Jump to content

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

Recommended Posts

9 hours ago, A350XWB said:

Infelizmente tá aí uma discussão da qual não vai sair nada de bom. Só ataques e defesas dos dois lados. 

Não tem conciliação possível quando a categoria se sente traída por ela própria e nesse ponto a Latam agiu com maestria, porque até se esqueceu que a culpa disso tudo é do olho gordo do menino Alvo e sua caixa de maldades. Até pro sindicato já sobrou culpa. 

Como disseram, cada um que haja conforme sua consciência, o panorama não vai mudar com nego se engalfinhando pela internet. Melhor por a bola no chão antes que o tópico seja trancado, até porque já se sabe que no mundo real a coisa tá bem perto das vias de fato. 

Voltei ao tópico para tentar dar minha visão a alguém que não estava conseguindo enxergar o outro lado da história. Os ânimos estão muito exaltados. Só o tempo como sempre dirá quem enxergou a coisa do jeito correto. Pode ter sido o sim pode ter sido o não, só saberemos lá na frente. 

• Replies 1.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho engraçado ver que realmente tem gente que valida essa tese de que gente antiga de fórum não pode ser criticada por meros mortais.  O fórum tá aí, ainda ativo depois de muito tempo pra quem q

Na sua idade, na sua condição e vindo de uma pessoa com altíssimo nível técnico e intelectual que és, fazer esse tipinho de torcida suja e antiética é digno de se ter vergonha para se expor - ainda qu

39 minutes ago, C47aviator said:

nós estamos para trás ... e aí ninguém se entende e chega a lugar algum. Só procuram culpados e não se culpam.

Aí a empresa surfa em cima de todos nós como o sindicato.

Porque o pensamento e as ações estão no singular, quando tudo na verdade está no plural.

Uma lição à toda categoria.

Abraço.

Está rolando no WhatsApp um video do "Satam News" onde o cometa e o comissário que virou copiloto querendo reduzir as folgas para voarem. mais ... esse é uma forma INTELIGENTE que estamos tratando em outras empresas do grupo para aumentar a  produtividade ....
"Para compensar que vocês estão ganhando menos , vocês podem reduzir as folgas para ganhar mais ..."

Eu comecei a ler o topico da pagina 31, e fui passando ate aqui... confesso que nao li tudo, voces conversaram bastante....

On 10/2/2020 at 6:11 PM, trident said:

Não dá para defender. Até para ser medroso tem que ter honra. VERGONHA. 

Meus parabéns a todos os HOMENS que votaram não.

Uma duvida, ja que de coracao eu nao consigo entender isso: 

Porque alguns estao com esse sentimento de espanto, surpresa, indignacao, etc?

Farinha pouca, meu pirao primeiro.... O mundo funciona assim!

Nao ha nada a ser feito pelos 2700 demitidos... A empresa ja deixou clarissimo que vai diminuir de tamanho permanentemente... Infelizmente nao tem lugar para todo mundo, paciencia...

Ah mas com outra negociacao, talvez de p salvar outros 1200... De fato, mas JAMAIS, seria possivel salvar os 3900... Jamais. 

Sera possivel que ainda nao deu para entender isso?

Em tempo, o Chile ja deveria ter executado o projeto ABSA e ponto final.... 

O novo valor é X, onde X é 30% inferior a remuneracao atual...

Quer? Otimo! Caso contrario, a porta é por ali...

O mundo acabou dia 17/03/2020 senhores. Daqui p frente, é cada um por si e Deus tenha piedade de todos.... Assim como foi em toda a historia da humanidade, vai ficar gente pelo caminho. Faz parte.

• Like 3
  • Thanks 2
5 minutes ago, B737-8EH said:

O mundo acabou dia 17/03/2020 senhores. Daqui p frente, é cada um por si e Deus tenha piedade de todos.... Assim como foi em toda a historia da humanidade, vai ficar gente pelo caminho. Faz parte.

Que visão otimista. Relaxa que o mundo continua ai.

