Jump to content
Mastercaptain

Para sair da crise, Latam prevê redução da operação em 30% e demissão de cerca de 700 pilotos no Brasil

Recommended Posts

1 minute ago, MRN said:

Sim, mas tem um detalhe que livra os aposentados/aposentáveis, que é a suplementação/complementação, que era o caso do aerus. Essa cláusula está na CCT há 40 anos (foi o que disse o Ceriotti) e o aerus praticamente não existe mais, ou seja, "não existe" nas empresas aposentado com suplementação/complementação. Não basta só ser aposentado do INSS, tem que ser aposentado com algum complemento...(palavras do sindicato)

SNME nesse complemento entra também quem era da FAB, mas deve ter no máximo uns 50 espalhado nas 3.

24 minutes ago, A350XWB said:

Ele falou uma coisa na live que me deixou curioso:

Se não me engano, a CCT prevê antes das demissões por antiguidade a demissão de aposentados, aposentáveis e complementados.

Ondino disse que a empresa não tem acesso a esses dados (aposentados, aposentáveis e complementados) que isso é íntimo de casa tripulante. 

É isso mesmo? A demissão desse grupo só seria possível se eles se “denunciassem”? 

Sei que a pergunta é bem leiga mas é que realmente perdi o bonde dos acordos coletivos.  

Ao que eu entendi da fala do Ceriotti, a data de admissão é um dos fatores que contam para esse grupo específico. E, ao que tudo indica, a Latam não possui capacidade de consolidar esses dados com a rapidez necessária. Isso ocorre pois existem funcionários admitidos com contrato de trabalho Brasil Central, outros como Marília, outros como TAM. Uma salada total. 

Ter acesso a empresa até tem... Acho muito difícil que não saiba o histórico de cada funcionário. No fundo ela só não quer usá-lo, pra passar um facão agora e deixar para que o funcionário pleiteie algo judicialmente. 

• Like 1

Posted (edited)
3 hours ago, B737-8EH said:

Discordo veementemente da postura deste sujeito.

Isso não é uma democracia e CEO não precisa de popularidade entre os seus EMPREGADOS para sobreviver. 

O presidente da entidade que representa os Empregados abrir uma postura como essa cria um jogo muito perigoso. 
LATAM pode, a seu critério, encerrar as negociações neste momento, comunicar a ativação da cláusula de redução de força de trabalho e colocar cada alma ceifada na conta daquele que efetivamente foi “eleito democraticamente” e pode ser deposto: O Sr Ondino Dutra.

O SNA só deu munição para o outro lado... A empresa já quer demitir. Criar essa animosidade só facilita as coisas, para ela.

Você vive em que planeta? Ele disse bem claro na fala dele que as demissões ocorreriam por falta de liderança NA EMPRESA. Afinal a empresa não está negociando, está impondo, e está impondo porque na verdade ela prefere demitir, ou pegar carona no vírus e tornar o salário dos tripulantes um absurdo menor do que o que das congêneres. De fato CEO não precisa de popularidade, mas nós vivemos uma era aonde o tratamento dos funcionários tem que ser digno, e falar mal deles publicamente é assédio moral. 

Edited by CabinCrew
  • Like 1
  • Thanks 1

2 minutes ago, CabinCrew said:

Você vive em que planeta? Ele disse bem claro na fala dele que as demissões ocorreriam por falta de liderança NA EMPRESA. Afinal a empresa não está negociando, está impondo, e está impondo porque na verdade ela prefere demitir. De fato CEO não precisa de popularidade, mas nós vivemos uma era aonde o tratamento dos funcionários tem que ser digno, e falar mal deles publicamente é assédio moral. 

Sim.. Ele disse que a empresa está Acéfala...

Embora eu nao possa discordar totalmente (e eu não estou falando das negociações sindicais), quem é o Ondino para falar isso?

O que o gabarita para declarar tal falácia, na posição que está agora? 

Faltou respeito do Líder Sindical em questão, principalmente porque neste momento, para aqueles que ele representa, é mais interessante negociar do que simplesmente dizimar o grupo.

Ou não é? 

Mas pelo o que eu tô acompanhando, 8EH, o problema é justamente porque não tem negociação... Tudo bem que a proposta é da empresa, como já disse o sindicato várias vezes, e pela última "prévia" de proposta, a empresa quer justamente isso, dizimar o grupo

• Like 1

Posted (edited)

A intenção da LATAM não é só demitir, é demitir, reduzir remuneração e direitos adquiridos. Para um CEO que vem desde o início hasteando a bandeira de falta de produtividade e excesso de remuneração, não seria de esperar algo diferente.

