Jump to content

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

Recommended Posts

Meu ponto de vista é o seguinte. Estávamos em céu de brigadeiro e expectativas excelentes... De repente vem a Covid e fomos do céu ao inferno! 

Vou citar a Latam como exemplo. Excesso de aeronaves, e com isso, sub-utilizadas e voando abaixo do potencial que poderia. Vide os A321, tem dias que vários voavam de 3 a 4 pernas médias de 1h a 2h de voo somente. 

Aí você calcula o quanto de leasing pagam para sub-utilizar as aeronaves, tripulação contratada (encargos trabalhistas altíssimos no Brasil), e pra variar, câmbio médio era 3.00 - 3.30 e foi acima de 5.00! 

No caso da Latam, a malha domestica que ela tinha antes da Covid, rodava tranquilamente com 90 aeronaves. 

#Obs: Bem como a Azul, acho os ATR sub-utilizadas! #

*****Galera esse meu ponto de vista. Latam citada como exemplo. Não sou CNPJ. Sem mimimi por favor****

• Like 2

• Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho engraçado ver que realmente tem gente que valida essa tese de que gente antiga de fórum não pode ser criticada por meros mortais.  O fórum tá aí, ainda ativo depois de muito tempo pra quem q

Na sua idade, na sua condição e vindo de uma pessoa com altíssimo nível técnico e intelectual que és, fazer esse tipinho de torcida suja e antiética é digno de se ter vergonha para se expor - ainda qu

33 minutes ago, JumpWrightHigh said:

Se você recebeu o texto na íntegra, essa parte deixa bem claro:

Escutem os vídeos do Jerome. Ele deixa claro a aversão que ele tem por nós! Ele deixa claro que somos um mal necessário ( ou melhor : somos Jaboticabas ).

Acho pouco provável que alguém da Azul e Passaredo irá se dar o trabalho de fazer textão criticando o CEO da Latam (mas posso me surpreender - aliás, nas últimas 3 semanas o que mais tive foi surpresa com tanta máscara caindo).

Então deve ser mais de um texto pq o que eu recebi não fala do CEO da Latam...
Enfim, espero que seja AFA mesmo. 

Tudo é uma questão de interpretação, a JJ pode não ter desprezo pelos seus tripulantes e sim pela legislação brasileira que não permite operar semelhante às empresas estrangeiras.

Ninguém quer ficar desempregado agora, mas os que o forem vão receber indenização. Já os que ficarem, se as empresas (pode ser qualquer uma das 3) exaurirem seus recursos e/ou não conseguirem rolar as dívidas, vão ter que fazer acordo na justiça/esperar pela massa falida.  

• Confused 1
5 hours ago, NEsses said:

Infelizmente ele não conseguiu trazer o grupo para o lado dele....

Recebi um texto no qual um(a) tripulante da Gol mostrava arrependimento pela proposta aceita, dizendo que tem tripulante recebendo menos de 1000 reais de salário....

Ainda com relação  à Gol, observei que nas propostas da empresa, cita-se recuperação judicial. Sinal que as coisas também não estão boas por lá....

Esse texto que você recebeu é fake, é alguém tentando manipular o grupo da Latam a não aceitar a proposta. Nem tem como o grupo da gol sentir os efeitos do acordo que acabou de ser fechado. Acho engraçado só que ninguém precisa fazer isso, o CEO da Latam já está jogando contra o aceite o acordo. 

11 minutes ago, TheJoker said:

Ninguém quer ficar desempregado agora, mas os que o forem vão receber indenização

Espero que sim, caçador, porque um dos itens da proposta de PDV da azul previa o pagamento da indenização, com exceção da multa do FGTS. Se em acordo não quer pagar o FGTS imagina demitindo compulsoriamente...

Posted (edited)
14 minutes ago, TheJoker said:

Tudo é uma questão de interpretação, a JJ pode não ter desprezo pelos seus tripulantes e sim pela legislação brasileira que não permite operar semelhante às empresas estrangeiras.

Joker, com todo o respeito, mas se você não é aeronauta, você não entende. Ir contra a nossa lei e nossa regulamentação é ser contra a categoria. O Jerome não insulta a pessoa física, ele nos insulta e nos desmerece como profissionais.

