Jump to content

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

Recommended Posts

• Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho engraçado ver que realmente tem gente que valida essa tese de que gente antiga de fórum não pode ser criticada por meros mortais.  O fórum tá aí, ainda ativo depois de muito tempo pra quem q

Na sua idade, na sua condição e vindo de uma pessoa com altíssimo nível técnico e intelectual que és, fazer esse tipinho de torcida suja e antiética é digno de se ter vergonha para se expor - ainda qu

Ainda que o colega de SNA conseguiu manter a linha. Mas o que assusta mesmo é o comportamento do piloto chefe da empresa. Zero preparo, tanto para o cargo que exerce quanto para manter uma discussão minimamente decente. 

Papelão total. Mas vindo de quem vieram as provocações, as “teorias da conspiração” e as ironias, não me assusta nem um pouco. Perguntem a 10 aviadores da empresa onde o cidadão é chefe e ouçam a “reputação” e o “carinho” do grupo por ele.

Eu como aviador, me senti envergonhado, principalmente vindo de um chefe.
Mas isso só mostra o BAIXO nível de intelecto e preparo emocional do referido citado, demonstra também que  muitos não são ninguém na fila do pão, com baixa auto estima.
São os que colocam CMTE_ no email pessoal, enfim, é de dar pena, a empresa numa PINDAIBA DESGRAÇADA, um clima de ##### e UM CHEFE com uma postura tão deplorável, não só para a LATAM mas sim para toda a categoria.
Infelizmente, só reflete o atual (já de anos) CLIMA em que se encontra a empresa.

Edited by fpilot

Isso não é nenhuma surpresa.

Aliás, vou mais longe e digo que esse comportamento está intrínseco a muuuuuitos tripulantes da Tam. A gestão da empresa conhece bem o grupo que tem nas mãos, e sabe que é só jogar a gasolina que vai partir do grupo a chama pra colocar fogo em tudo.

Explico.

Tem um caso famoso de uma comissária, que foi acionada pra fazer um MIA do narrow. O problema é que, esse voo só é feito de uma determinada turma pra cima. Se o limite é alguém da 105, com 12 anos de empresa, e um cms da 107 com 11 anos for fazer esse voo, simplismente não dá. 
Essa cmra snme, de uma turma 135 ou algo assim, foi acionada pra ir de extra pra MIA, e de lá retornar tripulando via BEL.
Quando souberam que uma cmra que não era do grupo foi acionada, fizeram um movimento tão grande, que a empresa acionou outra (do grupo) pra ir pra MIA assumir o voo. A cmra da 135 acabou indo e voltando de extra.

Pq dessa historinha, que é bem conhecida?
Pq o proprio grupo, até mesmo do narrow tem essa cultura, lá no íntimo, que um cms antigo é melhor do que um novo. 
Mas esse mesmo cms reclama que voa a 12 anos na empresa e não tem oportunidade de voar um wide, reclama que a empresa mantém um grupo fixo.

E nessa votação eu ví isso de camarote.
Na votação da ACT, eu ví quem votava SIM sendo ridicularizado, virando meme, bolão em grupos de base pra ver qual porcentagem o não ganharia. Pessoal chamando quem tinha uma opnião diferente de novinho deslumbrado... 
Na votação, que era basicamente, permite ou não o sindicato de manter QUALQUER negociação permanente, o grupo de novo, sentou o dedo no NÃO. 
O que o povo com essa mentalidade que eu descrevi acima achava, era que com 2 NÃO seguidos, a empresa iria desistir, e os remanescentes iriam continuar voando sem part time, recebendo full. Esse novo movimento da empresa assustou esses mesmos, que faziam chacota, meme contra quem queria ao menos ouvir a negociação pra decidir depois, com as informações na mão se valia a pena concordar ou não.
Agora um levante que eu conheço e sei de nomes, está nesse movimento, fazendo exatamente o que a empresa queria.

Em resumo, o grupo de voo da Latam BR tem pessoas incríveis, mas também tem a escória da aviação nacional. É como o falam do brasileiro, merecem o governo que tem, muitos, mas muitos mesmo, muitos merecem a chefia que tem...

