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Mastercaptain

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

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Vamos lá, moçada, pelo andamento do processo, há muita informação relevante para ser apresentada e discutida.

Não somente um grupo em particular foi atingido, mas a categoria como um todo. O efeito rebote pode tomar proporções impensáveis, e o que acontecerá daqui em diante deve ser atentamente acompanhado por todos.

Na há ex-alguma coisa, mas colegas que estão se deparando com uma situação complexa, num cenário absurdamente difícil e sem previsão de melhora.

Força ao pessoal da Latam, ou melhor, aos aeronautas e aeroviários brasileiros.

Edited by Jet Age
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O clima de tensão piorou nas negociações do acordo coletivo da Latam com os aeronautas nesta semana depois que o presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Ondino Dutra, disse em uma apresentação online da entidade que "a categoria é mais antiga e vai continuar existindo, e a empresa, não necessariamente".

Folha de São Paulo

Edited by Mastercaptain
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Vai ter grana pra pagar toda essa rescisão? Ou aquela velha frase: "procure seus direitos"?

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Exemplo de má gestão... um caso pra estudo. 
No momento que mais precisam de seus empregados, a empresa faz isso. 
Quiseram se aproveitar da pandemia para reduzir salários e ferrar toda uma profissão. Hoje, a categoria bateu o pé contra isso. Colegas que voam lá vão ser demitidos mas de cabeça erguida. Podem ter perdido a carreira mas não aceitaram destruir uma profissão.

 

Edited by NEsses
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1 hour ago, Mastercaptain said:

O clima de tensão piorou nas negociações do acordo coletivo da Latam com os aeronautas nesta semana depois que o presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Ondino Dutra, disse em uma apresentação online da entidade que "a categoria é mais antiga e vai continuar existindo, e a empresa, não necessariamente".

Folha de São Paulo

É meu caro, vc vai ter que bater tambor mais alto, reforçar a farofa da encruzilhada ou talvez, colocar um aguardente de marca melhor,  pois a empresa não vai acabar tão cedo... 

Melhor guardar o dinheiro para fazer um tratamento de depilação nesse seu coração. 

Edited by NEsses
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1 hour ago, Mastercaptain said:

O clima de tensão piorou nas negociações do acordo coletivo da Latam com os aeronautas nesta semana depois que o presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Ondino Dutra, disse em uma apresentação online da entidade que "a categoria é mais antiga e vai continuar existindo, e a empresa, não necessariamente".

Folha de São Paulo

Falácia. O clima azedou com a empresa fazendo o grupo de voo de trouxa. 

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15 minutes ago, MRN said:

Vai ter grana pra pagar toda essa rescisão? Ou aquela velha frase: "procure seus direitos"?

Dizem que tem... vamos ver...

Enquanto Gol e Azul fizerem seu dever de casa direitinho, evitando pagar rescisões e baixando temporariamente os salários,  Latam foi na contramão, gastando milhões em rescisões e vai continuar pagando salário full a quem ficar. Parabéns as cabeças pensantes da empresa...

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2 hours ago, Mastercaptain said:

  Tripulantes da TAM negaram-se hoje em negociar mudança permanente no modelo de pagamento. A TAM exige de maneira atabalhoada que a categoria esteja disposta a negociar uma alteração permanente, reduzindo o salário, demonstrando inépcia na condução deste processo. Atolada em dívidas sufocantes enquanto seu time esta a beira de um ataque de nervos,vemos a mesma em in” limine mortis”.

Na sua idade, na sua condição e vindo de uma pessoa com altíssimo nível técnico e intelectual que és, fazer esse tipinho de torcida suja e antiética é digno de se ter vergonha para se expor - ainda que um tanto quanto escondido, e mais ainda com esse tipo de nickname que não condiz com a postura. 

Você é muito melhor do que isso, Master. Não gaste o seu tempo com comportamento que não cabe ao seu perfil. Enobreça o fórum, hoje tão carente de discussões técnicas e valiosas, com a sua enorme vivência na aviação e dezenas de milhares de horas no lado esquerdo. Tenho certeza que você pode fazer melhor e, mais do que isso, sendo MasterCaptain (ou não) pode juntar-se aos lamentos dos colegas da Latam e torcer genuinamente para que a empresa permaneça viva — gerando empregos e sem causar um colapso no transporte aéreo de passageiros no país — e pulsante. 

Torcer pela falência de qualquer e comemorar o desemprego de outrem é tão ridículo e horrível quanto desejar ou comemorar a morte de alguém. 

Os demitidos da Latam não são culpados pelas suas eventuais mágoas, frustrações e dores de cotovelo. 
 