Além disso, muitos entraram a 1 ano ou menos, a indenização não mantêm sequer até o final deste ano. Sem contar os colegas da Avianca que já receberam o seguro desemprego e não tem o direito de recebê-lo novamente.

Edited by JumpWrightHigh
  • Like 7
  • Thanks 3
11 hours ago, NEsses said:

Infelizmente ele não conseguiu trazer o grupo para o lado dele....

Recebi um texto no qual um(a) tripulante da Gol mostrava arrependimento pela proposta aceita, dizendo que tem tripulante recebendo menos de 1000 reais de salário....

Ainda com relação  à Gol, observei que nas propostas da empresa, cita-se recuperação judicial. Sinal que as coisas também não estão boas por lá....

Abaixo estão as únicas duas frases, onde aparecem as palavras "recuperação judicial" no acordo da GOL, nada demais, to enviando o link caso tenha interesse!

Parágrafo Sétimo: Fica ajustado que em caso de pedido de recuperação judicial, a Licença Não Remunerada Voluntária (LNRV) estará automaticamente revogada.

Parágrafo Quarto: Fica ajustado que em caso de pedido de recuperação judicial, a Licença Não Remunerada Compulsória (LNRC) estará automaticamente revogada.

https://www.aeronautas.org.br/images/2020.05.29_GOL_COPILOTOS_ACT_JORNADA_PARCIAL_V12.pdf

2 hours ago, Crewmember said:

Abaixo estão as únicas duas frases, onde aparecem as palavras "recuperação judicial" no acordo da GOL, nada demais, to enviando o link caso tenha interesse!

Parágrafo Sétimo: Fica ajustado que em caso de pedido de recuperação judicial, a Licença Não Remunerada Voluntária (LNRV) estará automaticamente revogada.

Parágrafo Quarto: Fica ajustado que em caso de pedido de recuperação judicial, a Licença Não Remunerada Compulsória (LNRC) estará automaticamente revogada.

https://www.aeronautas.org.br/images/2020.05.29_GOL_COPILOTOS_ACT_JORNADA_PARCIAL_V12.pdf

E não foi isso que eu disse???
Foi citado o termo  “recuperação judicial” como vc mesmo postou.  Estou errado?  Falei besteira?

24 minutes ago, NEsses said:

E não foi isso que eu disse???
Foi citado o termo  “recuperação judicial” como vc mesmo postou.  Estou errado?  Falei besteira?

O termo foi levado em ACT como ação em causa suposta. Você citou como se fosse praticamente vias de fato.

1 hour ago, JumpWrightHigh said:

O termo foi levado em ACT como ação em causa suposta. Você citou como se fosse praticamente vias de fato.

Tá bom... troca a frase “ Sinal que as coisas também não estão boas por lá....”  por “Talvez as coisas também  não estão boas por lá...”   Ficou feliz agora?? Mudou bastante, né? 
Na verdade, nós sabemos sobre assunto tanto quanto o outro. Ou seja, não sabemos NADA do que se passa realmente.... 

Segue o Tópico.... 

56 minutes ago, Mister.Eslátes said:

Prezados;

Quando a Latam iniciará as demissões no Brasil?

Já existem relatos de demitidos na filial Chilena, será que aqui será diferente?

O sindicato, tenta junto com a companhia uma proposta de redução de salários para que não haja demissão. Caso a Latam apresente esta proposta, ela será votada. Mesmo sendo uma situação extremamente complicada, devido ao cenário e a falta de perspectiva, há de se admirar o esforço do sindicato em tentar não deixar ninguém pra trás

• Like 8

Esse acordo que a GOL fez para não demitir ninguém acho que é único no mundo, tem que ser muito valorizado pelos tripulantes.

Do que observei quase todas as cias aéreas mundo afora estão demitindo E fazendo proposta de redução de salário ao mesmo tempo.

A GOL conseguiu manter todos somente via redução de salários, PDV e LNR. É admirável e parabéns ao grupo pela união e aprovação desse acordo. Os tempos serão difíceis para todos, muitos terão que ajustar suas rotinas e realidades para o novo patamar salarial durante a vigência desse acordo, mas é melhor que o desemprego, principalmente no nosso setor, onde quem fica sem emprego agora muito dificilmente arrumará algo de novo em menos de 1 ano.