4 minutes ago, Uptrim said:

Que visão otimista. Relaxa que o mundo continua ai.

Realista. E nao, o mundo como conheciamos nao esta mais ai. E nao deve voltar

Edited by B737-8EH
  • Like 2
  • Thanks 2
  • Haha 2
1 minute ago, B737-8EH said:

Realista. E nao, o mundo como conheciamos nao esta mais ai. E nao deve voltar

Respeito a opinião, dramatica demais pra mim.

• Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 2
59 minutes ago, B737-8EH said:

Nao ha nada a ser feito pelos 2700 demitidos...

Olha, parece que a cada premissa equivocada sucede mais um argumento equivocado que vira premissa para mais equívocos.

Se começou a ler na página 31 e não entendeu, volta mais umas 10, no mínimo, que talvez entenda.

Então se não dá para salvar os 2700, também não vai salvar os próximos 1200 certo? Certíssimo, aliás a única coisa certa nisso tudo é que a empresa NÃO vão manter tripulante ocioso. Assim sendo não estamos tratando de salvar empregos, estamos tratando da viabilidade da empresa. Ela precisa reduzir a folha de pagamento para poder competir, então, o problema é dela, ela que resolva, fecha, muda CNPJ, se vira. 

Por isso que o NÃO preservaria a honra e o orgulho do grupo. Voar por menos pode ser uma necessidade de agora em diante, mas passar o resto da vida com vergonha da postura de um bando em que se transformaram ,não era necessário. RIP.

• Like 2
1 hour ago, B737-8EH said:

vai ficar gente pelo caminho. Faz parte.

Quer? Otimo! Caso contrario, a porta é por ali...

Farinha pouca, meu pirao primeiro.... O mundo funciona assim!

https://www.youtube.com/watch?v=4QA30qkRYy8

Edited by Pliskin
  • Like 1
1 hour ago, trident said:

Olha, parece que a cada premissa equivocada sucede mais um argumento equivocado que vira premissa para mais equívocos.

Se começou a ler na página 31 e não entendeu, volta mais umas 10, no mínimo, que talvez entenda.

Então se não dá para salvar os 2700, também não vai salvar os próximos 1200 certo? Certíssimo, aliás a única coisa certa nisso tudo é que a empresa NÃO vão manter tripulante ocioso. Assim sendo não estamos tratando de salvar empregos, estamos tratando da viabilidade da empresa. Ela precisa reduzir a folha de pagamento para poder competir, então, o problema é dela, ela que resolva, fecha, muda CNPJ, se vira. 

Por isso que o NÃO preservaria a honra e o orgulho do grupo. Voar por menos pode ser uma necessidade de agora em diante, mas passar o resto da vida com vergonha da postura de um bando em que se transformaram ,não era necessário. RIP.

Honra?  Orgulho? Grupo? 

O pai de família quer o $ na conta dia 05. De preferência, o mesmo valor de sempre... Se não for possível de forma integral, que caia o MÁXIMO possível. E se isso significar que outros 2700 fiquem sem, que assim seja!

O ser humano é assim... Cada um defende o seu

1 hour ago, trident said:

Assim sendo não estamos tratando de salvar empregos, estamos tratando da viabilidade da empresa. Ela precisa reduzir a folha de pagamento para poder competir, então, o problema é dela, ela que resolva, fecha, muda CNPJ, se vira. 

Não querendo defender a empresa, que como pax é minha ultima opção, mas acho que faltou você escrever ai em cima nas opções que ela demita ou pressione para redução de salários,   

• Thanks 1

O ser humano é assim... Cada um defende o seu

Rapaz, com esses seus princípios voar pela diária já seria até muito. Se não for pela ética, que seja pela inteligência. Negociar não vai salvar emprego nenhum, é isso que a covardia e o egoísmo não deixam as pessoas enxergarem.

O resultado de tudo isso é que o salário vai ficar igual ao da azul e serão demitidos todos os que excederem a necessidade operacional. 

