurança dos pax, na saúde dos tripulantes técnicos, do pessoal de solo e dos que amam aviação.
Este tópico representa muito tudo isto, ninguém aqui quer o mal de empresa nenhuma ,obviamente ,visto que isto seria ruim para todos.
Varig, Vasp, TransBrasil, Condor, Tam, Cruzeiro, TWA, PanAm, etc foram grandes a seu tempo e deixam saudades.
Um dia Gol, Azul, Latam, American, etc vão também nos deixar e outras irão entrar, serão grandes a seu tempo, vão gerar amor e raiva de alguns. É o ciclo inevitável.

Mas todos aqui temos uma coisa em comum: o amor incondicional  pela aviação. É disto que se trata o FCR.
Para evitar deste tópico ficar mais cabeludo do que já está vamos focar no foco dele, como que a Latam sairá vitoriosa desta situação, ou não e lamentaremos no futuro por mais
uma empresa na lista acima das que já se foram.

Vamos focar este tópico nisto. ;)

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Acho engraçado ver que realmente tem gente que valida essa tese de que gente antiga de fórum não pode ser criticada por meros mortais.  O fórum tá aí, ainda ativo depois de muito tempo pra quem q

Na sua idade, na sua condição e vindo de uma pessoa com altíssimo nível técnico e intelectual que és, fazer esse tipinho de torcida suja e antiética é digno de se ter vergonha para se expor - ainda qu

Posted (edited)
9 hours ago, NEsses said:

Na Varig foi assim??? Para muitos, deve  ter sido difícil descer do pedestal...

Alguns estão no pedestal até hoje! A raça variguiano é realmente difícil.

Agora esse rapaz esquece que ele pode Bertizar de tanto ódio pela JJ. 

Em tempo, todos aviões da JJ que decolaram de MAB para BEL chegaram ao destino né?

Edited by PT-KTR
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On 30/06/2020 at 18:48, MRN said:

Ele tá falando que vai ajudar faz tempo... Desde o dia 14 de maio que o Presidente do BNDES disse isso que o PG falou hoje, inclusive que a tam estaria habilitada para receber a ajuda. Uma coisa que ele falou na época foi que "os recursos devem ser usados exclusivamente no Brasil, em gastos operacionais, proibindo o uso para pagar credores financeiros"

Continuamos aguardando, Sr. Paulo Guedes :ranting_1:

E pelo jeito, vamos ter que aguardar sentados, dado o descompromisso do discurso que diz "que não vai ter molezinha para cia. aérea não". Esse sujeito fala muito e não faz grande coisa. Será que eles pensam que se as três quebrarem, vão ser substituidas como por encanto? É inacreditável ver a falta de vontade do governo com o setor aéreo.

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Aí nego fica mandando videozinho no zap de avião parado em pátio militar no Rio, dizendo que o governo fez isso pra empresa não pagar pelo estacionamento no aeroporto. Ajuda? Sim, mas não é isso que vai salvar a empresa...

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13 hours ago, Mastercaptain said:

 Psicóloga relata que procura de tripulantes por atendimento gratuito do SNA aumentou durante a crise. Associados procuram ajuda neste momento, para amenizar os efeitos da solidão, medo, ameaça à vida, caos econômico e futuro incerto que podem agravar doenças mentais preexistentes ou criar novos problemas para pessoas consideradas saudáveis. Há uma grande preocupação com a possibilidade de perda do emprego e com as mudanças na vida de cada um e na de suas famílias em decorrência da crise. Algumas dificuldades perante as alterações de rotina e convivência maior com cônjuges e familiares também podem surgir. Apertem os cintos.

 

E nem poderia ser diferente. 

Ao contrário da percepção de alguns, o problema ATUAL não afeta uma única empresa ou um grupo limitado de pessoas, como numa falência. Essa é uma condição que contaminou o mercado de forma global, mas é preciso expandir a visão para enxergar o 'Big Picture', porque entramos numa seara nunca cultivada, e apesar da visível tentativa de negar e negar, a condução da vida se baseará num 'novo normal'.