• Like 16
8 hours ago, Mister.Eslátes said:

Prezados;

Quando a Latam iniciará as demissões no Brasil?

Já existem relatos de demitidos na filial Chilena, será que aqui será diferente?

A Tam já declarou que planeja reduzir de tamanho. Referente a tripulantes, já apresentou ao SNA a necessidade de redução de 700 pilotos é 2000 comissários. Apresentou ainda a projeção de necessidade de tripulações  para os próximos 18 meses. Fórmulas estão sendo elocubradas para tentar salvar empregos. A situação é dramática devido às características da empresa. A reboque deve vir um enxugamento grande também para o pessoal de terra. 

On 07/06/2020 at 09:54, Mastercaptain said:

A Tam já declarou que planeja reduzir de tamanho. Referente a tripulantes, já apresentou ao SNA a necessidade de redução de 700 pilotos é 2000 comissários. Apresentou ainda a projeção de necessidade de tripulações  para os próximos 18 meses. Fórmulas estão sendo elocubradas para tentar salvar empregos. A situação é dramática devido às características da empresa. A reboque deve vir um enxugamento grande também para o pessoal de terra. 

Já temos algo de concreto perante a acordos de trabalho?

10 minutes ago, Mister.Eslátes said:

Já temos algo de concreto perante a acordos de trabalho?

Não, e hoje tá rolando uma AFA de que a Latam reviu o número e que o excedente é ainda maior. Tô achando estranho.... #caronavirus

2 hours ago, CabinCrew said:

Não, e hoje tá rolando uma AFA de que a Latam reviu o número e que o excedente é ainda maior. Tô achando estranho.... #caronavirus

Certeza.... é o bode na sala. Nesse caso, hipopótamo mesmo 

On 07/06/2020 at 04:30, Leirbag said:

mas é melhor que o desemprego, principalmente no nosso setor, onde quem fica sem emprego agora muito dificilmente arrumará algo de novo em menos de 1 ano.

Vou ser menos otimista... No mínimo 3 anos...

3 hours ago, CabinCrew said:

2490 cms e 830 pilotos... É praticamente outra ONE :o

• Like 1
27 minutes ago, JumpWrightHigh said:

Se voce projetar 30% da frota de cada uma sendo cortado é 1 peste maldita de Avianca por cada uma praticamente em aviões e empregos, especialmente quando envolve widebody.

1 hour ago, JumpWrightHigh said:

É 50% do grupo de comissários.... Não faz sentido.. Pra mim tá na cara que tão pegando carona no vírus para achincalhar o grupo e conseguir o que querem desde que compraram a TAM. Diminuir nossos salários. 

• Like 3
37 minutes ago, CabinCrew said:

É 50% do grupo de comissários.... Não faz sentido.. Pra mim tá na cara que tão pegando carona no vírus para achincalhar o grupo e conseguir o que querem desde que compraram a TAM. Diminuir nossos salários. 

Sim, a impressão que dá é essa. Impor o terror pra conseguirem alterações definitivas. Esse número me surpreende e surpreende até ser divulgado, se não for aceito nenhuma proposta, com que caixa uma empresa cuja matriz está em RJ irá realizar 3320 desligamentos só de tripulante?

Edited by JumpWrightHigh
3 hours ago, JumpWrightHigh said:

Sim, a impressão que dá é essa. Impor o terror pra conseguirem alterações definitivas. Esse número me surpreende e surpreende até ser divulgado, se não for aceito nenhuma proposta, com que caixa uma empresa cuja matriz está em RJ irá realizar 3320 desligamentos só de tripulante?

Não seria a primeira vez que a turma de lá faz isso. 

Muito antes do homem da jabuticaba, em 2016, o táxi aéreo tentou entubar a mudança de km para hora de voo, e caso à regra não fosse aceita, demissões/PDV e LNR. A empresa fez demissões pontuais pra dizer que fez. Poucos meses depois, chamou todos de volta... 

• Like 3