Curiosamente rolou um áudio uns dias atrás em que alguém em cargo de liderança falava que a empresa queria "construir" uma proposta com o grupo e ainda criticava citando "outras empresas (GOL) que vieram com proposta pronta".

Edited by JumpWrightHigh
  • Like 4
  • Haha 1

2 hours ago, B737-8EH said:

Sim.. Ele disse que a empresa está Acéfala...

Embora eu nao possa discordar totalmente (e eu não estou falando das negociações sindicais), quem é o Ondino para falar isso?

O que o gabarita para declarar tal falácia, na posição que está agora? 

Faltou respeito do Líder Sindical em questão, principalmente porque neste momento, para aqueles que ele representa, é mais interessante negociar do que simplesmente dizimar o grupo.

Ou não é? 

Ué me responde então por que não me entra na cabeça. Uma empresa que quer impor uma proposta, que finge que está ouvindo o grupo, que quer pegar carona no vírus para redução salarial permanente, é uma empresa que tem cérebro? Que se importa com seus funcionários? Se isso não é ser uma empresa acéfala, eu te juro que não sei mais o que é. A fala sobre a falta de cérebro foi cirúrgica.

• Thanks 1

1 hour ago, JumpWrightHigh said:

A intenção da LATAM não é só demitir, é demitir, reduzir remuneração e direitos adquiridos. Para um CEO que vem desde o início hasteando a bandeira de falta de produtividade e excesso de remuneração, não seria de esperar algo diferente.

Curiosamente rolou um áudio uns dias atrás em que alguém em cargo de liderança falava que a empresa queria "construir" uma proposta com o grupo e ainda criticava citando "outras empresas (GOL) que vieram com proposta pronta".

Mas quem disse que ele não construiu a proposta? Ele construiu. Construiu lá com os manda chuvas do Chile. 

Se alguém puder fazer um resumo desta novela chinelada, agradeço, pois não tenho acompanhado as lives (parece que o mundo virou isso...). Pelo que entendi, a LATAM quer: 1 - demitir; 2 - reduzir permanentemente os salários; 3 - impor novas regras de trabalho. É isto?

10 minutes ago, A345_Leadership said:

Se alguém puder fazer um resumo desta novela chinelada, agradeço, pois não tenho acompanhado as lives (parece que o mundo virou isso...). Pelo que entendi, a LATAM quer: 1 - demitir; 2 - reduzir permanentemente os salários; 3 - impor novas regras de trabalho. É isto?

Não só reduzir como acabar com a profissão no Brasil... pagar 9000 reais para um Master de Widebody cruzar o atlântico levando 400 vidas... 

O que falta muita gente entender é que a Latam não possui o MENOR interesse em propor algo decente. A única “proposta” que a empresa fez (e até agora, mal e porcamente) é inviável sob todos os aspectos, pois trata-se de um retrocesso sem precedentes ao grupo e sobretudo para toda a aviação brasileira, tendo em vista que patamares salariais uma vez reduzidos não voltam ao padrão anterior, seja qual for a empresa.

Não haverá negociação, não haverá ACT, não haverá jogo de cintura por pura e simples falta de interesse da Latam. Estou certo de que havendo votação, a maior parte do grupo dirá “não” às atrocidades da empresa. 

Repito: não é que a Latam esteja negociando algo palpável e as posturas dos representantes do SNA possam atrapalhar essa negociação: a empresa simplesmente não quer negociar nada. Esse é o ponto. O Dutra bater ou deixar de bater forte na Latam, pedir ou não a renúncia do Jerônimo Cadeado, não altera absolutamente nada nas diretrizes a serem adotadas por ela. 

A contrapartida que Latam exige do grupo para que se tenha estabilidade é uma redução de remuneração inconcebível e inaceitável. Estabilidade essa, aliás, que só perdurará até o final do acordo, onde a empresa (ao contrário das outras que poderão OU NÃO demitir, conforme suas necessidades) já afirmou que IRÁ demitir - e em um número maior em relação ao anteriormente divulgado - aproximadamente 900 técnicos. 