Assim sendo, não negociar não muda nada, mas preserva sim a honra e a ética que vão fazer falta pelo resto da vida. Talvez você não concorde ou não entenda o significado disso. Mas outros entenderão.

• Like 3
  • Thanks 1
5 hours ago, trident said:

Rapaz, com esses seus princípios voar pela diária já seria até muito. Se não for pela ética, que seja pela inteligência. Negociar não vai salvar emprego nenhum, é isso que a covardia e o egoísmo não deixam as pessoas enxergarem.

O resultado de tudo isso é que o salário vai ficar igual ao da azul e serão demitidos todos os que excederem a necessidade operacional. 

Assim sendo, não negociar não muda nada, mas preserva sim a honra e a ética que vão fazer falta pelo resto da vida. Talvez você não concorde ou não entenda o significado disso. Mas outros entenderão.

É isso ai. Pra trás, nem pra dar impulso.

Melhor perder como homem do que “ganhar” como marica.

Tempos difíceis que vivemos, onde honra e caráter caíram no esquecimento.

8 hours ago, trident said:

Utilizando as palavras do colega @Uptrim:

Respeito a opinião, mas discordo.

E veja bem, nao estou me colocando como parte na historia. Talvez eu votasse nao, se estivesse envolvido. Estou analisando o contexto e o comportamento humano que é esperado em situacoes como essas.

Edited by B737-8EH

Entendo, você pode estar certo, mas a humanidade, e em diversas ocasiões, grupos específicos, mesmo na nossa sofrida categoria, já deram exemplos edificantes. Não lembro de nada tão grotesco e vergonhoso quanto essa postura vista nesse caso. Mas realmente, da humanidade em geral não se pode esperar muita coisa.

• Like 1

Há, e não posso deixar de manifestar aqui meu respeito e admiração pelos colegas , uma parte expressiva do grupo, que votaram NÃO. 

Esses tem meu respeito, pena que não dá para saber exatamente quem são...

Desculpem-me insistir nesse tema, acho que é caso encerrado. Abraço a todos.

6 hours ago, trident said:

Esses tem meu respeito, pena que não dá para saber exatamente quem são...

Mas tenho certeza que dormem sem esse peso na consciência.

7 hours ago, B737-8EH said:

E veja bem, nao estou me colocando como parte na historia. Talvez eu votasse nao, se estivesse envolvido. Estou analisando o contexto e o comportamento humano que é esperado em situacoes como essas.

quando é a bunda dos outros, é a natureza humana. Se for só de cogitar se fosse com você já começa com o "veja bem".

• Thanks 1

Do jeito que as coisas são, vão entubar a redução salarial permanente e ainda assim demitir. E vai ter bobo caindo nessa pegadinha. 

Edited by Rotate
  • Like 3
  • Thanks 3

Compartilho com o sentimento de indignação, pois já passei na pele por uma grande crise em companhia aérea.

Entretanto, enxergo o que o @B737-8EH quer mostrar.

Infelizmente o ser humano só quer ver o dele próprio, e que o resto do mundo se exploda. Tendo o dele na conta no 5º dia do mês é o que importa.

Querer mudar esse tipo de cultura, teríamos que não só voltar no tempo de quando Espanha e Portugal dominavam as navegações, mas voltar ao ponto da criação de toda a Europa e mudar muita coisa.

Reforço, que infelizmente, isso é cultural, e não dá para se esperar outra coisa a não ser isso.

Vejam que no velho continente, em tempos normais, se a Lufthansa quiser alterar alguma coisa para a classe, seja redução de quadro ou salários, diversos outros países vizinhos que não tem nada com isso também param com protestos até o sindicato conseguir a solução.

No Brasil, quando tinha greve, eram apenas algumas dezenas nos saguões de CGH ou GRU e apagando as logo lights como forma de protesto. 

No ano passado, perdemos uma companhia aérea e 6000+ famílias foram afetadas. Enquanto isso, nas concorrentes, todos achando bom com um player a menos no mercado e seus respectivos voos lotados. 