• Like 10

Lógico, não contavam com a canalhice da empresa em um grão inimaginável, na figura desse chefete. Ele está lá há anos, encarnando o seu personagem lobo em pele de cordeiro. Mas pelo menos inteligente nós achávamos que ele era. 

Agora que o estrago está feito, em nome do mínimo de hombridade e decência, só há um caminho. Reabrir as negociações a partir da exigência de revogação de TODAS as demissões que aconteceram em função da decisão de não negociar. 

Ninguém na rua, bola no centro e seguem as negociações. Os que ficaram rifarem a cabeça dos colegas e abrir as pernas agora é uma vergonha sem precedentes. 

Vão voar com salário da azul e cabeça baixa com vergonha do que fizeram o resto da vida.

27 minutes ago, trident said:

Lógico, não contavam com a canalhice da empresa em um grão inimaginável, na figura desse chefete. Ele está lá há anos, encarnando o seu personagem lobo em pele de cordeiro. Mas pelo menos inteligente nós achávamos que ele era. 

Agora que o estrago está feito, em nome do mínimo de hombridade e decência, só há um caminho. Reabrir as negociações a partir da exigência de revogação de TODAS as demissões que aconteceram em função da decisão de não negociar. 

Ninguém na rua, bola no centro e seguem as negociações. Os que ficaram rifarem a cabeça dos colegas e abrir as pernas agora é uma vergonha sem precedentes. 

Vão voar com salário da azul e cabeça baixa com vergonha do que fizeram o resto da vida.

Os que não contavam precisam de um HD de pelo menos 500 MB. Há anos a marilia e tal marilio tentam reinventar a roda sendo a única empresa a ter "reinterpretações da CC" que por anos até as falecidas e as presentes sempre entenderam do mesmo modo , negociações de salário que a empresa só ganha e outras falcatruagens. 

O modus operandis da criatura e da empresa é lamentável, porém não surpreendente. 

• Like 2
49 minutes ago, trident said:

Reintegrar os demitidos é praticamente impossível, mas se o grupo dos “farinha pouca” que cinicamente quer reabrir as negociações agora continuar no lobby da chefia e conseguir voltar a negociar O MÍNIMO MORAL é condicionar a volta dos demitidos em futuras contratações.  

Não tem problema votar com o fígado pra marcar a posição, todos viram que a empresa foi totalmente fdp, feio é se fazer de besta quando a água bate na bunda e 3k colegas tão pedindo seguro desemprego. 

E ainda fazer jogo do chefe e culpar o sindicato numa conspiração imbecil. 

• Like 1
1 hour ago, PR-GOK said:

Tem um caso famoso de uma comissária, que foi acionada pra fazer um MIA do narrow. O problema é que, esse voo só é feito de uma determinada turma pra cima. Se o limite é alguém da 105, com 12 anos de empresa, e um cms da 107 com 11 anos for fazer esse voo, simplismente não dá. 
Essa cmra snme, de uma turma 135 ou algo assim, foi acionada pra ir de extra pra MIA, e de lá retornar tripulando via BEL.
Quando souberam que uma cmra que não era do grupo foi acionada, fizeram um movimento tão grande, que a empresa acionou outra (do grupo) pra ir pra MIA assumir o voo. A cmra da 135 acabou indo e voltando de extra.

É pior do que no quartel essa hierarquia da TAM. No quartel o mais antigo toma a decisão e tá tomada, doa a quem doer. Aí, pelo o que eu entendi, o mais antigo refaz a escala com a reclamação dos outros

• Like 1
3 hours ago, PR-GOK said:

Isso não é nenhuma surpresa.

Aliás, vou mais longe e digo que esse comportamento está intrínseco a muuuuuitos tripulantes da Tam. A gestão da empresa conhece bem o grupo que tem nas mãos, e sabe que é só jogar a gasolina que vai partir do grupo a chama pra colocar fogo em tudo.

Explico.

