Jump to content
Mastercaptain

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

Recommended Posts

2 hours ago, A350XWB said:

Comissários da Latam fazem protesto em Guarulhos contra demissões

Empresa pretende demitir ao menos 2.700 funcionários.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/comissarios-da-latam-fazem-protesto-em-guarulhos-contra-demissoes.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twfolha

Essa parte é interessante

"Ao final do ato, houve uma discussão entre manifestantes e o representante do SNA. Alguns comissários questionaram a votação feita pela entidade e a decisão tomada de não ir para frente com as negociações para uma redução permanente de salário, que parte dos presentes diz aceitar"

Da a entender que o sindicato passou por cima dos interesses dos funcionários, como todo sindicato faz e no fim a gente já sabe a historia, todo mundo na rua e os bonitões do sindicato com emprego garantido. 

• Haha 2
  • Confused 1
  • Sad 1

Posted (edited)
41 minutes ago, Cassio.Fernandes said:

"Ao final do ato, houve uma discussão entre manifestantes e o representante do SNA. Alguns comissários questionaram a votação feita pela entidade e a decisão tomada de não ir para frente com as negociações para uma redução permanente de salário, que parte dos presentes diz aceitar"

Da a entender que o sindicato passou por cima dos interesses dos funcionários, como todo sindicato faz e no fim a gente já sabe a historia, todo mundo na rua e os bonitões do sindicato com emprego garantido. 

Mas isso é a matéria quem diz... o sindicato colocou para o grupo votar sobre negociar ou não, se o sindicato não foi pra mesa é por que o grupo não quis que fossem. O desejo da maioria foi atendido, se foi o certo ou não, foi o desejo da maioria.

Edited by Eric Breno
  • Like 2
  • Thanks 5
  • Sad 1

Posted (edited)
53 minutes ago, Cassio.Fernandes said:

Cassio, com todo o respeito: Você acompanhou as negociações?

O sindicato não passou por cima do interesse de ninguém, simplesmente porque não ele não 'decidiu' nada! Tudo que foi se saindo das negociações foi VOTADO pelos próprios tripulantes, e pra não deixar margem pra especulação, foi referendado com porcentagens acachapantes.

O sindicato perguntou pra categoria se eles negociariam alterações permanente de salário pra não demitir. 70% disse que não e preferiu que se demitisse sem achatamento de salário. Ponto.

Edited by A350XWB
  • Like 12
  • Thanks 1

57 minutes ago, Cassio.Fernandes said:

Eu ia comentar, mas provavelmente você estava escondido em alguma masmorra, sei lá... não faz sentido um lugar para a galera da aviação e você como membro ativo (vide número de postagens) postar uma porcaria dessas.

59 minutes ago, A350XWB said:

Cassio, com todo o respeito: Você acompanhou as negociações?

O sindicato não passou por cima do interesse de ninguém, simplesmente porque não ele não 'decidiu' nada! Tudo que foi se saindo das negociações foi VOTADO pelos próprios tripulantes, e pra não deixar margem pra especulação, foi referendado com porcentagens acachapantes.

O sindicato perguntou pra categoria se eles negociariam alterações permanente de salário pra não demitir. 70% disse que não e preferiu que se demitisse sem achatamento de salário. Ponto.

Não acompanhei as negociações, apenas citei a parte acima, que alguns tripulantes questionaram o sindicato por não aceitar os termos propostos pela companhia.  Se o mesmo não aceitou é porque provavelmente uma grande parcela não concordou com o que foi passado pela Latam, mas bem, não sou funcionário da Latam e não coloco a minha mão no fogo por sindicato, pois o interesse deles é apenas para o bem deles, mas bem, vejo que aqui muitos gostam porque se sentiram ofendidos. 

No mais, espero que a companhia e esses funcionários que estão em risco consigam encontrar uma solução, de preferencia que não haja muitas perdas para os dois lados. 

• Like 1
  • Confused 1

3 minutes ago, Cassio.Fernandes said:

Não acompanhei as negociações, apenas citei a parte acima, que alguns tripulantes questionaram o sindicato por não aceitar os termos propostos pela companhia.  Se o mesmo não aceitou é porque provavelmente uma grande parcela não concordou com o que foi passado pela Latam, mas bem, não sou funcionário da Latam e não coloco a minha mão no fogo por sindicato, pois o interesse deles é apenas para o bem deles, mas bem, vejo que aqui muitos gostam porque se sentiram ofendidos. 

