Jump to content
Mastercaptain

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

Recommended Posts

1 hour ago, MRN said:

Um colega da manutenção em Recife falou comigo hoje que dos 23 técnicos, 12 vão ser demitidos até o fim do mês. Eu perguntei sobre algum acordo nos moldes da gol e da azul e ele me disse que primeiro vão demitir e depois fazer acordo com quem ficar. Não entendi a lógica...

O acordo é pra reduzir salário e não pra segurar funcionário. Vão demitir de qq forma 

Mas a gol e a azul não vão segurar os funcionários por 18 meses, ou entendi errado?

Posted (edited)
48 minutes ago, MRN said:

Mas a gol e a azul não vão segurar os funcionários por 18 meses, ou entendi errado?

Vc estava falando de quem? Da vermelha... a Empresa não vai segurar empregado, pelo menos de solo.... de tripulantes, devem estar ludibriando os mais novos a aceitar redução de salário para serem demitidos em alguns meses e os que ficarem continuarem com salário menor.. 

Edited by NEsses

6 hours ago, MRN said:

Gol esta alinhando com os sindicatos para segurar os aeroviarios por 12 meses

correcto.

o acordo de 18 meses, refere-se aos aeronautas (pilotos e comiss.)

Eu entendi essa parte dos 18 meses, que não vão demitir, por enquanto Azul e gol. É porque foi falado acima que iriam demitir de qq forma...

A conta para preservar tripulantes, segundo primeira proposta a ser revelada hoje na totalidade, vem absurdamente amarga.

Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas acaba de pedir em live com mais de 3000 pessoas,para que o CEO da Latam renuncie. Muito grave a situação da Latam." Renuncie Jerome"

• Like 1

4 hours ago, Mastercaptain said:

Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas acaba de pedir em live com mais de 3000 pessoas,para que o CEO da Latam renuncie. Muito grave a situação da Latam." Renuncie Jerome"

Lavei a alma com a fala final do presidente do SNA hoje. E o impacto no grupo foi forte. Apoio massivo ao SNA e ao presidente do sindicato. A Latam não está negociando nada, está impondo e por isso mesmo está encaminhando o não no aceite da proposta. 

A fala final do Dutra na live foi absolutamente cirúrgica e irretocável. 

• Like 6

5 hours ago, CabinCrew said:

Lavei a alma com a fala final do presidente do SNA hoje. E o impacto no grupo foi forte. Apoio massivo ao SNA e ao presidente do sindicato. A Latam não está negociando nada, está impondo e por isso mesmo está encaminhando o não no aceite da proposta. 

Mas eu acho que é justamente isso que ele quer, a proposta não aceita e ele demitir todos os excedentes, 830 pilotos e mais de 2 mil comissários

Posted (edited)

O Jerome eh um testa de ferro dos Cueto. Se a matriz Chilena falar DEMITA, ele vai demitir.

Edited by Mister.Eslátes
  • Like 2

7 hours ago, MRN said:

Mas eu acho que é justamente isso que ele quer, a proposta não aceita e ele demitir todos os excedentes, 830 pilotos e mais de 2 mil comissários

Eu concordaria não fosse o passado da própria companhia. Eles nunca jogaram limpo com a gente não iam começar agora. Sempre tanto nos convencer que uma coisa ruim é boa. 

• Like 1

13 hours ago, CabinCrew said:

Live daqui a pouco com SNA no canal T4F

Eu falei para vocês mais novos à um tempo  que Eles iriam tentar ferir a categoria de morte com intenção de ferrar os ganhos, o que se concretizou (a terceirização do doméstico com a Azul), Jerome é só uma peça descartável dos Cueto no quebra- cabeças chamado Latam. Eu conheço e convivi com sindicalismo a mais de 20 anos e tenho conhecidos no meio; para o Dutra que é um rapáz novo jogar a m*rda no ventilador(o que acho um sinal de imaturidade), é porquê a corda política do estica e puxa da negociação ARREBENTOU e tem respaldo jurídico de que o Jerome PODE eventualmente sofrer processo por assédio moral por tudo que falou sobre seus subordinados, publicamente o que é gravíssimo. Análises de gente gabaritada dizem que o que importa é o Inter (767/777), ponte e Brasília, galinha dos ovos de ouro e a Absa/Latam Cargo. O resto é descartável. 

Muito preocupante o que se tornará a relação de trabalho. Porém no Brasil, a terra da impunidade, jamais um CEO da AA/Air Canada/Lufthansa darua declarações desse nível rasteiro, logo sem mais o que dissertar.

• Like 3

LATAM Airlines says operations to plunge 50% by year's end.