Perder o emprego não é fácil para ninguém, e cada um capta essa condição de uma forma. Não é, definitivamente, algo linear. Entretanto, hoje temos um quadro bem curioso, nunca 'testado' pelas empresas anteriormente, que é pagar 50%, 40%, 30% ou nada do salário para que pelo menos os indivíduos possam ter o status de possuir um emprego. Constata-se, então, que o problema nunca foi o bode na sala. Voar, como foi sugerido, é a morfina que amenizará frustrações? Nope! Os efeitos desse novo remédio ainda não se manifestaram, principalmente quando as contas e a rotina do dia a dia voltarem ao 'velho normal'.

Mesmo após 3 ou 4 meses de caos, parece-me que que há um outro mundo que muitos embarcaram. Preciso pegar uma carona nessa 'realidade paralela'.

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Moderadores @A345_Leadership @Bonotto @sei lá mais quem, não seria melhor criar um tópico sobre "situação psicológica dos tripulantes brasileiros" ou "tripulantes brasileiros suicidas", para quem quiser discutir sobre esse assunto, fazê-lo por lá, pra não misturar as coisas, como já foi solicitado? Aí o pessoal fica tranquilo lá discutindo, passando indicações de psicólogos e psiquiatras, de repente algum cupom de desconto...

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Trancando o tópico por enquanto até reorganizar o assunto principal.

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1 hour ago, MRN said:

Moderadores @A345_Leadership @Bonotto @sei lá mais quem, não seria melhor criar um tópico sobre "situação psicológica dos tripulantes brasileiros" ou "tripulantes brasileiros suicidas", para quem quiser discutir sobre esse assunto, fazê-lo por lá, pra não misturar as coisas, como já foi solicitado? Aí o pessoal fica tranquilo lá discutindo, passando indicações de psicólogos e psiquiatras, de repente algum cupom de desconto...

 

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Amanhã tem LIVE do SNA
Reunião com TST pela manhã entre LATAM / SNA / TST

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1 hour ago, A345_Leadership said:

Alguém tem a malha internacional da LATAM BR em Novembro de 2019?

Ela tinha divulgado a partir de 01/10, mas não creio ser de confiança...

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50 minutes ago, thgsr08 said:

Ela tinha divulgado a partir de 01/10, mas não creio ser de confiança...

 

2 hours ago, A345_Leadership said:

Alguém tem a malha internacional da LATAM BR em Novembro de 2019?

Confirme 2019 ou a estimada de 2020?

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2 hours ago, Ashabty said:

Amanhã tem LIVE do SNA
Reunião com TST pela manhã entre LATAM / SNA / TST

Em post anterior, à um tempo  falei que o Ives Gandra do TST seria uma ótima via de mediação, ele a mais de  10 anos se identifica com a Aviação. Tomara que sai coisa boa.

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O caso do quarteto fantástico já tá resolvido. Amanhã no TST

 

CEJUSC-CAP 2º GRAU

 

TERMO DE AUDIÊNCIA RELATIVO AO PROCESSO 0101877-33.2020.5.01.0000

 

 

Em 02 de julho de 2020, na sala de sessões da CEJUSC-CAP 2º GRAU/RJ, sob a direção do Exmo(a). Desembargador CESAR MARQUES CARVALHO, realizou-se audiência relativa a Pedido de Mediação Pré-Processual número 0101877-33.2020.5.01.0000 ajuizada por EDUARDO VOLPE AYUB e outros, requerentes, e SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS e TAM Linhas Aéreas S/A, requeridos.

Às 12h29min, aberta a audiência, foram, de ordem do Exmo(a). Desembargador do Trabalho, apregoadas as partes.

Presentes os requerentes EDUARDO VOLPE AYUB, NYLTON ESSIO CIDIN JUNIOR, OTTOMAR DE SOUSA PINTO FILHO e MARCELO SARTORI, assistidos pela Dra Alessandra Maria Carneiro de Miranda Fagundes, OAB: RJ0125113-D e Dr CARLOS EDUARDO GONÇALVES FERREIRA DA SILVA, OAB/RJ 137710.