No mais, espero que a companhia e esses funcionários que estão em risco consigam encontrar uma solução, de preferencia que não haja muitas perdas para os dois lados. 

Bom, talvez seja o momento de desconstruir o espantalho de sindicalista que você criou.

O sindicato é conduzido por comandantes e comissários da ativa e a atuação deles foi aprovada pela extensa maioria dos tripulantes, ocorre que quando um lado não quer  negociar não adianta, né. 

Quanto ao desfecho, infelizmente, graças a intransigência da Latam não foi bom e 2.700 demissões devem ocorrer entre amanhã e segunda. Tudo isso tá exposto nas 24 páginas desse tópico, que seria interessante você ler antes de acusar colegas que estão na mesa de negociação tomando porrada de todos os lados de serem interesseiros e parasitas. 

• Like 5
  • Thanks 9

Meu,que inferno!esse pesadelo parece nunca ter fim....agora querem culpar  o sindicato, isso só  pode ser político, não  possível. Já foi falado inúmeras vezes que 90% do grupo de vôo disse não a empresa. 

Posted (edited)
1 hour ago, Cassio.Fernandes said:

Me parece que você não é profissional da área, especialmente no âmbito de aeronauta ou técnico, o SNA talvez seja o melhor sindicato do país, conduzido por profissionais e não por pelegos que visam unicamente erguer bandeira política (geralmente esquerdista, marxista, etc). O SNA tem obtido grandes conquistas para a classe, quem dera se o Sindicato dos Aeroviários fosse tão competente e bem conduzido. Ademais, a LATAM tem dado um show, um case gratuito, uma pós graduação EAD de "Como NÃO GERIR recursos humanos" curso de primeira linha da FJC - Fundação Jerome Cadier, é quase uma FGV só que perversa.

Edited by PT-KTR
  • Like 8

1 hour ago, Cassio.Fernandes said:

Cássio, vou tentar simplificar. 

A Latam disse pro Sindicato que queria negociar modificação permanente de salário. O Sindicato fez votação para saber se os tripulantes gostariam que uma negociação de modificação de salário permanente fosse iniciada e a resposta foi não. 

• Like 3

On 03/08/2020 at 12:10, SQ-GRU said:

Eles começaram a me pagar todos os vôos que foram cancelados. Recebi uma bolada de uma vez dia 31/07......

Demoraram muito pra reembolsar? Tenho um voo inter que foi cancelado e como estão autorizados a reembolsar em até 12 meses, preferi deixar a passagem congelada e futuramente alterar para julho. Se eles já estiverem devolvendo, vou solicitar o reembolso.

Posted (edited)
1 hour ago, PT-KTR said:

Me parece que você não é profissional da área, especialmente no âmbito de aeronauta ou técnico, o SNA talvez seja o melhor sindicato do país, conduzido por profissionais e não por pelegos que visam unicamente erguer bandeira política (geralmente esquerdista, marxista, etc). O SNA tem obtido grandes conquistas para a classe, quem dera se o Sindicato dos Aeroviários fosse tão competente e bem conduzido. Ademais, a LATAM tem dado um show, um case gratuito, uma pós graduação EAD de "Como NÃO GERIR recursos humanos" curso de primeira linha da FJC - Fundação Jerome Cadier, é quase uma FGV só que perversa.

Isso é ótimo meu caro, um sindicato que realmente luta pelos trabalhadores é algo extremamente raro em nosso pais e isso é sabido por todos, infelizmente algo que foi feito pra ajudar acaba prejudicando muitos em diversas áreas diferentes. 

De qualquer forma, como postei acima, desejo que a empresa e os tripulantes cheguem em um acordo que fique bom para todos, de uma forma que consiga manter a mesma e manter os empregos, ser haver perdas, porque a nossa situação no geral não é das melhores em nenhuma área, infelizmente. 