Vida que seguiu e segue.

Assim será na LATAM em breve, sendo certo ou errado.

• Like 4
  • Thanks 1

Opa, vamos ser menos céticos e botar em perspectiva. Uma parte expressiva do grupo votou não, muita gente ainda tem caráter. Não vamos generalizar. Infelizmente o desfecho vai ser o pior possível, e mesmo esses profissionais com P maiúsculo vão ficar misturados com os ratos que protagonizaram essa vergonha.

5 minutes ago, trident said:

Uma parte expressiva do grupo votou não, muita gente ainda tem caráter. Não vamos generalizar. Infelizmente o desfecho vai ser o pior possível, e mesmo esses profissionais com P maiúsculo vão ficar misturados com os ratos que protagonizaram essa vergonha.

Entendo o sua indignação, mas será que essa gente de caráter que votou NÃO está próximo a (nova) linha de corte???  Tenho certeza que não, é muito fácil quando se está numa situação confortável ou do lado de fora, como é o meu caso. Pra mim está muito fácil opinar nesse balaio, não sentiria na pele o desfecho dessa escolha. Então não acho legal rotular quem votou não e agora achou melhor ir pro sim, de sem caráter. Como o próprio presidente do SNA mencionou numa das "lives" parafraseando algum "filósofo"....." JUSTO, É AQUILO QUE ME CONVÉM".
Situação bem triste essa, por qual estamos passando.........certamente deixará muitas marcas na nossa categoria.

• Thanks 3
41 minutes ago, Woody said:

No Brasil, quando tinha greve, eram apenas algumas dezenas nos saguões de CGH ou GRU e apagando as logo lights como forma de protesto. 

No ano passado, perdemos uma companhia aérea e 6000+ famílias foram afetadas. Enquanto isso, nas concorrentes, todos achando bom com um player a menos no mercado e seus respectivos voos lotados.

Lamento, isso não reflete a verdade de vários movimentos trabalhistas dos Aeronautas brasileiros ao longo dos anos. Quem sabe, no arquivo do SNA, se ainda é preservado, é possível coletar um monte de informações preciosas de inúmeras disputas sob os mais diversos cenários e momentos da história da profissão no Brasil, como a suposta despretensiosa ‘Greve da Galinha Podre’ e qual foi o resultado, as ações industriais, ‘operações padrão’ e outras manifestações nos anos 1980, por exemplo, ainda em plena ditadura militar, e entender por qual razão as greves não tinham a participação de todas as empresas aéreas, que talvez expliquem algumas 'raízes culturais’. Com artilharia pesada, demissão sumária de pilotos na porta da aeronave, divulgacão desonesta dos salários dos tripulantes em páginas inteiras nos grandes jornais (como forma de jogar a opinião pública contra os 'agitadores'), represálias covardes, etc., decididamente não dá para resumir tudo isso em 'desligar a logo light ou a um passeio no saguão de Congonhas ou Guarulhos'.

Agora, voltando aos tempos atuais, deve-se analisar de forma muito mais ampla os motivos que o grupo de empresa A ou B enfrenta ou enfrentou dificuldades para conseguir atingir certos objetivos. Se a 'força' foi perdida ou diluída, a ponto de não ter mais união de classe ou até mesmo dentro de um único grupo de voo, isso é resultado de diversos fatores. Quanto ao que 'pensam os concorrentes', isso nunca foi novidade, tanto aqui, como lá fora. Vale dar uma olhada no que se desenvolve em fusões ou incorporações nos EUA.

Precisamos passar por uma reciclagem, mas uma coisa é certa, nunca tivemos grandes conquistas sem levar muita 'porrada'.

Abs.