Presente a empresa requerida TAM Linhas Aéreas S/A, representada pelo preposto Julio Cesar Guilherme Oliveira, assistido pelo Dr Luiz Antonio dos Santos Junior, OAB: SP121738.

Presente o requerido SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS, representado por seu Diretor Presidente sr. Ondino Dutra Cavalheiro Neto e seu Diretor sr Marcelo Ceriotti, assistidos pelos advogados Luiz Fernando Basto Aragão, inscrito na OAB/RJ n.º 44.466, Dra. Giovana Labigalini Martins, inscrita na OAB/SP 336.745 e Dra. Márcia Cristina Gemaque Furtado, inscrita na OAB/SP n.º 145072 e OAB/RJ n.º 225936.

Presente a Procuradora do Trabalho, Dra Deborah Felix.

Fica consignado que o Diretor do Sindicato, sr Marcelo Ceriotti, esclareceu que o trabalhador não associado pode se inscrever no site do Sindicato, ingressando no quadro associativo, fornecendo seus dados de identificação para ser cadastrado para votar, podendo desistir de ser associado, não realizando o pagamento da mensalidade. Ressalta o patrono do Sindicato que este procedimento se dá em razão da atual necessidade de participação nas votações virtuais.

Ressaltou o patrono dos autores ser de suma importância que o direito ao voto seja assegurado a todos da categoria, independente da filiação sindical, em observação às previsões constitucionais

Ressaltou, ainda, o patrono do autor, que, acerca da discussão sobre a redução de força de trabalho, sejam esclarecidos os critérios de votação por função, assim como as definições que se compreendem por "aposentado" e "aposentáveis", com complementação de qualquer natureza constantes da cláusula 3.1.2 da CCT vigente.

O Sindicato se manifesta que não consta na inicial a discussão sobre a cláusula 3.1.2, o que veio à baila nesta audiência, e que o Sindicato entende que o momento atual de relação entre Sindicato e empresa é a busca de um acordo que permita a estabilidade de emprego de todos os tripulantes, afastando a necessidade de aplicação da cláusula 3.1.2 da CCT vigente. Registra também que essa mediação se dá na tentativa de se conciliar interesse de 4 pilotos da Latam, o que necessariamente não reflete o interesse dos demais 7.000 trabalhadores.

Aguarde-se o resultado da mediação que ocorrerá no TST. 

CESAR MARQUES CARVALHO

Desembargador do Trabalho

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Que ação judicial mais idiot@... 

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15 hours ago, MRN said:

O caso do quarteto fantástico já tá resolvido. Amanhã no TST

 

CEJUSC-CAP 2º GRAU

 

TERMO DE AUDIÊNCIA RELATIVO AO PROCESSO 0101877-33.2020.5.01.0000

 

 

Em 02 de julho de 2020, na sala de sessões da CEJUSC-CAP 2º GRAU/RJ, sob a direção do Exmo(a). Desembargador CESAR MARQUES CARVALHO, realizou-se audiência relativa a Pedido de Mediação Pré-Processual número 0101877-33.2020.5.01.0000 ajuizada por EDUARDO VOLPE AYUB e outros, requerentes, e SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS e TAM Linhas Aéreas S/A, requeridos.

Às 12h29min, aberta a audiência, foram, de ordem do Exmo(a). Desembargador do Trabalho, apregoadas as partes.

Presentes os requerentes EDUARDO VOLPE AYUB, NYLTON ESSIO CIDIN JUNIOR, OTTOMAR DE SOUSA PINTO FILHO e MARCELO SARTORI, assistidos pela Dra Alessandra Maria Carneiro de Miranda Fagundes, OAB: RJ0125113-D e Dr CARLOS EDUARDO GONÇALVES FERREIRA DA SILVA, OAB/RJ 137710.

Presente a empresa requerida TAM Linhas Aéreas S/A, representada pelo preposto Julio Cesar Guilherme Oliveira, assistido pelo Dr Luiz Antonio dos Santos Junior, OAB: SP121738.