Pq dessa historinha, que é bem conhecida?
Pq o proprio grupo, até mesmo do narrow tem essa cultura, lá no íntimo, que um cms antigo é melhor do que um novo. 
Mas esse mesmo cms reclama que voa a 12 anos na empresa e não tem oportunidade de voar um wide, reclama que a empresa mantém um grupo fixo.

E nessa votação eu ví isso de camarote.
Na votação da ACT, eu ví quem votava SIM sendo ridicularizado, virando meme, bolão em grupos de base pra ver qual porcentagem o não ganharia. Pessoal chamando quem tinha uma opnião diferente de novinho deslumbrado... 
Na votação, que era basicamente, permite ou não o sindicato de manter QUALQUER negociação permanente, o grupo de novo, sentou o dedo no NÃO. 
O que o povo com essa mentalidade que eu descrevi acima achava, era que com 2 NÃO seguidos, a empresa iria desistir, e os remanescentes iriam continuar voando sem part time, recebendo full. Esse novo movimento da empresa assustou esses mesmos, que faziam chacota, meme contra quem queria ao menos ouvir a negociação pra decidir depois, com as informações na mão se valia a pena concordar ou não.
Agora um levante que eu conheço e sei de nomes, está nesse movimento, fazendo exatamente o que a empresa queria.

Em resumo, o grupo de voo da Latam BR tem pessoas incríveis, mas também tem a escória da aviação nacional. É como o falam do brasileiro, merecem o governo que tem, muitos, mas muitos mesmo, muitos merecem a chefia que tem...

Nunca ouvi falar dessa história de comissária mais nova perder um acionamento por causa de xilique de mais antigos. Duvido muito que a empresa/escala iria desembarcar ou fazer alguém voltar de extra por tal motivo, sem falar que dificilmente iria haver tempo hábil ou outro voo que permitisse outro tripulante efetuar a programação a tempo. É muita fake news. O que vejo na empresa é uma grande maioria não querendo negociar e alguns poucos demitidos em rede social torcendo pelo pior e querendo ver o circo pegar fogo fazendo muito barulho.

1 hour ago, MRN said:

É pior do que no quartel essa hierarquia da TAM. No quartel o mais antigo toma a decisão e tá tomada, doa a quem doer. Aí, pelo o que eu entendi, o mais antigo refaz a escala com a reclamação dos outros

Isto non ecsiste... Desde quando antigo manda em alguma empresa? Seja qual cor for.

Sou um pax que não tenho receio de voar em várias empresas, por inúmeros motivos.

Já voei na O6 na semana do encerramento, Malev 2 semanas antes de encerrar as atividades, em aeronave que retornou para o gate 2x por manutenção. Tudo isso sem receio.

Agora, não ponho os meus pés numa aeronave da LA até tratarem humanamente os seus colaboradores. Isso é absurdo num ambiente onde segurança é a base do negócio.

Cadê a ANAC pra verificar como anda a segurança de voo? Cadê o MPT pra averiguar esse assédio descarado?

Inacreditável tudo isso!

• Like 1
  • Thanks 1
27 minutes ago, MRN said:

Pelo o que o colega falou aí, parece mandar sim..

Acho que antigão não manda em empresa nenhuma desde o tempo das falecidas... 

• Like 2
27 minutes ago, SimpleMan said:

Agora, não ponho os meus pés numa aeronave da LA até tratarem humanamente os seus colaboradores. Isso é absurdo num ambiente onde segurança é a base do negócio

Também penso igual a você. Tô comprando Azul e GOL, eu e todos aqui de casa, e vários amigos também

• Like 1

Que a gestão de RH da empresa é caótica e torturante é um fato mas precisam decidir se é uma empresa onde uma chefe de cabine de anos é escorraçada e demitida por um speech fora do padrão ou onde comissário antigo de narrow manda escala suspender acionamento de novato. 

Cuidado que histórias e causos tem pra todos os gostos, a verdade geralmente é bem outra.  

