Jump to content

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

Recommended Posts

21 hours ago, CabinCrew said:

Mas me tira uma dúvida então, com esses dois anos de diferença a empresa pode ter dois funcionários no mesmo cargo ganhando valores diferentes para km de voo por exemplo? Eu entendo que não. Ela demite. Contrata dois anos depois um copiloto por exemplo, esse copiloto não vai ganhar talvez as gratificações de senioridade por exemplo etc, mas o salário base definido em cct, e o valor de km tem que ser o mesmo já que é ilegal você ter dois funcionários EXATAMENTE NA MESMA função ganhando valores diferentes. 

Se isso fosse possível, já que é o sonho de verão deles baixar os salários, por que já não fizeram antes? Pela simples necessidade de contratar? Duvido. 

Nesse caso, CabinCrew, entendo não ser possível.

Isso porque, a legislação trabalhista não prevê possibilidade de diferença salarial no tocante ao trabalho de igual valor, que será realizado com igual produtividade (não se aplica ao aeronauta) e com a mesma perfeição técnica (caso do aeronauta), entre pessoas cujas diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.

Logo, para existir a possibilidade de existir alguma diferença entre valores salariais, deverá ser cumprido tal requisito. Honestamente, não me recordo de alguma companhia aérea brasileira praticar diferença salarial para a mesma função, salvo alguma vantagem personalíssima.

Sobre a dispensa de todos os empregados e posterior recontratação, ainda que por valor inferior, também entendo não ser possível, visto que restará configurada a fraude, conforme a legislação vigente.

• Like 1

• Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho engraçado ver que realmente tem gente que valida essa tese de que gente antiga de fórum não pode ser criticada por meros mortais.  O fórum tá aí, ainda ativo depois de muito tempo pra quem q

Na sua idade, na sua condição e vindo de uma pessoa com altíssimo nível técnico e intelectual que és, fazer esse tipinho de torcida suja e antiética é digno de se ter vergonha para se expor - ainda qu

42 minutes ago, Thirsty Camel said:

Exato, cada um que resolva seus problemas. Mesma coisa pra sindicato, cada um deveria ter o seu.

:blink:

Com perdas multi bilionárias crescentes e receita magérrima , pretende agora incluir os credores brasileiros no processo de recuperação judicial que corre nos Estados Unidos( a conferir a legalidade). Agonizando, com uma gestão atabalhoada e desastrosa frente as negociações com seu pessoal,imputando aos mesmos um grande sofrimento,caminha para a degradação total.

• Like 2
  • Haha 5

O imbróglio da situação falimentar da TAM é que existe dividas do governo. Só para o Banco do Brasil são mais de um Bi. Comando da  Aeronáutica 158 milhões e por ai vai. Enquanto o congresso não reformular a lei de recuperação judicial através de projeto de lei o calote é crível

• Haha 4
3 hours ago, Luiz Gustavo said:

Isso porque, a legislação trabalhista não prevê possibilidade de diferença salarial no tocante ao trabalho de igual valor, que será realizado com igual produtividade (não se aplica ao aeronauta) e com a mesma perfeição técnica (caso do aeronauta), entre pessoas cujas diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.

Logo, para existir a possibilidade de existir alguma diferença entre valores salariais, deverá ser cumprido tal requisito. Honestamente, não me recordo de alguma companhia aérea brasileira praticar diferença salarial para a mesma função, salvo alguma vantagem personalíssima.

Sobre a dispensa de todos os empregados e posterior recontratação, ainda que por valor inferior, também entendo não ser possível, visto que restará configurada a fraude, conforme a legislação vigente.

Obrigado. Pela linguagem utilizada acredito que você seja da área do direito. Confirmou o que eu estava afirmando. Muitos aqui estão dizendo que os aeronautas podem ser contratados novamente com salários menores. Não podem. Ou a gente aceita ou vão ter que pagar sempre os mesmos valores exceto gratificações por tempo de casa. 

Srs., alguns posts apagados. Vamos manter o foco e o respeito a opiniões de outros users para que este post tão importante não seja trancado.