• Like 7
  • Thanks 1

26 minutes ago, A345_Leadership said:

https://oglobo.globo.com/economia/2270-negociacao-com-sindicato-emperra-latam-pode-dispensar-ate-27-mil-tripulantes-24490403

• Like 1
  • Thanks 1

10 minutes ago, JumpWrightHigh said:

A LATAM merece o prêmio de pior gestora de recursos humanos da América Latina, quiçá do mundo. Timing completamente errado.

É aquela coisa, funcionário é visto como custo, atrapalha o negócio. Pergunto se os executivos aceitarão receber R$ 3.000 mil, afinal só faz caca e quem tem mais responsabilidade? Ele ou o piloto, comissário, mecânico e cara do handling? 

Por que não faz com a Gol e talvez Azul estão fazendo? Os funcionários seriam mais solidários com a companhia. Agora fazê-los de trouxa é a pior coisa, pois quando o funcionário não veste a camisa da empresa, vai fazendo pequenas m$%@s diárias que só vão enfraquecendo a companhia.

O importante é manter o bônus, ter um escritório descolado a bons quilômetros de distância daquele poço de ineficiência chamado aeroporto. Frank Lorenzo conseguiu ter alguém que se inspirou nele.

Arrogância fecha empresas, não só aéreas.

• Like 9

Impressionante como a Latam consegue ter publicações negativas na mídia praticamente todos os dias.

Para uma empresa que já está no "Chapter 11", cheias de dúvidas por parte dos passageiros com relação ao futuro das operações, será que é a hora de ficar dando margem para esse tipo de notícia?

Tenho a impressão que o público leigo aos poucos vai construindo (mais uma vez) uma péssima imagem de serviço da companhia.

1 hour ago, A345_Leadership said:

A LATAM merece o prêmio de pior gestora de recursos humanos da América Latina, quiçá do mundo. Timing completamente errado.

Ou não né... Como foi falado aqui outrora, de repente é tudo pra dizer "eu tentei, vocês viram". Resta saber se a empresa tem condições de desligar, no mínimo, 2.7k funcionários e se manter.

A nova AFA é que a empresa estava demitindo o pessoal de terra pagando 20% da multa de FGTS justificando que é devido a pandemia.

1 minute ago, JumpWrightHigh said:

Ou não né... Como foi falado aqui outrora, de repente é tudo pra dizer "eu tentei, vocês viram". Resta saber se a empresa tem condições de desligar, no mínimo, 2.7k funcionários e se manter.

A nova AFA é que a empresa estava demitindo o pessoal de terra pagando 20% da multa de FGTS justificando que é devido a pandemia.

Mas ainda não demitiram pessoal de solo...

Posted (edited)
1 hour ago, NEsses said:

Mas ainda não demitiram pessoal de solo...

100% de certeza? Porque pra demitir o pessoal de terra nunca foi necessário acordo. Mas como eu disse, até então é AFA.

Edited by JumpWrightHigh

20 minutes ago, JumpWrightHigh said:

100% de certeza? Porque pra demitir o pessoal de terra nunca foi necessário acordo. Mas como eu disse, até então é AFA.

Só saíram gerentes de base até agora e não ouvi isso do FGTS. Os demais aeroviários, estão em negociação. 

Quem assistiu a live do SNA na última noite sobre a Latam, com quase 3.000 pessoas assistindo, pôde notar que independente dos acordos oferecidos pela empresa, as categorias votarão pelo “não” em peso. A novidade é: agora a empresa possui propostas e elas serão segregadas por categoria (cmte wide, cmte narrow, copiloto wide, copiloto narrow, cms wide e cms narrow). 

A CCT será aplicada na Latam - e em número de demissões maior do que o esperado. Triste situação mas, das alternativas, certamente a menos pior: ainda preserva o mínimo de dignidade para a categoria, já que de forma ou outra a empresa reduzirá de tamanho mas continuará pagando dignamente seus aeronautas. 

• Like 4

16 minutes ago, B737-8HX said:

Quem assistiu a live do SNA na última noite sobre a Latam, com quase 3.000 pessoas assistindo, pôde notar que independente dos acordos oferecidos pela empresa, as categorias votarão pelo “não” em peso. A novidade é: agora a empresa possui propostas e elas serão segregadas por categoria (cmte wide, cmte narrow, copiloto wide, copiloto narrow, cms wide e cms narrow). 

A CCT será aplicada na Latam - e em número de demissões maior do que o esperado. Triste situação mas, das alternativas, certamente a menos pior: ainda preserva o mínimo de dignidade para a categoria, já que de forma ou outra a empresa reduzirá de tamanho mas continuará pagando dignamente seus aeronautas. 