2 minutes ago, Jet Age said:

Lamento, isso não reflete a verdade de vários movimentos trabalhistas dos Aeronautas brasileiros ao longo dos anos. Quem sabe, no arquivo do SNA, se ainda é preservado, é possível coletar um monte de informações preciosas de inúmeras disputas sob os mais diversos cenários e momentos da história da profissão no Brasil, como a suposta despretensiosa ‘Greve da Galinha Podre’ e qual foi o resultado, as ações industriais, ‘operações padrão’ e outras manifestações nos anos 1980, por exemplo, ainda em plena ditadura militar, e entender por qual razão as greves não tinham a participação de todas as empresas aéreas, que talvez expliquem algumas 'raízes culturais’. Com artilharia pesada, demissão sumária de pilotos na porta da aeronave, divulgacão desonesta dos salários dos tripulantes em páginas inteiras nos grandes jornais (como forma de jogar a opinião pública contra os 'agitadores'), represálias covardes, etc., decididamente não dá para resumir tudo isso em 'desligar a logo light ou a um passeio no saguão de Congonhas ou Guarulhos'.

Agora, voltando aos tempos atuais, deve-se analisar de forma muito mais ampla os motivos que o grupo de empresa A ou B enfrenta ou enfrentou dificuldades para conseguir atingir certos objetivos. Se a 'força' foi perdida ou diluída, a ponto de não ter mais união de classe ou até mesmo dentro de um único grupo de voo, isso é resultado de diversos fatores. Quanto ao que 'pensam os concorrentes', isso nunca foi novidade, tanto aqui, como lá fora. Vale dar uma olhada no que se desenvolve em fusões ou incorporações nos EUA.

Precisamos passar por uma reciclagem, mas uma coisa é certa, nunca tivemos grandes conquistas sem levar muita 'porrada'.

Abs.

Anos 80 ( e noventa)
Varig : Disceased
Vasp: Disceased
TransBrasil: Disceased
Cruzeiro: Disceased
E outras muitas outras menores
Nem vou falar das estrangeiras.

Faz parte do processo. Um conhecido de grande  importância na economia me disse uma vez: empresas nascem para um dia morrer, é assim que funciona.

Concordo com o Bonotto e com o Jet Age,

e acrescento ...

Insistentemente o tópico inclina para o mesmo lado: FLA x FLU ou Corinthians x Palmeiras ou Brasil x Argentina e por assim vai !
Nada de novo, nada interessante. 
Mas será que é tão simples assim?
Penso que categoria define sujeitos ao mesmo ambiente, regrados pela mesma lei e movidos pelo senso comum. Mas, a ACT pulou a CCT e a categoria foi dividida em subgrupos, que visaram os seus próprios interesses. O SNA enche de orgulho as ACTs de manutenção de emprego. E o custo disso?  Sabe quem recebe no dia do pagamento o custo. Acho que deve ser um orgulho só apreciar o holerite da ACT. 
Acho q não percebemos que ACTs aceitam quase tudo. E pode isso Arnaldo? Não foi tiro no pé não?
O SIM e o NÃO também são subgrupos sob interesses próprios e nada que lembre nem de longe a tal categoria.

Sabe porque?

Porque categoria hoje para nós deveria ser um estágio avançado de civilidade na mesma ocupação. Uma massa de respeito que se comunica bem,  liderada para um destino melhor, que se apoia acima de tudo e se orgulha das baixas e das conquistas.

Pode chamar todos os sociólogos do planeta, encontrar as mais complexas explicações com profundas raízes históricas para justificar a postura do grupo. Mas não adianta, é simples como um sim ou não. A partir do momento que rifaram 2700 colegas, se estabeleceu um compromisso moral de não mais negociar.

Não tem desculpa, o resto é alegoria para poder olhar no espelho. 

É, sim, revoltante. 

E outra, vai ter demissão do mesmo jeito, você preferiria ser demitido ou ver mais colegas sendo com sua dignidade preservada ou não? O desfecho é o mesmo, ou alguém acha que vai ficar tripulante ocioso na empresa. 

É minha opinião, vejo isso de forma cristalina, será que mais ninguém vê? Posso estar errado?

• Like 1