Jump to content

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

Recommended Posts

2 hours ago, Mayday said:

Com a LATAM demonstrando que está inflexível quanto a redução permanente de salários, seria interessante o sindicato parar de birra e apresentar uma contra proposta de modo a mitigar os impactos dessa redução salarial, talvez propor um nivelamento ao patamar salarial da Gol.

Vc esta enganado. O Sindicato não está de birra e já fez isso. Montou uma proposta semelhante à da Gol mas a empresa sentou em cima por 20 dias e depois ignorou. 

• Like 2

• Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho engraçado ver que realmente tem gente que valida essa tese de que gente antiga de fórum não pode ser criticada por meros mortais.  O fórum tá aí, ainda ativo depois de muito tempo pra quem q

Na sua idade, na sua condição e vindo de uma pessoa com altíssimo nível técnico e intelectual que és, fazer esse tipinho de torcida suja e antiética é digno de se ter vergonha para se expor - ainda qu

São duas coisas diferentes que a empresa quer resolver juntas.

1 - Excedentes: baixar o salário de todos de modo a manter os excedentes: para isso, baixar o salário em 55% dando 21 folgas, retroativa a julho. Ou seja, ninguém vai ganhar nada pela quantidade de tripulantes disponíveis à escala, a grande quantidade de folgas e a poucos voos. Até 12/2021.

2 - redução definitiva do salário em até 70%.

Sendo que uma coisa está atrelada em outra. Se  os tripulantes aceitam a redução até 12/2021, terão que votar agora em agosto a definitiva e se não for aprovada (que ninguém quer aceitar), a temporária será revogada e as demissões serão feitas via CCT sem aviso prévio, sendo que os que restarem voltam a ter o salário normal. 

ou seja: aceita agora uma para “segurar” o Excedente ganhando 45% do base e  não voando nada e em agosto vota a definitiva que não vai passar e haverá demissão de qq jeito.  Ganhar um mês de salário full ou dois meses de 45% e ser demitido sem aviso prévio? 

Esse foi o cenário que me passaram. Mas deve ser isso mesmo 

Edited by NEsses
  • Like 1

Os ventos indicam que a categoria vai rejeitar a proposta logo de cara, sem essa de aceitar o temporário vinculado a uma aprovação do permanente.

E nada tira da minha cabeça que se toda a tática de achaque da empresa fracassar, eles demitem todo esse ‘excedente’,  recontratem lá na frente com a nova remuneração e ainda digam cinicamente  que foram  “surpreendidos com a reação da demanda”. Enfim, conspirações. Não sei se é legalmente possível mas é a cara da Latam, até pelo retrospecto da gestão de RH. 

• Like 3
1 hour ago, A350XWB said:

Os ventos indicam que a categoria vai rejeitar a proposta logo de cara, sem essa de aceitar o temporário vinculado a uma aprovação do permanente.

E nada tira da minha cabeça que se toda a tática de achaque da empresa fracassar, eles demitem todo esse ‘excedente’,  recontratem lá na frente com a nova remuneração e ainda digam cinicamente  que foram  “surpreendidos com a reação da demanda”. Enfim, conspirações. Não sei se é legalmente possível mas é a cara da Latam, até pelo retrospecto da gestão de RH. 

Eles não vão poder recontratar com nova remuneração. Quem entra na empresa entra ganhando o mesmo que os colegas mais antigos. Mesmo base, mesmo valor por km voado. Hoje, aquela palhaçada de comissário Júnior que a Vasp inventou seria facilmente derrubada, assim como foi a tentativa da Latam de não cumprir a cct da categoria depois de tentar fazer a mesma coisa que está fazendo agora, no ano passado durante o dissidio da categoria. 

4 hours ago, CabinCrew said:

Acho engraçado a galera que julga todo o trabalho que o Sna tem feito por UM dia em que o presidente da instituição mostrou que não tem sangue de barata e que tem sentimentos diante da intransigência da empresa em negociar. 