Edited by B737-8HX
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4 minutes ago, NEsses said:

Dizem que tem... vamos ver...

Enquanto Gol e Azul fizerem seu dever de casa direitinho, evitando pagar rescisões e baixando temporariamente os salários,  Latam foi na contramão, gastando milhões em rescisões e vai continuar pagando salário full a quem ficar. Parabéns as cabeças pensantes da empresa...

E tem mais, tem tanta grana sobrando, que não vão nem abrir LNR que compensaria muito pra quem estar no limiar entre os que ficam e os que saem e ainda economizaria caixa com rescisão nessa época difícil, 'temos que economizar, aceitem reduzir seus salários para sempre' Aham.... Estamos vendo a vontade de economizar. 

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Pessoal, alguns post´s apagados.

8.4 - Críticas e reclamações sobre o comportamento de outros Usuários devem ser evitadas a todo custo. Cada Usuário tem seu próprio ponto de vista e este tem que ser respeitado. Se desejar reclamar sobre o comportamento de outro Usuário envie uma mensagem para um dos Moderadores do Fórum com as suas reclamações e links que as fundamentem;

8.5 - O Fórum não é lugar para discussões pessoais. As discussões que se tornarem pessoais (com ataques, ofensas ou ameaças) serão imediatamente apagadas e os envolvidos punidos. Pelo mesmo motivo evite entrar em discussões, responder a provocações ou comprar briga de outros Usuários. Se quiser manter uma discussão pessoal, por favor, utilize a ferramenta de Mensagem Privada (MP), e-mail pessoal, redes sociais etc;

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Realmente, se eu fosse acionista da latam eu já teria vendido os papéis a muito tempo, a gestão da empresa pensa  dinheiro é infinito? Abriram PDV sem economizar nada. Cadê a LNR pra ver primeiro quem aceitaria? É inacreditável, em plena falta de liquidez no mercado a empresa vai gastar o pouco caixa que tem pra fazer a limpa por uma briga boba com o grupo que ajudou nos últimos 4 meses com redução salarial.

Será que tem dinheiro pra isso? Pois se duvidar vai ter muito PDV aí de gente com 20 anos ou mais, aproveitar o momento pra meter o pé.

BB e Bradesco já foram no BNDES reclamar que tem dinheiro pra receber que não foi pago, o BB alega ter 1 bilhão pra receber.

Edited by Ashabty
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27 minutes ago, Ashabty said:

Realmente, se eu fosse acionista da latam eu já teria vendido os papéis a muito tempo, a gestão da empresa pensa  dinheiro é infinito? Abriram PDV sem economizar nada. Cadê a LNR pra ver primeiro quem aceitaria? É inacreditável, em plena falta de liquidez no mercado a empresa vai gastar o pouco caixa que tem pra fazer a limpa por uma briga boba com o grupo que ajudou nos últimos 4 meses com redução salarial.

Será que tem dinheiro pra isso?

É exatamente isso. Inteligente não? E durante as lives da empresa os dirigentes garantiram que tem dinheiro sobrando para fazer as demissões. Exemplo de administração. 

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10 hours ago, Mastercaptain said:

O clima de tensão piorou nas negociações do acordo coletivo da Latam com os aeronautas nesta semana depois que o presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Ondino Dutra, disse em uma apresentação online da entidade que "a categoria é mais antiga e vai continuar existindo, e a empresa, não necessariamente".

Folha de São Paulo

Sério que o diretor de operações tem o apelido e assina como Harley?

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22 hours ago, B737-8HX said:

Na sua idade, na sua condição e vindo de uma pessoa com altíssimo nível técnico e intelectual que és, fazer esse tipinho de torcida suja e antiética é digno de se ter vergonha para se expor - ainda que um tanto quanto escondido, e mais ainda com esse tipo de nickname que não condiz com a postura. 

Você é muito melhor do que isso, Master. Não gaste o seu tempo com comportamento que não cabe ao seu perfil. Enobreça o fórum, hoje tão carente de discussões técnicas e valiosas, com a sua enorme vivência na aviação e dezenas de milhares de horas no lado esquerdo. Tenho certeza que você pode fazer melhor e, mais do que isso, sendo MasterCaptain (ou não) pode juntar-se aos lamentos dos colegas da Latam e torcer genuinamente para que a empresa permaneça viva — gerando empregos e sem causar um colapso no transporte aéreo de passageiros no país — e pulsante. 

Torcer pela falência de qualquer e comemorar o desemprego de outrem é tão ridículo e horrível quanto desejar ou comemorar a morte de alguém. 