• Like 2
1 hour ago, Vinícius Bartholdi said:

Fiquei muito tempo fora do CR? Quando foi que o Mastercaptain, que está aqui desde quando tudo era mato, passou a ser caçoado por user com pouco mais de 100 posts?

Quando ele passou infelizmente a desejar a falência de uma empresa que apesar de um gazilhão de defeitos, sustenta várias famílias. 

• Like 2
  • Thanks 7
8 minutes ago, CabinCrew said:

Quando ele passou infelizmente a desejar a falência de uma empresa que apesar de um gazilhão de defeitos, sustenta várias famílias. 

.... Fora quando entrou num grupo de pilotos expatriados pra criar algazarra após não ficar contente com a proposta do SNA na GOL, difamando o presidente do sindicato e os integrantes da presidência do mesmo....

• Like 2
  • Thanks 7
6 hours ago, Dr. Zoidberg said:

.... Fora quando entrou num grupo de pilotos expatriados pra criar algazarra após não ficar contente com a proposta do SNA na GOL, difamando o presidente do sindicato e os integrantes da presidência do mesmo....

Entrou tb no grupo exclusivo de aeronautas da Latam que tratavam da negociação para ficar que nem Urubu. Algo patético, para não dizer patológico...

• Like 1
  • Thanks 6
8 hours ago, Vinícius Bartholdi said:

Fiquei muito tempo fora do CR? Quando foi que o Mastercaptain, que está aqui desde quando tudo era mato, passou a ser caçoado por user com pouco mais de 100 posts?

Quando passou a se comportar como um hater adolescente de internet.

• Like 5
  • Thanks 1

Pelo título, parece-me que a abertura do tópico pelo MC teve algum embasamento. Vale notar que isso ocorreu em 4 de junho, muito antes de certos acontecimentos. Bola cristal? Suponho que não, havia alguma coisa pairando no ar que muitos ainda não admitiam. 

Ok, entendo que certas opiniões e o desenrolar das discussões criaram conflitos diversos. Mas caramba, isso é simplesmente a essência de qualquer debate, e nessas horas é óbvio que surgirão argumentações que nem sempre são do nosso agrado. Mas vejo que não é somente com ele, mas o enfoque muitas vezes é ferir o interlocutor, quando o relevante é lidar com a eventual realidade dos fatos. E pior do que antagonismos é perceber o surgimento da turma do MLT (Movimento dos Loteadores de Tópicos), quando só vale o que é agradável aos olhos deles. 

Mas voltando ao tópico, faço uma simples pergunta: alguém é capaz de fazer um resumo fundamentado?

O questionamento tem a finalidade de fazer um apanhado de como as coisas chegaram nesse ponto (com relação à empresa e aos empregos, dos aeronautas em particular). 

Fazendo uma cronologia dos FATOS, como estava a situação da empresa antes de se pensar em pandemia e como ela estaria (ou estará) seguindo dois caminhos distintos: se nada tivesse acontecido (C-19) e o que vem pela frente se este cenário se perdurar.

Sem levar para o lado pessoal, mas procede certas coisas ditas (ao seu modo) pelo criador do tópico? Há de fato um isolamento nas proteções previstas no C11 com relação ao que dizem as leis brasileiras? O quanto que o endividamento grupal pode minar qualquer esforço isolado da filial brasileira? Se a empresa demitir mais gente e o restante que permanecer decidir finalmente aceitar a redução salarial desejada pela administração, pode-se iniciar um processo de admissões baseado nos novos critérios?

Em suma, vamos retornar aos trilhos e dar conteúdo a um assunto que não se esgotou.

Edited by Jet Age
  • Like 4
16 hours ago, Luiz Gustavo said:

Nao entendi porque entende não ser possível contratar com salários menores após dois anos da última contratação, a própria redação do texto legal que você colocou autoriza isso.

A recontratação realmente seria ilegal, mas acho que a pergunta foi no sentido de demitir todos e contratar outras pessoas, o que em tese não seria ilegal, mas poderia ser considerado demissões discriminatorias.