No mais acho que o grupo está bem maduro e a posição majoritária é a negativa da proposta indecente. 

O sna tem feito um excelente trabalho usando todas as armas que tinha a mão para tentar se contrapor ao 'alinhamento' da administração da empresa. Sim não precisamos romantizar nada é um fato, mas a maneira como a coisa foi feita foi uma AULA de como não administrar recursos humanos. Eles tem agora toda a linha de frente contra eles. Acho que isso não é muito bom pra nenhuma empresa. 

Um dos ótimos trabalhos foi patrocinar a acintosa lista de antiguidade que a empresa implantou à revelia de qualquer princípio ético e moral. Jogo de cartas marcadas travestido de novo plano de carreira. Agora vamos ver esses golpistas fazerem bom proveito da nova carreira.

• Like 1

Na verdade, os tripulantes da empresa estão num ponto que se a empresa oferecesse aumento salarial, a categoria iria recusar com medo de “pegadinha”  tendo em vista tanta coisa que já aconteceu... 

• Like 1
12 minutes ago, CabinCrew said:

Eles não vão poder recontratar com nova remuneração. Quem entra na empresa entra ganhando o mesmo que os colegas mais antigos. Mesmo base, mesmo valor por km voado. Hoje, aquela palhaçada de comissário Júnior que a Vasp inventou seria facilmente derrubada, assim como foi a tentativa da Latam de não cumprir a cct da categoria depois de tentar fazer a mesma coisa que está fazendo agora, no ano passado durante o dissidio da categoria. 

Podem recontratar sem adicionais de senioridade e gratificações, como foi feito com o pessoal que era da Avianca. 

E não esqueçamos que se nada for aprovado ainda podem rolar cabeças de vários gestores incompetentes. Quero ver arrumar emprego depois dessa. 

17 minutes ago, trident said:

Um dos ótimos trabalhos foi patrocinar a acintosa lista de antiguidade que a empresa implantou à revelia de qualquer princípio ético e moral. Jogo de cartas marcadas travestido de novo plano de carreira. Agora vamos ver esses golpistas fazerem bom proveito da nova carreira.

Bem como tripulante de cabine, sei somente por alto o problema que é a lista de antiguidade dos pilotos e não estou apto a opinar sobre esse assunto e compreendo que deve haver muitos insatisfeitos com o assunto. Mas acredito firmemente que hoje o sindicato é muito melhor do que era 13 anos atrás quando iniciei minha vida na aviação. E acredito na boa intenção deles em todo esse rolo do Corona vírus vide as negociações bem sucedidas com Gol e Azul. No caso Latam está CLARO que o grande entrave é a empresa e não o sindicato. 

• Like 3
  • Haha 1
3 hours ago, A350XWB said:

Se realmente quisessem demitir de cara todo excedente, nao aceitariam nem mediação com o TST. Poderiam abandonar a mediação no meio dela e demitir logo. Só um palpite, mas acredito que vao fazer o mesmo que estao fazendo no Chile. La, demitiram 147 pilotos ( dos 400 ameacados) e estao na segunda rodada de negociações. 

Edited by 123456
Just now, 123456 said:

Se realmente quisessem demitir de cara todo excedente, nao aceitariam nem mediação com o TST. Poderiam abandonar a mediação no meio dela e demitir logo. Só um palpite, mas acredito que vao fazer o mesmo que estao fazendo no Chile. La, demitiram 147 pilotos ( dos 400 ameacados) e estao na segunda rodada de negociações. 

Eles sabem que mais cedo ou mais tarde vão precisar de boa parte do contingente que hoje eles dizem que é excedente. O que eles querem é implantar o medo para induzir o grupo a aceitar mudanças permanentes absurdas. 

• Like 1

Queria postar uma imagem aqui da Bloomberg mas não sei postar.