Os demitidos da Latam não são culpados pelas suas eventuais mágoas, frustrações e dores de cotovelo. 
 

Não sou advogado dele, mas o texto é da FSP. 

Fonte:https://www.google.com/amp/s/www1.folha.uol.com.br/amp/colunas/painelsa/2020/07/sindicato-sugere-que-latam-pode-deixar-de-existir.shtml

Edited by Rafaelguimaraes
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On 21/07/2020 at 13:28, Antonio (CENI) said:

Viu viajar na maionese...

 

Hoje não sairia mais barato pros chilenos deixar a Latam Brasil sangrar e eventualmente vender para a Azul. Depois manter a presença no Brasil com o codeshare?

 Amarrando um cenário win-win para ambos.

sangrar? fazer ela perder mais valor de mercado pra vender pra azul mais barato?

 

quem faz isso?

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https://www.causaoperaria.org.br/aeroviarios-latam-quer-demitir-27-mil-trabalhadores-parar-ja/

"Diante das ameaças dos patrões de redução salarial e demissão em massa, os trabalhadores devem rejeitar tais arbitrariedades e radicalizar o movimento com os seus próprios métodos de luta. As organizações de luta dos trabalhadores devem chamar imediatamente assembleias presenciais, com as devidas medidas de segurança sanitária, e organizar a greve"

"Se a greve não resolver, ocupar a empresa até que as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas. Não é possível que milhares de trabalhadores e suas famílias tenham que se sacrificar para manter o lucro de um punhado de capitalistas sanguessugas, que vivem às turras através do suor alheio, ainda mais num momento crítico na qual a população está vivendo devido a crise da pandemia da COVID-19"

O pessoal do movimento operário tá nervoso...

"A Latam Airlines é uma das maiores empresas aéreas da América Latina, fruto da fusão da chilena LAN Airlines e a companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, que resulta no transporte de 60,3 milhões de passageiros por ano para 150 destinos, detém uma receita anual no valor de U$ 13,5 bilhões e uma frota de 310 aeronaves"

Os caras estão no mundo da lua... Parece que não chegou a pandemia ainda no mundo deles...

 

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25 minutes ago, MRN said:

https://www.causaoperaria.org.br/aeroviarios-latam-quer-demitir-27-mil-trabalhadores-parar-ja/

"Diante das ameaças dos patrões de redução salarial e demissão em massa, os trabalhadores devem rejeitar tais arbitrariedades e radicalizar o movimento com os seus próprios métodos de luta. As organizações de luta dos trabalhadores devem chamar imediatamente assembleias presenciais, com as devidas medidas de segurança sanitária, e organizar a greve"

"Se a greve não resolver, ocupar a empresa até que as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas. Não é possível que milhares de trabalhadores e suas famílias tenham que se sacrificar para manter o lucro de um punhado de capitalistas sanguessugas, que vivem às turras através do suor alheio, ainda mais num momento crítico na qual a população está vivendo devido a crise da pandemia da COVID-19"

O pessoal do movimento operário tá nervoso...

"A Latam Airlines é uma das maiores empresas aéreas da América Latina, fruto da fusão da chilena LAN Airlines e a companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, que resulta no transporte de 60,3 milhões de passageiros por ano para 150 destinos, detém uma receita anual no valor de U$ 13,5 bilhões e uma frota de 310 aeronaves"

Os caras estão no mundo da lua... Parece que não chegou a pandemia ainda no mundo deles...

 

Por isso tenho muito orgulho do SNA, que já a alguns anos não tem essa postura idiota, imbecil de proletariado trabalhador de esquerda que vivem no mundo da lua. Os aeronautas durante o começo da crise tiveram uma atitude exemplar, mas, demos as mãos e a empresa quis os braços. Já esses sindicatos pelegos de esquerda vivem no mundo da lua. Me dá asco esse discurso. 

Edited by CabinCrew
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17 hours ago, EXPAT ASIA said:

Sério que o diretor de operações tem o apelido e assina como Harley?

Sim, é “sério”.

Se assinar como Geraldo, 99% dos que voam ou voaram por lá vão achar que é o “manobrista” de wide-body.

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2 hours ago, Thirsty Camel said:

Sim, é “sério”.

Se assinar como Geraldo, 99% dos que voam ou voaram por lá vão achar que é o “manobrista” de wide-body.

Gostaria de saber como ele é diretor de operações da JJ e da M3 simultaneamente!!!

Duas empresas distintas, dois CNPJ's, dois COA's...

Tudo bem que ele nunca apareceu aqui na M3, porém no papel ele é o operações.