Presente o requerido SINDICATO NACIONAL DOS AERONAUTAS, representado por seu Diretor Presidente sr. Ondino Dutra Cavalheiro Neto e seu Diretor sr Marcelo Ceriotti, assistidos pelos advogados Luiz Fernando Basto Aragão, inscrito na OAB/RJ n.º 44.466, Dra. Giovana Labigalini Martins, inscrita na OAB/SP 336.745 e Dra. Márcia Cristina Gemaque Furtado, inscrita na OAB/SP n.º 145072 e OAB/RJ n.º 225936.

Presente a Procuradora do Trabalho, Dra Deborah Felix.

Fica consignado que o Diretor do Sindicato, sr Marcelo Ceriotti, esclareceu que o trabalhador não associado pode se inscrever no site do Sindicato, ingressando no quadro associativo, fornecendo seus dados de identificação para ser cadastrado para votar, podendo desistir de ser associado, não realizando o pagamento da mensalidade. Ressalta o patrono do Sindicato que este procedimento se dá em razão da atual necessidade de participação nas votações virtuais.

Ressaltou o patrono dos autores ser de suma importância que o direito ao voto seja assegurado a todos da categoria, independente da filiação sindical, em observação às previsões constitucionais

Ressaltou, ainda, o patrono do autor, que, acerca da discussão sobre a redução de força de trabalho, sejam esclarecidos os critérios de votação por função, assim como as definições que se compreendem por "aposentado" e "aposentáveis", com complementação de qualquer natureza constantes da cláusula 3.1.2 da CCT vigente.

O Sindicato se manifesta que não consta na inicial a discussão sobre a cláusula 3.1.2, o que veio à baila nesta audiência, e que o Sindicato entende que o momento atual de relação entre Sindicato e empresa é a busca de um acordo que permita a estabilidade de emprego de todos os tripulantes, afastando a necessidade de aplicação da cláusula 3.1.2 da CCT vigente. Registra também que essa mediação se dá na tentativa de se conciliar interesse de 4 pilotos da Latam, o que necessariamente não reflete o interesse dos demais 7.000 trabalhadores.

Aguarde-se o resultado da mediação que ocorrerá no TST. 

CESAR MARQUES CARVALHO

Desembargador do Trabalho

Estes senhores não se sentem representados pelo sindicato de categoria, correto?

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https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2020/07/02/centro-de-manutencao-da-latam-demite-204-funcionarios-em-sao-carlos-por-conta-da-pandemia.ghtml

Diante dos efeitos causados pela COVID-19 no setor aéreo, a LATAM Airlines Brasil informa que buscou, por intermédio de um novo Acordo Coletivo de Trabalho, formas de minimizar os impactos econômicos e principalmente os sociais, sempre procurando preservar os empregos. A empresa foi a única aérea a fechar o acordo com os Sindicatos dos Aeroviários, cuja proposta foi aprovada em Assembleia pelos colaboradores da LATAM. O acordo contempla a implantação de PDV (Programa de Demissão Voluntária), com benefícios aos funcionários que aderiram; e de LNR (Licença Não-Remunerada), por no mínimo três meses e com garantia de estabilidade de emprego durante o período de licença.

Baseado nesse acordo e no cenário atual gerado pela pandemia, especificamente no Centro de Manutenção em São Carlos (MRO) da companhia, 204 colaboradores terão seus contratos de trabalho rescindidos. Desse total, 23% representam funcionários que aderiram ao PDV. Além disso, sete outros colaboradores entrarão em Licença Não-Remunerada.

A companhia reforça ainda que as operações no MRO seguem normalmente.

Edited by TheJoker
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Mais 12 em REC hoje. E detalhe, quem aderiu a LNR, PDI, a empresa não considerou, demitiu

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2 hours ago, MRN said:

Mais 12 em REC hoje. E detalhe, quem aderiu a LNR, PDI, a empresa não considerou, demitiu

12 ou 120? 

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1 hour ago, NEsses said:

12 ou 120? 

Só da manutenção, aeroporto não tenho a informação

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1 hour ago, MRN said:

Só da manutenção, aeroporto não tenho a informação

Ah tá... entendi 

no aeroporto, tá em torno de 50% as demissões 

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Cancelaram meu voo que tinha para JTC em Outubro, liguei no call, fecharam a base, deveria ser a menor da malha da LTM também.

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