• Like 1
2 hours ago, giuli said:

Nunca ouvi falar dessa história de comissária mais nova perder um acionamento por causa de xilique de mais antigos. Duvido muito que a empresa/escala iria desembarcar ou fazer alguém voltar de extra por tal motivo, sem falar que dificilmente iria haver tempo hábil ou outro voo que permitisse outro tripulante efetuar a programação a tempo. É muita fake news. O que vejo na empresa é uma grande maioria não querendo negociar e alguns poucos demitidos em rede social torcendo pelo pior e querendo ver o circo pegar fogo fazendo muito barulho.

Eu já, aliás, ouvi estando dentro da empresa, cumprindo programação com pessoas envolvidas.

Aliás, isso não é novidade, na época de Avianca, o SSA-BOG só era feito pelo pessoal da base SP, o que acabava trazendo um ar de superioridade de alguns, que iam de extra pra SSA, iam pra hotel, transporte e afins pra no dia seguinte fazer o BOG, sendo que SSA era uma base, que voava o mesmo equipamento. Isso só mudou pro final da operação. Não é por xilique, como no caso acima, mas por burrice, que tbm faz parte de muitos que estão na operação.
Em se tratando de ser humano, tem de tudo.... Infelizmente...

Edited by PR-GOK
  • Like 1
1 hour ago, A350XWB said:

Que a gestão de RH da empresa é caótica e torturante é um fato mas precisam decidir se é uma empresa onde uma chefe de cabine de anos é escorraçada e demitida por um speech fora do padrão ou onde comissário antigo de narrow manda escala suspender acionamento de novato. 

Cuidado que histórias e causos tem pra todos os gostos, a verdade geralmente é bem outra.  

Exato, achar que comissários ou pilotos vão alterar um acionamento de escala (que vai gerar ônus a empresa) sem uma justificativa plausível não passa de fantasia.

Edited by giuli
2 hours ago, giuli said:

Exato, achar que comissários ou pilotos vão alterar um acionamento de escala (que vai gerar ônus a empresa) sem uma justificativa plausível não passa de fantasia.

James_Franco_First_Time.jpg

Acho que isso é fantasia... escalar um tripulante e depois tirar o voo a pedido de outro mais velho??? A empresa e a escala pode ser bagunçada, mas não chega a esse ponto... 

2 minutes ago, Roadster said:

Acho que isso é fantasia... escalar um tripulante e depois tirar o voo a pedido de outro mais velho??? A empresa e a escala pode ser bagunçada, mas não chega a esse ponto... 

Sem prolongar o assunto mas conhecendo as AFAs dessa vermelha de de meu Deus, esse tipo de história tem mais cara de gente que foi tirada do voo por outro motivo e montou essa fantasia pra justificar...

Meus 2 centavos sobre assuntos diversos que estão sendo discutidos, primeiro, o assunto da colega mais nova que foi acionada pro Mia do 320, por que isso gera revolta em quem é mais antigo? Porque na hora de formar o grupo que vai fazer aquele voo a empresa CAGA para a senioridade/antiguidade e faz um bypass em geral, e tem mais, pega um cms mais antigo, que chegou a voar no 330 que tem todos os vistos US válidos e não põe nesses voos porque é CF, gastou um monte de dinheiro com visto de gente mais.nova preterindo gente que tá se foden** na função a anos, engolindo sapo e tendo que responder email idiota de atraso todo dia. MAAAAAAS mas, sempre tem um mas, quando a escala precisa, tá tudo liberado. Eu mesmo já passei por uma situação de ser acionado para um voo que eu não poderia fazer, avisei a escala que NÃO PODIA e mandaram seguir. Resultado? No dia seguinte voltei de extra porque o novo turno de escala que assumiu não quis deixar eu seguir naquela situação. Então, existem muito mais coisas entre a escala e o voo do que sonha nossa van filosofia. 

Segundo, aos participantes do fórum que se preocupam com a segurança da operação devido a condição de ameaça em que se encontram os tripulantes da JJ , o SNA já acionou a anac a respeito disso, espero que tomem alguma providência e vocês como clientes tem o direito de fazer a companhia saber da sua insatisfação. 

• Like 7