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Acho que do mesmo jeito que tinha gente que trabalhava na Oceanair e na Webjet simultaneamente. Nada impede que o camarada tenha dois empregos, ele só tem que dá conta dos dois... Não sei se é o caso do cometa acima, mas com um nome desse deve da conta até de 3 empregos

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47 minutes ago, MRN said:

Acho que do mesmo jeito que tinha gente que trabalhava na Oceanair e na Webjet simultaneamente. Nada impede que o camarada tenha dois empregos, ele só tem que dá conta dos dois... Não sei se é o caso do cometa acima, mas com um nome desse deve da conta até de 3 empregos

Então, mas no caso da função exercida pelo cometa ou é JJ ou M3.

O que aconteceu na ervilha x oxané era maracutaia, pois no Brasil antigamente era proibido exercer função em companhia aérea sem a devida formalidade trabalhista (vínculo).

Hoje, com a PJ a pessoa até faz isso, vide J C Medau fazer os translados de A330 dos USA para o Brasil para a Azul como PJ e recebendo salário da Oxané.

Antigamente não podia.

Na Vasp, tinha um contrato específico onde os tripulantes VP davam instrução para o pessoal da ATA Brasil, lá de Fortaleza, pra operar o Brega QC e o 727-200F. Eram só comandantes e F/E. Um ATA na esquerda e um Vasp na direita acompanhando e fazendo as vezes de 2P. Acompanhei vários voos desses.

Vou me informar mais sobre o assunto pois já se foram 17 anos e volto com a resposta.

Grato

 

 

 

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7 hours ago, Logan2018 said:

Gostaria de saber como ele é diretor de operações da JJ e da M3 simultaneamente!!!

Duas empresas distintas, dois CNPJ's, dois COA's...

Tudo bem que ele nunca apareceu aqui na M3, porém no papel ele é o operações.

Essas regras foram feitas sob medida p Latam, apos a consolidacao de suas filiais.

Nao há nenhuma irregularidade, visto que as empresas sao parte do mesmo grupo economico. 

e isso nao se refere apenas ao Harley, o gestor responsavel e o Gerente de Seg Opr sao os mesmos da JJ, tambem.

Por esse mesmo motivo voce pode voar o CC-CZZ e a galera da JJ voa uma penca de avioes chilenos... 

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1 hour ago, Logan2018 said:

O que aconteceu na ervilha x oxané era maracutaia, pois no Brasil antigamente era proibido exercer função em companhia aérea sem a devida formalidade trabalhista (vínculo).

Antigamente não podia.

Na Vasp, tinha um contrato específico onde os tripulantes VP davam instrução para o pessoal da ATA Brasil, lá de Fortaleza, pra operar o Brega QC e o 727-200F. Eram só comandantes e F/E. Um ATA na esquerda e um Vasp na direita acompanhando e fazendo as vezes de 2P. Acompanhei vários voos desses ...

Meio off-topic, mas essa prática é antiga.

Há mais de 40 anos, o pessoal da Varig voava aviões e rotas SC e o mesmo aplicava-se ao grupo de voo da Cruzeiro, nos voos e aeronaves RG. Eram empresas distintas e com chefias independentes (além de outros setores, uniformes, etc., que eram um para cada empresa). Somente não misturavam-se os tripulantes técnicos, era cada um no seu quadrado.

Aconteceu também na Rio-Sul, quando comandantes e copilotos da Varig eram escalados para voar os 737-500, simultaneamente com programações na Varig. Mesmo quando o piloto ficava 'exclusivo' para voar na Rio-Sul (e depois Nordeste), a matrícula era Varig, sendo preenchido um registro de bordo da Rio-Sul. Inclusive, operavam com 3 comissários na RSL, enquanto que na Varig eram no mínimo 4 (737).

A respeito de cargo de chefia, a Rio-Sul e a Nordeste tiveram diretores de operações que eram comandantes da Varig a serviço nessas companhias. 

Agora, o pessoal (brasileiro) da Latam cargo voa aeronaves com registro CC? Desconhecia o fato que havia autorização específica do departamento de aviação civil do Chile.

 

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A Absa voa o CZZ há mais de 4 anos. ANAC foi comprada, literalmente. O que eles fazem: Todos os pilotos M3 ganham automaticamente uma carteira convalidada pelo DGAC e quando a trip vai voar o CZZ, usam a carteira DGAC.

É esse o procedimento.

Lembrei também que tripulação Varig voava Electra da Vasp na ponte aérea, mas aí não tinha nada de anormal.

Obrigado a todos, dúvida danada.

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