E digo mais, se os números estiverem inflados, COISA QUE não seria a primeira vez que a empresa faz pra forçar uma barra, já que em 2016 alegou que precisava reduzir 1000 reduziu 600 e chamou de volta 6 meses depois, o não vai ter válido a pena. Assim como valeu nas outras vezes em que a empresa tentou enganar a gente. 

14 hours ago, B737-8EH said:

Discordo veementemente da postura deste sujeito.

Isso não é uma democracia e CEO não precisa de popularidade entre os seus EMPREGADOS para sobreviver. 

O presidente da entidade que representa os Empregados abrir uma postura como essa cria um jogo muito perigoso. 
LATAM pode, a seu critério, encerrar as negociações neste momento, comunicar a ativação da cláusula de redução de força de trabalho e colocar cada alma ceifada na conta daquele que efetivamente foi “eleito democraticamente” e pode ser deposto: O Sr Ondino Dutra.

O SNA só deu munição para o outro lado... A empresa já quer demitir. Criar essa animosidade só facilita as coisas, para ela.

Concordo plenamente. 
Essa fala do presidente do sindicato  só aumentou munição da empresa. 

2 hours ago, WJJ said:

Concordo plenamente. 
Essa fala do presidente do sindicato  só aumentou munição da empresa. 

Porquê talvez não sejam vocês que estão passando na pele a desvalorização da profissão e o ASSÉDIO MORAL que Geronimo Cadeado tem feito com seus subordinados. Acham mesmo super ético pegar carona no vírus pra botar um grupo de funcionários na parede e buscar reduzir de forma PERMANENTE os salários mesmo que a demanda retorne? Vocês concordam mesmo com isso? Se concordam deveriam olhar bem no meio dos próprios peitos e ver se aí tem um coração ou uma pedra. 

• Like 7
  • Thanks 1

5 minutes ago, CabinCrew said:

Porquê talvez não sejam vocês que estão passando na pele a desvalorização da profissão e o ASSÉDIO MORAL que Geronimo Cadeado tem feito com seus subordinados. Acham mesmo super ético pegar carona no vírus pra botar um grupo de funcionários na parede e buscar reduzir de forma PERMANENTE os salários mesmo que a demanda retorne? Vocês concordam mesmo com isso? Se concordam deveriam olhar bem no meio dos próprios peitos e ver se aí tem um coração ou uma pedra. 

Cabin crew,

eu sei que é difícil passar por isso. Eu já passei por falência. Te garanto que é difícil, mas não ajuda em nada os funcionários agirem apenas pela emoção. Esse é o erro que sempre cometemos.

A Latam sempre quis reduzir salario. Isso não é novidade. Uma empresa que vem desde a “fusão” mudando estratégias e nunca consolidando  nenhuma.

A diretoria da empresa está fazendo o que tem que ser feito (para eles), por outro lado o sindicato entrou com a emoção. Mas emoção não briga com racional.

Fatos não ligam para sentimentos. O sindicato precisa entrar com fatos, com razão, com peito erguido e não pedindo renúncia de um presidente de uma companhia aérea. 

Acredito na briga racional, na discussão pautada por fatos e não existe argumento pior do que “pedra entre os peitos”. Ninguém ganha um jogo pela emoção, mas sim pela estratégia, pela capacidade em raciocinar em meio à turbulência.

A Latam é uma péssima empresa no quesito “ser humano”. Não tentem chamar atenção dela pela emoção. É claro que ela não liga para isso. Infelizmente.

• Like 1

Eu vi que na sexta a noite a latam enviou uma minuta de proposta oficial, só que a parte das mudanças permanentes ela disse que é inegociável. Outra coisa é que a empresa quer usar a redução da força de trabalho por equipamento, e não por função, como tá na CCT. Dia 1º o acordo termina e todos voltam ao normal com relação aos salários

Falta praticamente uma semana para discussão, votação e aprovação. Tem que correr contra o tempo...

Posted (edited)

O que as empresas estão fazendo é um atentado contra a Segurança de Voo. Aeronaves paradas há 3 meses, tripulantes que não voam ha 3 meses e muitos com problemas financeiros devido aos salários reduzidos, muita pressão psicológica com ameaças de demissão e redução salarial definitiva sobre pilotos e mecânicos. Sei que os tempos são outros mas temos que lembrar e aprender com o passado, em especial com o Vasp 168.

Edited by NEsses