E peço desculpas para quem se sentiu ofendido pela postagem mais acima, já fui bem prejudicado por sindicato, então não tenho uma boa experiencia com isso no geral 

Edited by Cassio.Fernandes
  • Like 1

37 minutes ago, jaampieer said:

Demoraram muito pra reembolsar? Tenho um voo inter que foi cancelado e como estão autorizados a reembolsar em até 12 meses, preferi deixar a passagem congelada e futuramente alterar para julho. Se eles já estiverem devolvendo, vou solicitar o reembolso.

Demorou cerca de 90 dias.

Mas parece ser meio louco. Alguns eu recebi, outros ainda não.....

Falaram aí que a LATAM foi intransigente, e de fato foi e acredito que continuará sendo,  mas no meu ponto de vista, de alguém que está do lado de fora, me parece que os funcionários também foram intransigentes, assumindo assim o risco de perderem o emprego por não aceitarem a proposta.

• Like 1

37 minutes ago, Halvaro said:

Falaram aí que a LATAM foi intransigente, e de fato foi e acredito que continuará sendo,  mas no meu ponto de vista, de alguém que está do lado de fora, me parece que os funcionários também foram intransigentes, assumindo assim o risco de perderem o emprego por não aceitarem a proposta.

Uma coisa é vc aceitar uma redução temporária de salários pra salvar os colegas, a outra é aceitar uma redução PERMANENTE de salário, passar um salário merreca, nao condizente com a responsabilidade exercida, amigão, por favor,  vejo q vc nao trabalha na aviação, antes de dar pitaco aqui procure se informar por gentileza, ja nao basta o brasileiro ignorante bostejando nos comentários sobre isso nas redes sociais.

• Like 8

Passando só pra dizer que o Sindicato, fez de tudo o que podia para preservar empregos, a intenção da LATAM sempre foi baixar salários para melhorar seu "produto para venda"(fusão) com quem paga menos, e com isso o comprador não tem que aumentar salário já praticados hoje, não tem desculpa pra não ter votado, uma vez que as mensalidades estão/estavam isentas! é muito triste ver gente com 10 anos indo pra rua, e tbm mto triste ver apenas 2 empresas no país, que é o que parece ser o desenrolar das coisas.

• Like 1

Eu acompanhei por aqui o movimento do sindicato e achei a postura dele correta, próximo de que um sindicato deve ser, defender o trabalhador e ser intermediador entre empregados e empregadores.

O SNA poderia ser chapa branca e fechar que o acordo da LATAM ser o melhor de sua vida (ops... isso é na outra rs), mas organizou as propostas, fez lives - inclusive com o presidente da LTM, deu sua posição mas deixou claro para os associados decidirem.

Pelo que vejo da LATAM: a decisão já estava acertada antes de conversar com o sindicato, só quiseram transferir a responsabilidade.

• Like 1

2 minutes ago, TheJoker said:

CEO da Latam diz querer igualar salários a Gol e Azul
07/08/2020  09:47 | Artur Luiz Andrade

Sem acordo com os funcionários na proposta de redução de salários, a Latam Brasil indica para a demissão de cerca de 2,7 mil colaboradores a partir da próxima semana. O presidente da empresa, Jerome Cadier, gravou um vídeo nesta quinta-feira, 6 de agosto, fazendo um último apelo pela redução de custos, afirmando que não quer uma companhia menor que as demais e que não pode continuar com um custo maior que as concorrentes Gol e Azul.

“A gente não vai desistir. Essa companhia vai continuar forte, viva e vai sair dessa crise. Ela vai sair diferente, mas vai sair. Se eu pagar mais, eu serei menor, e isso eu não quero”, afirmou Cadier.

Ontem, funcionários da companhia fizeram protesto contra as demissões no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Eles pedem que as reduções de salário sejam temporárias, mas o presidente da empresa diz no vídeo de ontem que elas (as reduções) precisam ser permanentes, porque a crise vai ser demorada e porque a Latam não pode mais ter um custo maior, como sempre teve, em relação às concorrentes. Ou seria uma empresa menor, o que ele não quer.

No vídeo, ele cita o exemplo da Avianca Brasil, que “gastava mais do que recebia, expandiu internacionalmente e foi à falência”. “A Avianca tinha um produto ruim? Não”, responde ele, mas durante muito tempo gastou mais que recebia e a operação não se sustentou.