Deixei o link da foto.

https://ibb.co/6nZv3Bq

Bradesco acredita na fusão da azul com a latam Brazil com a azul comprando a parte por 1.9 bilhão de dólares.

Edited by Ashabty

Ontem no final da live, o Presidente do SNA colocou uma coisa com relação aos salários de julho, que as concorrentes já estão pagando com redução esse mês e a Tam está pagando julho normal, ou seja, está "queimando" mais caixa qua a azul e a gol, e do jeito que tá, vai pagar muito dinheiro com rescisão... Tudo porque não quer deixar pra depois as mudanças permanentes. É meio burrice não? Alguém tem uma opinião diferente pra colocar pra nós? Com exceção do Jerome

• Like 1
19 minutes ago, Ashabty said:

Queria postar uma imagem aqui da Bloomberg mas não sei postar.

Deixei o link da foto.

https://ibb.co/6nZv3Bq

Bradesco acredita na fusão da azul com a latam Brazil com a azul comprando a parte por 1.9 bilhão de dólares.

Mas de onde a Azul teria esses investidores? Comprar se não tem caixa pra manter os pagamentos da própria dívida? Quem emprestaria apostaria tanto? 
Ela deixaria a Latam Airlines ou faria parte do Grupo? 

Acho muita grana pra investir nesse momento. Depois que o maior investidor do mundo, Warren Buffett, vendeu todas as ações de empresas aéreas que tinha, é porque o negócio não tá bom...

• Like 1
Just now, MRN said:

Ontem no final da live, o Presidente do SNA colocou uma coisa com relação aos salários de julho, que as concorrentes já estão pagando com redução esse mês e a Tam está pagando julho normal, ou seja, está "queimando" mais caixa qua a azul e a gol, e do jeito que tá, vai pagar muito dinheiro com rescisão... Tudo porque não quer deixar pra depois as mudanças permanentes. É meio burrice não? Alguém tem uma opinião diferente pra colocar pra nós? Com exceção do Jerome

Deve ter método aí, mas ta difícil entender. Tem a possibilidade de ser um grande blefe usar essas demissões monstruosas pra forçar mudança permanente, mas não descartaria a possibilidade de ser só incompetência e uma gestão temerária de RH, ou mesmo ou uma implicância dos chilenos com trupulantes ou brasileiros, enfim.

Ainda tá incerto o que vai sair disso, mas é patético que agora que tá cristalino que a proposta vai ser rejeitada desde já (provisória) a latam venha se fazer de sonsa falando que o SNA não quis negociar! Francamente, né?

Agora sinceramente, os caras perderam o grupo de voo num grau que chego a questionar a viabilidade da chefia, D, G, H continuarem.

• Thanks 1

Isso tudo parece um pesadelo sem fim.agora estão especulando como se a empresa estivesse quebrada,olham como se a gente tivesse meia dúzia de rotas,parece que se esqueceram o que a gente era como empresa até então.... como se azul estivesse em uma posição  extremamente  confortável...Eu me pergunto, qual é  o intuito  por trás  disso tudo.

• Like 1
4 minutes ago, darkstar said:

Isso tudo parece um pesadelo sem fim.agora estão especulando como se a empresa estivesse quebrada,olham como se a gente tivesse meia dúzia de rotas,parece que se esqueceram o que a gente era como empresa até então.... como se azul estivesse em uma posição  extremamente  confortável...Eu me pergunto, qual é  o intuito  por trás  disso tudo.

Essa história de achar que alguma aérea tem investidor com 2bi dando sopa e vai comprar um mastodonte ao invés de usar a grana pra garantir a sobrevivência tem mais cara de piração do “mercado” do que algum fundo de verdade. 

• Like 5

Cara, não tem lógica nenhuma a empresa querer bancar milhões em rescisão, do que reduzir temporariamente os salários como as outras fizeram, LNR, PDV, PDI, e deixar esse negócio de redução permanente pra depois, quando a situação estiver melhor e mais estabilizada. É insano