8 hours ago, Vinícius Bartholdi said:

Penso que tempo de fórum não e critério para analisar usuários....nem inibir opiniões.

Master e gente boa e já contribuiu muito para o CR (principalmente no técnica e operações) e para aviação, mas as vezes entra de voadora no lustre e tem posições contundentes sobre temas específicos, acaba sendo incompreendido, muito mais pela forma do que pelo conteúdo.

Abraços

• Like 1
9 hours ago, Vinícius Bartholdi said:

Desde que plagiou e postou alguns textos como seus sem mencionar a fonte....

• Like 1
  • Thanks 3
9 hours ago, CabinCrew said:

Feridas não cicatrizadas de 2006, imagino. AKA chumbo trocado.

Edited by Vinícius Bartholdi
  • Thanks 1
  • Haha 4
17 hours ago, Dr. Zoidberg said:

Esse grupo já foi sério e útil. De uns tempos pra cá virou apenas mais um local pra rir, cheio de voyeur. 80% ali não quer expatriar, está lá pra observar o coito alheio.

Não me esqueço de um ex chefete barateiro dando dicas de uma seleção que ele mesmo tomou pau: estude todo conteúdo do EASA, e teve quem aplaudiu.

• Thanks 2
On 22/08/2020 at 02:18, Vinícius Bartholdi said:

Bem vindo ao novo CR.

Acho engraçado ver que realmente tem gente que valida essa tese de que gente antiga de fórum não pode ser criticada por meros mortais. 

O fórum tá aí, ainda ativo depois de muito tempo pra quem quiser contribuir com as discussões sem viver arrotando saudosismo com carteirada de senioridade pra falar groselha. 

• Like 19
  • Thanks 7
On 22/08/2020 at 21:34, Thirsty Camel said:

Esse grupo já foi sério e útil. De uns tempos pra cá virou apenas mais um local pra rir, cheio de voyeur. 80% ali não quer expatriar, está lá pra observar o coito alheio.

Não me esqueço de um ex chefete barateiro dando dicas de uma seleção que ele mesmo tomou pau: estude todo conteúdo do EASA, e teve quem aplaudiu.

De acordo. Tinha outro pitaqueiro que tomava fumo em tudo que era lugar. Fiquei uns 2 dias e pulei fora.

• Like 1
14 hours ago, A350XWB said:

Acho engraçado ver que realmente tem gente que valida essa tese de que gente antiga de fórum não pode ser criticada por meros mortais. 

O fórum tá aí, ainda ativo depois de muito tempo pra quem quiser contribuir com as discussões sem viver arrotando saudosismo com carteirada de senioridade pra falar groselha. 

Coisa mais comum do mundo é atribuir um valor abstrato a "tempo de casa"/senioridade como um valor quantitativo real de sabedoria e bom senso. Na aviação, principalmente entre pilotos, desassociação desses valores a regra e não a exceção, já que a figura inquestionável e inequívoca de sabedoria e poder é algo que todo curso de CRM ensina a gente a desconstruir na cabine, ou ao menos, deveria.

O que eu já ouvi de "velhão" arrotando e fazendo groselha... 

Edited by Pliskin
  • Like 8

Acho q quem é mais novo não entendeu.

Já houveram tantas tretas gigantes, brigas, discussões, membros expulsos q para quem é das antigas, q o namastreta é mais usual do q vcs pensam, porem o respeito aos mais antigos tb não é muito valorizado.

PS: mas essa conversa muitos não estão preparados para ter ainda.

PS 2: estamos perdendo tempo falando bobagem e não o q interessa ao tópico.

Edited by Stelios4K
  • Like 3

Afinal de contas, já foi consumada a demissão de 2.700 funcionários ? Como ficou ?

40 minutes ago, Halvaro said:

Afinal de contas, já foi consumada a demissão de 2.700 funcionários ? Como ficou ?

Aparentemente já foi feita, agora a LATAM diz que mais cortes serão necessários.

• Confused 1
  • Sad 1

Uma amiga minha desde a época da faculdade que tinha 15 anos como comissária tb foi demitida. Semana passada teve um dia q muitos foram informados sobre seu desligamento.