De acordo com Cadier, há pessoas que não entenderam os movimentos que a companhia está fazendo ou têm dúvidas, mas a regra de “não gastar mais do que recebe” vale das finanças em casa às empresas aéreas.

“A Latam tinha custos maiores que seus concorrentes quando a crise começou. Somos uma empresa mais antiga, maior, com legado, é natural. A crise eliminou 80% dos nossos passageiros, a tarifa está 30% a 40% menor, e quanto a crise acabar, a situação vai ser de tarifas menores e menos passageiros. Então é importante estarmos prontos para isso. A questão de custos virou questão de sustentabilidade para a companhia. Se a gente não fizer isso não vai sobreviver”, continuou na sua explicação.

A proposta aos funcionários, segundo Jerome Cadier, é para igualar os custos da Latam aos da Gol e da Azul. Ou seja, os colaboradores ganhariam o mesmo que os das concorrentes.

RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Ele lembrou que a companhia, em Chapter 11 (recuperação judicial), está renegociando dívidas financeiras, repensando suas frotas em diversos países, inclusive no Brasil, com relação a modelo e quantidade de aviões, e revendo todos os contratos com terceiros. “Revimos de forma brutal os custos administrativos, finanças, RH, TI, aeroportos... Aí tem gente que olha e diz que estamos fazendo errado, pois a quantidade de voos da Latam é menor que os concorrentes”.

De acordo com ele, a quantidade é sim menor, pois os custos da Latam são maiores. “Azul e Gol também estão perdendo dinheiro todos os dias. Fala-se em R$ 3 milhões a R$ 5 milhões de caixa negativo por dia. O custo de operação da Latam é maior e para cada dia operando no vermelho o buraco é maior. Então estou voando menos, é uma lógica muito clara”, explicou ele, citando ainda a operação internacional, onde os passageiros sumiram. “Então temos um excedente muito maior de tripulação, aviões, aeroportos, administrativo...”, exemplificou, para enfatizar de novo a necessidade de cortes definitivos de salários.

“É duro, e eu não me orgulho de fazer isso. Mas meu papel como líder da companhia no Brasil é fazer com que ela seja sustentável. Objetivo é preservar operação da Latam e com custo maior, a operação será menor. A crise vai levar anos para ir embora e não podemos falar em mudanças temporárias. Elas precisam ser permanentes”.

“Não posso ter um custo maior de operação que meus concorrentes e o que a gente propôs é igualar esse custo (ao dos concorrentes). Quero continuar dando oportunidades de trabalho, contratando gente como fizemos nos últimos três anos. Mas para isso temos que mudar. Não vamos lutar contra a mudança. Uma hora, de uma forma ou de outra, ela tem que vir”, finalizou o presidente da Latam.

Uma dúvida que eu perguntaria: é inocente ou é mal-caráter no que defende?

Posted (edited)
1 hour ago, Halvaro said:

Tenho a leve impressão que acessando a cronologia dos fatos de toda negociação seria possível obter mais subsídios para analisar o processo como um todo. Não dá para resumir essa longa disputa em alguns pontos, isoladamente. Em qualquer acordo trabalhista pode ocorrer impasse, que obriga posicionamentos que englobam perdas e ganhos. Sempre foi assim, inclusive na tomada de decisão para ações mais extremas, como greve. Sei bem o que estou falando.

Está bem claro que foram decisões difíceis, e uma coisa que não pode ser deixada de lado, como sendo a empresa com o grupo mais representativo no país (em termos de números de aeronautas), dependendo do que ocorresse, certos precedentes poderiam ser abertos e que em algum momento influenciariam no direcionamento da carreira dos demais aeronautas no Brasil. Seria pura alienação se alguém pensasse que ao não trabalhar lá tudo que ocorreu era apenas um problema 'deles'. Nope!

Dentro do atual contexto e de ainda um futuro muito incerto, absolutamente nada garante a preservação de empregos, em qualquer atividade, mesmo aceitando 'pagar para voar'. Na aviação, exemplos pelo mundo, envolvendo empresas teoricamente mais consolidadas e respaldadas financeiramente, não faltam.