June 18, 2020

LATAM Airlines Chief Executive Roberto Alvo said on Thursday he expects the region´s largest carrier to be operating at half of pre-pandemic levels by the end of 2020, and that a full recovery was unlikely for at least 3-4 years.

LATAM filed for U.S. bankruptcy protection last month, aiming to restructure $18 billion in debt. It was the world’s largest airline to date to seek an emergency reorganization due to the coronavirus pandemic.

Alvo said the company plans to file a $2 billion plan with the U.S. bankruptcy court in the coming days to address the crisis.

On 6/18/2020 at 2:15 AM, CabinCrew said:

On 6/18/2020 at 3:11 AM, B737-8HX said:

A fala final do Dutra na live foi absolutamente cirúrgica e irretocável. 

Discordo veementemente da postura deste sujeito.

Isso não é uma democracia e CEO não precisa de popularidade entre os seus EMPREGADOS para sobreviver. 

O presidente da entidade que representa os Empregados abrir uma postura como essa cria um jogo muito perigoso. 
LATAM pode, a seu critério, encerrar as negociações neste momento, comunicar a ativação da cláusula de redução de força de trabalho e colocar cada alma ceifada na conta daquele que efetivamente foi “eleito democraticamente” e pode ser deposto: O Sr Ondino Dutra.

O SNA só deu munição para o outro lado... A empresa já quer demitir. Criar essa animosidade só facilita as coisas, para ela.

• Like 5

1 hour ago, B737-8EH said:

Isso não é uma democracia e CEO não precisa de popularidade entre os seus EMPREGADOS para sobreviver. 

O presidente da entidade que representa os Empregados abrir uma postura como essa cria um jogo muito perigoso. 
LATAM pode, a seu critério, encerrar as negociações neste momento, comunicar a ativação da cláusula de redução de força de trabalho e colocar cada alma ceifada na conta daquele que efetivamente foi “eleito democraticamente” e pode ser deposto: O Sr Ondino Dutra.

O SNA só deu munição para o outro lado... A empresa já quer demitir. Criar essa animosidade só facilita as coisas, para ela.

Por mais absurda que seja essa proposta, concordo com voce. Na hora todos vibram, mas depois as contas chegam, e ai? 

1 hour ago, B737-8EH said:

Estou fora do brazil faz tempo, mas no modus operandis marilis, é apenas mais um plano do "cérebro" para conquistar o mu.... Digo, a redução de salários.... Que ele nunca conseguiu antes. Caso demissões venham (este não é o real interesse do sr jabuticaba), não seria a primeira do mercado nacional e internacional 

10 minutes ago, Dr. Zoidberg said:

Caso demissões venham (este não é o real interesse do sr jabuticaba), não seria a primeira do mercado nacional e internacional 

O acordo da Latam não prevê estabilidade. Se já não era aceitável antes, agora ficou virou até uma ofensa.

Acho que ele agiu como líder sindical... E conseguiu atingir o objetivo...

E também já sabe o que vai acontecer, os funcionários não aprovam a proposta e a empresa usa a CCT pra demitir os excedentes. Por isso que tá dando essa aloprada...

Ele falou uma coisa na live que me deixou curioso:

Se não me engano, a CCT prevê antes das demissões por antiguidade a demissão de aposentados, aposentáveis e complementados.

Ondino disse que a empresa não tem acesso a esses dados (aposentados, aposentáveis e complementados) que isso é íntimo de casa tripulante. 

É isso mesmo? A demissão desse grupo só seria possível se eles se “denunciassem”? 

Sei que a pergunta é bem leiga mas é que realmente perdi o bonde dos acordos coletivos.  

Sim, mas tem um detalhe que livra os aposentados/aposentáveis, que é a suplementação/complementação, que era o caso do aerus. Essa cláusula está na CCT há 40 anos (foi o que disse o Ceriotti) e o aerus praticamente não existe mais, ou seja, "não existe" nas empresas aposentado com suplementação/complementação. Não basta só ser aposentado do INSS, tem que ser aposentado com algum complemento...(palavras do sindicato)

Posted (edited)
26 minutes ago, MRN said:

E também já sabe o que vai acontecer, os funcionários não aprovam a proposta e a empresa usa a CCT pra demitir os excedentes. Por isso que tá dando essa aloprada...

Também tive a mesma impressão! Ele viu que desse mato não sai cachorro. Ou a LATAM se vê pressionada a não demitir pra não comprometer o caixa e refaz a proposta alinhado ao que GOL a Azul fizeram ou arrisca a continuidade da empresa, o recado foi claro. A LA está jogando pesado verde pra colher maduro. Estão se aproveitando real da pandemia para promover todas as mudanças que acham corretas.

Edited by JumpWrightHigh