O que me surpreende num país como o nosso, teoricamente composto de pessoas bem informadas, é a incitação contra a ação do SNA, que era um mero interlocutor. Certamente são visões de pessoas que não têm a menor ideia do que é trabalhar num lugar onde inexiste a representação trabalhista e tudo, portanto, vem de cima para baixo, como num determinado canto no mundo, onde suas empresas estão se esfacelando e as demissões têm ocorrido em toque de caixa.

Edited by Jet Age
  • Like 2

1 hour ago, Jet Age said:

Tenho a leve impressão que acessando a cronologia dos fatos de toda negociação seria possível obter mais subsídios para analisar o processo como um todo. Não dá para resumir essa longa disputa em alguns pontos, isoladamente. Em qualquer acordo trabalhista pode ocorrer impasse, que obriga posicionamentos que englobam perdas e ganhos. Sempre foi assim, inclusive na tomada de decisão para ações mais extremas, como greve. Sei bem o que estou falando.

Está bem claro que foram decisões difíceis, e uma coisa que não pode ser deixada de lado, como sendo a empresa com o grupo mais representativo no país (em termos de números de aeronautas), dependendo do que ocorresse, certos precedentes poderiam ser abertos e que em algum momento influenciariam no direcionamento da carreira dos demais aeronautas no Brasil. Seria pura alienação se alguém pensasse que ao não trabalhar lá tudo que ocorreu era apenas um problema 'deles'. Nope!

Dentro do atual contexto e de ainda um futuro muito incerto, absolutamente nada garante a preservação de empregos, em qualquer atividade, mesmo aceitando 'pagar para voar'. Na aviação, exemplos pelo mundo, envolvendo empresas teoricamente mais consolidadas e respaldadas financeiramente, não faltam.

O que me surpreende num país como o nosso, teoricamente composto de pessoas bem informadas, é a incitação contra a ação do SNA, que era um mero interlocutor. Certamente são visões de pessoas que não têm a menor ideia do que é trabalhar num lugar onde inexiste a representação trabalhista e tudo, portanto, vem de cima para baixo, como num determinado canto no mundo, onde suas empresas estão se esfacelando e as demissões têm ocorrido em toque de caixa.

Entendo, foi apenas um comentário, não foi de forma alguma contra o seu Sindicato, afinal a decisão foi da maioria dos funcionários.

1 hour ago, Ng.max said:

Uma coisa é vc aceitar uma redução temporária de salários pra salvar os colegas, a outra é aceitar uma redução PERMANENTE de salário, passar um salário merreca, nao condizente com a responsabilidade exercida, amigão, por favor,  vejo q vc nao trabalha na aviação, antes de dar pitaco aqui procure se informar por gentileza, ja nao basta o brasileiro ignorante bostejando nos comentários sobre isso nas redes sociais.

Então vc acha que o salário da Azul e da Gol é um salário de merreca não condizente com a responsabilidade exercida ?

2 minutes ago, Halvaro said:

Então vc acha que o salário da Azul e da Gol é um salário de merreca não condizente com a responsabilidade exercida ?

Da gol, não. 

Da azul, com certeza.

5 minutes ago, A350XWB said:

Da gol, não. 

Da azul, com certeza.

Já falei aqui. A Azul ferrou o mercado de trabalho.... mas importante é fazer videozinho  e tirar fotinha para colocar no Insta....

agora, pq o CEO não fala em seus vídeos o qnto ele quer pagar para seus CMTES Masters cruzarem o atlântico com um avião de 4 milhões de dólares e levando 400 pessoas? E tb poderia falar que ele quer pagar o pior salário da aviação mundial.... em dólares, menos que um caixa de qq loja do Target nos US. 

7 minutes ago, NEsses said:

Já falei aqui. A Azul ferrou o mercado de trabalho.... mas importante é fazer videozinho  e tirar fotinha para colocar no Insta....

agora, pq o CEO não fala em seus vídeos o qnto ele quer pagar para seus CMTES Masters cruzarem o atlântico com um avião de 4 milhões de dólares e levando 400 pessoas? E tb poderia falar que ele quer pagar o pior salário da aviação mundial.... em dólares, menos que um caixa de qq loja do Target nos US. 

Escrevi errado e não consegui corrigir...

400 milhões de dólares 

12 minutes ago, NEsses said:

Bem observado,lamentavelmente